Adestramento
setembro 1, 2014 postado por Blog do Cachorro


Seu cachorro vomita no carro?

Como faço para que meu cachorro não vomite no carro?

Seu cachorro vomita no carro? – Se você não sabe mais o que fazer para que seu cachorro se acostume a passear de carro sem vomitar, fique calmo, vamos ajudá-lo a fazer seu cãozinho adorar andar de carro com você e sua família.

Assim que seu cão entra no carro ele muda de comportamento, tornado-se quieto, tremendo, babando muito e logo depois acaba vomitando? O que deveria ser um momento de descontração torna-se um pesadelo para todo mundo da família?

Os comportamentos de cães que passam mal durante passeios de carro, podem variar um pouco de cachorro para cachorro, mas a verdade é que uma simples viagem de carro pode se tornar uma tortura para cães que têm enjoo desencadeado pelo movimento. Os sintomas são náusea, babar, dificuldade de respirar, coração disparado e finalmente o cachorro começa a vomitar.

Porque seu cachorro enjoa com o movimento do carro e como você pode resolver esse problema

Por que o cachorro fica enjoado quando anda de carro?

Por que meu cachorro vomita no carro?

Por que meu cachorro vomita no carro?

Seu cachorro vomita no carro? – Da mesma maneira que acontece com algumas pessoas cães podem desenvolver a “doença do movimento”. Este tipo de doença é caracterizada pelo enjoo devido ao movimento. Isso acontece, pois os olhos passam a mensagem de que você, ou o cachorro está parado, no entanto os ouvidos dizem o oposto. O que causa este mal estar é a contradição de informações, pois o líquido dos ouvidos internos passa ao cérebro uma informação diferente. A reação de enjoo é uma resposta do corpo que está sinalizando que algo está errado.

Geralmente, os sintomas que são resultantes do movimento do líquido dos ouvidos internos, podem ser curados temporariamente se você administrar alguns tipos de remédio, como Dramin, por exemplo.

No entanto, nem sempre a causa de um cachorro vomitar durante os passeios de carro são causados pela “doença do movimento”.

Dicas para seu cachorro parar de vomitar no carro

Dicas para seu cachorro parar de vomitar no carro

Seu cachorro vomita no carro? – O simples ato de entrar no carro, pode desencadear uma série de efeitos psicológicos em um cão que não esteja habituado a andar de carro. Muitas vezes um cachorro pode associar um passeio de carro a idas ao veterinário, por exemplo, e isso realmente não traz doces lembranças para este cachorro. É mais comum que filhotes tenham este tipo de enjoo de carro, mas cachorros que quase nunca andam de carro também podem sofrer bastante com este tipo de experiência.

Cachorros gostam muito de compreender exatamente tudo o que está acontecendo com eles, por isso, mudanças de rotina são geralmente pouco saudáveis para a vida de um cão. Portanto se o cachorro não está acostumado a passear de carro ele provavelmente irá ficar com medo, pois isso não faz parte de sua rotina, ele não sabe o que resultará desta viagem de carro, certo? Em virtude disso, ele sentirá um certo nervosismo que irá resultar em enjoo e provavelmente culminará em vomito. Viagens esporádicas de carro geralmente resultarão em um comportamento ansioso e farão seu cachorro ficar enjoado.

Seu cachorro vomita no carro? – O que você precisa fazer é condicionar o comportamento de seu pet, mostrando para ele que o carro não é sinônimo de medo, mas sim de alegria.

Como posso saber se meu cachorro irá vomitar no carro?

Seu cachorro vomita no carro? – Quando um cachorro não está se sentindo bem ele muda seu comportamento. É bastante evidente que algo não está bem com seu cachorro se você observar que suas atitudes estão evidenciando algum mal estar. Se você estiver em uma viajem com a família e precisar fazer uma parada, não esqueça de que precisa ficar atento com a segurança de seu cachorro. Nunca saia do carro, mesmo que seu cachorro esteja no colo, caso ele não esteja com coleira e guia, cheque se ela está muito bem engatada (Nestas ocasiões o cachorro pode ter comportamentos imprevisíveis como fugir, por exemplo). Também cabe aqui, comentar que você nunca deve viajar com um cachorro, adulto ou filhote, que não esteja com todas as vacinas em dia.

Comportamento de um cão que apresenta enjoo no carro:

  • Quando ele boceja constantemente;
  • Quando ele fica mais quieto do que o normal;
  • Quando ele treme;
  • Quando ele fica apático;
  • Quando a respiração dele fica alterada;
  • Quando ele apresenta um comportamento estranho;
  • Quando ele baba demais;
  • Quando ele apresenta náuseas;
  • Quando ele vomita.

Como posso saber o motivo pelo qual meu cachorro está vomitando no carro?

Ensine seu cachorro a viajar de carro sem vomitar

Ensine seu cachorro a viajar de carro sem vomitar

Seu cachorro vomita no carro? – Geralmente cães que vomitam no carro devido a “doença do movimento”, como já vimos anteriormente, ficam apáticos e quietos, babam muito e vomitam.

Para saber se seu cão está enjoando e vomitando no carro devido ao medo. Uma das maneiras de identificar que o medo é a causa dos vômitos e enjoos, é se o seu cãozinho estiver tremendo, lamentando-se, latindo, resistindo a entrar no carro ou apresentando um comportamento hiperativo.

Se este for o caso de seu cachorro, a melhor maneira de fazer com que ele pare de vomitar no carro é o adestramento. A intenção do adestramento para cães que enjoam e vomitam no carro é curá-lo, fazendo com que ele sinta-se confortável no carro.

Como tratar os enjoos ou impedir que meu cachorro vomite no carro?

Seu cachorro vomita no carro? – Primeiro você precisa identificar qual é a causa que está motivando seu peludo a vomitar no carro. Se o caso dele for realmente a “doença do movimento”, você precisa consultar seu veterinário para usar uma medicação para auxiliar como coadjuvante no tratamento da ansiedade provocada pelo movimento do carro.

Geralmente é complicado saber avaliar precisamente qual dos motivos está levando seu cãozinho a vomitar no carro, alguns cães também podem apresentar o problema devido a uma associação de medo e problemas relacionados ao movimento que afetam o equilíbrio de seu corpo.

Por isso para que seu cachorro possa andar de carro, talvez seja interessante associar um adestramento com condicionamento e emoções positivas a alguma atitude que possa evitar o enjoo no carro.

Seu cachorro vomita no carro? – Exitem medicamentos que podem ser indicados e ser úteis para controlar o enjoo e vomito no carro. Algumas pessoas também optam por utilizar opções de tratamento homeopático.

Antes de iniciar o tratamento passe com seu pet por uma consulta veterinária a fim de ajustar a dosagem, fazer um chek-up e ver se não existe nenhum outro tipo de problema mais importante com a saúde de seu amiguinho.

 

Seu cachorro enjoa no carro? Veja o que você pode fazer!

Seu cachorro enjoa no carro? Veja o que você pode fazer!

Provavelmente seu veterinário irá optar em utilizar medicamentos como:

  • Os anti alérgicos, são frequentemente utilizados para reduzir os sintomas em cães que apresentam problemas com viagens de carro. Eles costumam provocar sonolência causando uma sedação branda nos cachorros. Desta forma, os anti-histamínicos acabam atenuando a salivação excessiva, e aliviando o mal estar. Junto ao seu veterinário vocês poderão definir, avaliando os sintomas de seu pet, se esta é a opção mais indicada para o caso de seu peludo.
  • Os antieméticos são uma opção também bastante utilizada por proprietários de cães que apresentam mal estar quando estão andando de carro. São medicamentos que possuem como principal característica o alívio dos sintomas relacionados ao enjoo, náuseas e vômitos. Muitos dão sono, e fazem com que o cachorro fique calmo e não sinta os efeitos negativos que o carro provoca.
  • Para casos muito graves existem veterinários que podem indicar a sedação. Entre todas as possibilidades a primeira é sempre a mais indicada e que trará menos efeitos colaterais. Se seu cachorro demonstra um nível muito crítico de ansiedade por andar de carro, tente treiná-lo com condicionamento e reforço positivo antes de optar por medicá-lo.

 

Seu cachorro vomita no carro? – Talvez as coisas fiquem impressionantemente mais tranquilas com um pouco de esforço e muito carinho.

Aprenda como andar de carro sem seu cachorro vomitar

Aprenda como andar de carro sem seu cachorro vomitar

Como ensinar o cachorro a andar de carro sem vomitar?

Seu cachorro vomita no carro? – Você precisa fazer com que seu cão associe, o carro, com coisas boas. Se necessário, demore mais duas semanas antes de andar com ele de carro para testar se ele está ou não tendo enjoos.

  • Procure tornar o ambiente do carro o mais confortável possível para seu pet, experimente colocar uma cama, brinquedos ou outro objeto que seu cãozinho considere familiar como um cobertor no lugar onde o seu peludo irá ficar durante o passeio.
  • O primeiro passo é entrar com seu cão no carro com as portas e as janelas abertas e fique com ele, conversando em tom encorajador, fazendo carinhos e massagens durante 10 ou 20 minutos, todos os dias, durante uma semana. Não ligue o carro, no máximo coloque uma música, se você está acostumado a ouvir músicas no carro. Procure escolher uma música tranquila e relaxante. Esta atividade, fará com que seu cachorro comece associar o carro como algo bom e ficar com ele dentro do carro com as janelas abertas e o motor deligado, construirá emoções positivas para você iniciar um treinamento.
  • O segundo passo é absolutamente igual ao primeiro só que desta vez você irá oferecer ao seu cão um prêmio. Ligue o motor, e ofereça a ele uma recompensa como um petisco, faça isso sempre que ligar o motor. Não desligue o motor se ele entrar em estado de ansiedade. É importante que o cachorro consiga ficar calmo enquanto o motor está ligado. Assim que ele se acalmar, sentirá que o carro não é um perigo e vocês terão avançado mais uma etapa do treinamento (entrar no carro e sentir o motor ligado).
  • O terceiro passo envolve avançar mais uma etapa. Entrar no carro, ligar o motor e movimentar o carro uns metros para a frente e depois para trás. Claro que você terá que ir recompensando seu cachorro, toda vez que o carro se movimentar. A chave do sucesso é a repetição e a recompensa. Quantas mais vezes fizer isto, mais ele se sentirá seguro. Você pode utilizar todo tipo de recompensa, carinhos, incentivos verbais e petiscos.
  • O último passo é fazer um pequeno passeio de carro aumentando o percurso gradualmente. Prepare o lugar para que ele sente-se confortavelmente como você tem feito com o carro parado. Conduza o cachorro para que ele se acomode em seu lugar dentro do carro. Ligue o motor e deixe o carro parado por alguns minutos antes de começar a andar. Veja como está a reação de seu cachorro e se achar que é possível dê algumas voltas no quarteirão. Mantenha o foco em fazer apenas percursos curtos. Nunca faça um passeio neste momento que seja superior a 15 minutos e repita os passeios durante pelo menos 7 dias.
  • Recompense seu cão com uma experiência positiva no final de cada viagem curta. Uma boa caminhada ou uma brincadeira que ele goste muito, você também pode brincar de pega pega com ele em seu quintal e no final, presenteie seu pequeno com seu petisco e uma sessão de carinhos e voz de incentivo.
  • Aumente o tempo dos passeios  gradualmente, sempre com uma interação positiva para que ele saiba que está fazendo algo que lhe deixa muito feliz. Quando chegarem a andar 30 minutos de carro sem que ele demonstre ansiedade, enjoe e vomite, poderão arriscar uma vigem juntos. As experiências positivas devem fazer com que seu cachorro deseje entrar no carro sem nenhum relutância. Ele irá associar o carro com momentos especiais junto a quem ele mais ama, e saberá que um passeio de carro sempre termina em diversão.
  • O próximo passo é associar os passeios de carro a destinos interessantes e prazerosos para seu peludo. Se você mora perto de um parque, por exemplo, leve-o para um bom passeio de coleira. Se você mora perto da praia, leve-o para uma boa brincadeira na areia. Com o tempo, seu amigão de quatro patas vai associar as saídas de carro aos passeios que ele tanto gosta e vai acabar deixando de lado o medo de carro. Lembre-se que o processo inverso pode ser muito negativo, ou seja, o cachorro que toda vez que entra no carro acaba fazendo uma visita ao veterinário que ele tanto teme vai acabar por associar o carro a uma experiência desagradável.

Se meu cachorro ainda assim continuar vomitando no carro o que devo fazer?

Como ensinar seu cachorro a não vomitar no carro

Como ensinar seu cachorro a não vomitar no carro

Seu cachorro vomita no carro? – Em geral, pelo menos para a grande maioria dos cães este treinamento funciona muito bem.

Você pode adotar algumas outras medidas que irão impedir que seu cãozinho apresente enjoo de carro.

Evite oferecer comida e água antes dos passeios de carro, o estômago cheio aumenta as chances de vômito; o ideal é que seu cão não tenha se alimentado por um período de aproximadamente 4 horas antes de um passeio de carro.

Se seu cão ainda assim continuar enjoando, experimente passear com ele no banco da frente. Normalmente a visibilidade do banco da frente é mais ampla e a sensação ruim devido ao movimento do carro é atenuada, ajuda com a sensação de desorientação e diminui o mal-estar.

Lembre -se de nunca deixar seu cão sozinho em um carro quente. Certifique-se sempre que o carro esteja bem ventilado, com janelas fechadas, mas abertas o suficiente para que seu cachorro tenha como respirar, mas não tão aberta a ponto que ele consiga pular ou cair do carro. Se durante a viagem estiver enfrentando engarrafamentos, ligue o ar condicionado para garantir que seu cachorro fique confortável no carro e não adquira nenhum trauma devido a viagem, se uma situação como estas acontecer, talvez todo seu esforço poderá ter sido inútil e seu cachorro nunca mais irá desejar entrar em um carro novamente.

 

Saiba + Sobre viagem de carro com seu pet

A primeira viagem de carro com seu gato

Saiba + Sobre carros e cachorros no Blog do Cachorro

Passeios de carro com o cachorro

O silêncio do cachorro no carro

Cinto de segurança para cachorros

Saiba + Tudo sobre cachorros

Passaporte Canino – Como tirar passaporte para cães

Cuidados e Saúde

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Como comprar um cachorro de raça?

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Como escolher um cachorro?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Pneumonia em cães

Parto da Cachorra, o que fazer?

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Cuidados com a cadela gestante

Gripe canina – Tosse dos Canis

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Tudo sobre glândula anal ou adanal em cães

Por que cachorro uiva?

Quando eutanasiar meu cachorro?

Tudo sobre otohematoma – O que é otohematoma?

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Intoxicação por veneno de rato em cães

Cachorros podem comer ração para gatos?

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Receitas para cachorro doente

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Tudo sobre a raça Basset Hound

História e Evolução das Raças Caninas

Cachorros podem beber leite?

Lulu da Pomerânia – Spitz Alemão Anão

Como cuidar de uma cadela no cio

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

Tireoide canina

23 fotos de cães de raça

Por que cachorros comem terra?

Cachorro pode comer chocolate?

Cachorro pode comer feijão cozido?

 

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro