Maltês

Raça Maltês

O pelo longuíssimo do Maltês é uma das características que torna esta raça muito atrativa. É inteligente e afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso cão de companhia. A conformação geral do Maltês é a de um cão pequeno em relação à sua forma. É um cachorro elegante, com cabeça, calda, membros cobertos de pelo sedoso, branco, muito brilhante e longo.

Maltês

Raça Maltês

Raça Maltês

raça Maltês mostra-se inteligente, de caráter vivaz e bastante apegado ao dono. figura entre os cães de companhia preferidos, pela brancura e vistosidade da rica pelagem. Os olhos do Maltês expressam vivacidade e inteligência, são grandes e redondos; as orelhas tendem a ser triangulares de inserção larga e alta. São totalmente cobertas de pelos longos, espessos, não ondulados, que chegam, pelo menos à ponta dos ombros.

A raça Maltês apresenta pelagem densa, clara, brilhante, pesada, muito longa e de textura sedosa. O comprimento médio do pelo é de 22 cm. O Maltês é um cão pequeno, os exemplares machos da raça medem entre 21 e 25 cm, e as fêmeas entre 20 e 23 cm. O peso fica entre os 3 e 4 kg.

Aparência e descrição da raça Maltês

Maltês é uma pequena raça de cachorro, também conhecida como Bichon Maltês, oriunda de Malta. Embora sua origem seja controversa, o Maltês é reconhecidamente uma raça muito antiga. Foi desenvolvida para tornar-se um cão de companhia, em princípio para a realeza europeia, como a Rainha Maria Stuart da Escócia, que o popularizou na Inglaterra. No Brasil, alcançou o ápice de sua popularidade no início do século, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país.

Chamado cão de colo, o Maltês pode chegar aos 25 cm na cernelha e pesar até 4 kg. Sua pele é pigmentada de vermelho e preto, principalmente no dorso. Sua pelagem não possui subpelo, é densa, de textura sedosa e brilhante; alongada pelo corpo, permanece lisa da linha superior do tronco, que divide sua pelagem ao meio; em sua cabeça, é também longa e lisa, confundindo-se com a barba. A cor do maltês é característica: branca pura, variando ao máximo, para um marfim claro. Desenvolvido desde o princípio para ser um cão de companhia, a raça Maltês é capaz de adaptar-se facilmente a vida cotidiana de seus donos, embora necessite de constante exercício. Descrito como incapaz de permanecer sozinho, é ainda interativo tanto com animais quanto com pessoas. Alerta, é ainda um cão de alarme eficiente.

Ficha da raça Maltês

País Patrono – Itália
Nome original – Maltese
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa / Média
Temperamento – Muito Dócil, Alegre, Afetuoso
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos -raça Maltês

Raça MaltêsRaça MaltêsRaça MaltêsRaça MaltêsRaça MaltêsRaça Maltês

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Maltês

Padrão da Raça – FCI

Padrão oficial internacional da raça Maltês (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão Oficial (AKC)

Padrão oficial da raça Maltês, na versão do American Kennel Club – Em inglês.

Maltese Only

Site dedicado a raça Maltês. – Em inglês.

Livros Sobre a Raça Maltês

LINDEN, Bobby. The Maltese, Happy Healthy Pet, E.U.A, 1999.

Fonte: Guia de Raças