Dogue de Bordeaux

Raça Dogue de Bordeaux

Dogue de Bordeaux tem uma cabeça compacta, larga e com rugas. Esta raça possui uma mordedura ligeiramente prognata, ou seja, a arcada dentária inferior é ligeiramente mais preminente do que a superior. Os olhos do Dogue de Bordeaux são ovais e posicionados distantes um do outro. O pescoço, é bem robusto e muito forte. Com uma pelagem, curta, lisa, fina e macia ao toque. A cor da raça é unicolor e possui uma variação de tons fulvos,que varia do acaju ao café com leite. Podem ocorrer exemplares com a máscara em tons preto, marrom ou vermelho.

Dogue de Bordeaux

Raça Dogue de Bordeaux

 

História da raça Dogue de Bordeaux

Dogue de Bordeaux é um cão do tipo molossoide de origem francesa, muito utilizado como cão de guarda. Criada no suldoeste da França, esta raça possui como prováveis ascendentes o Buldogue Inglês, o Dogue de Burgos e o Mastim Tibetano. Todavia, já que não há precisão nos dados, existe ainda a teoria de que teria aparecido na Grécia, sendo mais adiante utilizada pelos romanos para o entretenimento circense ou para as batalhas.

Existem inúmeras teorias sobre a origem do Dogue de Bordeaux. Uma delas é que a raça pode ser descendente do Bulldog, do Mastim Tibetano e de cães molossos de origem grega e romana. Também podem ter tido sua origem de cães mastins trazidos para a Europa pelos Alanos ( um povo com origem iraniana vindo do nordeste do Cáucaso), e dos cães da região de Aquitaine na França, ou de cães Burgos espanhóis. No final da Idade Média, o Dogue de Bordeaux foi usado como condutor de gado e guarda-costas pessoal. Muitos Dogues morreram durante a Revolução Francesa,  a raça havia praticamente desaparecido da região de Bordeaux no fim do século XIX. Após a guerra, a criação do Dogue recuperou-se, graças ao apaixonado pelos Dogues, Raymond Triquet que criou o clube francês do Dogue de Bordeaux e foi responsável diretamente pela re-população desta raça. O Dogue de Bordeaux é agora uma raça de cães completamente estabelecida na França e vem ganhando popularidade em diversos países. A raça Dogue de Bordeaux nos dias atuais é utilizada principalmente como guarda de propriedade e companheiro de sua família, mas ao longo de sua história tão antiga, a raça já foi utilizada em guerras, como guardião de rebanho, pastor de gado, cão de guarda, já foi treinado para enfrentar touros, ursos, onças-pintadas, e como um caçador de javalis.

Temperamento e cuidados com a raça Dogue de Bordeaux 

Dogue de Bordeaux não é uma raça agressiva, adora estar com sua família e é um cachorro muito carinhoso com as pessoas de seu convívio. esta é uma raça que adora crianças, e tem bastante paciência com suas brincadeiras. O Dogue de Bordeaux é cachorro ativo que gosta e precisa se ocupar por isso, não gosta de viver confinado e sem companhia. Trata-se de um cachorro corajoso, que está sempre atento, fazendo a proteção de sua casa e das pessoas que ama, e sempre defenderá sua família com a própria vida.

O temperamento do Dogue de Bordeaux é descrito como territorial, protetor e fiel. Sua aparência é de um cão potente, com olhar penetrante e o tamanho de sua cabeça impressiona. Sua pelagem é fina, curta e suave ao toque. Entre suas principais características físicas estão ainda suas rugas, resultado de sua pele solta.

O Dogue de Bordeaux é um excelente cão de guarda, é uma raça muito forte e musculosa. A raça Dogue de Bordeaux tem personalidade forte e é muito fiel a seu dono. É uma raça bastante popular na frança, e é mais usado como cão de guarda e como companhia. Em relação à família, o Dogue de Bordeaux é considerado um cachorro carinhoso, afetuoso e leal. O Dogue de Bordeaux é um cachorro tranquilo e pode adaptar-se a vida em apartamento, contanto que possa fazer exercícios diariamente e caminhadas regulares ao menos 2 vezes por dia. O Dogue de Bordeaux é um cão de grande porte, mede de 59 a 69 cm. na altura da cernelha. O peso da raça fica entre os 38 e os 46 kg.

Ficha da raça Dogue de Bordeaux

País de origem – França
Nome original – Dogue de Bordeaux
Grupo 2 – Pinscher e Schnauzer e Molossóides
Utilização –  Guarda, defesa e dissuasão
Porte – Grande
Necessidade de exercício diário – média
Temperamento – Bom companheiro, muito apegado ao seu dono e muito afetuoso. Calmo, equilibrado
Adestrabilidade – média

Galeria de fotos – raça Dogue de Bordeaux

Dogue de BordeauxDogue de BordeauxDogue de BordeauxDogue de BordeauxDogue de BordeauxDogue de Bordeaux

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + sobre a raça Dogue de Bordeaux

Padrão da Raça Dogue de Bordeaux (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Dogue de Bordeaux (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça Dogue de Bordeaux (AKC)

Padrão da raça Dogue de Bordeaux versão do American Kennel Club – Em inglês.

Guia de Raças

Fonte: Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros