Dálmata

Raça Dálmata

Dálmata é um cachorro ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas. Os olhos do Dálmata são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afinando gradativamente até a ponta. É uma raça canina oriunda da Croácia e muito apreciada por sua típica pelagem pintada ou manchada. Sua história é ainda desconhecida e motivo de disputas: Alguns reivindicam evidências encontradas no Egito Antigo; outros na Grécia Antiga; e outros na região iugoslava de Dalmácia.

Dálmata

Raça Dálmata

 

Raça Dálmata

O Dálmata é uma raça canina oriunda da Croácia e muito apreciada por sua típica pelagem pintada ou manchada. Sua história é ainda desconhecida e motivo de disputas: Alguns reivindicam evidências encontradas no Egito Antigo; outros na Grécia Antiga; e outros na região iugoslava de Dalmácia. De certo, sabe-se que a origem da raça foi atribuída à nação europeia e que seus exemplares foram utilizados para guardar estábulos e escoltar carruagens (como protetores e adornos da aristocracia), além de caçar pragas e pássaros e pastorear. Estes caninos tornaram-se populares e figuraram no cinema e na literatura, tendo nos 101 Dálmatas – animação da Disney de 1961 – uma das principais produções envolvendo a raça.

O Dálmata pode atingir os 61 cm e pesar 25 kg. Sua pelagem é curta, lisa e varia nas cores branca e preta ou branca e chocolate, sempre em manchas. Sua personalidade é dita como ativa, brincalhona e dedicada.

Criado para correr por muitos quilômetros, o Dálmata tem uma empolgação incansável. Ele é um companheiro divertido e impaciente, que precisa de muito exercício para se comportar bem em casa. Ele ama correr e poder perambular por aí. Geralmente se dá bem com outros animais da casa, mas se dá ainda melhor com cavalos. Ele tende a ser desconfiado com estranhos e teimoso.Observações: Dálmatas surdos apresentam problemas de comportamento e de obediência. Não são recomendados para famílias com crianças.

O Dálmata é hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono. A simpatia e vivacidade aliadas as suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem do Dálmata um cachorro apreciado em todo o mundo. A origem do Dálmata, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria. Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cachorros iguais ao dálmata atual em linhas e pelagem.

Alguns consideram o Dálmata um cachorro de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como “pequeno dinamarquês“. É, de fato, uma raça de cachorro muito difundida, ainda hoje, na Dinamarca. Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. O Dálmata é também considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário.

Aparência e descrição da raça Dálmata

O Dálmata é um cachorro ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas. Os olhos do Dálmata são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afinando gradativamente até a ponta.

A pelagem da raça Dálmata é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade pretaa, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo.

O tamanho dos exemplares machos da raça Dálmata fica entre 55 e 60 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, enquanto as fêmeas pesam cerca de 22,5 kg.

Ficha da Raça Dálmata

País de origem – República Croata
Nome orginal – Dalmatinac
Grupo 6 – Sabujos Farejadores
Utilização – Cão de companhia, farejador e outras utilidades
Porte – Grande
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Dócil, sociável, sem timidez
Adestrabilidade – Média

Galeria de fotos – raça Dálmata

DálmataDálmataDálmataDálmataDálmataDálmata

Outros cães sabujos e farejadores

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Dálmata

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Dálmata (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça Dálmata na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês

Dálmata Clube (EUA)

Conehça o web-site oficial do “The Dalmatian Club of America” - Em inglês

Jogo Disney 101 dálmatas

Ajude o dálmata Pongo a salvar todos os filhotes presos no armazém - Em português.

Livros Sobre a Raça Dálmata

GREGORY, Geraldine. Guia do Dálmata, C. Animais de Estimação. Editora Nobel. Brasil, 2000.

FRANKLING, Eleonor. Dalmata. Editora Nobel. Brasil, 1987.

STRAND, Patti. The Dalmatian, An Owner’s Guide to a Happy Healthy Pet. E.U.A., 1995.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros