Shih Tzu

Raça Shih Tzu

Shih Tzu é um cão pequeno, robusto, com um corpo ligeiramente mais longo do que alto. É um cãozinho alerta, animado, feliz e resistente, tem um caráter delicado e leal. O cachorro da raça Shih Tzu faz amigos facilmente e responde bem ao treinamento que é feito de forma amorosa, paciente e consistente.

Shih Tzu

Raça Shih Tzu

 

Raça Shih Tzu

O Shih Tzu é um cão pequeno, robusto, com um corpo ligeiramente mais longo do que alto e a cabeça é redonda e larga. O focinho é quadrado e curto, com stop definido. O nariz é largo, com narinas bem abertas. O nariz, os lábios e as pálpebras são da cor fígado em cachorros de cor fígado, azul em cachorros da cor azul e preto em todas as outras cores. Os dentes inferiores projetam-se à frente dos superiores o que é tecnicamente descrito como prognatismo. Os olhos dos cães da raça Shih tzu são grandes, escuros e redondos, mais  claros nos exemplares de cor azul e fígado. As orelhas são caídas cobertas de pelos abundantes. Suas pernas musculosas retas e proporcionais. A cauda é apontada para cima e pende sobre o dorso, também coberta por pelos abundantes. Os quintos dedos podem ou não ser removidos. A pelagem dupla é densa e longa, e cai sobre o dorso do cão. A pelagem acima dos olhos pode ser presa ou tosada. Há uma  pelagem abundante no bigode e o focinho é curto.

História da Raça Shih Tzu

Documentos e pinturas do século XVI mostram cães que se assemelham ao Shih Tzu. Acredita-se que o Shih Tzu  descende do cruzamento de cães da raça Lhasa Apso com cães da raça Pequinês, na cidade de Pequim no século 17. Estes cachorros eram os favoritos da realeza chinesa e eram tão valorizados que durante muitos anos os chineses recusavam-se a vender, trocar ou doar qualquer um de seus cães. No ano de 1930 o primeiro casal foi importado para a Inglaterra, levados por soldados ingleses durante a Segunda Guerra Mundial. O Shih Tzu foi reconhecido na Grã-Bretanha em 1946 e nos EUA em 1969.

Temperamento e Cuidados com a Raça Shih Tzu

O Shih Tzu é um cãozinho alerta, animado, feliz e resistente, tem um caráter delicado e leal. O cachorro da raça Shih Tzu faz amigos facilmente e responde bem ao treinamento que é feito de forma amorosa, paciente e consistente. Pode ser um cão de guarda muito alerta, a raça é corajosa e inteligente. Dotado de um espírito brincalhão este pequeno cachorro, além de ser muito carinhoso gosta de estar com as pessoas e geralmente se dá bem com outros animais de estimação, mas alguns exemplares da raça podem ser muito ciumentos.

O Shih Tzu, como várias outras raças de pequeno porte,  necessita ser liderado por uma família com pulsos firmes, onde todos na casa saibam ser líderes juntos, estipulando regras para a casa que sejam formuladas de forma consistente e clara. Os proprietários que permitem que seus cães comandem, podem vir a ser surpreendidos por uma personalidade totalmente diferente da descrita acima. Devido ao pequeno tamanho deste cão e sua linda aparência, é muito comum que as pessoas induzam o cachorro a se tornar líder, pois ao tratarem o cão como um bebê, transmitem ao cachorro uma grande fragilidade e na leitura do cachorro, ele acredita que precisará ser o chefe de seus seres humanos. Isto provoca um grau variável de problemas comportamentais, tais como, mas não limitados a; ansiedade de separação, irritação e agressividade, podendo até mesmo levar o cachorro a morder.

Neste caso, estes cães podem tornar-se perigosos para companhia de crianças e também adultos, por estarem ditado as suas regras aos seres humanos. E uma vez conquistado o papel liderança o cachorro irá defender a sua posição no topo da matilha. Podendo por exemplo, latir obsessivamente para ensinar o que querem. Esses comportamentos não são traços da raça Shih Tzu, mas sim comportamentos provocadas pela forma como são tratados pelas pessoas ao seu redor. Por isso dê regras e estabeleça limites o quanto antes ao seu cachorro. Ele necessita compreender com clareza o que é e o que não é permitido fazer. Seja firme, estável, líder da matilha, seja consistente e jamais esqueça que cachorro é cachorro. Leve-o fazer caminhadas diárias para gastar energia física e mental. Seu temperamento vai melhorar para melhor, e você será proprietário de uma cachorro tranquilo e que lhe transmitirá muita confiança.

O cachorro da raça Shih Tzu necessita caminhar diariamente e simples brincadeiras já serão suficiente para suprir suas necessidades diárias de exercício, no entanto, como acontece com todas as raças, a brincadeira não irá suprir o seu instinto primitivo de caminhar. Cachorros que não caminham diariamente são mais propensos a apresentar problemas de comportamento. Esta raça também gosta muito de uma boa boa brincadeira ao ar livre, e como qualquer cachorro adora passear na grama e correr livremente no quintal.

O Shih Tzu é uma boa raça de cachorro para a viver em apartamento. Apesar de serem bastante ativos. Se se exercitarem dentro de casa com brincadeiras e com 2 caminhadas diárias, mas não esqueça que o Shih Tzu é sensível ao calor, nunca saia para passear com cães em horários de sol forte! O Sol forte pode causar problemas respiratórios e queimaduras nas patas de seu peludo.

A raça Shih Tzu tem predisposição a obesidade, portanto é recomendável equilibrar muito bem a dieta de seu cachorro e evitar petiscos nos intervalos da refeições. Esta raça de cães necessita de um certo cuidado com sua higiene diária, você deverá escovar seu Shih Tzu utilizando uma escova de cerdas flexíveis (não use rasqueadeira). Quando a pelagem do Shih Tzu fica muito longa você deverá amarrar o “topete” para manter o pelo longe dos olhos do cachorro. Alguns proprietários preferem tosar a pelagem para ficar mais simples e menos demorado para cuidar.

Também é muito importante manter em dia a higiene dos ouvidos e olhos. O Shih Tzu tem olhos sensíveis que precisam ser mantidos limpos. Existem líquidos especiais que você poderá comprar para fazer a higiene, se necessário. Pergunte ao seu veterinário qual o produto indicado para seu cachorro. Esta raça não perde muito pelo dizem que é um bom cachorro para pessoas que sofrem de alergia, pois se tiver o cuidado ideal com sua pelagem,eles realmente quase não soltam pelos. A expectativa de vida do cães da raça Shih Tzu é de aproximadamente 15 anos.

Aparência e descrição da raça Shih Tzu

A raça Shih Tzu foi levada para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por todo o continente. “Shih tzu”, em chinês significa leão. Cachorros com aspecto leonino são muito apreciados na China, e não é diferente com esta linda raça pertencente ao grupo dos cães de companhia.

O Shih Tzu é um cachorro muito ativo, atento e dócil. Seus olhos são escuros, grandes e redondos. As orelhas do Shih Tzu também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante. A cauda do Shih Tzu é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso. A raça shih tzu possui um a belíssima pelagem longa e abundante, não crespa, com bom sub-pelo.

De pequeno porte, o peso médio para os cães desta raça fica em torno dos 9 kg.

O Shih Tzu é uma raça de cachorro originária da China. Bem como outras raças caninas, a origem deste animal possui uma lenda. De acordo com o que se conta, o Shih Tzu seria o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Sem esperança de se casarem, eles decidiram cruzar os cachorros de suas nações – o Pequinês e o Lhasa Apso - para representar o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre aqueles dois povos. Seu nome significa “cão leão” e sua origem perdeu-se em meio as antigas lendas, embora saiba-se que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640. Apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente. Quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, a criação da raça foi resgatada graças a criadores ingleses.

Ficha da raça Shih Tzu

País de origem – China (Tibete)
Nome orginal – Shih Tzu
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Cão de Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa / Média
Temperamento – Carinhoso, independente, companheiro
Adestrabilidade – Alta

Galeria de Fotos – Raça Shih Tzu

Shih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih TzuShih Tzu

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre raça Shih Tzu

Padrão da Raça (FCI)

Padrão internacional da raça Shih Tzu (CBKC-FCI) - Em português

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça Shih Tzu na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês

Livros Sobre Raça Shih Tzu

Shih Tzu (Barron’s Complete Pet Owner’s Manuals) by Jaime J. Sucher (Oct 1, 2010)

The Shih Tzu (Terra Nova Series) by Deborah Wood (Oct 2006)

Shih Tzu For Dummies by Eve Adamson (Apr 2, 2007)

Shih Tzu: How to Be Your Dog’s Best Friend: From personality traits to tips on diet, health, training and more… by Debbie White DVM (Oct 16, 2012)

Shih Tzu Puppy Training: The Ultimate Guide on Shih Tzu Puppies, What to Do When You Bring Home Your New Shih… by Francine Warren (Aug 1, 2011)

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros