Staffordshire Bull Terrier

Raça Staffordshire Bull Terrier

Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cão oriunda do Condado de Staffordshire, na Inglaterra. Esta raça foi criada de cruzamentos realizados no século XVIII entre Buldogues e alguns terriers. Como razão para sua origem estão as rinhas de cães que se popularizavam no país naquela época. O objetivo então, era o de obter um animal forte e resistente. O nome desta raça mudou por três vezes, até ser finalmente chamado de Staffordshire. Foram levados à América para exercerem a função de cães de guarda em fazendas, chegando, inclusive, a pastorear rebanhos. É conhecido na Inglaterra como “cão-babá”, devido a afinidade e proteção dada as crianças.

 

Staffordshire Bull Terrier

Raça Staffordshire Bull Terrier

 

Raça Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é um cachorro musculoso, muito forte para seu tamanho. Tem uma cabeça é curta e profunda, com um crânio largo, focinho curto, stop definido e mandíbulas fortes. O nariz é preto. A mordedura é em tesoura, os olhos redondos e escuros. As orelhas são pequenas de cor rosada e semi-eretas. As patas dianteiras são retas, de tamanho médio e bem acolchoadas. A cauda não deve enrolar muito,é mais grossa na base, afinando em direção  a ponta e é apontada para baixo.

Com uma pelagem curta suas cores são bem variadas: vermelho, castanho, branco, preto ou azul ou qualquer dessas cores com branco e em qualquer tonalidade de tigrado, com ou sem manchas brancas.

História da raça Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier foi desenvolvido na região de Staffordshire, na Inglaterra, no século XIX, a partir de cruzamentos entre Bulldogs e terriers e raças locais que eram semelhantes ao Manchester Terrier. O Staffordshire Bull Terrier foi desenvolvido para o esporte que era muito popular na época de lutas com touros. A popularidade da raça diminuiu quando o interesse no esporte diminuiu.

Então, no século 20, o interesse na raça voltou a crescer, especialmente nos Estados Unidos por volta de 1935. Hoje em dia nos EUA a raça é bastante popular e é relativamente maior do que descreve  o padrão europeu. O Staffordshire Bull Terrier não é um cão para qualquer família, mas sim um cachorro para um proprietário experiente  que saiba educá-lo, pois eles tem predisposição a serem dominantes e para estas famílias a raça será um animal de estimação perfeito e ótimo guardião da família. Esta raça foi reconhecida pelo AKC em 1975.

Temperamento e cuidados com a raça Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é um cachorro bastante agitado tudo para ele é intenso, brincadeiras, trabalho e carinhos. É extremamente corajoso e obediente, carinhoso com um ótimo senso de humor.Proprietários da raça comentam que o Staffordshire bull Terrier é muito amigável com pessoas. Eles não costumam ser reservados com estranhos, isso acontece em circunstâncias muito particulares. Geralmente a raça está sempre dispostas a conhecer novas pessoas e também possui uma ótima reputação com crianças. A raça costuma se dar bem com outros animais de estimação da casa, mas é conveniente que seja apresentado ainda filhote e necessita ser repreendido pelo dono sempre que necessário. O Staffordshire Bull Terrier pode não ser amistoso com cães e animais estranhos, portanto é muito importante socializá-lo bem. Esta raça é inteligente, persistente e ativa. Não é um bom nadador.

Quando filhote, o cão desta raça tende a mastigar muito por isso é conveniente oferecer a ele muitos brinquedos que o permita exercitar os maxilares. Sua mandíbula poderosa poderá rasgar brinquedos frágeis, portanto busque comprar apenas brinquedos ultra resistentes, pois brinquedos frágeis podem causar acidentes e se o cachorro engolir plástico isso pode ser fatal.Também é importante que nunca deixe o filhote brincar de mastigar as mãos dos humanos. Também não é recomendável que seu cachorro saia para passear sem coleira. Eles podem ser treinados para agility e obediência. A raça Staffordshire Bull Terrier adora exercícios e competições, é totalmente destemida e curiosa, são incríveis saltadores e precisam ser observados de perto, pois não costumam ter bom discernimento com relação ao perigo. Estes cães não são recomendados para qualquer família, porque eles precisam que todos os membros saibam liderá-lo com pulsos firmes e tenham confiança em seu modo de ensinar o filhote de forma consistente, estabelecendo regras que devem seguir e colocando limites sobre o que eles podem e não podem fazer. Sem isso, ele irá se tornar teimoso e difícil de lidar. O objetivo ao treinar esta raça é atingir o status de líder da matilha. É um instinto natural para o cachorro ter uma colocação na sua matilha e quando nós, seres humanos vivemos com cães, tornamo-nos a sua matilha, e todos devem cooperar sob o comando de um único líder. As linhas são claramente definidos e regras também devem ser. Você e todos os outros seres humanos devem estar mais acima na hierarquia desta raça. Essa é a única maneira que seu relacionamento com o Staffordshire Bull Terrier poderá ter sucesso.

Os cães da raça Staffordshire Bull Terrier podem ser criados em  apartamento, desde que tenham a oportunidade de se exercitarem regularmente. É um cão muito ativo dentro de casa, portanto o ideal é que tenha um quintal a sua disposição.

O Staffordshire Bull Terrier possui uma enorme energia e precisa fazer muito exercício, que deve incluir uma caminhada diária ou até mesmo correr. A pelagem da raça é lisa e curta muito fácil de cuidar. Escove seu cachorro todos os dias com uma escova de cerdas firmes, e dê banho apenas se necessário. A pelagem ficará brilhante se lustrar com uma toalha após a escovação. Banhos secos disponíveis em pet shops são muitas vezes o suficiênte para que ele esteja limpo e perfumado. Expectativa de vida fica entre os 10 e 16 anos, aproximadamente.

Aparência e descrição da raça Staffordshire Bull Terrier

Caçador hábil e corajoso, o Staffordshire Bull Terrier é também um cachorro muito inteligente. É um cachorro que demonstra grande afetuosidade com a família e ainda mais com as crianças. É forte, musculoso, e ao mesmo tempo ativo e ágil.

A pelagem da raça Staffordshire Bull Terrier é lisa, curta e bem assentada ao corpo. A cor da pelagem do Staffordshire Bull Terrier pode ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado, ou qualquer uma dessas cores com branco.

O tamanho dos exemplares da raça Staffordshire Bull Terrier varia de 35,5 a 40,5 cm, dependendo do peso do cachorro. Para os machos, o peso varia de 12,7 kg a 17 kg, e para as fêmeas o peso pode ficar entre os 11 kg e os 15,4 kg.

Ficha da raça Staffordshire Bull Terrier

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Staffordshire Bull Terrier
Grupo 3 – Cães Terriers
Utilização – Cão de Caça
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Muito Alta
Temperamento – Inteligente, afetuoso, corajoso
Adestrabilidade – Muito Alta

Galeria de fotos – raça Staffordshire Bull Terrier

Staffordshire Bull TerrierStaffordshire Bull TerrierStaffordshire Bull TerrierStaffordshire Bull TerrierStaffordshire Bull TerrierStaffordshire Bull Terrier

Outros cães terriers

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Staffordshire Bull Terrier

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça staffordshire bull terrier (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão do staffordshire bull terrier na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Livros Sobre a Raça Staffordshire Bull Terrier

The Staffordshire Bull Terrier (Terra-Nova Series) by Cynthia P. Gallagher (May 1, 2008)

Staffordshire Bull Terrier (Comprehensive Owner’s Guide) by Jane Hogg Frome (Mar 1, 2004)

A New Owner’s Guide to Staffordshire Bull Terriers by Dayna Lemke (Mar 6, 2001)

The Complete Staffordshire Bull Terrier (Book of the Breed) by Danny Gilmour (Sep 2000)

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros