Papo com a Veterinária
setembro 4, 2013 postado por Andreia Fragoso

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Papo com a Veterinária - Vacina para cachorro

Vacina para cachorro pode parecer um tema muito simples para abordarmos, mas muitas pessoas tem dúvidas com relação à vacinação de seu cachorro. Manter a carteirinha de vacinação em dia é fundamental para a saúde do seu animal de estimação.

Tenha em mente que a vacinação é sem a menor sombra de dúvida o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas que acometem os animais. Quanto maior for o número de cachorros e gatos que estiverem com suas carteiras de vacina em dia, maior será a proteção geral dos animais pois a imunização em massa produz o chamado “efeito rebanho.” Ou seja, quanto maior for o número de animais domésticos vacinados, menor será o risco de tornar as doenças endêmicas, protegendo inclusive os animais que não tem acesso a vacinação.

Vacina para cachorro - Esquema de vacinas para cachorros - Dra Andreia Fragoso

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros – Dra Andreia Fragoso

As vacinações de cães e gatos devem ser realizadas exclusivamente pelo Médico Veterinário. Somente o Veterinário têm a capacidade de avaliar um animal clinicamente e concluir se este animal está apto a receber vacinas. Cabe ao veterinário também determinar quais vacinas, quantos reforços, em que data o seu cão ou gato deve ser vacinado. Cabe ressaltar também que existem 2 tipos de vacinas: aquela vacina vendida no balcão do PetShop ou loja de produtos agropecuários e aquela vacina dada pelo Médico Veterinário em seu consultório ou clínica.

A primeira dizemos que é uma vacina não ética a qual um médico veterinário não emite um comprovante de vacinação, ou seja, o veterinário não se responsabiliza pelo seu efeitos protetivos contra uma determinada doença ou seus efeitos colaterais.

A vacina aplicada pelo veterinário é considerada ética porque o veterinário assina uma carteira de vacinação, ou seja, está ciente da qualidade, da proteção vacinal contra as doenças e dos seus efeitos colaterais (que na maioria das vezes é nulo). Normalmente as vacinas éticas são importadas e têm o respaldo do fabricante idôneo. Por isso, vacine seu peludo somente com o seu veterinário de confiança!

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros – Dra Andreia Fragoso

Vacina para cachorro - Esquema de vacinas para cachorros - Dra Andreia Fragoso

tabela de vacinação

*Após a aplicação de 156 dias, todas as vacinas deverão ser repetidas anualmente.

Todas as vacinas devem ser repetidas anualmente com reforço de Leptospirose semestral e ainda, fica como opcional a vacina contra leishmaniose que há um processo especial prescrito pelo Médico Veterinário.

Curta a Fan Page do VetVida no Facebook



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Andréia Rodrigues Fragoso - Médica Veterinária formanda pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e proprietária da Clínica Veterinária VetVida em Cotia-SP.

Ver artigos de Andreia Fragoso