Old English Sheepdog

Raça Old English Sheepdog

Raça Old English Sheepdog

O Old English Sheepdog é uma raça de cachorro compacta que possui uma aparência robusta, forte e quadrada, muito harmoniosamente estruturado, com uma pelagem abundante e um ar muito inteligente. O Old English Sheepdog é um cachorro vigoroso,que possui uma linha superior ligeiramente inclinada, sendo mais baixa na altura dos ombros. Quando visto de cima, pode se observar que seu tronco apresenta um formato de pera. Quando um cão da raça Old English Sheepdog caminha, pode-se perceber um bamboleado típico, embora sua movimentação seja normal. O latido da raça Old English Sheepdog tem um timbre muito característico. O peito da raça Sheepdog tem uma aparência profunda e larga. A cabeça é grande, mas proporcional em relação ao tronco, com um stop bem definido. A trufa é grande e preta, com narinas largas. Os dentes apresentam-se em uma perfeita mordfedura em forma de tesoura. Os dendes deste cachorro são fortes, grandes e regulares. Os olhos são inseridos bem separados, geralmente tem contorno escuro e podem ser de cor marrom, azul ou mesmo de cores diferentes. As orelhas são pequenas e inceridas juntas so rosto do cão.

Old English Sheepdog

Raça Old English Sheepdog

 

Esta raça apresenta um pescoço moderadamente amplo e robusto, ligeiramente arqueado. O tronco tem um aspecto compacto. O Old English Sheepdog ou nasce sem cauda (como o nome da raça sugere “Bobtail”) ou é completamente amputada, no entanto no Brasil e na maior parte da Europa, a caudectomia foi proibida por lei. A cauda quando não é cortada é bem discreta e de inserção baixa, bem coberta de pelos e tem uma textura dura.

Os membros dianteiros são longos retos, bem desenvolvidos e apresentam ossos muito fortes, sustentando bem o tronco. Os membros traseiros são redondos, musculosos e muito bem recobertos de pelos. As patas não são viradas nem para dentro nem para fora, com aparência pequena, redonda e compacta. As almofadinhas das patas, são espessas e duras, caso a raça apresente quintos dedos poderão ou não ser removidos. A pelagem da raça é abundante, e possui uma textura áspera, a pelagem apresenta um aspecto eriçado e sem cachos. O sub pelo desta raça é impermeável. A pelagem apresenta-se ainda mais abundante nos membros posteriores do que no resto do corpo. As cores incluem todos os tons de cinza, azul, azul cinza, azul merle, cinza com manchas brancas ou branco com manchas cinzentas. A região do tronco e dos posteriores possuem uma cor uniforme, com ou sem luvas brancas nas regiões inferiores dos membros. Na cabeça, no pescoço, nos membros anteriores e na parte da frente do tronco o cachorro deverá apresentar a coloração branca com ou sem marcas.

Aparência e descrição da raça Old English Sheepdog

O Old English Sheepdog, também conhecido como Bobtail, devido à sua cauda cortada, é uma raça de cão de origem incerta. Apesar das especulações sobre sua ascendência terem três conhecidas possibilidades, a mais aceita é a dos cães pastores continentais, incluído o pastor de Brie. Usados até o século XIX como animais de trabalho, serviam aos fazendeiros como pastores rápidos de ovelhas e para levar o gado aos mercados.

É um cão de pelagem densa, felpuda e que pode ser aparada em climas quentes; suas orelhas são pequenas e ficam escondidas debaixo do pelo. O Sheepdog ainda apresenta uma tosa aparada, mais confortável para animais domésticos que não competem nas exposições de raça. Podendo atingir os 30 kg, é um animal grande. O Sheepdog tem o temperamento classificado como estável, despreocupado e bastante adaptável, além de amigável e amoroso.

Este simpático cão pastor se difundiu, principalmente na Inglaterra, e tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis. O Old English Sheepdog é um cachorro de aspecto robusto, compacto, perfeitamente simétrico. O corpo do Sheepdog é totalmente coberto por uma bela e abundante pelagem longa, formando cachos. O Old English Sheepdog não tem cauda, é um cachorro sólido, musculoso, hábil e de expressão inteligente. É dócil e tem caráter muito equilibrado. O Old English Sheepdog é protetor, fiel, muito carinhoso com a sua família e particularmente paciente com as crianças. A altura média da raça Sheepdog é de 56 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Ficha da raça Old English Sheepdog

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Old English Sheepdog (Bobtail)
Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização – Pastoreio
Porte – Grande
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Dócil, fiel, corajoso, confiável
Adestrabilidade – Alta

Galeria de Fotos – raça Old English Sheepdog

Old English SheepdogOld English SheepdogOld English SheepdogOld English SheepdogOld English SheepdogOld English Sheepdog

Outros cães pastores

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a Raça Old English Sheepdog

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça old english sheepdog (CBKC – FCI) – Em português

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça old english sheepdog versão American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Livros Sobre a Raça Old English Sheepdog

Old English Sheepdogs (Barron’s Complete Pet Owner’s Manuals) by Joan Hustace Walker (Apr 1, 1999)
Old English Sheepdog (Comprehensive Owner’s Guide) by Ann Arch (Apr 1, 2004)
Old English Sheepdog by Joan McDonald Brearly (Apr 1989)
The Complete Old English Sheepdog by Christina Smith (Oct 1993)

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros