Cuidados
junho 24, 2015 postado por Blog do Cachorro


Vacina anti-cio é segura?

Dar “vacina anti-cio” pra cadela é seguro? Conheça os perigos de utilizar anticoncepcionais em cadelas

Os medicamentos injetáveis que são usados para evitar que cadelas e gatas entrem no cio são facilmente encontrados em lojas especializadas em animais, agropecuárias e casas de ração. Na verdade não se trata de uma “vacina anti-cio” e sim hotmônios que inibem a ovulação. Estes medicamentos para prevenir o cio em animais, são vendidos sem prescrição médica, ou seja, não é exigida uma receita do médico veterinário. A famosa “Vacina anti-cio”, é um medicamento anticoncepcional injetável, ou em comprimidos compostas à base de hormônios que inibem o cio.

Vacina Anti-cio pra cadela é segura?

Dar “vacina anti-cio” e inibidores de cio é seguro para cadelas?

Por que devemos evitar o cio de nossa cachorra?

Uma preocupação comum das pessoas é não sofrer o efeito indesejado tanto do comportamento do período fértil, como também evitar os inconvenientes do sangramento, manchas de sangue pela casa, cheiro forte e o inconveniente de atrair os machos que se aglomeram no portão de casa e impedem que a cachorra possa passear na rua.

No entanto, certamente a maior preocupação dos donos de cadelas que estão para entrar no cio é evitar que elas tenham crias indesejadas. A população de cães e gatos, abandonados que vivem pelas ruas é incalculável. A única certeza que podemos ter é que de fato, existe uma superpopulação de cães e gatos sem lar e o número de animais que vivem pelas ruas vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos. Animais abandonados e sem lar podem ser um perigo para a saúde de pessoas e de outros animais de estimação. A raiva por exemplo, é uma das doenças conhecidas como zoonoses, ainda é uma doença que mata pessoas em todo o mundo. Cães e gatos não domiciliados também podem causar um impacto negativo sobre as espécies selvagens e o meio ambiente.

Além disso, o bem-estar dos animais que vivem soltos pelas ruas é discutível e provavelmente o nível de qualidade de vida deles, varia com a localização, clima, e a maneira como as pessoas de cada local lida com a convivência com estes animais. Algumas pesquisas indicam que os animais de rua têm uma expectativa de vida menor do que os animais domiciliados. Uma das pesquisas concluiu que cerca de 51% dos gatinhos de rua morre antes dos 6 meses de vida, e a causa mais comum de morte é trauma devido a ataques de cães ou acidentes com carros. Os animais de rua ainda sofrem por escassez de alimentos, dificuldade em encontrar água e maus tratos de pessoas.

Quais os perigos do uso de anticoncepcionais em cadelas?

Vacina Anti-cio pra cadela é segura?

Dar “vacina anti-cio” é seguro para cadela?

Dar “vacina anti-cio”, ou outro tipo de inibidor de cio é seguro para cadela?

Não, a ovariohisterectomia ainda é a melhor forma de prevenir o cio com segurança. No entanto, por diversos motivos, pessoas acabam recorrendo ao uso de anticoncepcionais para evitar o cio de suas cadelas. A cirurgia envolve anestesia, equipamentos médicos, um centro cirúrgico adequado, tempo de recuperação e ainda assim, por se tratar de uma intervenção cirúrgica, oferece algum nível de risco para a vida da cachorra. Por outro lado, o baixo custo do medicamento para evitar o cio, em comparação com a cirurgia e a facilidade em comprar este tipo de medicamento, faz com que muitas pessoas acabem optando pela utilização desta “vacina anti-cio” como método para inibir o cio da cachorra. Muitas pessoas também, não estão dispostas a submeter seus animais de estimação a uma situação que elas consideram ser um procedimento doloroso e invasivo. Por outro lado, o custo da cirurgia é proibitivo para muitos proprietários, especialmente nos países em desenvolvimento como é o caso do Brasil.

O fato que muita gente desconhece é que os medicamentos para inibir o cio precisam ser administrados em um momento específico e se forem administrado fora deste período, não resultará no efeito desejado. Tanto a medicação injetável quanto a medicação em comprimidos, são produzidos à base de hormônios que atuam diretamente no sistema endocrinológico dos animais. Quando estes medicamentos são administrados em datas erradas, por exemplo, quando a fêmea já está no cio, ou pior ainda, quando a fêmea já acasalou e já está prenha, com a intenção de interromper a gestação, o medicamento não apenas deixa de fazer o efeito desejado, como irá colocar em risco a vida de sua cadela e se for o caso de seus filhotes.

Riscos do uso de injeções e medicamentos via oral para inibir cio em cachorras e gatas

    • Entre 10 cadelas que utilizam o medicamento conhecido como “vacina anti-cio” com regularidade, 9 irão desenvolver piometra (uma doença que pode levar a cadela a morte.);
    • alterações uterinas (infecções e tumores uterinos);
    • neoplasia mamária (tumores de mama);
    • hiperplasia mamária (tumores benignos);
    • diabete;
    • hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing – Aumento do hormônio cortisol, produzido nas glândulas adrenais.)
    • morte fetal.

Algumas cadelas já apresentam inflamação uterina apenas com uma administração de contraceptivo. Estes medicamentos anti-cio encontrados facilmente no Brasil são produzidos com substâncias químicas sintéticas chamadas de progestágenos. O medicamento mais vendido no país é o Promone-E. Na Europa este tipo de medicamento está sendo proibido a fim de evitar doenças nos animais.

Existe algum tipo de medicamento inibidor de cio que não faça mal para a cachorra?

Métodos não-cirúrgicos de contracepção vem sendo testados em vários lugares do mundo e alguns deles oferecem segurança para os animais que utilizam este tipo de contraceptivo. São eles:

  • Gonazon,
  • Suprelorin,
  • Neutersol,
  • Esterilsol.

Uma extensa pesquisa e desenvolvimento de métodos anti-cio vem sendo realizada em diversas partes do mundo, a fim de oferecer um método que ofereça segurança para controlar as populações de cães e gatos. No entanto, ainda não dispomos de nenhum método seguro para inibir o cio no Brasil.

Apesar dos riscos que envolvem a cirurgia de castração, o custo-benefício da cirurgia, compensa, em contrapartida com os riscos de doenças que o medicamento anti-cio tradicionais podem causar nas cadelas.

Dar vacina anti-cio é seguro para cadela?

Dar “vacina anti-cio” não é seguro para cadela!

O anticoncepcional para cães aumenta a incidência de tumores nas mamas das cadelas, enquanto a castração prematura diminui consideravelmente o risco da cadela desenvolver tumores de mama, além de excluir completamente a possibilidade da cachorra desenvolver piometra.

A castração, ao contrário da “vacina anti-cio”, principalmente se for feita logo nos primeiros meses de vida do animal, também aumenta consideravelmente a expectativa de vida da cadela, pois reduz drasticamente a incidência de tumores na fase adulta. Portanto, é fácil concluir que a injeção ou comprimidos anti-cio, não devem ser formas de contraceptivos que você deve considerar para sua cachorra.

Se você optou pela “vacina anti-cio” pois o custo da castração é proibitivo, verifique junto o centro se zoonoses de sua cidade a respeito de campanhas de castração gratuitas.

Em São Paulo a prefeitura disponibiliza castração gratuita para animais de estimação, você só precisa apresentar identidade, número do CPF e comprovante de residência na cidade de São Paulo. As demais cidades do Brasil também possuem campanhas de castração gratuita.

O que é necessário para castrar meu animal de estimação gratuitamente, evitando os perigos da “vacina anti-cio”?

  • tanto os cães quanto gatos (machos ou fêmeas), precisam ter mais de dois meses de idade;
  • a inscrição e a castração são gratuitas;
  • o serviço das prefeituras visa controlar a população de cães e gatos nas cidades, e evitar ninhadas indesejadas, e abandono de filhotes.

 

Castração gratuita – Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo:

Saiba + Sobre o ciclo reprodutivo das cadelas e filhotes no Blog do Cachorro

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Brucelose Canina

Inseminação artificial em cães

Castração de cães – Prós e Contras

Como faço para cruzar meu cachorro?

Gravidez psicológica em cadelas

Como cuidar de uma cadela no cio

Devo deixar minha cadela cruzar?

Tipos de vacinas para cachorro

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Piometra em cadelas – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Quanto tempo dura o cio da cadela?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Como evitar eclampsia na cachorra

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

10 dicas para economizar com seu cachorro

Parto da Cachorra, o que fazer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Saiba + Sobre Cães

Dicas para comprar um cachorro

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro