Rottweiler

Raça Rottweiler

Raça Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro de tamanho médio a grande, nem pesado nem leve. Não é um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. De acordo com o standard desta raça, o Rottweiler é de boa índole, calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar. É um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

Rottweiler

Raça Rottweiler

 

O aspecto geral da raça Rottweiler demonstra, a primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter do Rottweiler está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Os olhos do Rottweiler tem tamanho médio, cor castanho-escuro, e expressam ternura. A pelagem da raça Rottweiler é curta, densa, de pelo reto, sem sub-pelo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente. A altura desejada para os exemplares machos varia entre 60 e 68 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas desta raça devem medir entre 55 e 65 cm, sempre em harmonia com a estrutura geral do cachorro.

História da raça Rottweiler

O Rottweiler é uma raça de cachorro desenvolvida na Alemanha. Trata-se de uma raça de cachorros provavelmente criada por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. É reconhecidamente uma das raças mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros.  Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados.

Apesar de ser uma raça versátil, utilizada nos últimos tempos para diversos propósitos, o Rottweiler é principalmente uma das mais antigas, se não a mais antiga das raças de pastoreio. As origens do Rottweiler são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, O Rottweiler teria, assim, se originado do Mastim do Tibete, que servia aos romanos como guarda e na condução do gado.

Provavelmente o início da criação da raça deu-se por volta do século I d.c., período em que os soldados romanos em suas expedições de conquista, percorriam grandes distâncias através do continente europeu e durante suas viagens levavam consigo, o Mastim Tibetano que exercia a função de guarda e boiadeiro de rebanho, rebanho este, que os soldados levavam consigo para lhes servir de alimento nestas expedições.

Durante tais expedições certamente estes animais se reproduziram e deixaram seus descendentes na cidade de Rottweil, de onde a raça Rottweiler herda seu nome, esta cidade era um importante centro comercial de gado. Com o fim do comércio de gado na cidade de Rottweil e a chegada das rodovias a raça quase se estiguiu. No início do século XX o Rottweiler começou a ser utilizado para o serviço policial, graças aos seus atributos físicos e sua personalidade. Nesta época surgiram clubes dedicados à preservação da raça. Em julho de 1921 foi fundado o Algemeiner Deutcher Rottweiler Klub (ADRK), que rege, até os dias de hoje, o padrão alemão da raça.

A raça Rottweiler difundiu-se por toda a Europa e em pouco tempo espalhou-se para o mundo, chegou aos EUA nos anos 30, e foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1935. Foi reconhecido pelo Kennel Clube Inglês o “The Kennel Club”, em 1936. Esta raça chegou ao Brasil na década de 70, no estado do Rio de Janeiro e posteriormente, foi se espalhando pelo país, tornando-se uma das mais populares raças de cães de guarda e trabalho.

Temperamento e cuidados com a raça Rottweiler

O Rottweiler é uma raça forte, com acentuada predisposição genética às atividades de pastoreio e instintos de guarda. Como acontece com qualquer outra raça, o comportamento potencialmente perigoso em cães da raça Rottweiler geralmente é resultado da posse irresponsável, abuso, negligência ou falta de socialização durante a fase de crescimento. Por isso os primeiros meses de vida de um cachorro necessitam de um acompanhamento muito próximo e repleto de atenções e dedicação por parte da família. O aspecto geral da raça Rottweiler demonstra, a primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter do Rottweiler está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade.

O Rottweiler é um cachorro extremamente leal e afeiçoado a sua família, paciente com crianças, mas é muito importante que ele seja criado junto a elas desde cedo. Esta raça de cães é muito companheira e não suporta ficar distante de quem ama. Basicamente ele além de desempenhar outras funções como guarda, pastoreio etc… é um cachorro que aprecia a companhia, a raça Rottweiler é muito inteligente, desde que receba um bom adestramento para obediência desde cedo, é um cachorro que adora obedecer seu dono e está sempre pronto a agradar sua família. Tem uma aptidão ímpar para assimilar comandos e adora aprender. Por isso tem sido largamente utilizado em diversos tipos de trabalhos.  Esta é realmente uma raça de cachorro equilibrada, mas que possui um forte instinto territorial, é um cachorro calmo, devotado e muito saudável e resistente. Pode conviver com outros animais desde que seja acostumado desde cedo. No entanto é imperativo que você o eduque também desde muito cedo e jamais permita que seu Rott assuma o comando da matilha. Cães da raça Rottweiler quando assumem o comando da família podem ficar perigosos. Seu Rott deve compreender desde muito cedo que você é quem está no comando, ele precisa confiar em você e em todos os membros de seu convívio. Você também jamais deverá criar seu Rott a distância, eles apreciam e necessitam de uma estrutura familiar e é assim que eles tornam-se parte da matilha, protegendo quem ama e quem lhe dá carinho. Portanto eduque seu Rott com amor e pulso firme, seja um líder para ele, é isso que ele espera de você, mas também seja carinhoso e companheiro, pois este é um verdadeiro animal que sabe respeitar e deseja ser respeitado em troca e também não suporta o confinamento nem a solidão, nunca grite com seu Rott, eles obedecem melhor quando são tratados com serenidade.

O Rottweiler é um ótimo cachorro para quem mora em casa com jardim ou lugares com bastante espaço. Não é muito ativo dentro de casa, adora deitar próximo de você e fica bastante calmo, no entanto é necessário que durante o dia ele corra, brinque e gaste energia. É possível criar um Rottweiler em apartamento, mas não esqueça, todo cachorro precisa de vida ao ar livre e ao menos 2 caminhadas diárias, caminhadas são a base para que um cachorro tenha um bom comportamento. Cães são animais que instintivamente caminham, acompanhado as pessoas e buscando um líder para guiá-lo. Nunca permita que seu cachorro caminhe na sua frente, cães necessitam andar ao seu lado, ou atrás de você, para que você mantenha sua posição na hierarquia de liderança.

O Rottweiler adora uma boa brincadeira no jardim e brincadeiras irão satisfazer uma boa parte da necessidade diária de exercícios de seu Rott, no entanto , como acontece com todas as raças, simples brincadeiras não irão suprir a necessidade instintiva de caminhar. Tenha em mente que cachorros que são impedidos de caminhar diariamente estarão mais propensos a desenvolver problemas graves de comportamento.

Os cães da raça Rottweiler podem ser ser escovados diariamente, ou a cada 2-3 dias, como sua pelagem é curta, necessita de muito pouco cuidado para manter sua pelagem brilhante e bonita. Acostume seu cachorro com as escovações desde filhotinho e este processo será muito simples e prazeroso para ambos. A raça Rottweiler deverá tomar banho somente quando necessário. Uma boa limpeza diária nos olhos e semanal nos ouvidos, mais a escovação frequente é suficiente para mantê-lo limpinho e muito bonito.

Cuidado com a superalimentação, cães desta raça podem sofrer depois de uma certa idade com sobrepeso, portanto dose muito bem desde cedo as porções de ração de seu Rott e nunca deixe comida à vontade. A expectativa de vida de cães de grande porte como o Rottweiler varia entre 9 e 10 anos de idade.

Ficha da raça Rottweiler

País de origem – Alemanha
Nome orginal – Rottweiler
Grupo 2 – Molossóides e Boiadeiros
Utilização – Tração, guarda e boiadeiro
Porte – Médio / Grande
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Amigável, auto-confiante, corajoso
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – Raça Rottweiler

RottweilerRottweilerRottweilerRottweilerRottweilerRottweiler

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a raça Rottweiler

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Rottweiler (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça Rottweiler na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês

APRO

Site oficial da Associação Paulista do Rottweiler - Em português

American Rottweiler Club

Site oficial do American Rottweiler Club - Em Inglês

RottRio

Site oficial do Rottweiler Clube do Rio de Janeiro - Em português

RCP

Site oficial do Rottweiler Clube de Portugal - Em português

Livros Sobre Raça Rottweiler

TAUSZ, Bruno.O Rottweiler, Ed. Nobel, 1987, Brasil.

VIEIRA, Márcio Infante. Rottweiler, Amigo, Sincero, Atleta, Guarda Corajoso. Ed. Prata, 1996, Brasil.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros