Saúde
outubro 21, 2013 postado por Blog do Cachorro


Como tirar carrapato de cachorro?

Como faço para tirar carrapato de cachorro?

Veja aqui algumas dicas eficazes de como tirar carrapato de cachorro.

Tirar carrapato de cachorro não é exatamente uma coisa muito agradável, mas é bastante necessária. E se você imagina que existe como colocar um produto para que os carrapatos morram imediatamente, sendo assim possível removê-los do cachorro, você está muito enganado. Carrapatos não são apenas insetos nojentos e desagraveis, eles sugam o sangue de nossos cachorros e utilizando suas garras, alojam-se com grande facilidade entre os pelos de nossos cães, tornando a remoção além de complicada perigosa pois se os carrapatos estiverem infectados com micro-organismos, a infecção poderá ser letal para cachorros e pessoas, caso os carrapatos estejam infectados e se a remoção for feita de forma errada, poderá causar algumas doenças graves veja mais em: Doença do Carrapato -Babesiose e Erliquiose) Para saber tudo sobre o carrapato leia o artigo: Como acabar com carrapatos? e se você deseja escolher maneiras para exterminar com os carrapatos, preparamos para você uma lista com 10 maneirad de manter seu cachorro sem carrapatos.

Como faço para tirar carrapato de meu cachorro?

Como tirar carrapato de cachorro

Como tirar carrapato de cachorro

Muita gente acredita que colocar azeite ou éter em cima do carrapato pode ser eficaz para tirar carrapato de cachorro, mas acredite, não é, e pode fazer com que o carrapato libere uma saliva na pele do cachorro que provocará uma irritação na pele.

Como fazer para tirar carrapato de cachorro?

A melhor maneira para tirar carrapato de cachorro é manualmente, coloque luvas de procedimento caso pretenda retirar o carrapato com as mãos. Você também poderá usar uma pinça para agarrar o carrapato pela cabeça que é por onde ele fixa-se na pele do cachorro.

Se o carrapato for pequeno e ainda não tiver inchado com sangue, a remoção é mais simples, caso ele já esteja inchado, você deverá ter muito mais cuidado para não estourar o carrapato, por isso nunca aperte o corpo do carrapato, é no momento que você aperta o parasita que ele libera a saliva e caso isso aconteça e ele esteja infectado pela doença do carrapato, irá infectar seu cachorro, além se provocar uma coceira bem insuportável na pele do animal.

Você também jamais deverá torcer o carrapato enquanto estiver tirando carrapato de cachorro, ao arrancá-lo da pele do cão. A ideia é apenas puxar o carrapato de forma precisa, suavemente e progressivamente, sem movimentos bruscos. Depois de remover o carrapato da pele do cão, coloque o parasita em um vidro cheio de álcool. Se o carrapato for pequeno e não estiver inchado, costumo queimá-los. É bem importante não jogar o carrapato no vaso sanitário, no lixo ou no chão, pois eles não morrem fora do hospedeiro. Estourar o carrapato também não é indicado, pois a fêmea se estiver inchada, liberará no ambiente futuros carrapatos.

Após remover o carrapato da pele do cachorro, limpe muito bem com álcool o lugar onde o carrapato estava alojado. Mesmo assim é possível que fique algum resíduo de saliva dos carrapatos, que acabam ocasionando uma pequena ferida com coceira no local afetado, mas tenha em mente que esta situação acontece ao tirar carrapato de cachorro, devido a saliva deixada pelos carrapatos e não pelo fato de ter ficado a “cabeça” dele na pele do cachorro, como muitas pessoas acreditam. Na verdade isso é praticamente impossível de acontecer.

Como remover o carrapato da pele do cachorro

Como remover o carrapato da pele do cachorro

 Qual é a maneira correta de tirar carrapatos?

  • Primeiro passo: A primeira coisa a fazer para tirar carrapato do cachorro é certificar-se de que de fato ele tem um carrapato preso em seu corpo. Portanto, antes de tirar o carrapato do cachorro, é importante identificar se de fato é o ácaro que está alojado na pele de seu pet. O carrapato tem um corpo ovalado, e as cores variam um pouco entre o acinzentado e o marrom. As fêmeas são diferentes do macho e podem crescer muito quando estão ingurgitadas (cheias de sangue). Veja no infográfico que preparamos para você o formato do corpo do carrapato. Em geral carrapatos se escondem em locais do corpo de difícil acesso como orelhas, virilha e entre os dedos.
  • Segundo passo: Você vai precisar de uma pinça, um par de luvas, algodão e álcool para matar o carrapato. A pinça não poderá quebrar o carrapato e deve ser própria para retirada de carrapatos. Quando o carrapato se fixa na pele, é comum que ele tente enterrar sua cabeça sob a pele utilizando também a saliva, o que acaba dificultando na hora de tirar o carrapato. Também é importante, nunca tirar carrapato de um cachorro sozinho, pois devido o incômodo que causa na pele, o cachorro pode acabar fugindo e o carrapato pode continuar fixo na pele causando muita coceira e podendo provocar a Doença do Carrapato.
  • Terceiro passo: com a ajuda da pinça, tire o carrapato pela cabeça. Segurando pelo corpo aumentam as chances do carrapato quebrar ao meio e a parte da frente do carrapato manter-se fixada na pele do cachorro.
  • Quarto passo: Assim que tirar o carrapato do cachorro, coloque o carrapato em um vidro com álcool e feche, isso irá matá-lo. Não esprema nem jogue no lixo, pia ou descarga, pois o carrapato provavelmente não morrerá correndo o risco de ficar no ambiente provocando uma infestação.
  • Quinto passo:caso você necessite tirar mais carrapatos de seu cachorro repita o processo e reforce o tratamento no ambiente. veja mais no artigo: Como acabar com carrapatos.

 

Mantenha o carrapato morto preservado em um vidro hermeticamente fechado, rotule o vidro com a data em que foi retirado o carrapato. Isto pode parecer estranho, mas se o seu cachorro adoecer, você poderá utilizar o carrapato para identificar qual a espécie e talvez possa ter alguma utilidade no tratamento de seu cachorro.

Nunca tente tirar carrapato de cachorro sem usar luvas, ou esmagando-o entre seus dedos. Se você fizer isso, estará colocando sua saúde em risco, além de contaminando novamente o ambiente.  Se o seu cachorro estiver doente e você recentemente encontrou um carrapato nele, procure um veterinário imediatamente. A maioria das doenças transmitidas por carrapatos podem ser tratadas com sucesso se o diagnóstico for feito rapidamente de forma correta. Mas a demora para tratar o cachorro pode ser um grande risco para a vida de seu cachorro.

Veja + Sobre carrapatos aqui no Blog do Cachorro

Doença do Carrapato – Erliquiose e BabesioseCUIDADOS

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Conhecida como doença do carrapato, a erliquiose e a babesiose são doenças transmitidas pelo carrapato, o carrapato pica um animal doente e depois pica um animal sadio, transmitindo assim estas…

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatosCUIDADOS

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Como evitar que meu cachorro pegue carrapatos? 10 dicas de como manter seu cachorro protegido e livre de carrapatos…

Como acabar com carrapatos?

Como acabar com carrapatos? Quando nosso cachorro pega carrapatos, não é apenas a tranquilidade de seu animal de estimação que deve ser considerada. Obviamente, a coceira é algo terrível para…

Vacina contra doença do carrapato

Foi descoberta de maneira acidental uma vacina a muitos anos aguardada por todos que possuem cachorros em suas casas…

 

Veja + Como tirar carrapato de cachorro

  (Vídeo em inglês)

Saiba + Sobre como  tirar carrapato de cachorro

Como remover o carrapato (texto em inglês)



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro