Tudo sobre a raça Lhasa Apso

Lhasa Apso

Raça Lhasa Apso

Raça Lhasa Apso

O Lhasa Apso é uma pequena raça de cachorro oriunda da região chinesa do Tibete. Considerada antiga, sua origem data dos idos de 1500 e seu nome vem da capital Lhassa. Sagrada para os monges budistas, a raça tinha a função de alertar e zelar pelas propriedades. Por serem considerados sagrados, os cães desta raça eram muito bem cuidados e jamais vendidos. Os exemplares da raça eram presenteados, em sinal de extremo respeito. Fora da China, foi primeiramente visto no Japão, iniciando sua expansão quatro séculos mais tarde, ao chegar à Europa. O cão Floquinho, do personagem Cebolinha, do cartunista Maurício de Souza, pertence a essa raça.

O Lhasa Apso é considerado um excelente cão de companhia, vindo do cruzamento entre o terrier e o spaniel tibetano. Vivia nos mosteiros budistas em seu país de origem, pelo menos até a anexação do Tibete à República Popular da China. enquanto os grandes mastins tibetanos guardavam as entradas dos mosteiros, o Lhasa Apso era o cão responsável por alertar ao menor sinal de movimentação externa, auxiliado por sua notável audição e latido agudo, servindo aos moradores como um excepcional cão de alarme.

Esta é uma das muitas raças de cães orientais que obtiveram notoriedade ao serem levadas ao Ocidente. Os primeiros cães foram levados à Grã-Bretanha no início do século 20, e em pouco tempo já estavam participando das exposições de beleza canina em Londres. A raça foi chamada inicialmente de Lhasa Apso Terrier, e mais tarde passou a ser conhecida pelo mesmo nome que é utilizado nos dias de hoje.

Aparência e descrição da raça Lhasa Apso

De caráter alegre, cheio de segurança mas desconfiado com estranhos, o Lhasa Apso é um grande companheiro e também um cão de sentinela. O lhasa tem ouvido apuradíssimo, sendo capaz de perceber barulhos em longa distância. Os olhos do Lhasa Apso são escuros, de tamanho médio. A cauda dos cães da raça Lhasa Apso é provida de franjas abundantes e é levada acima da garupa. A pelagem é pesada, reta, dura, suficientemente longa e de sub-pelo espesso.

A altura dos cachorros da raça Lhasa Apso fica entre os 22 e 25 cm, medidos a altura da cernelha. São muitas as cores aceitas para esta belíssima raça, porém os exemplares mais facilmente encontrados são brancos com manchas em tons de caramelo ou pretas.

Ficha da raça Lhasa Apso

País de origem – Tibete
Nome orginal – Lhasa Apso
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Cão de Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa / Média
Temperamento – Equilibrado, carinhoso, indiferente a estranhos
Adestrabilidade – Média / Alta

Galeria de fotos da raça Lhasa Apso

Raça Lhasa ApsoRaça Lhasa ApsoRaça Lhasa ApsoRaça Lhasa ApsoRaça Lhasa ApsoRaça Lhasa Apso

Saiba + sobre a raça Lhasa Apso

Padrão da Raça – FCI

Padrão oficial internacional da raça Lhasa Apso (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça Lhasa Apso na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês.

The American Lhasa Apso Club

Clube americano da raça Lhasa Apso - Em inglês.

Livros sobre a Raça Lhasa Apso

The Lhasa Apso: An Owner’s Guide to a Happy Healthy Pet, E.U.A., 2002.

Foto:  Bibo Chu

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros