Dogue Alemão

Raça Dogue Alemão

Como o próprio nome indica, o Dogue Alemão é uma raça canina oriunda da Alemanha, muito conhecida pelo seu porte gigante. Possui temperamento calmo e equilibrado, sendo utilizado para guarda e companhia. É descrito pelo padrão como um cão ao mesmo tempo elegante e imponente.

A raça Dogue Alemão tem origem antiga e controversa. A hipótese mais aceita é que seu ancestral remoto, o extinto molosso assírio, foi cruzado pelos romanos com cães mais leves (possivelmente os ancestrais do lebrel irlandês) com a intenção de produzir um cão forte e ágil, a ser usado na caça de javalis, lobos e ursos. Posteriormente, estes cães se tornaram populares em diversas regiões da Europa e foram utilizados para defesa de propriedades e escolta de caravanas.

O Dogue Alemão é um cão calmo, extremamente dócil com a família, porém reservado com estranhos. É um guarda equilibrado, que não ataca sem necessidade. Seu tamanho e força, aliados a uma agilidade que o permite cobrir grandes distâncias, o tornam um excelente guardião de propriedades.

Dogue Alemão

Raça Dogue Alemão

 

Provavelmente o representante mais famoso da raça é o personagem do estúdio Hanna-Barbera, Scooby-Doo, entretanto, não se trata exatamente de um cachorro típico da raça. O criador do personagem, o designer Iwao Takamoto, explicou que antes de criar o personagem, conversou com um criador de dogues alemães e após isso, resolveu desenhar Scooby-Doo da forma oposta do ideal, com pernas tortas, queixo proeminente e uma cor não aceita pelo padrão oficial da raça.

Aparência e descrição da raça Dogue Alemão

O Dogue Alemão reúne a sua nobre aparência de constituição robusta e bem delineada, ferocidade, força e elegância. Este maravilho gigante é um cão de origem alemã, que hoje em dia é criado em canis especializados por muitos países do mundo, com grande mérito.

O Dogue Alemão destaca-se por sua cabeça expressiva e não revela nervosismo algum, nem sequer nas grandes manifestações afetivas.

Os exemplares da raça Dogue Alemão exibem-se nobres e elegantes ante seus observadores. O caráter do Dogue Alemão é essencialmente amistoso, afetuoso com os familiares, em particular com as crianças, esquivo e desconfiado com estranhos. A pelagem da raça Dogue Alemão é curta e espessa, aderente e reluzente. A cauda do Dogue Alemão é de comprimento médio e os olhos são bem enquadrados, redondos, o mais escuros possível, com expressão vivaz e inteligente. O tamanho mínimo para os exemplares machos da raça Dogue Alemão é de 80 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas devem medir, pelo menos 72 cm. É desejável entretanto, que esse limite seja superado.

Ficha da raça Dogue Alemão

País de origem – Alemanha
Nome original – Deutsche Dogge
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização – Escolta, Guarda, Proteção, Companhia
Porte – Gigante
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Dócil, Afetuoso, Corajoso, Auto-confiante
Adestrabilidade – Média / Alta

Galeria de fotos – raça Dogue Alemão

Dogue AlemãoDogue AlemãoDogue AlemãoDogue AlemãoDogue AlemãoDogue Alemão

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + sobre a raça Dogue Alemão

Padrão da Raça Dogue Alemão (FCI)

Padrão oficial internacional da raça dogue alemão (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça dogue alemão na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Fonte : Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros