Adestramento
janeiro 30, 2015 postado por Blog do Cachorro


Reforço positivo – dicas de adestramento

Os cães, como todos nós sabemos, são animais inteligentes, capazes de aprender e reter lições ao longo da vida. Apesar dos inúmeros métodos de adestramentos que podem ser utilizados para educar um cachorro, o adestramento a base de reforço positivo é um dos mais indicados para ensinar a um cachorro tudo aquilo que ele vai precisar para conviver em harmonia com você e sua família.

Desde filhote, quando ensinamos nosso pequeno peludo o que é “sim” e “não” e a fazer suas necessidades no lugar certo, o adestramento com reforço positivo pode ser utilizado e é, de fato, um método que se prova eficaz na maioria dos casos. É importante que o proprietário tenha em mente que mesmo depois de adulto o reforço positivo é útil para que o cão continue  a se comportar da maneira apropriada, dentro e fora de casa.

Reforço positivo - dicas de adestramento

Reforço positivo – dicas de adestramento

O reforço positivo é um método de adestramento que não utiliza nenhum tipo de agressividade, e não há a necessidade de corrigir os hábitos ruins do seu cachorro reprendendo-o. A ideia é exatamente o oposto disso. Através da repetição dos exercícios e do reforço positivo oferecido toda vez que o seu cachorro faz corretamente o que se espera dele, as lições começam a se fixar de maneira surpreendente. Para isso, basta seguir algumas dicas essenciais para o sucesso do treinamento.

Reforço positivo – como adestrar utilizando o reforço positivo

A primeira dica e, talvez a mais importante, seja a adequada socialização do cachorro. Se você espera que seu amigão tenha um comportamento tranquilo em relação a outras pessoas e a outros animais, você precisa garantir que ele passe por experiências positivas ao longo da vida, preferencialmente desde pequeno. Outra coisa que ajuda muito durante as seções de adestramento são os objetos e guloseimas que podem ser utilizados para o reforço positivo em cada exercício. Brinquedos, bolinhas e petiscos são muito bem vindos na hora de agradar o seu cachorro, e esse agrado deve ser associado a resposta dele em cada situação. Até mesmo um carinho ou uma brincadeira com um brinquedo que ele adora pode gerar o resultado esperado. Outra dica é tirar da vista do cachorro os objetos que podem desviar a sua atenção durante as aulas. Deixe os objetos muito coloridos ou que possam de alguma forma chamar a atenção de seu cão fora do seu alcance visual e evite durante as aulas as brincadeiras que possam atiçar o cão, deixando-o excitado demais.

Para facilitar o início desse processo, que pode ser lento e trazer pouco resultado nas primeiras seções, vamos listar abaixo algumas dicas essenciais para o sucesso do treinamento.

Reforço positivo - dicas de adestramento

Reforço positivo – dicas de adestramento

  • A recompensa deve ser oferecida imediatamente, em questão de segundos, caso contrário o cachorro não vai associá-la com a sua resposta correta. Por exemplo, se você pediu para o seu cão sentar, a recompensa deve ser oferecida no instante em que ele responder de acordo. Nunca ofereça a recompensa antes dele completar o comando, evite até mesmo mostrar a recompensa enquanto ele não responder adequadamente ao comando.
  • Utilize comandos curtos, como “senta”, “deita” ou “fica”. Comandos curtos funcionam melhor pois são mais fáceis do cachorro memorizar e associar com a ação correspondente. Por exemplo, utilizar um comando como “senta”, vai funcionar muito melhor do que “Princesa, seja uma boa menina e senta aqui na minha frente”.
  • A repetição é a chave do sucesso. Procure evitar seções muito longas, em geral, 15 minutos por dia é mais do que suficiente. No entanto, é importante repetir as aulas todos os dias, caso contrário o treinamento será muito mais trabalhoso.
  • Toda a família pode ajudar. Se você não estiver disponível todos os dias da semana, qualquer membro da sua família pode colaborar, desde que os comandos sejam sempre os mesmos.

 

O mais interessante do método de adestramento com reforço positivo é que, mesmo que você precise encher os bolsos de petiscos durante as primeiras seções de treinamento, com o passar do tempo, o seu cachorrão vai começar a responder os comandos verbais com extrema facilidade. Isso acontece porque ele sabe que, ocasionalmente, receberá uma deliciosa recompensa, o que o motiva para obedecer a todos os comandos prontamente.

Espero que essas dicas ajudem nas aulas do seu amigão, e bom adestramento utilizando reforço positivo!

Veja + Artigos sobre adestramento e cuidados com os cachorros

Adestramento de cães – adestre você mesmo

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

10 coisas que os cachorros detestam

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Cachorro pequeno – Tamanho não é documento

É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?

Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

Alimentos que fazem mal para cachorros

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Como ensinar o cachorro a escovar os dentes?

Não pular – Faça seu cachorro parar de pula

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Problemas de visão em cachorro

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cuidados com o cachorro no inverno

Hotel para cachorro – Onde deixar o meu cachorro?

Cachorro e gravidez, pode?

Cachorro com medo de fogos? Aprenda a controlá-lo!

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

Como limpar xixi de cachorro?

Minha família está pronta para adotar um cachorro? 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro