Adestramento
setembro 12, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Ensinado o cachorro o comando vem – Comados básicos – Parte 4

COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE IV – GUIA PRÁTICO

Dicas Por Ricardo Tamborini – Comandos Básicos ‘Vem’

Nesta quarta parte da série comandos básicos de obediência vamos ensinar o comando ‘vem’. O comando ‘vem’ é provavelmente o comando de obediência mais importante que você irá ensinar para seu cachorro. Em algum momento você vai, sem dúvida, depender dele para guiar seu cão para longe de um provável perigo.

Além de ser essencial por razões de segurança, quando o seu cão tiver dominado este comando você terá mais mobilidade em muitas situações pois o cachorro bem treinado virá ao seu encontro ao ouvir o comando ‘vem’ e o treinamento o manterá sempre em prontidão para responder ao seu chamado.

O objetivo final, de treinar um cachorro a obedecer o comando ‘vem’ é ter uma resposta imediata de seu cachorro ao ouvir o comando, a qualquer momento, independentemente do que esteja acontecendo ao redor do cachorro naquele momento.

Na quarta parte desta série de comandos básicos de obediência vamos ensinar seu cachorro o comando ‘Vem’

Ensinando o cachorro o comando 'vem'

Comando ‘vem’ – Ensinando o cachorro o comando ‘vem’

Na prática, este tipo de resposta nem sempre é fácil de alcançar. O treinamento do cachorro para obedecer o comando ‘vem’ pode necessitar um grande empenho de você e de seu cachorro, para alguns cachorros não é fácil acertar todas as vezes. Para outros cachorros, por exemplo, que tem um faro muito aguçado, o comando ‘vem’ é importantíssimo para controlá-lo e tirar sua mente de seus instintos naturais.

É possível que você consiga bons resultados muito rapidamente ao ensinar ao seu cachorro o comando ‘vem’, quanto mais jovem ele for, mais rápido podem ser os resultados, o que não impede ensinar este e outros comandos de obediência a um cão mais velho. Cães possuem uma ótima resposta para aprender em todas as idades.

Dominar os comandos básicos de obediência é fundamental para que seu cachorro conviva e desfrute de uma vida com qualidade. Cães são animais sociais e o adestramento de obediência capacita seu cachorro à vida em sociedade. Os comandos básicos de obediência facilitam a manipulação do cachorro e melhoram a comunicação e a relação entre o cachorro e seu dono, além de promover uma comunicação entre vocês, traz segurança tanto para o cachorro como para as pessoas que convivem com ele.

Muitos proprietários de cães sentem-se frustrados ao tentar ensinar aos seus cães os comandos básicos de obediência, pois muitos cachorros demonstram teimosia ao aprender, isso é bem mais comum com proprietários de primeira vigem. Tenha em mente que aprender a obedecer é tão fundamental na vida do cachorro como é fundamental aprender a falar para nós humanos. Portanto jamais puna seu cachorro se ele não tiver acertado um comando, isso fará que ele associe aprender a uma situação ruim. Se todas as tentativas que você fizer não tiverem resultando de forma positiva, não exite em pedir ajuda a um profissional. Jamais puna seu cão! O erro pode estar em detalhes que você não pode estar conseguindo perceber. Para educar um cachorro você irá dedicar muito tempo e paciência, mas o resultado é gratificante e você e seu peludo terão uma vida muito mais feliz.

Bom, mãos a obra, como já disse, esse é sem dúvida um dos comandos mais importantes, pois é muito utilizado no dia a dia. Apesar de fácil de ser ensinado, a maioria das pessoas acaba utilizando o comando ‘vem’ em momentos errados. Utilizar esse comando para dar uma bronca ou para prender o cão faz com que ele fuja de você toda vez que for chamado. Sendo assim o cão irá fugir de você ou irá se esconder e não é isso que queremos!

Vamos lá – Ensinado o cachorro o comando ‘vem’

  1. Para ensinar o seu cão, faça com que ele associe o comando ‘vem’ a algo positivo (petiscos, brinquedos).
  2. Diga ‘vem’ e em seguida mostre a recompensa, e logo que o cão se aproximar de você repita o comando e entregue a recompensa.
  3. Faça esse treino várias vezes ao dia e em diversas situações, e logo que o cão estiver vindo prontamente passe a mostrar a recompensa apenas quando ele se aproximar.
  4. Costumo usar alguns sinais para esse comando, como bater as duas mãos na perna, agachar e bater palma ou levantar um braço e abaixá-lo apontando para o chão quando pronuncio o comando ‘vem’.

Não esqueça! Nunca treine o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição, se cansam muito rápido, ok?

Aproveitem as dicas e boa sorte!

Se você perdeu a terceira parte do nosso guia prático de adestramento básico de obediência acesse: Ensinado o cachorro o comando ‘deita’

Acompanhe a quinta e última parte nosso guia prático de adestramento básico de obediência: Ensinado o cachorro o comando ‘fica’

Veja todos os artigos da série Comandos básicos de obediência

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Ensinado o cachorro o comando ‘dá a pata’ – Comados básicos – Parte 2

Ensinado o cachorro o comando ‘deita’ – Comados básicos – Parte 3

Ensinado o cachorro o comando ‘vem’ – Comados básicos – Parte 4

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

 

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro o comando ‘vem’

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page Ricardo Tamborini Adestrador

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini