Higiene
janeiro 29, 2014 postado por Li Kuvasz


Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tosa de cachorros – O que é tosa? Por que tosar meu cachorro?

Tosa de cachorros é o ato de aparar, tosquiar, cortar rente os pelos de nossos animais, no caso os cachorros. A tosa também envolve cuidados de higiene e limpeza de um cão,  e também possui uma grande importância no processo pelo qual a aparência física do cachorro é modelada para apresentação dos cães em competições de beleza.

Existem muitas raças que necessitam de tosa frequente, algumas delas até tem o tipo de tosa específico, assim como existem raças que não devem ser tosadas, mas mesmo estas raças que não devem ser tosadas, em alguns momentos a tosa se faz necessário para manter a saúde, higiene e bem estar do cachorro.

O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico, porém por outro lado, um pelo que não é cuidado, pelo menos escovado frequentemente, pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do cachorro.

Tosa - Tosar ou não tosar meu cachorro

Tosa – Tosar ou não tosar meu cachorro

Para Kuvasz, Husky Siberiano, Golden Retriever, Terra Nova, etc e tantos outros cachorros que não devem ser tosados, vai uma dica, a tosa higiênica pode ser uma alternativa.

Especialmente na época de calor, o aumento de moscas e mosquitos começam a rondar nossos amiguinhos, isto porque adere um pouco da urina no pelo do cachorro e por vezes, pode acabar ficando até um resíduo de fezes no cachorro, estes insetos atraídos pelo odor e resíduos, acabam colocando ovos que causam as indesejadas bicheiras e bernes.

Alguns cachorros se lambem bastante, mantendo sempre a pelagem limpa e não correm risco de desenvolver bicheiras e bernes, já no caso de outros cães, a infestação por parasitas e insetos se torna mais frequente no verão, ou quando o cachorro fica velhinho, e já não tem mais aquela elasticidade para alcançar as partes intimas, ou sofrem de incontinência urinária, ou são muito peludos, enfim, a tosa higiênica nestes casos é sempre uma boa opção.

Qual a frequência que devo tosar meu cachorro?

 

Tosa – Qual a frequência que devo tosar meu cachorro?

Shih-tzu, Poodle, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, e Lhasa Apso são raças que necessitam de tosa mais frequente, em torno de 45 dias. Yorkshire, Schnauzer, e Westie podem ser tosados a cada 2 ou 3 meses. Porém algumas das raças supracitadas necessitam de banho quase que semanalmente para que os pelos não embolem. Alguns cães sem raça definida também necessitam de tosa mais ou menos frequentes e caberá ao tosador analisar o caso de seu peludo com um acompanhamento mais personalizado.

A escovação frequente também evita os nós, remove a pelagem morta, ativa a irrigação sanguínea melhorando a circulação, além de espalhar a gordura natural da pele deixando os pelos mais brilhantes.

Posso tosar meu cachorro em casa?

 

Tosa – Posso tosar meu cachorro em casa?

Não, a tosa merece cuidados de um profissional especializado, as máquinas de tosa podem ferir o animal quando utilizadas por pessoas inexperientes, as lâminas aquecem, podem queimar o cachorro, principalmente as tosas higiênicas que são partes mais delicadas corre-se o risco de ferir o cachorro. As máquinas de tosa também precisam ser específicas para cachorro, com lâminas especialmente desenvolvidas para cada tipo de tosa. Também é importante ressaltar que uma máquina utilizada para corte de cabelo humano não estará preparada para cortar pelo de cachorro, não aguentará.

A escolha de um tosador

 

Tosa – A escolha de um tosador

A escolha do tosador do seu cachorro é muito importante, verifique se o tosador é treinado em caso de uma emergência, se o ambiente é limpo e seguro evitando fugas, se ele tem experiência em banho e tosa, além de ser muito importante que ele goste do que faz, goste de cachorro, isto você conseguirá perceber observando o seu cachorro ou até assistindo através de paredes de vidro, ou em último caso, peça para ver como é feito, escolhido o tosador, o ideal é que não fique mudando, o cachorro acostuma com o local e o tosador e acaba se tornando menos estressante para ele estar no meio de pessoas já conhecidas por ele.

Enfim, por trás da tosa não esta apenas a estética, a saúde e o bem estar também são fatores importantíssimos, portanto, curta o seu amigão chegar limpinho e cheiroso, vocês terão momentos muito agradáveis juntos.

Acompanhe no próximo artigo os principais estilos de cortes de pelos para cães, clicando aqui.

Saiba + Sobre Tosa em Cachorros

Principais rasões médicas para os cuidados com a pelagem de seu cão –  texto em Inglês

Veja + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Tudo Sobre Cuidados e Saúde dos Cachorros

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Como dar remédio para o cachorro? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Pão – Cachorro pode comer pão?

Giárdia em cachorro – Giardíase

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Cuidados com o cachorro no inverno

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Como tirar carrapatos do cachorro?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Como criar um cachorro de modo sustentável

Como limpar xixi de cachorro?

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz