Filhote
outubro 9, 2013 postado por Blog do Cachorro


Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I

Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem vontade de adquirir um cachorro de raça mas não sabem por onde começar. É claro que todos acabam, em algum momento, se questionando se as decisões tomadas são as mais acertadas, principalmente no caso de marinheiros de primeira viagem. Mesmo que você não tenha grande experiência com animais, ou com cães de raça, é totalmente possível tomar as decisões certas para que tudo corra bem. Escrevi este guia para ajudar nessas escolhas e decisões, tão difíceis diante de todas as opções que surgem quando estamos em busca de um novo amigão de quatro patas.

Adquirir um filhote de cachorro é, para a maioria das pessoas, uma ideia tentadora. As vezes, cultivamos essa ideia durante um longo tempo. Pode ser por causa de algum cachorro que conhecemos em algum momento da vida, ou até mesmo por causa de um filme ou desenho animado. Quem nunca pensou em levar para casa um lindo filhote de Dálmata, um Beagle ou outras raças por causa dos famosos personagens da TV?

Mas a verdadeira e mais importante pergunta que deve ser feita neste momento é: Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

Apesar de ser quase irresistível a ideia de comprar um cachorro de raça e levar um filhote para casa, é importante saber o significado real de ser proprietário de um cão. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que esta é uma responsabilidade para toda a vida, portanto é preciso estar bem informado e ter certeza do que esperar do seu novo filhote.

Vamos analisar juntos se você está preparado para ter um cachorro. Primeiro, pense no seguinte: é muito provável que o cachorro que será escolhido para ser o seu companheiro, independentemente da raça, apresentará uma série de meus hábitos típicos dos filhotes. Ele vai cavar, arranhar, roer, latir e uivar. Outro ponto muito igualmente importante a se considerar é que este filhote vai se transformar em um cão adulto, e vai precisar de todo o tipo de atenção que se fizer necessário, de acordo com o seu tamanho, peso, idade, etc.

Procure obter a maior quantidade de informação sobre a raça escolhida por você antes de tomar a importante decisão de adquirir um filhote. Preste atenção às características físico-comportamentais que você espera de um cachorro, e certifique-se que a raça escolhida preenche esses requisitos. Por exemplo: você quer comprar um cachorro de raça com pelagem longa ou curta? Você tem espaço em casa e tempo suficiente para cuidar de um cachorro de maior porte ou prefere uma raça que não fique muito grande depois de adulto?

Outras características importantes devem ser observadas antes da escolha do cão certo para você. Se você tem crianças em casa, porcure saber se a raça escolhida aceita a presença de crianças ou se são pouco tolerantes com os pequenos. Se você já tem algum animal em casa, informe-se se ele aceita bem outros bichos ou não. Muitas raças de cachorros são consideradas muito independentes por terem sido desenvolvidas para executar trabalhos específicos. Procure saber sobre a necessidade de adestramento para tornar o seu filhote apto a conviver em família, evitando assim que ele se torne um problema com o passar do tempo.

Muitas raças de cães não aceitam tão bem quanto outras a vida de canil, mas outras raças, não. Algumas raças definitivamente não são indicadas para suportarem períodos prolongados sem a presença do dono, portanto analise bem as suas opções e decida sempre em função da vida que seu cachorro vai levar. Certas raças vão se adaptar muito bem a uma vida na chácara, longe dos donos durante boa parte do tempo, outras não.

Nunca deixe de pensar que esta decisão é fundamental para a boa convivência do seu futuro cachorro com você e sua família. Tomar a decisão errada na hora de optar por uma raça em especial, pode prejudicar e muito a vida do seu cachorro, por isso procure obter todas essas informações antes de decidir qualquer coisa.

Lembre-se, ABANDONO NÃO É UMA OPÇÃOfaça a escolha acertadamente e cuide do seu peludo para o resto da vida. Isso não é opcional, é o mínimo que o seu cachorro vai esperar de você.

E aí, acha que você está preparado para ter um cachorro?

Se todas estas questões já foram analisadas por você e sua família, é muito provável que vocês já estejam prontos para tomar a primeira importante decisão, que é a escolha da raça do seu peludo. Quando todos estiverem de acordo e a raça do seu peludo já tiver sido escolhida, é sinal que chegou a hora de analisar outra questão igualmente importante, tema do próximo post do nosso guia: Como Comprar um Cachorro de Raça.

Veja + Aqui no Blog – Você está preparado para ter um cachorro?

TESTE : Minha família está pronta para adotar um cachorro?

Levando o filhote para casa nova

Como comprar um cachorro de raça?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

O que comprar para meu filhote?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Cachorros de raça pura

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

Meu filho quer um cachorro… e agora?

Saiba + Sobre Comprar um Cachorro de Raça

Guia de Raças

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro