Prevenção
janeiro 18, 2014 postado por Li Kuvasz


Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Saiba tudo sobre tratamento de tumor de mama e câncer em cadelas

O que leva sua cachorra a desenvolver câncer de mama? O que podemos fazer para prevenir que nossa cadela desenvolva tumores de mama e câncer?

Câncer – Tumor de mama em cadelas tem cura?

Tumor de mama e câncer em cadelas são enfermidades que acometem principalmente fêmeas de cães e infelizmente é muito mais comum do que muita gente imagina, provavelmente é o tipo de câncer mais comum em cadelas não castradas e muitas vezes pode ser tratado com sucesso, se for detectado precocemente.

Se todas as cadelas e gatas que não estiverem destinadas a serem reprodutoras, forem esterilizadas antes de seu primeiro cio, esta doença poderia ser quase completamente erradicada. Se você encontrar um crescimento ou nódulo no tecido mamário de sua cadela, você deve informar o seu veterinário o mais rápido possível e não deverá tomar uma atitude de ” esperar para ver”.

A castração reduz muito as chances de uma cadela desenvolver câncer de mama. Em cadelas castradas antes de seu primeiro cio, o risco de desenvolver câncer de mama é realmente bastante raro. Cadelas castradas antes do primeiro cio, possuem uma probabilidade de 0,05% de desenvolver tumores mamários. Cadelas que foram castradas após ter passado pelo primeiro cio tem uma probabilidade de 8% de desenvolver câncer de mama. Já as fêmeas de cães que foram castradas após terem passado pelo segundo cio já tem uma probabilidade de 26% de desenvolver câncer de mama. Acredita-se que a eliminação ou a redução de hormônios como o estrogênio e a progesterona provoquem a diminuição da incidência desta doença em cadelas castradas.

Tumor de mama benignos e câncer das glândulas mamárias em cadelas possuem dois tipos principais de tumores mamários, cada um deles, com vários subtipos de crescimento do tumor.

Tudo sobre tumor de mama e câncer em cadelas

Tumor de mama e câncer em cadelas

A função das glândulas mamárias é produzir leite para alimentar os filhotes recém-nascidos. Eles estão localizados em duas linhas que se estendem ao longo da região abdominal das cadelas, os mamilos indicam a sua localização no corpo das cadelas. A maior probabilidade de se observar tumores mamários e câncer é em cadelas, no entanto, também pode afetar os cães machos, apesar de raramente, acontece. Machos que desenvolvem tumores de mama, geralmente são afetados por um tipo de tumor com prognóstico menos favorável.

Muito especula-se sobre a probabilidade desta doença ser transmitida de forma genética entre os cães e se existem raças de cachorros que possam ter um risco maior de desenvolver tumor de mama e câncer em relação a outras raças de cães. Raças de cachorros como Poodle, Cocker Spaniel, Setter Inglês, Setter Irladês, Pastor Alemão e Maltês, são destacadas como raças com grande incidência desta doença entre seus exemplares fêmeas, no entanto não existe uma comprovação científica que possa afirmar de forma definitiva que estas raças estão mais suscetíveis a desenvolver tumores de mama e câncer.

A grande maioria das cadelas desenvolvem tumores de mama e câncer somente após os 8 anos de idade e a incidência desta doença em cadelas com menos de 5 anos de idade é menos comum.

O que é tumor de mama em cadela?

São nódulos que surgem nas cadelas, principalmente em cadelas mais velhas, é considerado  um tumor benigno porque não ocorre a metástase neste tipo de tumor, ou seja,  não se espalha para outros órgãos.

O que é tumor de mama e câncer em cadela?

O câncer ou neoplasia é um tumor maligno que se espalha rapidamente pelo organismo através de um processo chamado metástase, as células cancerígenas se dividem de forma rápida e desordenada e podem atingir vários órgãos.

Assim como acontece com as mulheres, é uma doença bastante agressiva e o seu tratamento vai depender do tipo de tumor e a rapidez que o tumor foi descoberto.

Quais são os sintomas do tumor de mama e câncer em cadelas?

Você precisa ficar atento, pois como acontece com a maioria das doenças, a detecção precoce de câncer de mama em sua cadela é muito importante para que o tratamento do câncer seja efetivo. Por isso você deve sempre ficar muito presente na vida seu pet, examinando sua pelagem diariamente para detectar possíveis anomalias em sua pele.

Mesmo se o caso de sua cadelinha for de um câncer maligno é bastante provável que ela a princípio não demonstre nenhum tipo de sintomas. Como apatia, falta de apetite, estado febril, diarreia ou até mesmo enjoo. O câncer de mama canino é particularmente perigoso, pois é um doença que progride de forma relativamente lenta e silenciosa.

Tumores de mama e câncer em cadelas

Tumores de mama e câncer em cadelas

Por isso, sempre falamos aqui no Blog do Cachorro que é essencial você, examinar seu peludo e também é fundamental visitar periodicamente seu médico veterinário, pois desta forma você estará possibilitando que haja um diagnóstico precoce, o que  aumentará significativamente as chances de recuperação de seu cachorro.

O câncer de mama é considerado o principal tipo de câncer que afeta cadelas em todo o mundo. Como todo tumor, seja ele benigno ou maligno, inicia-se de forma silenciosa, e embora não provoque sinais visíveis em seu estado inicial, quando o câncer está já em um estado mais avançado, existem alguns sintomas bem evidentes. Os primeiros sinais são o aumento do volume das glândulas mamárias, aos poucos vão se formando nódulos que se não forem percebidos logo de início, com o aumento do volume, podem levar a cadela a ter fortes dores, alguns podem até supurar e ficar drenando uma secreção de odor bem fétido.

Quais são as causas de tumor de mama e câncer em cadela?

A doença é desencadeada pela própria produção de hormônios da cadela que acontece durante os períodos de cio ou em casos de uso de anticoncepcionais como a vacina anticio, o anticoncepcional interrompe o processo hormonal sempre que a cadela vai entrar no período de acasalamento, tendo que ser dada a cada 5 meses, ela desencadeia tumores de mama e infecções urinárias.

Várias outras doenças também poderiam ser responsáveis ​​pelos mesmos sintomas, de modo que o seu veterinário irá querer descartar qualquer uma delas antes de chegar a uma conclusão. Você irá precisar dar ao veterinário um histórico completo sobre a saúde de sua cadela e destacar como se deram o início dos sintomas.

Diagnóstico de tumor de mama e câncer em cadelas?

Tendo em vista que que os tumores de mama em cadelas, podem ser benignos ou malignos, e basicamente não apresentam sintomas físicos evidentes, o diagnóstico dessa doença é feito, principalmente, por exames clínicos das mamas e exames citológicos do nódulo.

Provavelmente o veterinário irá solicitar inicialmente que se faça um perfil completo do sangue de sua cadela, incluindo um perfil químico no sangue e um hemograma completo, provavelmente, também será solicitado pelo médico veterinário um exame de urina. O diagnóstico também poderá incluir tomografia computadorizada, raios-X de tórax e abdômen, que podrão detectar se ocorreu metástase. É possível que seja necessário realizar uma biopsia da massa do tumor para determinar completamente a sua natureza, pois só assim será possível saber se o tumor de sua cadela é benigno ou maligno. Geralmente, os nódulos linfáticos também serão examinados, e uma amostra pode ser enviada para análise laboratorial.

Depois de uma análise clínica que, tenha sido detectados nódulos na região das mamas da cadela, cabe ao médico veterinário solicitar os exames necessários para investigar qual o estágio e a gravidade da doença para saber certamente qual é a extensão do tumor e a que tipo ele pertence, ou seja, benigno, ou malígno.

Tumor de mama e câncer em cadelas

Tumor de mama e câncer em cadelas

Normalmente, o crescimento de tumores de “massas” simples ou múltiplas nas glândulas mamárias é lento – cerca de metade dos pacientes desenvolvem tumores múltiplos

  • Pode ocorrer uma perda superficial de tecido na superfície da pele sobre o tecido mamário, frequentemente com inflamação 
  • A massa pode se apresentar solta e móvel, o que sugere um comportamento benigno do tumor.
  • A massa pode se apresentar fixada na pele ou na parede do corpo, o que sugere um comportamento maligno ou cancro. 

 

Cerca de 50% das cadelas afetadas por tumor de mama serão diagnosticadas apresentando a conformação benigna de tumores mamários, que podem ser classificados como adenomas complexos, adenomas simples, fibroadenomas e papilomas do duto.

A outra metade das cadelas afetadas por tumores de mama será diagnosticada apresentando a conformação maligna do tumor, que poderão ser osteossarcomas, fibrossarcomas, carcinomas e adenocarcinomas, sólidos císticos papilares, entre outros.

Qual é o tratamento de tumor de mama e câncer em cadelas?

Se o diagnóstico não apresentar nada significativo, provavelmente será indicado apenas a remoção cirúrgica do tumor de mama. Em caso de tumor maligno após a cirurgia são indicados tratamentos a base de quimioterapia. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a castração (ovário-salpingo-histerectomia – OSH).

Sendo benignos o prognóstico é bom, mas caso haja indícios de metástase não têm tratamento, apenas oferecer qualidade de vida para a cadela, por meio de medicamentos que aliviem a dor.

Como prevenir o tumor de mama e câncer em cadelas?

A prevenção é a melhor saída, para evitar o tumor de mama e câncer, a castração antes do primeiro cio reduz o seu aparecimento em aproximadamente 98% dos casos. Mas como comentei no início deste artigo, é preciso que a castração seja realizada antes do primeiro cio, pois depois do primeiro cio a eficácia não é tão grande porque a formação de hormônios já ocorreu.

O acasalamento não interfere no aparecimento de tumores, é mito dizer que a cadela que não cruzar tem câncer de mama.

Saiba + Sobre tumor de mama e câncer em cadelas

Glândula mamária – Tumores em Cães texto em inglês

Veja + Sobre como cuidar de sua cadela

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Castração de cães – Prós e Contras

Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!

Como cuidar de uma cadela no cio

Piometra em cadelas – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar eclâmpsia na cachorra

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Devo deixar minha cadela cruzar?

Cio – Quanto tempo dura o cio da cadela?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Conheça as raças de cachorros mais populares

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz