Prevenção
fevereiro 25, 2015 postado por Li Kuvasz


Herpes Canina

Herpes Canina – Você já ouviu falar da Herpes Canina?

A Herpes Canina é um vírus normalmente fatal para filhotes de até 3 semanas de vida, pouco conhecida aqui no Brasil por ser algumas vezes diagnosticada erroneamente como parvovirose.

Os filhotes mais velhos podem sofrer com o problema, mas correm menos risco de morrerem. Já nos adultos passa a maioria das vezes imperceptíveis

O herpesvírus canino (CHV) foi descoberto,em 1965 nos Estados Unidos, por Carmichael e, posteriormente na Inglaterra, França, Austrália e Holanda.

Herpes canina

Herpes canina

Transmissão da Herpes Canina – Como ocorre a transmissão da Herpes Canina no filhote?

  • No útero da gestante
  • Por contato com secreções do canal vaginal durante o parto;
  • Por contato com secreções pós-parto da própria mãe na presença de anticorpos neutralizantes desenvolvidos na mãe;
  • Através de secreções de cães infectados que convivem no mesmo local;

 

Transmissão da Herpes Canina – Como ocorre a transmissão da Herpes Canina na Cadela Prenhe?

  • Através do trato respiratório superior ou trato genital. O vírus em latência pode ser ativado por algum estresse durante a gravidez;
  • Nas fêmeas infectadas durante a gestação pode ocorre aborto, nascimento de fetos mumificados, natimortos e infertilidade. Dos que sobreviverem podem estar infectados ou não.
Como ocorre a transmissão da herpes canina?

Como ocorre a transmissão da herpes canina?

Transmissão da Herpes Canina – Como ocorre a transmissão da Herpes Canina em cães adultos?

Em cães adultos a Herpes Canina pode se manifestar através de uma infecção leve ou inaparente no trato respiratório superior, tendo como sintomas rinites, faringites e conjuntivites. Lesões genitais da mucosa vaginal semelhantes à infecção por herpes vírus humano, já no macho causam nódulos linfóides e pápulas em prepúcio e base do pênis. Pode gerar uma vaginite ou balanopostite.

Transmissão entre espécies – Meu cachorro pode me passar Herpes?

Não, pessoas não correm o risco de pegar herpes canina.

Sintomas da Herpes Canina – Quais os sintomas da Herpes Canina?

  • Dores abdominais, latidos, choro e uivos freqüentes;
  • Pára de mamar, fica letárgico e com a respiração ofegante
  • Secreções nasais;
  • Diarreia amarelada ou esverdeada;
  • Sinais neurológicos. Normalmente os filhotes muito jovens, neonatos até 3 semanas, morrem  dos efeitos sistêmicos antes da manifestação dos sinais neurológicos, a maioria em 24 horas após parar de mamar. Os que sobrevivem geralmente apresentam seqüelas neurológicas, como cegueira, ataxia e convulsões.

 

Prevenção da Herpes Canina – O que é possível fazer para que meu cachorro não desenvolva herpes?

Fazer exames para diagnosticar se o padreador e a matriz estão livres do vírus, este método nem sempre é eficaz porque animais adultos podem apresentar títulos baixos ou não detectáveis, o que não exclui a infecção latente destes animais.Evitar a exposição de gestantes com outros cães que possam ser portadores do vírus,  isolando as cadelas principalmente no final da gravidez e até sua ninhada ter pelo menos 3 semanas de idade.

Aqui o Brasil ainda não dispomos de nenhuma vacina, mas na Europa a Merial disponibiliza de uma vacina inativada, liofilizada, obtida da cepa F205 do herpesvírus canino tipo 1, preparada com glicoproteínas enriquecidas, recomendada para utilização em cadelas 10 dias depois da cruza e novamente 6 semanas depois, antes do parto (EURICAN HERPES 205 – MERIAL Lyon, França). Esta vacina demonstrou excelente efeito quando os neonatos foram desafiados aos 3 dias de vida, sendo observada proteção contra a doença e na maioria dos casos (93,5% de 31 filhotes), contra a infecção viral.

Diagnóstico da Herpes Canina – Como é possível fazer o diagnóstico de Herpes Canina?

Herpes Canina

Herpes Canina

Geralmente diagnosticada pelo histórico e sintomas observados aborto, natimortalidade acentuada, morte súbita de grande número de filhotes que haviam nascido aparentemente em ótimo estado geral, etc. Alterações hematológicas e de bioquímica sangüínea são inespecíficas, podendo ser observada trombocitopenia acentuada em filhotes infectados (achado freqüente em quadros infecciosos em geral). Outro achado observado em filhotes

infectados pelo herpervírus canino é o aumento marcante da atividade sérica da alanina aminotransferase (ALT).

Os testes sorológicos para determinação da concentração de anticorpos séricos contra o herpesvírus canino são baseados na neutralização viral. Uma das restrições deste exame é a fugacidade da produção de anticorpos em animais infectados, sendo mantido um título elevado apenas por 1 a 2 meses após a infecção (neonatos).

Tratamento da Herpes Canina – Como se trata a Herpes Canina?

A Herpes Canina é um vírus, portanto, não responderá a antibióticos, os mesmos poderão ser usados para minimizar as infecções secundárias.

A manutenção da temperatura ambiente a 39º C ajuda a dificultar a replicação viral, que tem como temperatura ideal 35 a 37º C.

A gravidade da Herpes Canina é determinada pela quantidade de anticorpos que a mãe transferiu ao filhote. Uma alta quantidade de anticorpos maternos previne  a forma fatal da doença, mas não impede que o filhote desenvolva a forma latente ou infecção inaparente. Já os que receberam muito pouco ou nenhum anticorpo antes da 3ª semana de idade, geralmente morrem até 24 horas após o início dos sinais clínicos. É uma das doenças que mais mata filhotes recém nascidos.

Pode haver redução da mortalidade dos filhotes com a injeção intra-peritoneal (única) de 1 a 2 ml de soro obtido de fêmeas que tenham título de anticorpos contra o herpesvírus. Este tratamento pode reduzir a perda de filhotes, mas seu sucesso é variável e dependente dos títulos de anticorpos da fêmea.

Veja+ Sobre Cuidados e Saúde

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Infecções fúngicas em cães – Tratamento caseiro com vinagre e iogurte Aprenda como curar micose por fungos em cachorros como a levedura, usando apenas vinagre e iogurte Cães com orelhas…

Gravidez psicológica em cães

Gravidez psicológica em cães

Gravidez psicológica canina – Pseudociese, você sabe o que é? Também conhecida como gravidez psicológica, falsa prenhez, é uma síndrome que atinge algumas fêmeas de 6 a 12 semanas após o…

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Entenda tudo sobre a Leishmaniose Visceral Canina (Calazar). Como saber se o seu cachorro desenvolveu leishmaniose? Existe tratamento par a leishmaniose visceral canina? O que é Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)? A Leishmaniose…

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Leptospirose canina 

O que é leptospirose canina? O meu cachorro pegou um rato, é perigoso ele estar com leptospirose? Leptospirose canina pode ser transmitida para o ser humano? Meu cachorro tomou vacinas, mesmo assim ele pode ter leptospirose? Como se…

Comidas que cachorro não pode comer

Comidas que cachorro não pode comer

Gerenciar a alimentação dos cachorros em casa é muitas vezes bastante complicado. Por um lado, você tem que aprender quais alimentos pode dar e também a quantidade ideal para cada…

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Colocarmos aqui um guia de primeiros socorros para cachorro completo, ficaria muito extenso, e complicado de encontrar com facilidade uma ajuda num momento de emergência. Então citaremos abaixo as mais…

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Posso pegar doença de cachorro? Sim, você pode pegar doenças dos cachorros. Os cães tem se tornado a cada vez mais um membro da família, e como tal, moram dentro…

 

 

Saiba + Tudo sobre cachorros

Claudicação X piso liso X doenças ortopédicas em cachorro

Tipos de vacinas para cachorro

Como saber se meu cachorro tem artrite ou osteoartrite

Epilepsia e convulsão em cães

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Pneumonia em cães

Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Cuidados e Saúde do Cachorro

Tireoide canina

Problemas de visão em cachorro

Saiba + Sobre Cachorros

Raças de Cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz