Higiene
janeiro 29, 2014 postado por Li Kuvasz


Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tosa de cachorros – O que é tosa? Por que tosar meu cachorro?

Tosa de cachorros é o ato de aparar, tosquiar, cortar rente os pelos de nossos animais, no caso os cachorros. A tosa também envolve cuidados de higiene e limpeza de um cão,  e também possui uma grande importância no processo pelo qual a aparência física do cachorro é modelada para apresentação dos cães em competições de beleza.

Existem muitas raças que necessitam de tosa frequente, algumas delas até tem o tipo de tosa específico, assim como existem raças que não devem ser tosadas, mas mesmo estas raças que não devem ser tosadas, em alguns momentos a tosa se faz necessário para manter a saúde, higiene e bem estar do cachorro.

O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico, porém por outro lado, um pelo que não é cuidado, pelo menos escovado frequentemente, pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do cachorro.

Tosa - Tosar ou não tosar meu cachorro

Tosa – Tosar ou não tosar meu cachorro

Para Kuvasz, Husky Siberiano, Golden Retriever, Terra Nova, etc e tantos outros cachorros que não devem ser tosados, vai uma dica, a tosa higiênica pode ser uma alternativa.

Especialmente na época de calor, o aumento de moscas e mosquitos começam a rondar nossos amiguinhos, isto porque adere um pouco da urina no pelo do cachorro e por vezes, pode acabar ficando até um resíduo de fezes no cachorro, estes insetos atraídos pelo odor e resíduos, acabam colocando ovos que causam as indesejadas bicheiras e bernes.

Alguns cachorros se lambem bastante, mantendo sempre a pelagem limpa e não correm risco de desenvolver bicheiras e bernes, já no caso de outros cães, a infestação por parasitas e insetos se torna mais frequente no verão, ou quando o cachorro fica velhinho, e já não tem mais aquela elasticidade para alcançar as partes intimas, ou sofrem de incontinência urinária, ou são muito peludos, enfim, a tosa higiênica nestes casos é sempre uma boa opção.

Qual a frequência que devo tosar meu cachorro?

 

Tosa – Qual a frequência que devo tosar meu cachorro?

Shih-tzu, Poodle, Cocker Spaniel Americano, Cocker Spaniel Inglês, e Lhasa Apso são raças que necessitam de tosa mais frequente, em torno de 45 dias. Yorkshire, Schnauzer, e Westie podem ser tosados a cada 2 ou 3 meses. Porém algumas das raças supracitadas necessitam de banho quase que semanalmente para que os pelos não embolem. Alguns cães sem raça definida também necessitam de tosa mais ou menos frequentes e caberá ao tosador analisar o caso de seu peludo com um acompanhamento mais personalizado.

A escovação frequente também evita os nós, remove a pelagem morta, ativa a irrigação sanguínea melhorando a circulação, além de espalhar a gordura natural da pele deixando os pelos mais brilhantes.

Posso tosar meu cachorro em casa?

 

Tosa – Posso tosar meu cachorro em casa?

Não, a tosa merece cuidados de um profissional especializado, as máquinas de tosa podem ferir o animal quando utilizadas por pessoas inexperientes, as lâminas aquecem, podem queimar o cachorro, principalmente as tosas higiênicas que são partes mais delicadas corre-se o risco de ferir o cachorro. As máquinas de tosa também precisam ser específicas para cachorro, com lâminas especialmente desenvolvidas para cada tipo de tosa. Também é importante ressaltar que uma máquina utilizada para corte de cabelo humano não estará preparada para cortar pelo de cachorro, não aguentará.

A escolha de um tosador

 

Tosa – A escolha de um tosador

A escolha do tosador do seu cachorro é muito importante, verifique se o tosador é treinado em caso de uma emergência, se o ambiente é limpo e seguro evitando fugas, se ele tem experiência em banho e tosa, além de ser muito importante que ele goste do que faz, goste de cachorro, isto você conseguirá perceber observando o seu cachorro ou até assistindo através de paredes de vidro, ou em último caso, peça para ver como é feito, escolhido o tosador, o ideal é que não fique mudando, o cachorro acostuma com o local e o tosador e acaba se tornando menos estressante para ele estar no meio de pessoas já conhecidas por ele.

Enfim, por trás da tosa não esta apenas a estética, a saúde e o bem estar também são fatores importantíssimos, portanto, curta o seu amigão chegar limpinho e cheiroso, vocês terão momentos muito agradáveis juntos.

Acompanhe no próximo artigo os principais estilos de cortes de pelos para cães, clicando aqui.

Saiba + Sobre Tosa em Cachorros

Principais rasões médicas para os cuidados com a pelagem de seu cão –  texto em Inglês

Veja + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Tudo Sobre Cuidados e Saúde dos Cachorros

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Como dar remédio para o cachorro? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Pão – Cachorro pode comer pão?

Giárdia em cachorro – Giardíase

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Cuidados com o cachorro no inverno

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Como tirar carrapatos do cachorro?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Como criar um cachorro de modo sustentável

Como limpar xixi de cachorro?

 

Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz