Tudo sobre o Pastor Alemão

Pastor Alemão

Raça Pastor Alemão

Raça Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça de cachorro bem proporcionada e muito forte, é um cachorro de porte médio a grande, o tamanho fica entre 55 e 65 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Pode chegar aos 44 kg e medir 66 cm na altura da cernelha. A raça Pastor Alemão tem um tamanho médio, um corpo musculoso, e ligeiramente alongado em relação a sua altura, trata-se de um cão robusto e sólido, mas com uma estrutura óssea leve. A cabeça é cuneiforme e deve ser proporcional em relação ao seu corpo, sua testa é ligeiramente arredondada. Olhando um Pastor Alemão de cima, a largura do crânio afila de maneira uniforme em direção ao focinho, com um “stop” não muito acentuado.

A cor mais comum para o focinho de um Pastor Alemão é a cor preta, porém, alguns exemplares da raça podem apresentar focinhos em tons de azul ou fígado mas são considerados uma falha e não podem ser exibidos em exposições. Os dentes desta raça apresentam-se em uma forte mordida em tesoura. Os olhos são escuros, de tamanho médio e amendoados, ligeiramente oblíquos e nunca salientes, olhos claros são indesejáveis. As orelhas da raça são eretas largas na base, portadas elevadas e alinhadas voltadas para a frente. As orelhas dos filhotes com menos de seis meses podem pender lateralmente de forma parcial. A cauda deste cão é espessa e estende-se abaixo do jarrete e é portada para baixo quando o cão está em repouso, com uma ligeira curva, embora seja elevada e portada alta em estado de excitação, quando o cachorro encontra-se em movimento, mas nunca pode estar portada acima das costas.

As patas dianteiras e ombros são musculosos e as coxas são grossas e resistentes. As patas são arredondadas, bem fechadas e arqueadas, as almofadinhas (sola das patas) são resistentes e as unhas são fortes e de coloração escura. O Pastor Alemão pode apresentar 2 variedades de pelo, uma variedade com camada dupla e outra com pelo externo longo e duro, ambas com sub-pelo.

O Pastor Alemão com pelo de camada dupla deve ter uma pelagem tão denso quanto possível, a pelagem é dura e fechada, curta na cabeça, na parte interior das orelhas, no rosto e nas patas e dedos, no pescoço, esta pelagem apresenta-se ligeiramente mais densa e comprida. Também é ligeiramente mais longa na parte de trás das patas e na parte de trás das coxas.

O Pastor Alemão com pelo externo longo e duro, apresenta um pelo externo longo, macio e menos fechado, com tufos nas orelhas e na parte trazeira dos membros, apresentam um pelagem comprida atrás das coxas e na cauda.Na cabeça eles possuem uma pelagem curta inclusive na parte interna das orelhas, esta pelagem também é curta na cabeça, no rosto e nas patas e dedos. E no pescoço a pelagem é bem mais exuberante formando uma juba. Em sua maioria os cães são pretos com marcas marrom avermelhado, marrom e amarela, ou cinza claro. Preto unicolor ou cinza encarvoado, com máscara e manto pretos. Uma porção mínima de marcas brancas no peito, ou até mesmo uma coloração interna mais clara são permitidas, mas não desejadas.

História da Raça Pastor Alemão

O Pastor Alemão (Deutscher Schäferhunde) é uma raça de cachorro proveniente da Alemanha. Na região de Karlsruhe, Max Von Stephanitz e outros criadores dedicados desenvolveram uma raça de pastores genuinamente alemã, tratava-se de uma raça de cães ágeis, obedientes, devotados e bonitos que possuíam um linda pelagem loga. Provavelmente este cachorro descendente de cães pastores do noroeste alemão, a raça teve seu primeiro exemplar registrado no século XX. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Esta raça de cães foi apresentada pela primeira vez em Hanover, no ano de 1882, e sua variedade de pelo curto foi apresentado pela primeira vez em Berlim, em 1889. Em abril de 1899, von Stephanitz registrou um cachorro chamado Horan como o primeiro Deutsche Schäferhunde, que significa “cão pastor alemão” em Português. Até o ano de 1915, ambas variedades de pelos longos e e pelos curtos eram exibidas em exposições de cachorros. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades de TV e do cinema, figurando em produções como Rin-Tin-Tin.

Hoje em dia, o Pastor Alemão é reconhecido como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, já que dizem representar lealdade, agilidade, cautela e amizade. É ainda bem sucedido como animal de pastoreio e em provas de obediência. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: pastor branco suíço.

O Pastor Alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como cão de guarda, cão farejador, cão de salvamento e cão de companhia. Muito eficaz para resgate de pessoas feridas, o pastor alemão é também um excelente guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável. O Pastor Alemão é, sem dúvida um cachorro muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um ótimo companheiro, o Pastor Alemão deve também demonstrar coragem e dureza na defesa do dono e de seus bens.

Temperamento e cuidados com a raça Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão vigilante, fiel e manso com as crianças e outros animais da casa. Diante de estranhos demonstra desembaraço e segurança. O caráter é uma das qualidades mais importantes do Pastor Alemão. É um cachorro equilibrado, possui grande desenvoltura, atitude vigilante, incorruptibilidade, fidelidade e muita coragem com cão de defesa.

Os cachorros de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, costumam ser fortes, ágeis, velozes e particularmente resistentes às grandes caminhadas e as intempéries. Muitas vezes usados ​​como cães de trabalho, os cachorros da raça Pastor Alemão demonstram coragem e são perfeitos para exercer as mais inúmeras funções. dotado de um espírito alegre, estes cães tendem a ser muito obedientes e ansiosos para aprender. O Pastor Alemão geralmente é um cachorro tranquilo e confiante, sério e inteligente, além de extremamente fiéis. Pode estar certo que um cachorro desta raça não irá pensar duas vezes antes de dar sua vida para defender sua família. Eles são incrivelmente fáceis de se adestrar e adoram estar perto de suas famílias, apesar de alguns exemplares poderem ser reservados com estranhos.

Esta raça precisa sentir-se parte de sua família, e não devem ser deixados isolados por longos períodos de tempo. Outra ótima característica da raça é que eles latem apenas quando se sentem ameaçados ou para dar o alarme de que algo está diferente. Como todo mundo sabe, estes cães são iconicamente conhecidos como cães policiais, devido a todas suas qualidades de caráter, aliadas a um  instinto protetor muito forte, e claro, sua índole extremamente leal ao seu treinador.

O Pastor Alemão é um cachorro maravilhoso, mas até mesmo um ser humano não se cria sozinho e devido ao seu tamanho, é imperativo socializar o filhote de Pastor Alemão desde muito cedo. Se um cachorro da raça Pastor Alemão não tiver um treinamento adequado ou sofrer maus tratos ele poderá como qualquer outro tipo de cachorro tornar-se um cão agressivo e acabar agredindo e atacando pessoas e outros animais. Cães devem ser tratados com respeito e carinho, não confunda autoridade com maldade, um cachorro sempre responderá melhor ao treinamento com carinho e reforço positivo, nunca machuque seu cachorro. Problemas de comportamento com estes cães também surgem quando um proprietário permite que seu cachorro torne-se líder de sua família ou quando o proprietário não integra seu cachorro na hierarquia social de sua família. Cães são animais sociais e necessitam estar inseridos dentro do grupo, necessitam de convivência e exercícios e para isso seus proprietários devem exercer naturalmente sua autoridade sobre o cão, promovendo em um ambiente calmo, acolhedor, mas consistente, transmitindo segurança e confiança. apenas desta forma é possível criar um cão estável, bem ajustado, e é através do treinamento, de caminhadas e muito carinho que você terá um cachorro confiável com outros animais de estimação e um excelente companheiro para crianças e sua família.

O Pastor Alemão deve receber o treinado básico de obediência a partir dos 4 meses. Cães desta raça que possuam proprietários passivos ou cujos instintos não estão sendo atendidos podem tornar-se tímidos, ariscos e podem ser propensos a morder ou desenvolver um problema de comportamento qualquer. Se você transparecer para seu Pastor Alemão fragilidade, muito dificilmente terá autoridade sobre ele, e lembre-se, eles também não respondem bem a disciplina severa. Não trate nunca nenhum cachorro como se ele fosse humano. Cachorros são cachorros e não compreendem donos que conversam com eles de forma abobalhada, permitindo tudo sem impor limites. Lembre-se que o Pastor Alemão é uma das raças mais inteligentes e altamente qualificado para o trabalho, com estas aptidões vem um desejo de ter um trabalho, executar tarefas, desempenhar algum papel social em sua vida e é claro, eles desejam poder seguir um confiável e consistente que os oriente e façam com eles sintam-se protegidos.

Estes cães precisam extravasar sua energia, tanto física quanto mental e por isso dificilmente ficarão parados. Como já falamos exaustivamente neste artigo, esta é uma raça é muito inteligente e aprende tão rapidamente que ele tem sido usado como um cão pastor, cão de guarda, no trabalho com a polícia em diversas funções, como guia de cegos, em serviço de busca e resgate, etc. O Pastor Alemão também se destaca em muitas outras atividades caninas, incluindo schutzhund, rastreamento, obediência, etc. A raça possui um faro notável para farejar drogas e invasores, e também é amplamente utilizada pelo exército para alerta a presença de minas subterrâneas em tempo de evitar sua detonação.

Um cão da raça Pastor Alemão poderá viver em apartamento apenas se tiver exercícios físicos constantes. Eles são relativamente tranquilos dentro de casa e adoram sentar-se ao lado de sua família, mas sempre irão preferir ter a liberdade e ir e vir, podendo sair para o quintal e retornar para o conforto e companhia de seus donos.

Cachorros da raça Pastor Alemão amam atividades físicas, de preferência combinadas com algum tipo de treinamento, como são cachorros que adoram novos desafios e aventuras eles necessitam no mínimo de duas longas caminhadas ao dia ou correr ao seu lado. Sempre tenha em mente que todo cachorro deverá andar ao lado ou atrás de você, para que fique bem claro sua posição de liderança na cabeça do cachorro. Também é importante ensinar ao seu cachorro que ele entra ou sai de portas, portões e entradas, somente após você tê-lo feito primeiro. Pequenas atitudes muito simples como estas manterão você sempre no comando. Cães que não caminham são mais propensos a ter problemas de comportamento. Cães são animais sociais eles caminham quase o tempo todo e é assim que estabelecem a sua posição na hierarquia social. Jogos de bolinha, frisbee,  brincadeiras com as crianças e outros animais são necessários para que seu cachorro supra suas necessidades diárias de exercício, caso contrário você terá nas mãos um animal inquieto e provavelmente destrutivo.

O Pastor Alemão troca seus pelos de forma sazonal, no entanto, principalmente os exemplares de pelagem longa, perdem pelos constantemente. Por isso você deverá escovar seu cachorro diariamente, ou terá pelos espalhados por todo lugar. É importante acostumar seu cachorro com escovação desde bem filhotinho para que este momento seja tranquilo para você e para ele. Utilize escova de cerdas próprias para cachorros, rasqueadeiras podem ferir a pele de alguns cães mais sensíveis. Dê banho em seu Pastor Alemão apenas quando necessário, banhos podem tirar a oleosidade natural da pele e causar irritações. Verifique ouvidos e garras guarnição regularmente. A expectativa de vida da raça Pastor Almão gira em torno de 13 anos.

Ficha da Raça Pastor Alemão

País de origem – Alemanha
Nome orginal – Deutscher Schäferhund
Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização – Pastoreio, guarda e trabalho
Porte – Grande
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Dócil, rquilibrado, vigilante, corajoso
Adestrabilidade – Muito Alta

Galeria de fotos da raça Pastor Alemão

Pastor AlemãoPastor AlemãoPastor AlemãoPastor AlemãoPastor AlemãoPastor Alemão

Saiba + sobre raça Pastor Alemão

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Pastor Alemão (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão Oficial (AKC)

Padrão oficial da raça Pastor Alemão, na versão do AKC - Em inglês.

Pastor Alemão

Artigo do Blog Guia de Raças sobre a raça Pastor Alemão – Em português.

SBCPA

Site oficial da Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães – Em português.

Livros sobre raça Pastor Alemão

SCHWABACHER, Joseph.O Pastor Alemão. São Paulo, Nobel, 1984.

NICHOLAS, Anna Katherine. Book of the German Shepherd Dog. E.U.A., 1985.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros