Schnauzer Standard

Raça Schnauzer Standard

Raça Schnauzer Standard

Assim como as outras variedades, o Schnauzer Standard é uma raça de cachorro oriunda da Alemanha. Esta é a variedade que pode ser chamada de original, pois foi ela que deu origem as demais. Segundo publicação no livro The Complete Dog Book, esta raça seria fruto de cruzamentos entre pinschers, que geraram uma variação de pelo duro. Após a Segunda Guerra Mundial, esta raça perdeu popularidade em relação a sua versão miniatura.

Schnauzer Standard

Raça Schnauzer Standard

 

O Schnauzer Standard é um cachorro de tamanho médio, com uma constituição física quadrada. A cabeça do Schnauzer Standard é moderadamente larga, longa e retangular com um ligeiro stop. O focinho e os lábios são pretos. Os dentes são tecnicamente descritos como sendo formados por uma mordedura em tesoura. Os olhos do Schnauzer Standard são de tamanho médio em forma oval de cor marrom escuro. As orelhas estão projetadas para o alto, inseridas no topo cabeça podem ser cortadas ou mantidas de forma natural. Quando cortadas costumam exibir uma ponta aguda . Quando naturais, as orelhas possuem um formato em forma de V, portadas próximas à cabeça. A parte traseira do Schnauzer Standard é reta, com a linha superior ligeiramente inclinada para baixo da cernelha em direção a garupa . As patas dianteiras são retas quando vistas de qualquer ângulo. A cauda é portada para o alto, as vezes pode ser cortada. Nota: o corte de cauda e orelhas está proibido no Brasil . Os quintos dedos podem ou não ser removidos. Os pés do  Schnauzer Standard são pequenos e compactos com unhas pretas. A pelagem dupla tem uma textura dura densa na pelagem superior exterior e com um sub pelo interno bem macio. A pelagem ergue-se ligeiramente para cima, a parte de trás, no dorso, sendo mais longa na saia e atrás das patas, também apresenta uma pelagem espessa na região da barba e sobrancelhas. As cores da pelagem variam entre o preto sólido e sal e pimenta.

História da raça Schnauzer Standard

O Schnauzer Standard é a mais antiga das três raças de Schnauzers e é oriundo da Alemanha. A palavra Schnauzer significa focinho, em alemão. Acredita-se que a raça Schnauzer Standard tenha surgido no sul da Alemanha, na região de Baden-Wüttemberg, mas sua origem detalhada é desconhecida. Sabe-se que há alguma relação com raças que existiam durante a idade media, algumas destas já encontram-se extintas como o “biberhund”, e outros cães pastores.

Até o final do século XIX , tanto a raça Affepinscher como a raça Schnauzer eram conhecidas como Pinscher, pois são basicamente a mesma raça, só diferem-se em realção  a pelagem.Os animais que apresentavam a pelagem mais dura eram chamados de “Pinscher de pelo duro” ou “Pinscher tipo Schnauzer”. O Pinscher Schnauzer Clube iniciou uma política que exigia prova de três gerações de cães conhecidos como Schnauzer de pelagem grossa para que fosse efetuado o registro. Esta prática rapidamente ajudou a consolidar uma raça distinta do Pinscher Alemão. Estes Pinschers Schnauzers receberam o nome de Schnauzer Standard . E o nome Schnauzer que é derivado da palavra alemã ” Schnauze “, que significa ” focinho ” foi atribuído a raça. Estes cães trabalharam como cães mensageiros na I Guerra Mundial como caçadores, guardas de propriedades, guarda de rebanhos de ​​gado e como retrievers. Vários artistas europeus representaram a raça em suas pinturas , incluindo Rembrandt e Dürer, que possuía Schnauzers Standard. Alguns dos talentos do Schnauzer Standard incluem: caça, monitoramento, recuperação, vigilância , guarda, trabalho militar, obediência e é um ótimo cão para competições e esportes caninos.

Temperamento e cuidados com a raça Schnauzer Standard

O Schnauzer Standard  é um ótimo cachorro para guarda. Está sempre alerta, sem ser um cachorro chato, desde que tenha a quantidade necessária de exercícios diários. Esta é uma raça divertida, os Schnauzers são cachorros corajosos e brincalhões com um temperamento bem parecido com o temperamento de cães terriers . Dotados de um espirito aventureiro e muito bem humorados são alem de ótimos companheiros, cães perfeitos para proprietários que desejam um cachorro para viajar. Esta é uma raça de cachorro que aprende com muita facilidade e por isso são muito fáceis de adestrar. Mas como todas as raças de cachorro, com o Schnauzer Standard não é diferente, a família necessita ter pulso firme ao educar um cachorro desta raça.

Schnauzer Standard necessita ser liderado por uma família onde todos na casa saibam ser líderes juntos, determinando as regras da casa de forma consistente e clara. Os proprietários que permitem que seus cães comandem, podem vir a ser surpreendidos por uma personalidade totalmente diferente da descrita acima. Devido ao pequeno tamanho deste cão e sua linda aparência, é muito comum que as pessoas induzam o cachorro a se tornar o líder, pois ao tratarem o cachorro como se ele fosse um bebê, demonstram ao cachorro uma imagem de fragilidade e aos olhos do cachorro, ele compreende que necessita liderar seus seres humanos. Isto provoca uma série problemas de comportamento, como proteger objetos com agressividade, ansiedade de separação, irritação e agressividade, podendo até mesmo levar o cachorro a morder. Neste caso, estes cães podem tornar-se perigosos para companhia de crianças e também adultos, por estarem ditado as suas regras aos seres humanos. E uma vez conquistado o papel liderança o cachorro irá defender a sua posição no topo da matilha. Podendo por exemplo, latir obsessivamente para ensinar o que querem. Esses comportamentos não são traços da raça  Schnauzer Standard.

O Schnauzer Standard é uma raça que se adapta facilmente à vida em apartamento, apesar de ser bastante ativo dentro de casa. Para que ele viva bem em um apartamento será necessário exercitá-lo com ao menos duas caminhadas diárias e brincadeiras. Exercícios e caminhadas também saõ fundamentais para estabelecer o papel de liderança sobre o cachorro, portanto caminhadas com coleira são realmente fundamentais para a educação de qualquer cachorro.

O Schnauzer Standard irá viver muito feliz se tiver um jardim à sua disposição, pois trata-se de uma raça com bastante energia e eles adoram correr e brincar no jardim, apenas tenha cuidado com cães filhotes, é sempre interessante supervisionar as brincadeiras de crianças e filhotes, pois eles não tem noção de limites e podem se machucar. Nunca corra nem ande de bicicleta levando o cachorro na coleira com nenhuma raça de cachorros em que o filhote ainda esteja em desenvolvimento, este tipo de exercício pode lesionar o filhote de forma grave.

A pelagem do Schnauzer Standard é razoavelmente fácil de cuidar, eles possuem um sub-pelo bem cheio que poderá acabar emaranhando, por isso é recomendável que você escove seu cachorro diariamente, utilizando uma escova de cerdas. É recomendável que o Schnauzer Standard seja tosado ao menos duas vezes ao ano na primavera e no outono. Se você optar por aparar os pelos de seu cachorro em casa, tome muito cuidado para que ele esteja calmo durante a tosa. Certifique-se de que não irá machucar o cachorro, as vezes um pequeno susto pode ser desastroso, quando envolvemos cachorros e tesouras é sempre melhor a experiência de um profissional da área. Também é sempre aconselhável limpar os bigodes de seu Schnauzer Standard após as refeições. A raça Schnauzer Standard não têm aquele cheiro forte característico de muitas raça de cachorro e quase não perdem pelos.

A expectativa de vida do Schnauzer Standard é de aproximadamente de 15 anos

Aparência e descrição da raça Schnauzer Standard

De origem alemã, os cães da raça Schnauzer Standard eram usados para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa, e sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos e às vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo fervorosamente diante de qualquer perigo. O primeiro sinal desta raça foi em 1879, na Alemanha, com o nome de Pinscher de Pelo Duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia.

O Schnauzer Standard é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. É afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade. Na ausência do dono é incorruptível. Os órgãos sensoriais da raça são altamente desenvolvidos. É prudente, tem grande disposição ao adestramento, é incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistência a doenças e intempéries. Os olhos são escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento da raça. Sua pelagem é dura, o pelo é forte e espesso. Visto a contra pelo está sempre levantado, isto é, não aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-pelo.

A principal característica da pelagem do Schnauzer Standard é o pelo em forma de barba rígida, e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo da raça Schnauzer é mais curto que em qualquer outra parte do corpo e é duro em toda a cabeça. O Tamanho do Schnauzer fica entre 45 e 50 cm, medidos sempre à altura da cernelha.

Ficha da Raça Schnauzer Standard

País de origem – Alemanha
Nome orginal – Schnauzer
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzers e Molossóides
Utilização – Guarda e Companhia
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Média
Temperamento – Vivo, tranquilo, leal, equilibrado
Adestrabilidade – Alta

Galeria de Fotos – raça Schnauzer Standard

Schnauzer StandardSchnauzer StandardSchnauzer StandardSchnauzer StandardSchnauzer StandardSchnauzer Standard

 

Outras variedades da raça

 

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + Sobre a Raça Schnauzer Standard

Padrão da Raça – FCI

Padrão oficial da raça Schnauzer (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça Schnauzer na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês.

Livros Sobre a Raça Schnauzer

VIEIRA, Marcio Infante. Schnauzer. Editora Prata, Brasil, 1997.

DILLE, Barbara M. Standard Schnauzer, Rare Breed. E.U.A., 1997.

The Miniature Schnauzer (Terra Nova Series) by Phyllis Degioia (Oct 2006)

Schnauzers (Barron’s Complete Pet Owner’s Manuals) by Frederick Frye (Nov 17, 2005)

The Schnauzer Handbook: Your Questions Answered by Linda Whitwam (Jan 20, 2013)

The World of Schnauzers: Standard, Giant, Miniature by Johan Gallant (Aug 1, 1996)

Standard Schnauzer (Rare Breed) by Barbara M. Dille (Dec 1997)

Fonte: Guia de Raças

 

Veja + Sobre a Raça Schnauzer

Guia de Raças de Cachorros