Spitz e Cães do Tipo Primitivo

Spitz e Cães do Tipo Primitivo

Os cães do tipo spitz e as outras raças deste quinto grupo canino, conhecidos como cães nórdicos ou cães de tipo primitivo apresentam mais coisas em comum do que apenas a região de origem. Essas raças, consideradas talvez como as mais antigas e mais próximas de seu ancestral, o lobo, reúnem diversas características que permitem a esses cães fazerem parte do mesmo grupo canino.

Spitz e cães do tipo primitivo

A abundante pelagem dupla, as orelhas em forma triangular e o rabo pontudo, portado geralmente dobrado acima do dorso são apenas algumas das similaridades destas raças de cães, que compartilham ainda o comportamento e a aparência que em muito lembra às dos lobos. Em geral, esses cães são muito fortes e resistentes, capazes de suportar o frio extremo e de acompanharem seus donos em longas caminhadas. Alguns dos exemplares de maior porte, são conhecidos por sua habilidade como cães de trenó, além de serem capazes de executarem outras funções, como a de pastoreio e até a de guarda de rebanhos.

Como podemos facilmente supor, estes cães se adaptam com mais facilidade em locais de clima frio, adoram as baixas temperaturas e são capazes de se locomover na neve com facilidade. Em geral, os spitz e cães do tipo primitivo são muito dóceis, sociáveis e não gostam de viver sozinhos, preferindo sempre a vida em matilha. Apesar de inteligentes, os cães do grupo 5 são considerados independentes e por vezes um pouco teimosos. Por esses motivos, são considerados cães mais indicados para proprietários experientes.

Veja abaixo quais são as raças de cães do grupo 5 (spitz e cães do tipo primitivo).

 

 

Akita
Akita
Basenji
Basenji
Chow Chow
Chow Chow
Husky Siberiano
Husky Siberiano
Lulu da Pomerânia
Lulu da Pomerânia
Malamute do Alaska
Malamute do Alaska
Spitz Alemão
Spitz Alemão

 

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Guia de Raças de Cachorros

Fonte: Guia de Raças – Grupo 5