Pug

Raça Pug

Pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É uma raça de cão de companhia originária da China. Tal afirmação é baseada no fato de terem encontrado cães similares na nação oriental nos idos de 1700 a.C. Todavia, apenas quando levada à Europa, primeiramente pelos holandeses e em seguida pelos ingleses, é que a raça atingiu o padrão moderno.

Pug

Raça Pug

 

Raça Pug

Adotada pela realeza europeia, foi a preferida de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte. Com o aumento de sua popularidade, conquistou ainda diversos nomes, dependendo do país. Foi chamada de mop, carlin, carlino e pug-dog. É considerado um animal de estimação de pequeno porte, podendo chegar a pesar até 8 kg. Pelo seu tamanho e por não necessitarem de muito exercício, o Pug é o tipo de cachorro ideal para apartamento. Os Pugs são cachorros braquicefálicos, ou seja, cachorros com o focinho “achatado”. Cães com essa características tem sistema respiratório superior comprimido e portanto não toleram muito exercício físico ou calor excessivo.

O próprio nome da raça já indica o seu tamanho. Pug-Dog, como foi apelidado na Inglaterra, significa “coisa diminuta“, ou “cachorro diminuto”.

O Pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É um cachorro quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. A cabeça desses cães é grande, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio. O focinho dos cachorros da raça Pug é curto, obtuso, quadrado. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas do pug são finas e pequenas.

A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso, e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores descritas  no standard oficial desta raça são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata. O peso fica entre os 6,5 e 8 kg.

História da Raça Pug

Segundo historiadores, o Pug é uma raça de cachorros originária da China, onde foram encontradas evidências de cachorros com uma aparência muito similar com idade datada de 1700 A.C. Estes cães pertenciam a imperadores chineses e viviam sob proteção destes nobres dentro de seus palácios. Este “Pug primitivo” ancestral da raça como conhecemos hoje em dia, era chamado de Lo-Chiang-Szee ou apenas Lo-Sze, provavelmente estes cachorros foram também os precursores de outras raças oriundas da China que também apresentavam o rosto “achatado” um bom exemplo destes cães na atualidade é o Pequinês. Na China antiga, a raça era considerada preciosa por apresentar a testa enrugada que formavam a palavra “Príncipe” na escrita chinesa. A marca era conhecida como “Marca do Príncipe”.

Provavelmente a raça chegou à Europa em meados do século XVI, desembarcando inicialmente na Holanda e posteriormente Inglaterra e demais países europeus. Na Inglaterra definiu-se o padrão da raca e foi onde a criação do Pug desenvolveu-se até chegar nas características do cachorro que conhecemos. A raça sempre teve uma certa predileção entre os nobres e não foi diferente na Europa.

Conta a lenda que os Pugs foram uma “Pedra no Sapato” de Napoleão Bonaparte. Josefina, a esposa de Napoleão, tinha um Pug inseparável que por sua vez, não simpatizava nada com Napoleão, o pequeno cachorro chegava a impedir o imperador de entrar no quarto de sua dona. Não demorou muito tempo depois de aparecer nas exposições de cães ingleses, para este pequeno notável espalhar-se para todo o mundo, fazendo um sucesso imediato nos EUA onde possui até hoje um altíssimo número de registros, devido às suas excelentes características.

No Brasil a raça chegou na década de 50, mas cresceu de forma não muito significativa a principio. Já nos anos 80, a criação nacional adquire outra proporção com vários canis aprimorando-se na criação da raça, trazendo novas linhagens e popularizando o Pug que teve seu apogeu nos anos 90 e não para de crescer e arrebanhar fans por todo o país.

Ficha da raça Pug

País de origem – China
País Patrono – Grã-Bretanha
Nome orginal – 巴哥犬
Grupo 1 – Cães de Companhia
Utilização – Cão de Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa
Temperamento – Muito dócil, equilibrado, carinhoso
Adestrabilidade – Média / Baixa

Galeria de fotos da raça Pug

PugPugPugPugPugPug

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Pug

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Pug (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça na versão do American Kennel Club – Em inglês.

Pug Talk Magazine

Site da revista norte-americana Pug Talk Magazine- Em inglês.

Pug Dog Club of America

Site oficial do Pug Dog Club of America – Em inglês.

Livros sobre a raça Pug

MAGGITTI, Phil. PUG – Complete Pet Owner´s Manual. EUA, 2000.

BELMONTE, Brenda. The Pug Handbook. EUA, 2004.

Fonte: Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros