Saúde
janeiro 10, 2014 postado por Blog do Cachorro


Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Picada de inseto em cachorro pode ser perigoso? Quais são os sintomas causados por alergia a picadas de insetos em cachorro? Como tratar um cão picado ou mordido por um inseto? Picada de inseto em cachorro pode deixar o cachorro paralitico? Meu cachorro foi picado por um inseto ele corre algum risco de saúde? Cachorros são suscetíveis a desenvolver alguma reação alérgica a picadas de insetos?  Estas são algumas das dúvidas mais frequentes entre pais e mães de cachorros de primeira viagem, quando seus cães acabam sendo picados ou mordidos por algum inseto. Infelizmente a verdade é que picadas ou mordidas de alguns insetos podem realmente ser muito perigosas para alguns cachorros…

Saiba o que fazer caso seu cão seja picado por insetos

Cachorros tem um espírito investigativo muito marcante o que lhes confere uma personalidade extremamente cativante, no entanto este tipo de comportamento pode causar aos nossos cães uma série de perigos como por exemplo uma dolorosa picada de formiga em seu lindo focinho, afinal,  formigas existem em qualquer lugar. Algumas espécies de formigas dão picadas bastante dolorosas naqueles que chegam muito perto. Este espírito curioso de nossos peludos, pode deixar nossos cães suscetíveis a uma série de perigos, como um ninho de abelha ou mesmo um inocente canteiro de flores, onde possam ter pequenos insetos escondidos.

Não é nada incomum para um cachorro ser picado ou mordido por um inseto como abelhas, vespas, marimbondos, moscas, mosquitos, e também alguns invertebrados artrópodes como escorpiões e alguns tipos de aranhas. Mas a reação à estas picadas ou mordidas, podem variar de acordo com o organismo de cada cão e com o tipo de inseto. Assim como alguns seres humanos são mais suscetíveis a ter alergia a certas picadas de insetos os cachorros também são. Alguns cachorros ao começarem a se coçar bastante, logo farão com que você associe com pulgas, no entanto pulgas não são a única causa que podem levar um cachorro a ter irritações de pele e coceiras.

Insetos - Picadas e mordidas em cachorros - O que fazer?

Insetos – Picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Embora a maioria de picadas ou mordidas de insetos normalmente cause apenas um leve e passageiro desconforto no local, alguns tipos de picadas de insetos podem causar sintomas mais severos. Em alguns casos o sintomas podem ser mais graves, em especial se o seu cachorro for alérgico às enzimas liberadas pelo inseto. Quando um cão é picado por algum inseto, os sinais mais comuns são vermelhidão e inchaço no local da mordida. Quando ocorrem reações mais severas, o cachorro pode apresentar urticária, que poderá aparecer junto com inchaço, normalmente na face e no focinho. A gravidade destas reações podem variar desde uma simples erupção cutânea com coceira, até alterações mais graves, em especial no sistema respiratório, cardiovascular e gastrointestinal. Nesses casos, o cachorro pode apresentar sinais de pressão arterial baixa, vômitos, diarreia e dificuldade para respirar, podendo até levar o cachorro a óbito se não tratado rapidamente.

Mordidas e picadas de insetos podem também causar sintomas muito sutis ou até mesmo podem não causar sintomas. No entanto, em alguns casos as picadas de insetos como acabei de comentar, podem causar uma reação alérgica no cachorro que pode até colocá-lo em rico de vida.

Insetos voadores, como abelhas e vespas são mais comuns durante a primavera e verão. Cães possuem uma atitude instintiva que os leva a cheirar tudo para perceber o mundo ao seu redor e justamente por isso, muitos cachorros geralmente acabam sendo picados no focinho. Outros cães ao tentar morder alguns insetos, também acabam frequentemente sendo picados na boca. Nestes casos, se houver um ferrão visível, você poderá tentar removê-lo com uma pinça e aplicar uma pomada antibacteriana tópica, no entanto, muitos cães podem não suportar a dor e impedir que você consiga retirar o ferrão com segurança, neste caso é indicado levá-lo o mais rápido possível para o veterinário, pois ele saberá como imobilizar o cão para remover o ferrão com segurança.

Grande parte das aranhas não são venenosas, mas mesmo assim se seu cachorro for mordido por uma aranha, a mordida poderá causar inchaço e dor localizada. Existem aranhas no Brasil como as aranhas marrons que possuem picadas necrosantes e dolorosas ou ainda as aranhas armadeiras que são extremamente venenosas e suas mordidas podem ser muito graves, provocando necrose localizada da pele atingida e em alguns casos, caso não haja socorro imediato, pode levar o cachorro a morte. A aranha viúva negra por exemplo, pode causar inchaço leve no local afetado, no entanto, pode causar além de dor intensa um paralisia no cachorro que pode durar até 48 horas. Portanto se seu cachorro for mordido por uma aranha, leve-o imediatamente ao veterinário e se possível, capture a aranha em um vidro para que seu veterinário identifique a espécie de aranha que atacou seu cão.

Picada de insetos em cachorro - O que fazer?

Picada de insetos em cachorro – O que fazer?

Carrapatos são os insetos mais comuns que atacam nossos animais e a picada de um carrapato não só pode causar inchaço no local, mas também pode transmitir doenças. Tenha muito cuidado ao remover um carrapato da pele de seu cachorro. Se você tem problemas com carrapatos em seu jardim, é sempre indicado pulverizar o ambiente e tratar constantemente seu cachorro, tenha em mente que a melhor defesa contra carrapatos é a prevenção. Saiba mais sobre como tirar carrapatos do cachorro e como manter seu cachorro livre dos carrapatos lendo estes artigos.

Alguns cachorros sofrem muito com alergias de pulgas, alguns se coçam e se mordem tanto que chegam a causar feridas na pele. Pode-se observar perda de pelos ao redor e sobre cauda de alguns cães com alergia à picadas de pulgas, devido à coceira intensa, que nada mais é do que a reação alérgica à saliva de pulgas. Utilize um pente úmido para escovar seu cachorro, assim ficará mais fácil identificar se este é o problema que está causando coceiras em seu cão. Se ao abrir a pelagem de seu cachorro você identificar pintas pretas, que muitas vezes, devido a coloração do cachorro podem ser confundidas com sujeira, pegue uma bola de algodão, umedeça com água e passe no cachorro. Desta forma, caso ainda tenha dúvidas, você terá certeza se trata-se de um cão infestado por pulgas ou não. Em cães alérgicos à pulgas, é importante tratar tanto o cachorro, quanto o ambiente em que ele vive. Para saber mais sobre como tratar um cachorro com pulgas leia este artigo.

Cães que apresentem algum inchaço facial, dificuldade respiratória, dor ou coceira intensa devem ser levados ao veterinário imediatamente!

Sintomas mais comuns de reações graves à picadas e mordidas de insetos

  • Inchaço das pálpebras caso seja este o local da picada ou mordida
  • Inchaço das orelhas caso seja este o local da picada ou mordida
  • Inchaço dos lábios, ou em reações alérgicas graves, todo o rosto – uma condição chamada angioedema
  • Se a picada ou mordida for na boca ou nariz do cachorro, o inchaço pode ser significativo, resultando em dificuldade respiratória
  • Urticária apresentando vergões na pele, apresentando coceira e podendo até resultar em choque anafilático
  • Dificuldade de respirar
  • Fraqueza ou vertigem podendo resultar em desorientação
  • Pulso lento ou enfraquecido
  • Perda de consciência
  • Aumento na frequência cardíaca
  • Febre muito alta
  • Extremidades geladas
  • Leve a grave tremor ou agitação
  • Vômitos persistentes ou diarreia
  • Pressão Baixa

 

Os insetos que sugam sangue, incluindo carrapatos, pulgas e mosquitos, tem uma enzima na saliva que faz com que o local da mordida inche e inflame, por isso pequenas vermelhidões podem aparecer na pele.
Picadas de aranha costumam causar maior impacto ao tecido que se torna inchado como resultado do veneno injetado pela aranha.
Se seu cachorro apresentar um edema grave, não deixe de levá-lo imediatamente ao veterinário, certamente esta será a melhor atitude para preservar seu cachorro de um risco mais eminente à sua saúde.

Picadas ou mordidas que afetam apenas levemente o local atingido podem ser tratadas tranquilamente em casa, é sempre importante que você continue a monitorar de perto a evolução do quadro alérgico de seu cachorro, mantendo uma atenção por vários dias a fim de garantir que o inchaço não piore e que a região afetada não infeccione. Se o seu cachorro estiver lambendo constantemente a picada ou mordida, a ferida poderá evoluir para uma dermatite por lambedura, de qualquer maneira, esta atitude irá piorar consideravelmente o machucado, neste caso você deve estar mais presente e tentar impedi-lo de lamber o local, caso seja impossível, um colar de cone de plástico poderá impedi-lo de lamber a ferida.

Picada de insetos em cachorro - O que fazer?

Picada de insetos em cachorro – O que fazer? – Receitas caseiras

Receitas caseiras para aliviar o ardor e coceira de picadas e mordidas de insetos sem gravidade para seu cachorro

  • Para picadas ou mordidas de formigas e outros insetos que causem coceira o bicarbonato de sódio com água aplicada na picada ou mordida irá ajudar a aliviar a dor, irritação e coceira.
  • Em cães com múltiplas picadas ou mordidas, um banho de aveia poderá ajudar a acalmar a pele.
  • Prurido e desconforto também podem ser aliviados com a aplicação de loção de calamina (minério de zinco) sobre a picada ou mordida.
  • Leite de magnésia também pode ser aplicado sobre a pele irritada para aliviar a dor e irritação.
  • Uma colher de chá de Sais de Epsom dissolvidos em duas xícaras de água quente também pode ser usado para banhar seu cachorro e acalmar a pele irritada, estes sais podem acelerar a capacidade de regeneração da pele. E você pode utilizar quantidades maiores se necessário.
  • Hamamélis ou cidra de maçã podem ser aplicadas utilizando uma bola de algodão, tanto em vermelhidões quanto em coceira ou inchaço na pele de seu cão, para aliviar a irritação e coceira.
  • Para reduzir o inchaço, utilize uma bolsa de gelo sobre a área afetada por alguns minutos, repetindo periodicamente durante todo o dia.
  • Para picadas de abelhas e vespas uma opção é aplicar um pouco de gel de aloe vera. O aloe vera tem ação calmante e irá aliviar a dor e a queimação.

Saiba + Sobre Picadas de insetos em cachorros

Remédio caseiro para picadas de vespa em cachorros – texto em espanhol

Alergia a picadas e mordidas de insetos – texto em espanhol

Picadas de insetos – texto em espanhol

Tudo o que você necessita saber sobre picadas de insetos em cachorros

Veja + Como cuidar melhor de seu cachorro no Blog do Cachorro

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Queda de pelo e coceira em cachorros é normal?

Como acabar com as pulgas?

Como tirar carrapatos do cachorro?

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Leishmaniose visceral canina

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro