Alimentação
abril 5, 2014 postado por Blog do Cachorro


Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro – Como preparar em casa a comida do cachorro?

Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira para seus cachorros. No entanto, os cães não podem ser alimentados com restos de comida. Além disso, inúmeros produtos que são usados no preparo de nossos alimentos, são proibidos para cachorros, podendo até fazer mal. No entanto, faz muito bem oferecer comida natural feita especificamente para seu cão. Além de ser prazeroso para ele pois o aroma e o paladar de uma comida caseira são bem mais realçados do que na ração desidratada. Cães apreciam alimentos úmidos, e a alimentação natural oferece várias vantagens nutricionais sobre a ração industrializada.

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Com a correria do dia a dia, nossos armários acabam ficando lotados de alimentos pré-cozidos e o freezer cheio de congelados. Temos cada vez menos tempo para preparar uma comida caseira para nós e também para os animais da casa, por isso acabamos oferecendo para eles cada dia mais ração, seca ou enlatada. No entanto, esses alimentos contém conservantes que podem causar problemas para boa saúde de nossos cães. Do mesmo modo que quando pensamos no bem estar de nossa família, chegamos a conclusão de que cozinhar para nós é certamente a opção mais saudável, e para nossos cachorros não é diferente. Preparando os alimentos de nossos pets em casa, podemos controlar a qualidade e quantidade dos vários ingredientes. É importante lembrar que a refeição servida para eles, deve ser balanceada (em geral, a quantidade de proteína será de 50% , 25% de vegetais, 25% de carboidratos e não se esqueça de adicionar complementos como vitaminas, minerais e ômega 3). Também é importante ressaltar que esta é uma dieta recomendada apenas para cães saudáveis! Se seu cachorro apresenta algum problema de saúde, recomendo que busque a ajuda de um nutricionista veterinário para saber exatamente o que ele pode comer. Esta é uma dieta tradicional europeia que foi aprovada por nutricionistas veterinários, e é baseada na comida que as pessoas preparavam para seus cães a gerações. Ofereço para meus cachorros a mais de 20 anos e eles simplesmente adoram.

A dose recomendada ao dia de cada tipo de alimento caseiro deve ser calculada da seguinte maneira:

Cada refeição de seu cachorro deve conter:

  • 50% de proteína,

  • 25% de vegetais,

  • 25% de carboidratos.

 

A dose diária de proteína recomendada para um cão é de:

  • 1,5% do peso de seu corpo – para cães sedentários ou com excesso de peso,

  • 2% a 3% do peso de seu corpo – para os adultos com um estilo de vida mais ativo,

  • 5% do peso de seu corpo – para filhotes.

 

As quantidades de vegetais e carboidratos devem ser calculadas com base na proporção descrita acima, tendo como base a proteína que é 50%.

* Os petiscos, não devem ser oferecidos em grandes quantidades e não necessitam ser incluídos no cálculo acima.

Receita de comida caseira para cachorro – Demora muito e sai caro fazer a comida do meu cachorro em casa?

Não necessariamente. É perfeitamente possível preparar uma comida caseira para nossos cães, sem ter que disponibilizar uma grande quantidade de tempo e dinheiro para isso. Assim como para nós, a alimentação dos animais deve ser balanceada, de modo a conter a proteína, hidratos de carbono e fibra, para que haja o equilíbrio necessário.

Receita de comida caseira para cachorro – Que tipo de ingredientes devo utilizar no preparo da comida do cachorro?

Alguns dos alimentos a serem evitados na alimentação dos cães são: doces, chocolate, em particular, uma vez que os animais não tem a enzima necessária para a sua digestão, alho e cebola. O sal deve ser usado de forma muito comedida.
Muitos açougues vendem cortes de carnes para cães, composta de vários tipos de carne picada (frango, boi) e tem um custo muito baixo. Se você não encontrar esse tipo de carne, você pode comprar um corte barato de carne moída de boi ou frango. O peixe também pode ser usado. Eu uso fígado de frango, moela, e uma pequena quantidade de coxa com sobrecoxa que contém gordura (fica muito fácil separar os ossos). Eventualmente também acrescento a limpeza de cortes de carne que utilizo para minhas refeições do dia a dia. Duas vezes por semana ofereço ovos cozidos. Fora isso, você poderá utilizar uma grande variedade de vegetais.

Receita de comida caseira para cachorro – Como devo preparar a comida do meu cão? O que cães precisam comer para manter uma dieta saudável?

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Ao preparar a comida caseira para cães, a carne deverá ser cozida em água abundante, com pouco sal, juntamente com os legumes já picados, que podem ser variados, dependendo do que você tem em casa. Um dia você pode usar vagem e cenouras, juntamente com folhas como espinafre ou couve. Outro dia, pode usar couve flor, batata sem casca, sempre em pequenas quantidades. Sempre recomendo colocar um fio de azeite de oliva, principalmente quando estiver utilizando crucíferas na alimentação do dia, para que o organismo assimile todas suas propriedades.

Sempre cozinhe as carnes antes de oferecer ao seu cão. Como já comentei, fígado, rim, e miúdos em geral, são carnes com grande valor nutritivo e costumam ser muito apreciadas pelos cães. Não exagere na quantidade de fígado bovino. Eles adoram, mas não podem comer de forma exagerada, pois pode causar intoxicação. Ovos fornecem nutrientes importantes para o cérebro, olhos e corpo e necessitam ser ingeridos de forma natural, não devem ser consumidos desidratados. É interessante, oferecer ovos quentes misturados na comida, não cozinhe demais, nem ofereça cru. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é sempre bom retirar a casca. A clara do ovo é uma fonte de proteína perfeita que contém riboflavina, magnésio, potássio, selênio e zinco. A gema contém ácidos graxos essenciais, fosfolipídeos (que contém um ou mais grupos de fosfatos que são fundamentais para a formação das membranas de todas as células do corpo), colina, luteína, vitamina D e um conjunto completo de vitaminas, incluindo tocotrienóis que são membros da família de vitaminas E e gama-tocoferol. Carne bovina, de frango, peixes em geral, devem ser oferecidas cozidas e sem ossos. Eventualmente você também poderá oferecer bifes parcialmente grelhados e também legumes crus.

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Após o cozimento, retire a carne e os legumes do caldo e deixe esfriar. Não dispense a água de cozimento, em vez disso, você irá cozinhar a massa (macarrão grano duro) ou arroz. Veja, não estamos falando aqui de produtos específicos para cães, mas os que você normalmente usa para você. Quando estiver usando macarrão, escorra parcialmente e mantenha parte do caldo para adicionar aos outros ingredientes da refeição. Se estiver cozinhando arroz, utilize apenas a quantidade de água necessária para o cozimento da porção do dia. Reserve a água restante para o cozimento da massa ou arroz a ser utilizada nos próximos dias da semana, caso opte em cozinhar a carne e legumes para a semana.

Se utilizar carne de frango, cozinhe em pedaços e tenha muito cuidado para retirar todos os pequenos ossos, pois são extremamente perigosos, pois tendem a se partir e podem perfurar o estômago do seu animalzinho. Se utilizar peixe, proceda da mesma maneira com relação a ossos e espinhos.

Nossos animais podem comer uma grande variedades de alimentos que utilizamos em nossa dieta. Beterraba contém antioxidantes que ajudam a evitar a degradação da vitamina E. Os vegetais alaranjados como cenoura, abóbora, manga, melão, quando são administrados crus são uma fonte de antioxidantes benéficos para os olhos. Você pode optar em oferecer alguns vegetais crus ou diariamente ou eventualmente, de acordo com o paladar de seu cão. Espinafre, couve e repolho são ricos em oligoelementos e contêm antioxidantes que ajudam o cérebro, olhos e corpo. Todos os vegetais de folhas verdes contêm boro, que é um outro nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro. As verduras crucíferas, como o brócolis, especialmente, possuem propriedades anticancerígenas, e como já citei necessitam ser ingeridas com um fio de azeite ou outro óleo vegetal.

A carne com legumes, pode ser cozida em quantidade suficiente para as refeições da semana e poderão ser guardadas em um refrigerador, dispensando a necessidade de preparação diária. Você só precisa preparar diariamente o arroz ou a massa. Guarde na geladeira o caldo dos legumes e utilize pequenas porções todos os dias.

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Procure servir a comida de seu peludo morna, assim o aroma fica bem convidativo e não corre o risco de queimar a língua. Alimentos cozidos não devem ser mantidos na geladeira por mais de 5 dias. Apesar de que o sal e o azeite são conservantes, a quantidade de sal não deve ser exagerada.Você não deve utilizar alho ou cebola no preparo da comida de seu cão. Estes temperos podem ser tóxicos para ele (na verdade o alho pode ser benéfico para os cães, mas precisa ter cautela na utilização. No final do artigo, indico uma leitura que fala exatamente sobre isso; Cachorro pode comer alho?). Aqui em casa, preparo a comida deles a cada 3 dias para que fique sempre o mais fresquinha possível. Mas existe a possibilidade de cozinhar a refeição para até 5 dias e conservar na geladeira, muito bem embalada. Se quiser aumentar a durabilidade, acondicione no freezer, pois dificilmente o alimento continuará adequado para consumo após 5 dias na geladeira.

Aqui no blog você também encontra 10 receitas de biscoitos caninos caseiros. Se você é vegetariano, saberá muito bem como substituir os ingredientes da receita proposta aqui, para oferecer ao seu cão, todos os valores nutricionais de forma balanceada e adequada para sua saúde exclusivamente através de vegetais. Eu particularmente sou contra a alimentação de cães a base de vegetais, eles são animais carnívoros e isso não deveria ser imposto aos cães, pois vai contra sua natureza. Cães necessitam de 50% de proteína em cada refeição, então deve adequar a dieta a fim de suprir esta necessidade. É importante comentar que a proteína a base de carne, não deve ser gordurosa, a fim de não provocar aumento de peso. Ao preparar a comida de seu cachorro em casa, você está oferecendo uma alimentação saudável e saborosa, e certamente a experiência de seu animal estará sendo infinitamente mais prazerosa do que a de um cão que come apenas ração seca, ou alimentos enlatados. Também é aconselhável que para que a dieta de seu cão fique perfeitamente adequada, você adicione as doses recomendadas para seu peso, de um suplemento vitamínico, como o Aminomix e também inclua nas refeições diárias vitamina E, ômega3 e ômega6.

E aí, não é fácil preparar uma refeição saudável diariamente para seu peludo? Experimente, tenho certeza que seu amigão vai adorar.

Se você está convencido a preparar para seu cachorro uma refeição caseira,  sugiro a leitura complementar do artigo que escrevi no blog Cachorro pode comer isso?, que oferece dicas preciosas para quem deseja alimentar seu cão com comida caseira.

5 dicas para preparar ração caseira para cães

Saiba + Sobre alimentos que seu cão pode comer

Cachorro pode comer alho?

Cachorro pode comer isso?

Comidas de pessoas aprovadas para cachorro texto em inglês

Veja + Sobre alimentação canina

Aprenda 10 receitas diferentes de biscoito canino caseiro

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Receitas para cão doente

Leite para cães – Substituto de leite materno

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Cães podem comer pasta de amendoim?

Imunidade – Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Arroz para cães – Cães podem comer arroz?

Cães podem beber leite?

Cães pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Alimentos que fazem mal para os cães

Os perigos da ração industrializada para cães

Comidas que cães não podem comer

Cachorro pode comer feijão cozido?

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro