Shar Pei

Raça Shar Pei

Raça Shar Pei

Shar Pei é uma raça de cachorro oriunda da China. Criado para ser inicialmente um cão de trabalho para fazendas, é considerado eficiente, já que as características buscadas para tal foram alcançadas. Bom guarda, é considerado também animal de companhia, além de demonstrar aptidão como cão pastor e de rastreio.

Shar Pei é um cachorro de tamanho médio e tem uma pele enrugada. Ele tem uma aparência quadrada com uma cabeça larga e plana. O focinho da raça Shar Pei é largo, amplo e acolchoado, com um stop moderado. Esta raça de cachorro tal qual o Chow Chow, tem uma língua escura meio azulada. A mordedura da raça Shar Pei é em tesoura. Os olhos são pequenos e amendoados de cor escura, podendo ser mais clara em cães com uma pelagem mais clara. as orelhas tem uma inserção alta, são triangulares e pequenas, ligeiramente arredondadas nas pontas. A cauda da raça é grossa na base, afinando em direção a ponta. A raça Shar Pei pode apresentar o quinto dedo e ele pode ser removido ou não.

Shar Pei

Raça Shar Pei

 

Os filhotes têm mais rugas do que os adultos, o Shar Pei perde suas rugas lentamente à medida que envelhece. A raça pode apresentar todas as cores sólidas, menos o branco. A cauda e a parte de cima das coxas, podem ser mais claras. E no dorso e sobre as orelhas pode ou não apresentar uma cor ligeiramente mais escura. esta é uma raça de cachorro muito admirada em todo o mundo nos dias de hoje embora seja considerada uma raça rara, também é habitualmente confundida com a raça Chow Chow. A pelagem muito característica do Shar Pei é áspera ao toque, extremamente eriçada e sem sub pelo e também não deve ser tosada. A pelagem deve variar ente 1 e 2,5 centímetros de comprimento.

História da raça Shar Pei

A origem da raça Shar Pei é incerta, assim como a de tantas outras raças caninas, especialmente quando falamos de uma raça tão antiga. Pinturas em cerâmicas indicam que a raça já existia por volta de 206 aC. Especula-se que o Shar Pei possa ser um descendente do Chow Chow, no entanto, a única ligação clara entre as duas raças é a cor da língua roxa. O nome Shar Pei significa “casaco de areia” por que textura peculiar de seu pelo, funciona como um tipo de proteção contra ataques de outros animais.

Cães da raça Shar Pei foram usados ​​como animais de fazenda e exerciam funções multiuso de trabalho para os chineses, entre elas, a caça, o rastreamento, ou como caçador de ratos, também no pastoreio, ou protegendo estoques de plantações e protegendo a propriedade e a família. Os cães trabalhavam para suas famílias e ocupavam as mais diversas funções durante seu dia. Infelizmente a raça Shar Pei foi usada também em eventos de luta de cães, pois sua pele solta e extremamente áspera tornava difícil para o outro cachorro agarrar. Os chineses também acreditavam que a aparência enrugada e a pigmentação escura da boca do Shar Pei, poderia assustar os maus espíritos. Durante a Revolução Comunista a população da raça Shar Pei diminuiu.

Em 1973, um empresário de Hong Kong adquiriu alguns poucos exemplares da raça em uma tentativa de salvar o Shar Pei da extinção e atraiu a atenção das pessoas para este cachorro, através de uma revista americana. Foi a partir desses exemplares de Shar Pei que a raça se espalhou para o mundo e vem aumentando muito sua popularidade, ocupando agora a posição de uma das mais populares raças no Brasil. A raça Shar Pei foi reconhecida pela AKC muito recentemente no ano de 1992. No Brasil a raça só começou a ser conhecida devido a uma série de reportagens do jornal Estado de São Paulo em meados dos anos 80.

Temperamento e cuidados com a raça Shar Pei

O Shar-Pei é um cachorro muito leal à sua família. Inteligente, brincalhão, bastante ativo, dominante, e corajoso, possui fortes laços de amor com sua família, e normalmente não costuma ser hostil em relação a estranhos. Se você acostumar o filhote da raça Shar Pei com gatos e crianças, enquanto ele ainda for jovem, geralmente não terá problemas com eles. O Shar Pei é fácil de lidar, é um cachorrinho calmo, independente e dedicado e por estas características ele torna-se um companheiro muito agradável e um bom cão de guarda. O Shar Pei precisa de um como a maioria das raças, precisa ter proprietários firmes e decididos. Se você age com um animal de forma inconsistente, muito submisso ou extremamente gentil, tratando o cachorro como uma criança, aos olhos do cachorro, você estará assumindo uma posição submissa e ele terá que assumir o cargo de chefe da matilha. O Shar Pei precisa de proprietários firmes e decididos, mas que o tratem com carinho, deixando bem claro sua posição de liderança de maneira extremamente consistente. O cachorro precisa compreender que todos os humanos da família estão acima dele na hierarquia da matilha. Os exemplares da raça que vêem a si mesmos como líderes se tornarão cães teimosos e desobedientes. Esta raça precisa de treinamento de obediência para estabelecer seu lugar na hierarquia de seu grupo familiar, é muito comum que Shar Peis recusem obedecer comandos de membros da família que não estabeleçam sua posição de líder sobre eles. Eles precisam de um proprietário capaz de ser o chefe. O Shar Pei geralmente não gosta de água e é bastante comum que ele não queira tomar banho. Esta é uma raça é muito limpa e não necessita de muitos cuidados de higiene.

A socialização desta raça de cachorro é importante, pois o convívio da raça Shar Pei com outros cachorros poderá ser um problema se um dos cães estiver demonstrando um comportamento dominante. No entanto, alguns Shar Pei possuem um temperamento menos dominante do que outros e se bem socializados e acostumados com outros cães desde cedo podem ter uma convivência pacífica com outros cães, tendem a se dar melhor com a convivência entre sexos opostos. Alguns exemplares da raça Shar Pei costumam babar, principalmente quando estão sentindo alguma dor. Como com todas as raças de cachorro é importante encontrar um criador responsável quando você estiver pensando em adquirir um filhote de Shar Pei. Lembre-se que o temperamento do cachorro depende de como o dono o trata. Os cães que exercem a posição de líder da sua matilha inevitavelmente irão desenvolver problemas de comportamento. Por isso é sempre recomendável passear com coleira com seu cachorro ao menos duas vezes ao dia, para que ele desenvolva uma personalidade calma e positiva.

O Shar Pei pode ter uma boa vida em apartamento, se tiver exercícios regulares. É uma cachorro moderadamente ativo dentro de casa e irá sempre preferir um quintal com jardim a sua disposição. O cão da raça Shar Pei é sensível ao clima quente, em parte devido às rugas em sua cabeça reterem o calor. Portanto nestes dias, tenha sempre a disposição de seu cão um lugar à sombra e água disponível e em fácil acesso. Se esta raça tiver exercícios adequados ele se tornará um cachorro muito calmo no convívio diário com sua família.

O Shar Pei tem necessidade de uma grande quantidade de exercícios diários, que inclui duas caminhadas. Durante a caminhada você deverá observar que seu Shar Pei esteja caminhando ao seu lado ou atrás de você, pois na cabeça do um cachorro o líder é quem comanda o passeio, e como já frisamos anteriormente este é o seu lugar na matilha.

Não exercite seu Shar Pei em dias e horários extremamente quentes pois eles são muito sensíveis ao calor. Verifique sempre a temperatura do chão, para que ele não tenha queimaduras na sola da pata.

O Shar Pei deve ser escovado regularmente, e sua pelagem nunca deverá ser tosada. Esta raça não tem um sub pelo. A pelagem solta um pouco durante todo o ano, mas a queda mais acentuada ocorre apenas duas vezes ao ano na primavera e no outono. Este período pode deixá-lo com uma aparência despenteada. Banhos frequentes não são recomendados e a escovação da pelagem pode ser feita diariamente para remover os pelos mortos. A expectativa de vida dos cães desta raça é de aproximadamente 10 anos.

Aparência e descrição da raça Shar Pei

Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o Shar Pei é uma raça inteligente, leal e alerta. O Shar Pei possui pelagem curta e dura, sem sub-pelo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para a raça Shar Pei, exceto o branco. De tamanho mediano, o Shar Pei é uma raça que tem em média entre 44 e 51 cm, medidos sempre à altura da cernelha. O Shar Pei é um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família. O focinho é uma das principais características da raça; largo desde a raiz até a ponta do nariz, sem sugerir afilamento. Entretanto, as rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes do Shar Pei, assim como sua pelagem curta, dura e eriçada.

Ficha da raça Shar Pei

País de origem – China
Nome orginal – Shar Pei
Grupo 2 – Molossóides Tipo Mastife
Utilização – Defesa, guarda e companhia
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Baixa / Média
Temperamento – Calmo, leal, independente, protetor
Adestrabilidade – Média / Alta

 

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + sobre a raça Shar Pei

Padrão da Raça – FCI

Padrão oficial internacional da raça shar pei (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça – AKC

Padrão da raça shar pei na versão do American Kennel Club – Em inglês

Livros sobre a raça Shar Pei

Shar-Pei (Barron’s Complete Pet Owner’s Manuals) by Tanya Ditto (Jan 1, 2006)

Chinese Shar-Pei: A Comprehensive Guide to Owning and Caring for Your Dog (Comprehensive Owner’s Guide) by Juliette Cunliffe (Sep 1, 2003)

Training and Understanding your Chinese Shar-Pei Dog and Puppies Behavior by Vince Stead (Nov 28, 2011

Galeria de fotos – raça Shar Pei

Shar PeiShar PeiShar PeiShar PeiShar PeiShar Pei

 

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros