Poodle Médio – Poodle Standard

Raça Poodle Médio

Poodle Médio, ou Standard é uma das variedades desta raça e é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. O  Poodle Médio é uma raça de cachorro oriunda da França, de acordo com a Federação Internacional de Cinofilia. Foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax.

Poodle Standard - Poodle Médio

Poodle Standard – Poodle Médio

 

Raça Poodle Standard – Poodle Médio

É na realidade, um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se distingue também pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, o Poodle Standard possui aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.

O Poodle Standard é famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável.

Seus olhos, têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preta. Os olhos deste cão são levemente oblíquos, situados na altura do stop. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta. Nesta raça, a pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. Já a pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordõezinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, marrom, cinza e abricó. Quanto ao tamanho, esta raça tem 4 variedades e o Poodle Médio, ou Standard mede de 35 à 45 cm, medidos sempre na altura da cernelha.

O  Poodle Médio é uma raça de cachorro oriunda da França, de acordo com a Federação Internacional de Cinofilia. Foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax. Por tempos os franceses reivindicaram a criação da raça. Todavia, referências mostram que sua origem é de fato alemã, embora tenha influenciado outras raças, como o Barbet, de origem francesa. Em um rápido resumo do surgimento da raça, a FCI, no entanto, considera a França como nação criadora desta raça de cachorro.

Ficha da raça Poodle Médio

País de origem – França
Nome original – Caniche Moyen
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Cão de companhia, caça  e cão D’ água
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Dócil, fiel, ativo, inteligente
Adestrabilidade – Muito Alta

Galeria de fotos da raça Poodle Standard

Poodle Médio - Poodle StandardPoodle Médio - Poodle StandardPoodle Médio - Poodle StandardPoodle Médio - Poodle StandardPoodle Médio - Poodle StandardPoodle Médio - Poodle Standard

 

Outras variedades da raça

 

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Poodle Médio

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Livros Sobre a Raça Poodle Standard

Poodle Clipping and Grooming: The International Reference (Howell reference books) by Shirlee Kalstone (Nov 14, 2000)

Poodles For Dummies by Susan M. Ewing (Feb 5, 2007)

The Everything Poodle Book: A complete guide to raising, training, and caring for your poodle (Everything (Pets… by Janine Adams (Aug 6, 2004)

Poodles (Barron’s Complete Pet Owner’s Manuals) by Joe Stahlkuppe (May 1, 2007)

CHERRY, Barbara. Guia do Poodle. Ed. Nobel, Brasil, 1998.

BOWRING, Clara. Poodle, Ed. Nobel. Brasil, 1987.

VIEIRA, Márcio Infante. Poodle, Ed. Prata. Brasil, 1995.

Fonte – Guia de Raças