Adestramento
julho 21, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Dicas por Ricardo Tamborini – Por que os cachorros roem?

Para os cães o ato de roer pode ter diversas associações possíveis, um filhote vai naturalmente querer mastigar tudo que encontra pela frente. Isso faz parte do desenvolvimento normal de todos os filhotes.

E isso se deve a 3 motivos principais, irritação nas gengivas devido a troca e crescimento dos dentes, ou algum problema nas gengivas, curiosidade (por querer pegar tudo o que vê pela frente) e em alguns casos stress.

Seu cachorrinho pode roer as coisas como uma forma de relaxar. Colocar a boca em objetos aleatórios dá uma sensação de prazer para o cachorro. Alguns cães também mordiscam coisas para aliviar o tédio, especialmente se eles não tiverem outras formas de distração como o exercício ao ar livre ou brincadeiras com a família.

Roer e mastigar objetos pode ser uma forma do cachorro chamar sua atenção!

Roer - Por que os cachorros mastigam tudo?

Roer – Por que os cachorros mastigam tudo?

Outro fator que pode desencadear o comportamento de seu cão roer é a troca da dentição. Roer é um comportamento típico em filhotes que estão começando a descobrir os ambientes ao seu redor.  Quando filhotes, roem objetos você deve ficar atento, pois frequentemente este comportamento ocorre devido ao desconforto do processo de troca da dentição. Se os dentes do seu filhotinho estão trocando, não se surpreenda se ele começar a roer mais do que antes. Os dentes definitivos dos filhotes geralmente começam a nascer quando eles estão entre 6 e 7 meses de idade.

O comportamento de roer objetos também pode ocorrer quando seu cachorro estiver querendo brincar isso é muito comum especialmente para os jovens. Filhotes brincam de mordiscar seus irmãos durante as primeiras semanas de suas vidas, eles mordem os irmãos e lutam uns com os outros, este comportamento é natural e importantíssimo para a formação da personalidade de cada cachorro. Alguns cães estendem este comportamentos para a idade adulta. Portanto, provavelmente se o seu cão mastiga tudo que vê pela frente, talvez ele não esteja tentando incomodá-lo,  ele está apenas tentando se divertir.

Alguns cachorros mordiscam coisas como uma forma de lidar com emoções desagradáveis. Os cachorros são muito inteligentes, se ele perceber que mordiscar coisas é uma maneira infalível de chamar sua atenção, ele irá começar a mastigar as coisas.

Se o pobre cachorro estiver passando por qualquer tipo de desconforto da gengiva devido a problemas dentários, ele pode começar a mordiscar as coisas para aliviar a intensidade do incômodo. Se você suspeitar que seu cão pode ter um problema dental, agende uma consulta veterinária imediatamente. A gengivite pode ser a culpada.

Se roer coisas evoluir para mordiscar as pessoas, observe com atenção a eventuais indícios de agressividade em seu cão, neste caso você deve corrigir imediatamente o comportamento dele. Se seu filhote te irrita, ou irrita as pessoas com brincadeiras de morder, de uma boa bronca e reclame em alto e bom som, cruze os braços e ignore-o por alguns minutos.
Em uma matilha de cães, quando filhotes ficam muito agressivos, os outros soltam um ganido e o ignoram, corrigindo naturalmente esse comportamento.

Portanto evite deixar objetos (calçados por exemplo) que ele não pode pegar espalhados pela casa, e dê coisas que ele possa mastigar, como brinquedos ou ossos. Eu recomendo ossos de couro comprados em lojas de animais. Ossos de verdade podem, às vezes, lascar e ficar presos na garganta.

Ricardo Tamborini Fan Page

Veja + Sobre Assuntos relacionados a alimentação de seu cachorro

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem grama?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini