Dachshund

Raça Dachshund

Dachshund é um cachorro curto de membros, alongado, de aspecto vigoroso e sólida musculatura. Apresenta uma posição ativa da cabeça e expressão sempre inteligente. Apesar da desproporção entre o corpo longo, e o seus membros curtos, o Dachshund não parece carente de graça, pesado ou de movimentos limitados. Os olhos do Dachshund tem tamanho médio, cor escura, são ovalados, situados lateralmente, com expressão vivaz, energética e bondosa, sem olhar fixo. Sua mordedura deve ser em pinça ou tesoura.

Dachshund - Teckel

Raça Dachshund – Teckel

Raça Dachshund

Existem 3 tipos de pelagem a saber para a raça : pelo curto, pelo duro e pelo longo. Os tamanhos permitidos para a raça Dachshund também são 3: tamanho normal (até 9 kg); Anão (com circunferência torácica máxima de 35 cm aos 15 meses), e Kaninchen (com circunferência torácica máxima de 30 cm aos 15 meses).

A raça Dachshund, também é um ótimo cachorro para seguir pistas, devido aos seu faro aguçado oriundo de seus ancestrais. O Teckel é criado com 3 diferentes tamanhos que são o Teckel Standard, Teckel Anão e Kaninchen e tem 3 diferentes tipos de pelagens, o pelo curto (shorthaired), pelo duro (wirehaired) e o pelo longo (longhaired).

O Dachshund é um cãozinho de estatura baixa e de pernas curtas com um corpo comprido, mas compacto e bem musculoso. Trata-se de um cachorro vaidoso que está sempre muito alerta e apesar de ter perninhas curtas em relação ao corpo, que é comprido, é um cachorrinho muito ágil e dinâmico.

O Dachshund tem uma cabeça alongada quando vista de cima e de perfil e um crânio, plano, que funde-se gradualmente à uma cana nasal ligeiramente arqueada, as sobrancelhas são visivelmente salientes. O focinho do Dachshund é longo, bem amplo junto aos olhos, com um stop pouco marcado, afinando de forma gradual até a trufa. A mandíbula é robusta, com lábios não pendentes. Os dentes da raça Dachshund são fortes e devem se reunir em uma perfeita mordedura em forma de tesoura.

Os olhos da raça são amendoados de tamanho médio e bem afastados um do outro, seu olhar é vivaz e afetuoso. A cor dos olhos do Dachshund é um tipo de marrom ligeiramente avermelhado e varia um pouco com relação à cor da pelagem de cada exemplar. As orelhas do Dachshund são inseridas altas, não muito para frente e são flexíveis, pendendo ao longo de suas bochechas, não são exageradamente longas.

O corpo apresenta uma estrutura saliente forte e um abdômen moderadamente retraído. A linha superior do tronco da raça Dachshund funde-se em harmonia com a nuca e sua garupa é bem ampla e tem um formato moderadamente inclinado, com uma estrutura forte e musculosa. O peito da raça Dachshund é tão proeminente que forma “saboneteiras”, nas laterais de cada ombro.

A cauda é fina, cheia, mas não exageradamente coberta. Podem ter pelos um pouco mais longos na parte inferior da cauda, ela também não é inserida muito alta e é portada na linha do dorso, alguns exemplares possuem uma cuva ligeira na ponta da cauda.

Os membros da raça Dachshund são bastante curtos, fortes e musculosos, com uma ossatura firme e apesar do tamanho pequeno, a raça tem uma movimentação incrivelmente flexível. As patas tem dedos bem fechados e unhas curtas e fortes. A raça apresenta quintos dedos, que não devem ser removidos. A raça Dachshund tem uma grande variedade de cores e a pelagem tem características que as diferem umas das outras.

Raça Dachshund de pelo curto

Temos uma pelagem brilhante, elegante e uniforme. as cores são – Unicolor, Bicolor e Arlequim.

A variedade unicolor da raça apresenta uma pelagem em tom vermelho, amarelo, amarelo avermelhado e todos os exemplares podem ou não ter pelos pretos misturados entre os coloridos. A cor sólida é mais desejada e a cor vermelho sólida e mais apreciada que a cor amarela ou a cor amarela avermelhada. Mesmo cachorros que tenham pelos pretos abundantes misturados, também são classificados como cães de cores sólidas. A cor branca não é desejada, mas alguns cachorros apresentam algumas manchas brancas pequenas.

A variedade bicolor da raça apresenta uma pelagem em tom preto ou marrom com nuances castanhas ou amareladas, na região lateral do focinho e acima dos olhos, na parte interna das orelhas, na frente do peito e nas áreas internas das patas e pés e parte da cauda. Esta variedade apresenta a trufa e as unhas pretas em cães pretos e marrons em cães marrons. A cor branca não é desejada, mas alguns cachorros apresentam algumas manchas brancas pequenas.

A variedade arlequim da raça apresenta uma pelagem em um tom básico que deverá ser sempre escuro, cinza, preto ou vermelho. Esta variedade também apresenta manchas irregulares em tons cinza ou bege. Tanto as cores claras quanto as cores escuras não devem ser predominantes. A cor da trufa e unhas é igual a das outras variedades

Raça Dachshund de pelo duro

Temos uma pelagem de comprimento igual sobre todo o corpo, denso, com subpelo e textura aramada.

A cor predominante na variedade do Dachshund de pelo duro é clara ou a cor escura de javali, e também a cor de folhas secas. Caso contrário, os exemplares desta variedade também apresentarão as mesmas cores dos exemplares de Dachshund de pelagem lisa.

Raça Dachshund de pelo longo

Temos uma pelagem sedosa, brilhante, aderente ao corpo com comprimento maior abaixo do pescoço e na parte inferior ao corpo, franjado nas extremidades das orelhas, cauda e membros posteriores, as cores são as mesmas descritas no Teckel de pelagem curta.

História da raça Dachshund

A raça Dachshund, também chamado de Dackel em seu pais de origem ou Teckel, esta raça de cães já é bem popular desde a Idade Média. Nessa época, a criação destes pequenos cães descendentes de Bracos era muito popular devido a versalidade que suas pernas curtas promoviam para caça de animais de toca.

O Dachshund é uma raça de cães oriunda da Alemanha, inserida em grupo próprio pela FCI devido a sua grande variedade de tamanho e pelagem: standard, miniatura e kaninchen; pelo longo, liso e duro. É descrito como caçador de toca, de olfato bastante apurado, que lhe permite seguir pistas facilmente, o que o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas. É dito ainda um bom sabujo, capaz de perseguir animais maiores, já que, apesar das pernas curtas, é leve.

Historicamente é uma raça antiga, que, segundo alguns historiadores, data de cinco mil anos, em vista de imagens semelhantes a seu físico terem sido encontradas na tumba de um faraó. De qualquer forma, é sabido que os cães modernos foram desenvolvidos por caçadores alemães, que buscavam um cão ágil, resistente e pequeno o bastante para entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos. O resultado foram nove diferentes padrões. Levados à Inglaterra, fizeram parte da corte inglesa, o que os popularizou ainda mais. Seu físico não é mais medido através do peso, mas sim pelo perímetro de seu tórax, o qual varia de 30 a 35 cm.

Temperamento e cuidados com a raça Dachshund

Sua personalidade, enquanto cão de caça, é dita valente e destemida; já como cão de companhia, é conhecido por sua esperteza, inteligência e energia para brincadeiras.

O Dachshund, ou Teckel (Dackel, em alemão) é um típico caçador de toca. Dotado de um olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, o Dachshund costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu. É também um bom sabujo, capaz de atacar animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que é difícil de crer dado as suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cães, as aparências enganam.

Não necessita de grandes cuidados com sua pelagem, nos casos de animais de pelagem curta, já em casos de pelagem comprida, necessitam de cuidados específicos para cada tipo de pelo. Como são animais bem dinâmicos precisam de exercícios diários e 2 caminhadas diárias poderão suprir boa parte das suas necessidades físicas. Podem ser criados em apartamento, desde que tenham como se exercitar.

Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, superior a doze anos, embora não seja raro ver exemplares passando dos vinte.

Ficha da raça Dachshund

País de origem – Alemanha
Nome orginal – Dachshund (Teckel)
Grupo 4 – Dachshunds
Utilização – Cão de Caça
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Baixa / Média
Temperamento – Amigável, Equilibrado, Perseverante
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça  Dachshund

DachshundDachshundDachshundDachshundDachshundDachshund

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Dachshund

Padrão da Raça – FCI

Padrão oficial da raça dachshund (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça dachshund na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Dachshund Club

Site oficial do dachshund Club of America – Em inglês

The Dachshund Network

Informações sobre a raça dachshund, cuidados, fórum, links. – Em inglês

Livros Sobre a Raça Dachshund (Teckel)

GORDON, Ann. The Dachshund: A Dog for Town and Country. 2000, E.U.A.

Raça Dachshund

Fonte: Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros