Saúde
julho 29, 2014 postado por Li Kuvasz


Tipos de vacinas para cachorro

Entenda melhor a importância da vacinação para seu cachorro, qual a diferença entre vacinas nacionais e importadas. O que é vacina ética e vacina não ética? Quais as doenças que a vacinação imuniza e por que elas são tão importantes. De quanto em quanto tempo precisamos vacinar nossos cachorros? Apenas filhotes devem ser vacinados?

Hoje em dia os cães tem uma vida mais longa graças às vacinas. Doenças graves como cinomose, parvovirose, lepstopirose, raiva e tantas outras hoje podem ser evitadas com um simples ato de amor, a vacinação do seu cachorro. Além de muito simples, a vacinação para pets não é cara, e vale a vida do seu cachorro.

Como já falamos repetidas vezes aqui no blog, os filhotes ao nascerem recebem no leite os anticorpos que necessitam de sua mãe e estes anticorpos são muito importantes para protegê-los contra microrganismos que podem prejudicar a saúde de um filhotinho recém nascido. Com o passar do tempo, essa proteção fornecida pela mãe, tende a diminuir, os filhotes começam ingerir alimentos extras e começam a mamar com menos frequência por isso os filhotes se tornam vulneráveis a doenças infecciosas. Neste momento é fundamental que se inicie um esquema de vacinação em seu filhote. Apenas com a vacinação você poderá evitar que seu cachorro venha a adquirir essas doenças, que muitas vezes podem ser fatais.

 

Tipos de vacina para cachorros

Tipos de vacina para cachorros

Algumas pessoas ainda pensam que a vacinação é apenas para o filhote, mas não é, o cão adulto também deve ser vacinado anualmente.

Frequentemente me perguntam:

Quais as melhores marcas de vacinas que devemos dar?

Alguns veterinários trabalham com apenas uma marca de vacina, geralmente importadas, as vacinas nacionais são iguais aos nossos remédios genéricos, são de diferentes fabricantes, apesar de todas terem a mesma finalidade, no entanto o processo de fabricação e tecnologia das vacinas podem ser diferentes.

Basicamente, existem três tipos de vacinas:

  • Vacinas atenuadas, que são produzidas com o vírus vivo e atenuada por diversas passagens em culturas;
  • Vacinas inativadas, que são produzidas com o vírus inativado que é o vírus morto, o vírus inativado sempre contém adjuvante tudo que é adicionado ao princípio ativo, com intenção de completar. Ex: diluentes,  óleos, etc. Que geralmente pode se tornar responsável por reações colaterais;
  • Vacinas recombinantes, que são produzidas extraindo do vírus apenas as informações genéticas necessárias para que o organismo reconheça a doença, recombina-se dentro de um outro vírus completamente inofensivo e depois replica-se o resultado em laboratório.

Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional?

Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional?

Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional?

 

A vacina importada recebe até o nome de vacina ética, mas na verdade deveria se chamar de vacina profissional, é aplicada somente por veterinários, o cachorro passa por uma anamnese (uma consulta onde o veterinário investiga todo quadro de saúde do cão, procurando detalhes que possam ser úteis e tornem a vacinação mais segura) antes da aplicação da vacina e somente se estiver com a saúde perfeita ele é vacinado. Já a vacina nacional, deveria ser chamada de não profissional, pois geralmente é aplicada por pessoas desqualificadas, geralmente em agropecuárias, ou mesmo em casa (nenhum tipo de vacina pode sofrer problemas de  armazenamento e quando uma vacina não é armazenada adequadamente ela perde a sua eficácia), isso é muito mais comum acontecer entre as vacinas não éticas. Além disso, o animalzinho não passa por uma anamnese e pode estar com alguma doença, podem ocorrer problemas muito comuns como no caso de cães que por exemplo, não foram vermifugados e nenhum cuidado foi tomado antes da aplicação. Há muitos casos de cães que adquirirem as doenças que as vacinas deveriam supostamente evitar que eles desenvolvessem, quando são vacinados com a vacina nacional, isto se deve principalmente as condições em que a vacina chega ao consumidor final, do que ao processo tecnológico em si, que são utilizados para fabricar as vacinas nacionais.

Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro?

Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro?

Quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro?

 

Na verdade, é importante que você compreenda que a região onde você vive, pode impactar diretamente na necessidade ou não de determinados tipos de vacina, também pode haver a necessidade de aplicar doses extras em animais que vivem em regiões classificadas como endêmicas para determinados tipos de doenças. Em linhas gerais podemos dizer que para todas as regiões, os cães devem ser vacinados com:

  • A vacina múltipla que seria a V8, V10, V12 ou V14, esta vacina protege contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, coronavirose, parainfluenza canina, parvovirose e leptospirose canina;
  • A vacina contra Tosse dos Canis (Bordetella bronchiseptica);
  • A vacina contra giárdia;
  • A vacina contra raiva.

Quais as doenças que estas vacinas imunizam e por que elas são tão importantes?

  • Cinomose é uma virose grave, podendo evoluir para casos de paralisia e chegando levar o animal a óbito, se você quiser saber mais sobre esta doença clique aqui.
  • Hepatite Infecciosa canina é causada por um vírus altamente infeccioso que afeta o fígado, além de ser uma doença agressiva ela se desenvolve muito rapidamente.
  • Parvovirose é causada por um vírus, que consegue sobreviver no ambiente por muitos meses, afetar principalmente filhotes, provoca uma diarreia com sangue e em geral é fatal. Se você quiser saber mais sobre esta doença clique aqui.
  • Adenovirose é pode ter consequências graves, o vírus pode causar além de hepatite, tosse do canis, e outras doenças que infelizmente acabam levando o animal contaminado a óbito.
  • Coronavirurose  também conhecida como gastroenterite contagiosa canina, é causada por um vírus parecido ao da parvovirose, pode levar o animal a uma infecção aguda.
  • Parainfluenza é um vírus é altamente contagioso entre cães, causa doenças respiratórias como espirros tosses e espirros é comum em locais onde vivem maior número de cachorros e é muito confundida com a tosse dos canis.
  • Leptospirose é uma infecção bacteriana que é disseminada pelos ratos, em geral a contaminação se dá através de água contaminada, se você quiser saber um pouco mais sobre a Leptospirose canina clique aqui.
  • Giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário giárdia lamblia, é uma zoonose, ou seja, transmissível ao homem. Se você quiser saber mais sobre Giardíase ou Giardiose canina clique aqui.
  • Tosse dos canis a doença é chamada de “tosse dos canis” ou “traqueobronquite infecciosa canina”. Esta gripe em cães é altamente contagiosa entre eles. Se você quiser saber mais sobre a tosse dos canis clique aqui.

Qual a diferença entre as vacinas V8, V10 e V12?

Qual a diferença entre V8, V10 e V12?

Qual a diferença entre V8, V10 e V12?

Os número 8, 10 e 12 significam as cepas de leptospirose, ou seja, a vacina V8 tem até oito sorovares da bactéria leptospira e assim por diante. Então neste caso se eu estiver vacinando com a vacina V10 e a vacina V12 o meu cachorro estará melhor protegido? Nem sempre, depende de onde você esta, estas cepas a mais de leptospirose que contem nestas vacinas é de um tipo de leptospirose que ainda não encontramos no Brasil, portanto, por enquanto, não há necessidade.

Meu veterinário não falou nada sobre a vacina de Leishmaniose por quê?

Esta vacina só deve ser aplicada em regiões endêmicas, se você não mora em uma região onde ocorrem casos desta doença, o seu cachorro não precisará tomar esta vacina, ela é muito dolorida e pode deixar o cão debilitado por até três dias, portanto, se não estiver em uma região de risco, não vacine, mas se for viajar e levar o seu cachorro, converse com seu veterinário a respeito.

Saiba + Sobre vacinas para cachorro

Vacinação canina fundamental - texto em inglês

Saiba + Sobre Vacinas para cachorro aqui no blog

A importância da vacina para o cachorro

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Vacina contra doença do carrapato

Saiba + Tudo sobre cachorros

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

Leishmaniose Visceral Canina

Raiva em cães – Raiva canina

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Chuvisco e a Cinomose – Uma história de superação

Parvovirose canina – Sintomas, prevenção e tratamento

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Pneumonia em cães

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Gripe canina – Tosse dos Canis

Corte de Cauda – CFMV proíbe corte de cauda de cachorros

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

14 fotos de cachorros com seus donos

Giárdia em cachorro – Giardíase

Torção gástrica em cães – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Cuidados e Saúde do Cachorro

Como comprar um cachorro de raça?

Tireoide canina

Comidas que cachorro não pode comer

Meu cachorro não quer comer

O que é berne? Como tirar? Como se pega?

Cuidados com o cachorro no inverno

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Pão – Cachorro pode comer pão?

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Rinite canina – O que você precisa saber?

Queda de pelo e coceira em cachorros é normal?

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

Tudo sobre a raça Buldogue Inglês

Guia de Raças

Como dar remédio para o cachorro? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Receita de comida caseira para cachorro

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Cachorros podem comer ração para gatos?

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz