Saúde
janeiro 11, 2013 postado por Blog do Cachorro

Vacina contra doença do carrapato

Foi descoberta de maneira acidental uma vacina a muitos anos aguardada por todos que possuem cachorros em suas casas e esta incrível descoberta é a vacina contra a doença do carrapato!

Vacina contra doença do carrapato

A erliquiose monocítica canina, é uma doença transmitida aos cães por carrapatos ao aderirem à pele. Mais conhecida como “doença do carrapato”. Ao ser mordido por um carrapato marrom, o cachorro é inoculado com a bactéria Ehrlichia na corrente sanguínea. A doença pode ser aguda ou crônica. A fase aguda, ocorre várias semanas após a infecção e tem duração de até um mês, o cachorro terá febre e baixa contagem de glóbulos brancos no sangue. Na fase crônica, pode ocorrer a supressão da medula óssea e hemorragia. Esta doença causa muito sofrimento, coceiras, febre, falta de apetite, sangramento pelo nariz e fraqueza, podendo até levar a morte em casos mais graves. A doença também afeta raposas, lobos e outros canídeos, além de gatos e até mesmo humanos, apesar de não ser uma coisa tão comum.

Vacinas para cachorros são o segmento de vacinas que mais crescem atualmente dentro do mercado internacional de vacinas veterinárias, que em 2011 arrecadou 4,23 bilhões dólares. Esse número deverá subir para US $ 5,6 bilhões até 2015.

Vacina contra doença do carrapato

Vacina contra doença do carrapato

Os cães vacinados não apresentaram quaisquer sinais clínicos da doença após a inoculação da vacina contra doença do carrapato, sugerindo que a nova vacina é segura e não possui efeitos adversos. Mais tarde quando o mesmo grupo de cachorros foi infectado com Ehrlichia, apenas três dos oito cães vacinados apresentaram febre baixa e passageira e o resto permaneceu saudável.

Os ​​resultados dos experimentos feitos por Shimon Harrus e seu colega, Dr. Gad Baneth, nos últimos quatro ou cinco anos estão descritos em um artigo na revista Vaccine de dezembro de 2012. Harrus é reitor da Universidade Hebraica de Jerusalém e ambos atuam na área de medicina veterinária. ”Eu estava usando bactérias cultivadas em meu laboratório, e, de repente, percebi que os dois cães usados em nossa experiência não adoeceram, e os carrapatos que eu coloquei sobre eles não os infectaram”, comenta Harrus  ”Então fizemos um estudo mais abrangente e percebemos que algo importante estava acontecendo.” – Finalmente uma vacina contra doença do carrapato!

Até hoje a única maneira de tentar salvar um cachorro com a doença do carrapato, além é claro da prevenção, é um longo tratamento a base de antibióticos e transfusão de sangue. Esta é a primeira vacina contra doença do carrapato que provou ser eficaz contra esta doença. Portanto em breve teremos um incrível aliado contra a doença do carrapato, disponível para lutar contra esta terrível doença ( a vacina contra doença do carrapato). Os Doutores estão à procura de parceiros comerciais para desenvolver a vacina contra doença do carrapato, falta apenas financiamento para que eles evoluam um pouco mais nas pesquisas até que tenham um medicamento disponível. ”Precisamos ter certeza de que funciona contra outras cepas, precisamos aprender o mecanismo, comparando a cepa atenuada contra cepas selvagens, e temos muitas outras questões para pesquisar” diz Harrus.

E aí, o que você acha sobre finalmente termos a disposição de nossos cachorros a tão sonhada vacina contra doença do carrapato? Eu adorei esta notícia! :D

Saiba + Sobre Vacina Contra Doença do Carrapato

Fonte: Israel 21c



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro