Yorkshire Terrier

Raça Yorkshire Terrier

Yorkshire terrier é uma raça de cachorro de pequeno porte do grupo dos terriers. Inicialmente criada para ser um caçador de ratos, seus criadores logo perceberam o potencial para uma bem sucedida raça de companhia. Após cruzamentos específicos, o padrão de tamanho, beleza e comportamento foi atingido, o que o tornou um animal popular em poucos anos. Apresenta pelagem macia, lisa e comprida. Sua coloração é difícil de ser obtida, o que o torna ainda mais interessante. Sua personalidade, descrita por alguns como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do Yorkshire  Terrier o cão miniatura mais popular de todos.

 

Yorkshire Terrier

Raça Yorkshire Terrier

 

Raça Yorkshire Terrier

A raça Yorkshire Terrier já foi o cão favorito da Inglaterra, o primeiro campeão nos Estados Unidos em exibição de raças, o preferido no Brasil por dez anos seguidos e o terceiro cão mais popular em Portugal.

Os cachorros da raça Yorkshire Terrier são pequenos mas muito cheios de energia. Costumam ser ativos e muito conectados ao que acontece ao seu redor. Exemplares da raça Yorkshire Terrier geralmente são muito carinhosos e gostam de ficar perto da família. O Yorkshire tem uma baixa tolerância com crianças pequenas e, apesar de ser uma raça considerada carinhosa, prefere a companhia de crianças mais velhas e de adultos.

Poucas raças de pequeno porte têm sido tão populares em todo o mundo como este belíssimo terrier miniatura. É importante lembrar, entretanto, que os cachorros da raça Yorkshire Terrier são exigentes. Apresentam temperamento forte, gostam de ser o foco da atenção de todas as pessoas que interagem com ele e são bastante reservados com estranhos. Exemplares mais dominantes costumam não aprovar nem mesmo a presença de estranhos em seu território.

O Yorkshire Terrier vive bem em apartamento, já que é considerada uma raça que se adapta facilmente. Gostam da atenção e das brincadeiras com a família, além dos passeios de coleira e de carro, motivos suficientes para torná-lo um excelente cão de companhia.

O Yorkshire Terrier tem uma aparência, alegre e inteligente, seu olhar é penetrante, suas orelhas são pontudinhas. Quem vê um Yorkshire pela primeira vez, pode ter a impressão de estar vendo um ‘ursinho’ de pelúcia.
O Yorkshire é um cachorro pequeno e compacto que apresenta uma linda pelagem de cor azul-aço e canela, longa, lisa e sedosa. Os olhos são um pouco proeminentes, escuros. As orelhas são pequenas, eretas e em forma de ‘v’. Apesar da aparência frágil, o Yorkshrie Terrier é um cachorro forte, compacto e bem proporcionado. Os exemplares da raça Yorkshrie terrier portam sua cabeça erguida, com uma atitude confiante e imponente. O peso de um Yorkshire adulto não ultrapassa os 7 kg, mas há muitos exemplares menores que podem pesar menos de 3 kg.

 

História da raça Yorkshire Terrier

A raça Yorkshire Terrier surgiu na Inglaterra, mas precisamente no Condado de Yorkshire, em meados do século XIX. A raça foi desenvolvida por mineiros e trabalhadores das industrias de vestuário inglesas e escocesas que procuram por um cão forte, pequeno e corajoso. Estes cães de caça deveriam penetrar em pequenos espaços onde se entocavam texugos e raposas, e também capturar ratos e camundongos. A raça pertencia então à classe trabalhadora, especialmente os tecelões.

Os primeiros exemplares eram um pouco maior do que os de hoje e demonstravam grande coragem para enfrentar outros animais. Através do cruzamento dos menores exemplares ao longo do tempo, a raça se tranfornou no Yorkshire Terrier que conhecemos hoje. Os cães Yorkshire Terrier de hoje não são usados para sua função original, mas seu caráter permanece fiel ao de seus ancestrais.

O Yorkshire Terrier é considerado por muitos um verdadeiro fenômeno. Esta raça foi obtida através de cruzamentos entre outros terriers e chamou a atenção de criadores que, através de uma rigorosa seleção, obtiveram exemplares espetaculares. Hoje em dia, seus admiradores estão em todo o mundo e o Yorkshire Terrier é um dos cachorros preferidos como companhia.

Temperamento e cuidados com a Raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cachorro que parece ignorar seu tamanho pequeno. Este pequeno terrier é altamente entusiasmado, corajoso, inteligente e louco por aventura. Muitos proprietários demoram algum tempo para aprender como lidar com sua personalidade.

O Yorkshire Terrier é um companheiro maravilhoso, carinhoso com sua família. Mas para que não se tornem excessivamente dominantes, é necessário ensiná-los desde pequenos. A raça Yorkshire Terrier precisa de donos que tenham pulso firme e saibam impor limites. Por isso mesmo é uma raça mais recomendada para famílias que não tenham crianças muito pequenas em casa.

Nunca deixe que seu Yorkshire Terrier demonstre agressividade, em nenhuma circunstância. Repreendê-lo adequadamente enquanto filhote é uma escolha muito mais acertada do que aceitar que ele mande em você e tome conta da situação. Lembre-se que o cachorro que não conhece limites, pode apresentar desvios de comportamento depois de adulto, podendo ficar muito ciumento, agressivo, tímido etc. Quando os donos aprendem a exercer liderança, eles são muito meigos, amorosos, e confiáveis com as crianças.

Todo filhote precisa de cuidados especiais, principalmente nos primeiros meses de vida. No caso do Yorkshire Terrier, devido ao seu tamanho pequeno, é importante redobrar estes cuidados.

O Yorkshire Terrier é um cachorro que deve viver dentro de casa, prefere viver em locais de clima temperado e não gosta de frio. O Yorkshire não solta muito pelo mas, mesmo assim, a pelagem exige algum cuidado. Procure escovar os pelos do seu cachorro pelo menos duas vezes por semana.

As rações mais indicadas para os cachorros da raça Yorkshire Terrier são, preferencialmente, as de linha super-premium. Oferecer uma ração de boa qualidade é muito importante para manter os cães desta raça com boa saúde, ajudando até mesmo na prevenção de doenças.

Lembre-se que apesar de ser uma ótima raça para criar em ambientes com menos espaço, como aparatamentos, o Yorkshire Terrier é muito ativo e precisa de exercícios, brincadeiras e passeios diários. Brincar com seu Yorkshire Terrier suprirá boa parte das necessidades de exercício, porém, ele ainda vai precisar caminhar. Os cães que não caminham diariamente são mais propensos a apresentar problemas de comportamento. Se seu Yorkshire estiver correndo pela casa como uma bala, é um sinal de que ele precisa de mais exercício. Neste caso, os passeios de coleira serão sempre uma boa opção.

Aparência e descrição da raça Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier tem o aspecto de um toy terrier de pelagem longa, é muito enxuto, delicado, de porte erguido, pequeno e ar imponente.
A linha geral dos cães da raça Yorkshire Terrier dá a impressão de um corpo vigoroso e bem proporcionado. De pequeno porte, o peso desta raça não ultrapassa os 3,5 kg.

Os olhos do Yorkshire Terrier são um pouco escuros e cintilantes, de tamanho médio e expressão inteligente. As orelhas do Yorkshire são pequenas, em forma de “V”. A cauda costuma ser cortada, levada um pouco mais alta que o nível do dorso. A pelagem do corpo da raça Yorkshire Terrier é moderadamente longa e perfeitamente lisa, brilhante e sedosa.

Ficha da raça Yorkshire Terrier

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Yorkshire Terrier
Grupo 3 – Cães terriers
Utilização – Cão de Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa
Temperamento – Dócil, alerta, inteligente, exigente
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça Yorkshire Terrier

Yorkshire TerrierYorkshire TerrierYorkshire TerrierYorkshire TerrierYorkshire TerrierYorkshire Terrier

 

Outros cães terriers

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + sobre a raça Yorkshire Terrier

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Yorkshire Terrier (CBKC-FCI) – Em português

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça Yorkshire Terrier na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês

Yorkshire Terrier

Artigo do Blog Guia de Raças sobre a raça Yorkshire Terrier - Em português.

Yorkshire Terrier Club

Site oficial do “Yorkshire Terrier Club of America” - Em inglês

Livros sobre a raça Yorkshire Terrier

YorkshireMINER, Dorothy M. Guia do Yorkshire Terrier, Editora Nobel., 2000.

Yorkshire Terrier Training: Breed Specific Puppy Training Techniques, Potty Training, Discipline, and Care Guide… by Mindi Berg (Jan 4, 2013)

Yorkshire Terriers For Dummies by Tracy Barr and Peter F. Veling (Aug 20, 2004)

The Ultimate Yorkshire Terrier Book by Patricia O’Grady (Dec 15, 2009)

Yorkshire Terriers (Complete Pet Owner’s Manual) by Sharon Vanderlip D.V.M. (Sep 1, 2007)

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros