Adestramento
junho 5, 2015 postado por Blog do Cachorro


Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina - Quando surge o assunto; ranking de inteligência canina, geralmente percebemos que dois tipos de opiniões distintas afloram entre os apaixonados por cachorros:

  • Um grupo de pessoas se pergunta: Será que meu cachorro é um cão esperto?
  • Outro grupo de pessoas acredita que é simplesmente um absurdo classificar os cachorros de acordo com sua inteligência; todo cachorro é inteligente: “Afinal, quem tem cachorro sabem bem o que é isso”.

Na verdade, existiu um propósito para idealizar uma tabela de inteligência canina. O neuropsicólogo, responsável por este estudo, desejava compreender se todas as raças de cães tinham o mesmo tipo de aptidão para obedecer e trabalhar.

A Classificação das Raças de Cães Segundo o Ranking de Inteligencia

Descubra como funciona o Ranking de Inteligência Canina e veja como foi feita a classificação das raças de cachorros de acordo com a avaliação de adestradores. As pesquisas realizadas com cães de raça concluíram que os cachorros classificados como “mais inteligentes” em geral, estão mais aptos do que as demais raças caninas a desempenhar determinadas atividades, através de adestramento para obediência, como por exemplo: cães guia de cegos, cães farejadores, cães de salvamento e pastores de rebanho.

De acordo com Stanley Coren, autor do livro “A Inteligência dos Cães”, podemos considerar que haja três tipos de inteligência canina.

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

Como surgiu o Ranking de Inteligência Canina?

Ranking de Inteligência Canina – Ranking de Inteligência Canina  é fruto de um estudo elaborado pelo norte americano Dr. Stanley Coren, baseado em pesquisas com treinadores de cachorros experientes. Stanley Coren é neuropsicólogo, PhD e professor de psicologia na Universidade de British Columbia.

Dr. Coren tem artigos publicados em revistas médicas, incluindo The New England Journal of Medicine, American Journal of Public Health and Sleep, entre outros. É membro da Associação Americana de Psicologia, American Psychology Society e Associação de Psicologia Canadense. Dr. Coren, também frequentemente participa de programas de entrevistas para TVs nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Stanley Coren desenvolveu seu ranking de inteligência canina, através de um questionário minucioso que foi elaborado por ele e preenchido por juízes americanos e canadenses, especialistas em provas de obediência canina. O objetivo da pesquisa do Dr. Coren era avaliar o maior número possível de cães de raça, assumindo o “risco” de uma avaliação indireta. Ao todo, 208 especialistas participaram dos estudos do neuropsicólogo e este ranking é resultado de um estudo baseado entre 133 raças de cães que foram classificadas com notas de 1 a 19. O autor do livro “A inteligência do cães”, ressalta ainda, que sua intenção não é classificar a inteligência instintiva dos cachorros, mas sim, traçar um comparativo entre cães de raça, classificando a inteligência com relação a aptidão para “obediência e trabalho” de cada raça canina.

Para ficar ainda mais claro para o leitor, Stanley explica que existem três tipos de inteligência canina que devemos considerar:

Ranking de Inteligência Canina – Conheça os tipos de Inteligência Canina

  1. Inteligência de adaptação (capacidade de aprendizagem e de resolução de problemas):  Varia de acordo com cada cachorro, sendo um dado particular de cada indivíduo. A inteligência de adaptação é medida através de testes de QI canino.
  2. Inteligência instintiva: Também podemos considerar que a inteligência instintiva é algo específico de cada indivíduo e é algo que também varia de cachorro para cachorro. A inteligência instintiva também pode ser medida através de testes de QI canino.
  3. Inteligência para trabalhar e obedecer: A capacitação para trabalhar é de fato derivada de uma seleção realizada ao longo de séculos, feita pelo homem. É claro que animais sem raça definida, também possuem a capacidade de trabalhar e obedecer; muitas vezes são de fato muito bons para isso. Esta capacitação também pode ter algum fundamento genético, afinal cães SRD também tem como parentes cães de raça. Mas estamos falando aqui a respeito de raças caninas e de como podemos classificar exemplares de cães de raça de acordo com a inteligência para trabalho e obediência, analisando o tempo de resposta destes animais para obedecerem a comandos. Segundo Satnley Coren, o Ranking de Inteligência Canina, avalia a inteligência relativa à capacidade de obedecer a comandos e trabalhar, e este tipo de inteligência canina, está diretamente relacionada a raça do cachorro.

 

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

Dr. Stanley divide a Inteligência Canina para o trabalho em 6 grupos, veja a seguir:

Ranking de Inteligência Canina – Foram consideradas mais inteligentes, aquelas raças de cachorros que compreendem comandos novos com menos de 5 repetições, sendo que, os cães que foram considerados mais inteligentes, responderam ao novo comando quase imediatamente em 95% das vezes. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães de cada um dos grupos, definindo a inteligência para obediência e para o trabalho de acordo com aptidão em comum entre cada grupo.

Raças de cachorros mais inteligentes

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que obedeceram imediatamente o primeiro comando com 5 ou menos repetições.
  • Notas de 1 a 10: Esta classificação, corresponde ao grupo de cachorros com melhor pontuação nas pesquisas. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. As raças pesquisadas neste grupo de cães demonstrou compreender os novos comandos em um tempo igual ou inferior a cinco repetições, compreendendo e assimilando os comando em um curto período de tempo. Este grupo de cães também obedece ao adestrador ou proprietário em 95% dos casos e quase imediatamente após a solicitação do comando, independente da distância que exista entre o cão e seu treinador.
Posição Raça
1 Border Collie
2 Poodle
3 Pastor Alemão
4 Golden Retriever
5 Doberman 
6 Pastor de Shetland
7 Labrador Retriever
8 Papillon
9 Rottweiler
10 Australian Cattle Dog

 

Ótimos cães para trabalho

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que obedeceram imediatamente o primeiro comando entre 5 e 15 repetições
  • Notas de 11 a 26: Os cães que pertencem a este grupo são cachorros perfeitos para o trabalho. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. São cachorros que respondem aos comandos após 5 e 15 repetições. Com o adestramento adequado respondem praticamente de imediato aos comandos e são ótimos para executar tarefas. Estes cães respondem aos comandos rapidamente, embora possam melhorar um pouco o tempo de resposta através da prática. Este grupo de cães também obedece ao adestrador ou proprietário em 85% dos casos ou mais, após a solicitação do comando. Quando algum comando é mais complexo, é possível reparar em alguns casos, uma pequena demora do cão para executar o comando. No entanto, a demora é eliminada através da prática dos exercícios. Outra observação notada entre alguns cachorros deste grupo, foi um ligeira demora de resposta, no caso do proprietário ou adestrador se encontrar distante fisicamente do cão.
Posição Raça
11 Pembroke Welsh Corgi
12 Schnauzer Miniatura
13 English Springer Spaniel
14 Pastor Belga Tervuren
15 Schipperke
Pastor Belga
16 Collie
Keeshond
17 Braco Aleão
18 Flat-Coated Retriever
Cocker Spaniel Inglês
Schnauzer Standard
19 Spaniel Bretão
20 Cocker Spaniel Americano
21 Weimaraner
22 Pastor Belga Malinois
Bernese Mountain Dog
23 Lulu da Pomerânia
24 Cão d’água irlandês
25 Vizsla
26 Welsh Corgi Cardigan

 

Cães de Trabalho Acima da Média

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que compreendem um novo comando  em torno de 15 a 25 repetições.
  • Notas de 27 a 39: Os cães que pertencem a este grupo são classificados como cães de trabalho acima da média. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. Embora sejam cachorros que demonstram uma compreensão inicial de novos comandos simples após 15 repetições, em média necessitam entre 15 a 20 repetições antes que estejam aptos a responder cada comando de forma imediata. Os cães que estão presentes neste grupo evoluem muito em seu tempo de resposta através de repetições de sessões de adestramento, especialmente quando estão começando a aprender um novo comando. Após assimilarem um comando, os cães classificados pelo ranking de inteligência canina com notas entre 27 e 39 tem em comum a capacidade de reter os comandos com facilidade. Outra característica deste grupo canino é de obedecerem ao adestrador ou proprietário em 70% dos casos ou mais,  após a solicitação do comando. A velocidade de resposta, varia de acordo com o tempo investido no adestramento de cada cão. O único detalhe que divide estes cães dos melhores cães no ranking de obediência, é que eles tendem a demorar um pouco mais para responder aos comandos. Outra característica comum a este grupo de cães é a dificuldade para concentrar-se ao comando na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior for a dedicação, paciência e persistência do proprietário ou adestrador ao adestramento, maior será a velocidade de resposta deste grupo de cães aos comandos propostos.
Posição Raça
27 Chesapeake Bay Retriever
Puli
Yorkshire Terrier
28 Schnauzer Gigante
29 Airedale Terrier
Bouvier Des Flandres
30 Border Terrier
Briard
31 Welsh Springer Spaniel
32 Manchester Terrier
33 Samoieda
34 Field Spaniel
Terra Nova
Australian Terrier
American Staffordshire Terrier
Setter Gordon
Bearded Collie
35 Cairn Terrier
Kerry Blue Terrier
Setter Irlandês
36 Norwegian Elkhound
37 Affenpincher
Silky Terrier
Pinscher Miniatura
Setter Inglês
Pharaoh Hound
Clumber Spaniel
38 Norwich Terrier
39 Dálmata

 

Cães de Obediência e Trabalho Intermediários

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que compreendem um novo comando  em torno de 25 a 40 repetições.
  • Notas de 40 a 54: Os cães que pertencem a este grupo são classificados como cães de obediência e trabalhado intermediários, pois conseguem assimilar o comando entre 25 e 40 repetições. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. Estes cães irão demonstrar uma certa dificuldade em assimilar os comandos, necessitando de um número razoável de repetições, até que estejam aptos a executar o exercício. Apesar da dificuldade de assimilar um primeiro comando, este grupo canino irá exibir uma boa retenção do aprendizado. Assim como o grupo anterior, os cães classificados pelo ranking de inteligência canina, com notas que variam entre de 40 e 54, vão obter resultados cada vez melhores se forem estimulados pelo adestrador ou proprietário, através de aulas de reforço regulares, executando os comandos com respostas melhores a cada aula.  No caso deste grupo de cães a repetição dos exercícios é fundamental para a fixação dos exercícios propostos. Normalmente este grupo canino obedece ao adestrador ou proprietário em 50% dos casos ou mais, após a solicitação do comando. A velocidade de resposta, varia de acordo com o tempo investido no adestramento de cada cão e em geral eles aparentam ser um pouco mais preguiçosos para responder aos comandos. A resposta deste grupo para comandos em situações em que o proprietário ou adestrador se encontra a uma certa distância, é mais demorada, mas també pode melhorar através da repetição.
Posição Raça
40 Soft-Coated Wheaten Terrier
Bedlington Terrier
Smooth Fox Terrier
41 Curly-Coated Retriever
Irish Wolfhound
42 Kuvasz
Pastor Australiano
43 Saluki
Finnish Spitz
Pointer
44 Cavalier King Charles Spaniel
Braco Alemão de Pelo Duro
Black & Tan Coonhound
American Water Spaniel
45 Husky Siberiano
Bichon Frisé
English Toy Spaniel
46 Tibetan Spaniel
Foxhound Ingês
Otterhound
American Foxhound
Greyhound
Wirehaired Pointing Griffon
47 West Highland White Terrier
Scottish Deerhound
48 Boxer
Dogue Alemão
49 Dachshund
Staffordshire Bull Terrier
50 Malamute do Alaska 
51 Whippet
Shar Pei
Wire Fox Terrier
52 Rhodesian Ridgeback
53 Ibizan Hound
Welsh Terrier
Irish Terrier
54 Boston Terrier
Akita

 

Cães de Capacidade Razoável para Obediência e Trabalho

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que compreendem um novo comando em torno de 55 a 69 repetições.
  • Notas de 55 a 69: Os cães que pertencem a este grupo são classificados como cães com capacidade razoável para obediência e trabalho. Conseguem aprender um novo comando entre 40 a 80 repetições. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. Às vezes é necessário cerca de 25 repetições para que eles comecem a demostrar algum sinal de compreensão com relação ao comando novo. Também é natural para este grupo de cães, que seja necessário uma sucessão de repetições antes que eles possam executar o exercício proposto. Mesmo que estes cachorros já tenham assimilado o comando através de repetições, ainda podem demonstrar pouco interesse em executar o comando. Este grupo canino precisa ser incentivado com uma dose considerável de persistência e muita paciência pois responder a este tipo de exercício, definitivamente não é inerente a sua personalidade. Eles demonstram atitudes que faz com que pareça que esqueceram completamente o que você espera deles. Por isso é importante realizar o maior número de aulas de adestramento com jogos divertidos e reforço positivo para despertar o interesse deste grupo de cães para as atividades de adestramento. Também é fundamental manter as aulas com regularidade para que eles permaneçam respondendo aos comandos. Para estas raças o adestramento “normal” não é uma opção, eles necessitam de mais estímulo, normalmente obedecem ao adestrador ou proprietário apenas em 30% dos casos ou mais, após a solicitação do comando. A velocidade de resposta, varia de acordo com o tempo investido no adestramento de cada cão e em geral eles aparentam ser um pouco mais preguiçosos e distraídos para responder aos comandos se compararmos aos grupos anteriores. Ainda assim, estes cães irão obedecer, e sempre se terá uma resposta melhor se for adestrado pelo dono. É importante estar sempre perto do cachorro, se possível com contato visual, caso contrário a tendência é que ele fique disperso. Podemos dizer que são o tipo de cachorros que obedecem apenas se eles quiserem. Definitivamente estes cães não tendem a responder a comandos se o proprietário ou adestrador estiver a um certa distância deles.
Posição Raça
55 Skye Terrier
56 Norfolk Terrier
Sealyham Terrier
57 Pug
58 Bulldog Francês
59 Griffon de Bruxelas
Maltês
60 Greyhound
61 Cão Cristado Chinês
62 Dandie Dinmont Terrier
Petit Basset Griffon Vendeen
Terrier Tibetano
Japanese Chin
Lakeland Terrier
63 Old English Sheepdog
64 Grande Pirineus
65 Scottish Terrier
São Bernardo
66 Bull Terrier
67 Chihuahua
68 Lhasa Apso
69 Bullmastiff

 

Cães de Baixa Capacidade para Obediência e Trabalho

  • Ranking de Inteligência Canina – Raças de cães que compreendem um novo comando  em torno de 80 a 100 repetições.
  • Notas de 70 a 79: Os cães que pertencem a este grupo são classificados como cachorros de raças que necessitam de muito treinamento para obediência e trabalho, pois requer algo superior a 80 e 100 repetições para que consigam aprender um novo comando. A pesquisa levou em conta a capacitação dos cães deste grupo, que foi definida como inteligência para obediência e para o trabalho. São as raças consideradas como mais difíceis, ou seja, composta por cães que demonstram um menor índice de inteligência para trabalho e obediência. Durante o começo do adestramento, este grupo, pode necessitar entre 30 a 40 repetições de comandos simples, antes de demostrarem que compreenderam o que está sendo proposto no exercício. Existem casos de cães que necessitam executar 100 vezes ou mais um comando, até que o exercício comece a fluir de uma maneira mais ou menos “natural”. Ainda assim, se forem estimulados pelo adestrador ou proprietário, com aulas de reforço regulares, podem aprender comandos básicos de obediência, como qualquer cachorro, mas não são indicados para trabalho. Estes cães irão obedecer melhor ao dono e é importante que ele esteja perto do cachorro, caso contrário a tendência é que o cachorro fique disperso. Certamente este grupo é composto por cães que em geral, obedecem, apenas se quiserem.
Posição Raça
70 Shih Tzu
71 Basset Hound
72 Mastiff
Beagle
73 Pequinês
74 Bloodhound
75 Borzoi
76 Chow Chow
77 Bulldog
78 Basenji
79 Afghan Hound

Qual é o critério de avaliação utilizado no Ranking de Inteligência Canina?

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

 

Para ilustrarmos, vamos imaginar uma situação hipotética, onde você está certo(a) de que o seu cachorro(a) é um exemplar muito inteligente da raça Shih Tzu, mas, de acordo com o Ranking de Inteligência Canina ele tem a honrosa posição 70 no ranking de inteligência canina e está presente entre o grupo de cães classificados como os cães com maior dificuldade para serem treinados. No entanto, seu vizinho, tem um Doberman completamente desequilibrado que passa o dia fazendo todo tipo de coisas “estúpidas”. Como é possível seu Shih Tzu super inteligente, estar entre os cães com notas mais baixas em adestramento e o bobalhão do Doberman do seu vizinho, que passa o dia inteiro latindo e rosnando na cerca, tenha obtido a nota 5 e está entre os cães com as melhores notas do ranking de inteligência canina?

A inteligência canina, assim como a inteligência humana, pode ser medida de várias formas. E, não importa a raça de seu cachorro,  esteja certo que qualquer tipo de cão poderá ser ensinado por você, caso esteja disposto a investir seu tempo e esforços no adestramento dele. A realidade, é que as qualidades inerentes a raça de cada cão, são um fator genético que propiciam uma facilidade maior ao aprendizado, simples assim.

Se a raça de seu cachorro foi desenvolvida para caça, rebanho, ou rastreio, provavelmente este cachorro irá desenvolver maior empatia para realizar estas funções. Uma raça que tenha sido desenvolvida para este tipo de trabalho, resultará em um exemplar canino ansioso para trabalhar, para se movimentar, e para agradar seu proprietário executando determinada tarefa. Este cachorro inevitavelmente irá aprender determinadas funções para as quais foi criado de forma mais rápida. Se a raça de seu cachorro foi desenvolvida para realizar a função de um cão de guarda de rebanho, ou um cão farejador, seu cachorro pode ter uma personalidade aparentemente distraída e um gênio um pouco difícil, mas isso é inerente aos cães desenvolvidos para executar tarefas as quais ele necessita tomar decisões por ele mesmo.

No entanto, mesmo que algumas raças de cães tenham uma resposta mais rápida para aprender comandos, é um consenso entre adestradores de todo o mundo que qualquer cachorro pode ser adestrado para obediência.

Qualquer cão pode aprender os conceitos básicos de adestramento, que envolvem comandos como como sentar, deitar, da a pata e ficar. O pior que pode acontecer é que alguns cães demoram um pouco mais para aprender alguns comandos.

No caso de cachorros de raça pura a chave para realizar um adestramento com resultados positivos é identificar para qual tipo de atividade a raça de seu cachorro foi desenvolvida, desta maneira, você poderá pesquisar formas de como motivá-lo. Também é uma verdade, que muitas vezes, cachorros muito inteligentes talvez sejam demasiadamente dependentes e muitas vezes, podem não ser os cães mais fáceis de conviver. Se você pretende adquirir um cachorro de raça, é importante pesquisar bastante, a fim de encontrar uma raça que se adapte ao seu estilo de vida, e que você consiga adaptar seu novo mascote a sua rotina sem grandes mudanças para você e sua família.

Ranking de Inteligência Canina – Raças de cachorros mais inteligentes

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina - Portanto, é importante ressaltar , que em seu livro, o best-seller, “A Inteligência dos Cães”, o neuropsicólogo concentrou-se apenas na “treinabilidade” das raças caninas, para traçar um marcador de inteligência canina. Como citado no início do artigo, o professor de psicologia baseou-se na avaliação de 110 raças caninas, com a ajuda de mais de 200 profissionais especializados em raças de cães e adestramento.

Os cães com melhor pontuação, não apenas compreenderam os comandos em menos de cinco repetições, mas ainda obedeciam os comandos em 95% do tempo ou mais.

Veja um pouco sobre a personalidade das raças que tiveram melhor pontuação no Ranking de Inteligencia Canina:

  1. Border Collie: Uma raça de cães viciados em trabalho, esta raça foi desenvolvida para pastorear ovelhas, é um cachorro muito valorizado em todo o mundo pela sua inteligência, instinto extraordinário, e incrível capacidade de trabalho. Imagine um cachorro destes sendo privado de trabalhar! Faria um estrago e tanto aos móveis da casa, não é verdade? Cães com muita energia que são privados de se exercitar podem ficar obsesos ou até mesmo desenvolveres problemas psicológicos como Dermatite por lambedura.
  2. Poodle: Esta é uma raça de cães excepcionalmente espertos e ativo. Criados para recuperar coisas da água. Tornando-se mais tarde um cão de companhia muito apreciado devido a sua graciosidade. Especula-se que a variedade poodle miniatura pode ter sido usada para a caça de trufas. O Poodle definitivamente não é um cãozinho independente, ele gosta de estar perto de seus donos o tempo todo e isso seria algo complicado para um cachorro que fica sozinho em casa enquanto seus donos passam o dia trabalhando.
  3. Pastor Alemão: Este cão é o famoso cão policial em praticamente todo o mundo, sua função de guarda e cão militar é desempenhada a séculos de modo incontestável. É um companheiro amoroso para sua família e ainda exerce a função de cão pastor se for adestrado adequadamente. De fato, o Pastor Alemão é um cachorro maravilhoso, mas devido ao seu porte e nível de atividade, precisa de uma casa cheia de espaço e uma família que compreenda que ele necessita de exercícios, companhia e atenção.
  4. Golden Retriever: Este cachorro muito inteligente, também é uma figurinha muito ansiosa para agradar. O Golden Retriever foi desenvolvido para ser um companheiro de caça; também é um cão ideal para trabalhar como cão guia e prestar assistência em operações de busca e salvamento. Esta é outra raça de cães que não suporta viver confinada em ambientes pequenos e requer um nível considerável de exercícios diários.
  5. Dobermann: Conhecido pela sua resistência e velocidade. O Doberman foi criado para ser um cão guardião e muitas vezes foi utilizado com bom desempenho como cão policial e de guerra. é uma raça que tem habilidade natural para defender sua família e seu território, mas também é extremamente ansioso para obedecer e fica frustrado se for confinado a locais pequenos.
  6. Pastor de Shetland: O “Sheltie” é essencialmente uma miniatura trabalhando Collie. Uma raça de pêlo duro, de cabelos compridos de trabalho que está profundamente inteligente. Excelente em pastoreio.
  7. Labrador Retriever: Um cão de caça e família ideal. Gentil e inteligente.
  8. Papillon: Uma raça feliz, alerta que não é tímido ou agressivo. Conhecido como Spaniels anão nos séculos 16 e 17, eles atingem 8-11 polegadas de altura.
  9. Rottweiler: Robusto e poderoso, a raça é mais feliz com um trabalho. Apropriado como um cão de polícia, um pastor, um cão do serviço, cão da terapia, concorrente da obediência, e companheiro devotado.
  10. Australian Cattle Dog: mais feliz fazendo um trabalho semelhante reunião, obediência, ou agilidade. Enérgico e inteligente.

 

Os cães mais inteligentes, segundo o Ranking de Inteligência Canina são animais de estimação melhores?

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina - Você pode pensar que um cachorro de uma raça que tenha sido classificada com uma ótima pontuação no Ranking de Inteligência Canina irá fazer tudo o que você deseja que ele faça, mas isso não é necessariamente uma realidade. Um cachorro ser inteligente, não significa que ele seja um animal fácil de lidar.

Um Doberman irá se cansar e provavelmente poderá destruir seu sofá ou remexer seu vaso de plantas caso você fique fora de casa por 8 a 10 horas por dia, enquanto um Bulldog Inglês talvez demore 8 horas para descobrir que você saiu de casa. Você vai voltar para casa, ele irá cumprimentá-lo(a) e sua cerâmica ainda está na prateleira.

O Border Collie é uma raça canina desenvolvida para trabalhar durante todo o dia, por isso, se ele não tem a oportunidade de trabalhar ou fazer exercício, será um cachorro triste. É comum que proprietários de cães da raça Border Collie reclamem do comportamento destrutivo de seus mascotes, e alguns exemplares, podem inclusive, tentar escapar.

Ter um cão inteligente é como ter uma criança muito inteligente, eles estão sempre buscando algum tipo de atividade e você pode ter problemas se eles se sentirem entediados.

Para ilustrar esta questão o Dr. Coren sempre comenta que seu amado Beagle, uma das raças que obteve as notas mais baixas nos testes de obediência, é um cachorro perfeito quando fica sozinho com seus nove netos, porque o cachorro realmente não parece se importar com as crianças brincando e puxando suas orelhas.

Ranking de Inteligência Canina - Alguns comportamentalistas aconselham os interessados em adquirir um novo cachorro a avaliarem seriamente o nível de energia que cada raça possui e levar em consideração este fator antes de escolher a raça raça de seu novo cão. Uma pergunta que você deve fazer a si mesmo é se a raça de cães dos seus sonhos é uma raça com muita ou pouca energia. Sendo uma raça cheia de energia, será que você tem tempo suficiente em seu dia para dedicar-se a este novo membro de sua família? Quanto tempo você está disposto a investir no treinamento de um novo cachorro? Esta é uma pergunta fundamental, pois um cão que tenha muita energia irá necessitar de exercícios ou de trabalho, para que ele possa gastar sua energia.

É comum que as pessoas confundam um cão inteligente com um cão atencioso e isso é um engando terrível! Na verdade, um cão inteligente é um cão apto para trabalhar e portanto pode ser um cão que fique imensamente frustrado trancado na sala de uma casa sem nada para fazer!

Você pode ensinar truques para um cachorro que tenha uma nota baixa para aprendizagem segundo o Ranking de Inteligência Canina?

Ranking de Inteligência Canina

Ranking de Inteligência Canina

 

Ranking de Inteligência Canina - Muitas pessoas confundem independência com falta de inteligência. Como já vimos mais acima, muitas raças são desenvolvidas para resolverem problemas sem o auxílio de pessoas, e neste caso, estes cães não são exatamente muito rápidos em responder aos comandos. Isso não significa que eles não tenham compreendido imediatamente o que você deseja deles, no entanto, costumam responder apenas se desejarem responder. Meus cães são guardas de rebanho, sei muito bem como isso funciona e posso garantir que eles são incrivelmente inteligentes e assimilam bem a comandos. Outra peculiaridade no caso de alguns cães considerados teimosos por adestradores é que estes cães não obedecem da mesma maneira a qualquer pessoa. Aqui em casa por exemplo, costumam me obedecer sempre ou na grande maioria das vezes, no primeiro comando, mas se eles não querem fazer alguma coisa, fica muito claro que entenderam o que eu quero, mas que agora não estão dispostos a me obedecer (é bem engraçado!). Já com outras pessoas, eles obedecem só depois do quinto comando e assim sucessivamente, cães independentes, visivelmente classificam (hierarquizam) as pessoas da casa, de acordo com o grau de importância para eles e assim obedecem cada qual, dando relevância a esta classificação. Cães como por exemplo o Goldem Retriever, pertencem a outro tipo de grupo canino e agem de forma diferente. São ávidos por trabalhar e agradar as pessoas, são raças caninas que foram desenvolvidas para trabalhar em conjunto com o homem, e por isso, obedecem a todo mundo da mesma forma e com prontidão. São cachorros extremamente indicados para trabalhar, pois são cheios de energia.

Ranking de Inteligência Canina - Portanto, o adestramento para obediência de um cachorro que tenha a índole mais independente, vai exigir maior paciência do adestrador ou do proprietário e também exigirá o tipo adequado de motivação (elogios, petisco favorito, brinquedos ou carinho). Outra dica importante é que em geral eles tendem a responder melhor comandos do dono do que de um adestrador.

As raças instintivas aprendem comando básicos como: “senta“, “vem“, “da a pata” e “deita“, se forem adestrados diariamente, em no máximo um mês de exercícios.

Para qualquer cachorro (e isso inclui não apenas os cães de raça, mas também os mestiços e os sem raça definida), o ponto alto do aprendizado é jamais utilizar métodos de punição em nenhuma circunstância. Cães são seres sencientes, sentem frio, dor, fome, medo e são capazes de amar. Se você machuca seu animal ele poderá esquecer, mas terá sentido a dor e não compreenderá o motivo. Cães aprendem através de reforço positivo, e se ele errar, não recebe sua recompensa. O que motiva seu peludo a se esforçar mais para receber sua recompensa.

Caracterizar uma determinada raça de cães como inteligente ou “burra” é de fato uma forma muito simplista de analisar a complexidade que envolve o temperamento das raças caninas. O Adestramento consistente baseado em reforço positivo fará qualquer cachorro apto a obedecer qualquer tipo de comando, independente da classificação que a raça a qual ele pertence esteja classificada no Ranking de Inteligência Canina.

Ranking de Inteligência Canina – Comandos básicos de obediência

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Comando senta – Comandos básicos – Adestramento Parte 1
COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE I – GUIA PRÁTICO

Vamos iniciar esta série de comandos básicos de obediência ensinando o cachorro a sentar. Todo tipo de adestramento deve funcionar como uma brincadeira para seu cachorro e você, e este tipo de jogo ajuda a construir um bom relacionamento entre você e seu cão.

Comando dá a pata – Comandos básicos – Adestramento Parte 2
COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE II – GUIA PRÁTICO

Nesta segunda parte da série comandos básicos de obediência vamos ensinar o comando dá a pata. Apesar do treinamento de obediência não resolver todos os problemas de comportamento, certamente ele lhe fornecerá a base para solucionar quase todo tipo de problema.

Comando deita – Comados básicos – Adestramento Parte 3
COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE III – GUIA PRÁTICO

Dedique alguns momentos do seu dia para aprender sobre o comportamento e a natureza dos cães, assim você saberá de que modo deve agir para satisfazer as necessidades de exercício que ele necessita e qual é a forma mais adequada de exercitá-lo.

Comando vem – Comados básicos – Adestramento Parte 4
COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE IV – GUIA PRÁTICO

O objetivo final, de treinar um cachorro a obedecer o comando ‘vem’ é ter uma resposta imediata de seu cachorro ao ouvir o comando, a qualquer momento, independentemente do que esteja acontecendo ao redor do cachorro naquele momento.

Comando fica – Comados básicos – Adestramento Parte 5
COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE V – GUIA PRÁTICO

O comando ‘fica’ é de uma utilidade incrível após o cachorro tê-lo assimilado, pois quando pedimos ao cachorro que sente, ou deite por exemplo, esta é a forma mais eficaz de fazer o cão compreender que deve permanecer nessa posição até que lhe seja solicitado o contrário.

 

Saiba+ Sobre o Ranking de Inteligência Canina 

Ricardo Tamborini – Adestramento de cães

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro