Lulu da Pomerânia

Raça Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia é o menor cachorro dentre as variedades da raça Spitz Alemão, e é chamado oficialmente no Brasil de Spitz Alemão Anão. É um cachorrinho pequeno, do tipo toy. A cabeça, vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui em forma de cunha até a ponta do nariz. O focinho do Lulu da Pomerânia é reto e fino, com stop bem pronunciado. A cor do focinho varia de acordo com a cor da pelagem. Os dentes apresentam mordedura em tesoura. Os olhos tem formato alongado, ligeiramente oblíquos e são escuros. As orelhas são bem posicionadas no alto da cabeça, pequenas e eretas. A cauda de inserção alta e tamanho médio projeta-se sobre o dorso e curva-se sobre ele com sua pelagem emplumada e abundante. Como todos cães antigos a raça tende a apresentar quintos dedos que podem ou não ser removidos.

Lulu da Pomerânia - Spitz Alemão Anão

Lulu da Pomerânia – Spitz Alemão Anão

 

Raça Lulu da Pomerânia – Spitz Alemão Anão

A pelagem do Lulu da Pomerânia, ou do Spitz Alemão Anão é grossa e dupla. A pelagem exterior é longa, reta e apresenta um textura crespa ou encaracolada, enquanto o sub-pelo é lanoso, macio, grosso e curto. É mais longa em torno do pescoço e peito exibindo uma exuberante juba. A raça Lulu da Pomerânia possui uma vasta variedade de cores, incluindo preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, entre outras cores e combinações. O Lulu mede de 18-30 cm e pesa entre 1-3 kg.

História da Raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

Os spitz e cães de tipo primitivo são cachorros incrivelmente antigos, descendentes dos cachorros da Idade da Pedra. São as raças mais antigas encontradas na Europa Central, e muitas outras raças de cães foram criadas a partir delas. O nome Lulu da Pomerânia é oriundo da região de Pomerânia, onde hoje fica Alemanha e Polônia. Os cães desta região originalmente eram muito maiores, pesando até 30kg, e trabalhavam como pastores de ovelhas. Algumas celebridades do passado que foram proprietários de Spitz Alemães foram Maria Antoineta, Emile Zola, Mozart e a rainha Vitória. O Kennel Club Inglês reconheceu a raça Spitz Alemão no ano de 1870 e em 1888 a rainha Vitória começou sua própria criação de Spitz, promovendo a raça em exposições. Foi ela quem começou a produzir cães cada vez menores, tornando a raça muito popular na Inglaterra e foi assim que surgiu o Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, tendo seu reconhecido primeiramente pelo AKC em 1888.

Temperamento e cuidados com a raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

O Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, é um cachorro de pequeno porte muito orgulhoso, animado, saltitante, corajoso e bastante ativo. Trata-se um cachorrinho curioso, autoconfiante, inteligente, ansioso para aprender, mas que também é extremamente leal ao seu dono e toda a sua da família. O Lulu é sem dúvida um ótimo companheiro e tem um incrível afeto pelas pessoas que ficam muito encantadas com o temperamento positivo e carinhoso deste pequeno cãozinho, que pode ser considerado um dos cães mais independentes entre as raças de pequeno porte. Os proprietários precisam tratá-lo com carinho e um pouco de paciência. Sua inteligência e seu bom caráter sem dúvida fazem com que o Lulu seja muito bem aceito por pessoas que não gostam de cachorros, pois não tem como não se apaixonar por um Lulu. A raça Lulu da pomerânia geralmente se dá muito bem com outros cachorros e com outros animais domésticos, sem quaisquer problema.

Apesar de seu tamanho pequeno, o Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, pode desempenhar perfeitamente a função de caça que é altamente instintiva e também é um excelente cão de guarda. São perfeitos para casas e fazendas pois são indiferentes às intempéries. Considerados cães de alarme, anunciam quando alguém está se aproximando ou existe algum perigo eminente segundo seu julgamento. No entanto desde pequenininhos é aconselhável que você estimule-o a parar de avisar e seja realmente consistente a este respeito, pois eles podem perder a noção e esquecem de parar de latir.

Trata-se de uma raça de cachorros muito amiga que adora aprender de tudo. Não subestime o potencial de um Spitz Alemão Anão, eles realmente podem aprender quase qualquer coisa.

Como todas as raças de cães, os cães da raça Lulu da Pomerânia necessitam muito de um líder de matilha e por isso precisam ver seus donos como líderes, caso contrário se tornarão cães chatos. Se você for um dono bobão e der o controle para seu Lulu, permitindo que ele tome as decisões por você, parabéns, você tem nas mãos um belo problema para solucionar. Muitas pessoas, tratam seus cachorrinhos pequenos como crianças, falando com vozes abobadas transmitindo ao cachorro tremenda fragilidade. Eles como são muito inteligentes, compreendem este tratamento como fraqueza e como seus donos fazem tudo para agradá-los rapidamente se colocam na posição de líderes da matilha. Esta situação certamente lhe causará problemas de comportamento, apesar de não serem traços da raça Lulu da Pomerânia, mas sim, comportamentos derivados pela forma como foram tratados pelos seus donos e pelas pessoas que convivem com eles. Dentro destes comportamentos podemos observar cães que apresentam ansiedade de separação, cães irritados, que mostram os dentes não hesitando em atacar pessoas e até mesmo cães muito maiores. O comportamento de guarda torna-se uma obsessão e os latidos excessivos, na intenção de dominar seus donos e fazer com que as pessoas hajam de acordo com o que eles acreditam ser o certo. Cães com este tipo de comportamento costumam tornar-se anti sociais e se você tratar este pequeno cachorro como um bebê e não como um cachorro, ele será totalmente desaconselhado para crianças, pois seu comportamento se tornará imprevisível.

Agora lembre-se, só donos que não sabem estabelecer a regra de hierarquia da matilha correm o risco de ter um cachorro com estas características. Se você souber impor limites e demonstrar sua liderança, proporcionar ao cachorro caminhadas diárias, adestrar seu Lulu da Pomerânia, demonstrando auto-confiança, de forma que ele entenda seu lugar dentro da hierarquia familiar, esta é uma raça de cachorros maravilhosa, muito estável, confiável, companheira e afetuosa que poderá conviver com pessoas de todas as idades sem o menor perigo.

O Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) é um ótimo cachorro para quem mora em apartamento. Apesar de serem muito ativos dentro de casa, devido ao seu pequeno tamanho, pouco espaço é suficiente para que ele corra brinque e gaste energia. Mas não esqueça, todo cachorro precisa de vida ao ar livre e ao menos 2 caminhadas diárias, caminhadas são a base para que um cachorro tenha um bom comportamento. Cães são animais que instintivamente caminham, acompanhado as pessoas e buscando um líder para guiá-lo. Nunca permita que seu cachorro caminhe na sua frente, cães necessitam andar ao seu lado, ou atrás de você, para que você mantenha sua posição na hierarquia de liderança.

Esses cães adoram uma boa brincadeira no jardim e brincadeiras irão satisfazer uma boa parte da necessidade diária de exercícios de seu Lulu, no entanto , como acontece com todas as raças, simples brincadeiras não irão suprir a necessidade instintiva de caminhar. Tenha em mente que cachorros que são impedidos de caminhar diariamente estarão mais propensos a desenvolver problemas graves de comportamento. Caso você tenha a sua disposição um grande jardim e passe bastante tempo do lado de fora da casa, com seu Lulu seguindo você, talvez as caminhadas na rua sejam menos importantes, considerando que elas já acontecem de forma natural.

Tenha cuidado com seu Lulu da Pomerânia no verão, como trata-se de uma raça desenvolvida em regiões extremamente frias, e possuem uma pelagem abundante, tendem a sofrer bastante em climas demasiadamente quentes. Como apresentam uma pelagem muito longa necessitam ser escovados diariamente, ou a cada 2- 3 dias, varia um pouco de exemplar para exemplar. Acostume seu cachorro com as escovações desde filhotinho e este processo será muito simples e prazeroso para ambos. A raça Lulu da Pomerânia troca a pelagem de forma sazonal, ou seja, duas vezes ao ano. Banhos deverão ser dados apenas quando necessário. Uma boa limpeza diária nos olhos e ouvidos, mais a escovação frequente é suficiente para mantê-lo limpinho e muito bonito.

A raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) é muito famosa devido a sua longevidade e boa saúde. Estes pequenos cães podem viver aproximadamente 15 anos.

Ficha da raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

País de origem – Alemanha
Nome original – Deutscher Spitz
Grupo 5 – Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo.
Utilização –  Guarda e Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Muito dócil, ativo, inteligente e brincalhão
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

Lulu da PomerâniaLulu da PomerâniaLulu da PomerâniaLulu da PomerâniaLulu da PomerâniaLulu da Pomerânia

Outros cães spitz e de tipo primitivo

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Spitz Alemão Anão (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da raça (AKC)

Padrão oficial do Lulu da Pomerânia, (versão American Kennel Club) – Em inglês.

Livros sobre a Raça Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)

Vivendo com um Lulu da Pomerânia

Guia de um proprietário de um Pomerânia feliz e saudável

Conheça o Bo um Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) muito fofo!

Página do Facebook do Bo

Veja + Sobre o Spitz Alemão Anão

Página da Raça Spitz Alemão

Fonte – Guia de Raças

Página sobre o Lulu da Pomerânia

Guia de Raças de Cachorros