Spitz Alemão

Raça Spitz Alemão

Spitz Alemão é uma raça canina oriunda da Alemanha. Estes cães chegaram à Europa levados pelos vikings, sendo mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450. Enquanto a variedade de porte médio foi criada para o pastoreio, as outras foram desenvolvidas para serem cães de companhia. O Spitz Alemão é orgulhoso, animado, saltitante, corajoso e bastante ativo. Trata-se um cachorro curioso, autoconfiante, inteligente, ansioso para aprender, mas que também é extremamente leal ao seu dono e toda a sua da família.

Spitz Alemão

Raça Spitz Alemão

 

Raça Spitz Alemão

O Spitz Alemão é um cão que tem a cabeça mais larga em sua parte posterior e diminui em forma de cunha até a ponta do nariz. O focinho dos cães da raça Spitz Alemão é reto e fino, com stop bem pronunciado. A cor do focinho varia de acordo com a cor da pelagem. Os dentes apresentam mordedura em tesoura. Os olhos tem formato alongado, ligeiramente oblíquos e são escuros. As orelhas são bem posicionadas no alto da cabeça, pequenas e eretas. A cauda de inserção alta e tamanho médio projeta-se sobre o dorso e curva-se sobre ele com sua pelagem emplumada e abundante. Como todos cães antigos a raça tende a apresentar quintos dedos que podem ou não ser removidos.

A pelagem do Spitz Alemão é grossa e dupla. A pelagem exterior é longa, reta e apresenta um textura crespa ou encaracolada, enquanto o sub-pelo é lanoso, macio, grosso e curto. A pelagem também é mais longa em torno do pescoço e peito exibindo uma exuberante juba. A raça possui uma vasta variedade de cores, incluindo preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, entre outras cores e combinações.

História da raça Spitz Alemão

O Spitz Alemão é uma raça canina oriunda da Alemanha. Estes cães chegaram à Europa levados pelos vikings, sendo mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450. Enquanto a variedade de porte médio foi criada para o pastoreio, as outras foram desenvolvidas para serem cães de companhia.

Os spitz e cães de tipo primitivo são cachorros incrivelmente antigos, descendentes dos cachorros da Idade da Pedra. São as raças mais antigas encontradas na Europa Central, e muitas outras raças de cães foram criadas a partir delas. Os cães originalmente pesavam até 30kg, e trabalhavam como pastores de ovelhas. Algumas celebridades do passado que foram proprietários de Spitz Alemães foram Maria Antoineta , Emile Zola, Mozart e a Rainha Vitória. O Kennel Club Inglês reconheceu a raça Spitz Alemão no ano de 1870 e em 1888 a rainha Vitória começou sua própria criação de Spitz, promovendo a raça em exposições. Foi ela quem começou a produzir cães cada vez menores, tornando a raça muito popular na Inglaterra e foi assim que surgiu os Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, tendo seu reconhecido primeiramente pelo AKC em 1888.

Portanto a versão miniatura deste cão, conhecido como Spitz Alemão Anão, ou ainda Lulu da Pomerânia, popularizou-se devido à Rainha Vitória, que o tinha como cão de companhia. De acordo com o padrão estabelecido pela FCI, este cão é aceito em praticamente todas as cores. Apesar do pelo longo, a facilidade em trata-lo contribuiu para a sua popularidade, exigindo apenas escovações periódicas e banhos mensais.

Temperamento e Cuidados com a Raça Spitz Alemão

O Spitz Alemão é um cão compacto e ativo, com um denso e macio sub-pelo, de caráter alerta e expressão inteligente. É alegre e amigo, sempre muito curioso. O cão da raça Spitz Alemão é extrovertido e companheiro. Adora companhia e está sempre muito bem humorado. Não é um cachorro insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande companheiro. Elegante, o Spitz Alemão é considerado uma raça muito inteligente. O cão da raça Spitz Alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira. O Spitz Alemão é orgulhoso, animado, saltitante, corajoso e bastante ativo. Trata-se um cachorro curioso, autoconfiante, inteligente, ansioso para aprender, mas que também é extremamente leal ao seu dono e toda a sua da família. Este é sem dúvida um ótimo companheiro e tem um incrível afeto pelas pessoas que ficam muito encantadas com o temperamento positivo e carinhoso deste cão. Os proprietários precisam tratá-lo com carinho e um pouco de paciência. Sua inteligência e seu bom caráter sem dúvida fazem com que esta raça de cães sejam muito bem aceitos por pessoas que não gostam de cachorros, pois não tem como não se apaixonar por um Spitz. Os cães do tipo Spitz  geralmente se dão muito bem com outros cachorros e com outros animais domésticos, sem quaisquer problema.

Esta raça canina tem 5 variações em relação ao tamanho:

Spitz Alemão Anão ou Lulu da Pomerânia: até 22 cm;
Spitz Alemão Pequeno, até 29 cm;
Spitz Alemão Médio, de 30 a 38 cm;
Spitz Alemão Grande, de 42 a 50 cm; e
Spitz Alemão Gigante de 50 a 60 cm.

Ficha da raça Spitz Alemão

País de origem – Alemanha
Nome orginal – Deutscher Spitz
Grupo 5 – Spitz e Tipos Primitivos
Utilização – Cão de Guarda e Comapanhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Média
Temperamento – Dócil, leal, desconfiado com estranhos
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos da raça Spitz Alemão

Spitz AlemãoSpitz AlemãoSpitz AlemãoSpitz Alemão

Outros cães spitz e de tipo primitivo

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Spitz Alemão

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça spitz alemão (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça spitz alemão na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Site sobre o Pomeranian americano – Em inglês.

Livros sobre a raça Spitz Alemão

Pomeranian Breed of a Queen – Autor, John Williams – Independent Publishing Platform (March 27, 2013)

German Spitz (Comprehensive Owners Guide) by Juliette Cunliffe and Isabelle Francais (May 2005)

Spitz Aleman / German Spitz (Excellence: Razas De Hoy / Excellence: Today’s Breeds) (Spanish Edition) by Juliette Cunliffe and Zoila Portuondo (Jun 30, 2005)

Veja + sobre o Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia)

Lulu da Pomerânia

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros