Cristado Chinês – Cão de Crista Chinês

Raça Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, também conhecido como Cristado Chinês ou ainda Pelado Chinês, é um cachorro de pequeno porte, ativo e simpático que pode ter ossatura de média à fina, com o corpo inteiramente sem pelos, tendo pelos somente na cabeça, patas e cauda. Mas também pode ter o corpo inteiramente coberto por pelos macios. A raça também apresenta duas variações de ossatura, uma mais fina conhecida como Deer Type e outra mais pesada conhecida como Cobby Type.

Cristado Chinês - Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês – Cristado Chinês

 

Raça Cão de Crista Chinês

Existem duas variedades diferentes do cão de crista chinês, o pelado e o powderpuff. Embora seja difícil identificar a origem do Cão de Crista Chinês, acredita -se que estes cães seriam de propriedade de famílias da dinastia Han da China. A raça Cão de Crista Chines foi desenvolvida neste período histórico como cão de guarda de propriedade, a raça naquele tempo teria com um tamanho maior, mais pesados, como cães de caça. Registros em exposições catalogaram estes cães nos anos 1885 e 1926, mas, após estas ocasiões ficaram desaparecidos aproximadamente por meio século.

A variedade sem pelo é apenas isso: sem pelos, com exceção das patas, cabeça e cauda. O powderpuff tem uma pelagem longa e macia. Alguns criadores, sacrificavam os powderpuffs quando eles nasciam, simplesmente porque eles diziam que não valiam muito. A variedade powderpuff é um cachorro muito bonito com uma pelagem cheia e muitas pessoas não sabem que eles existem, porque normalmente a mídia e os criadores, divulgam apenas a variedade sem pelos. Ambas as variedades são igualmente reconhecidas pelos principais kenneis clubes.

A pele e pelagem da raça Cão de Crista Chinês pode ser de qualquer cor, sólido, misto ou manchados por toda parte. Ambas as variedades, sem pelos e powderpuff podem nascer na mesma ninhada. A cabeça do Cão de Crista Chinês quando vista de cima e de lado tem forma de cunha, o crânio é ligeiramente arredondado e alongado. A cabeça é graciosa e aparenta uma expressão alerta, com uma textura lisa, sem excesso de rugas. A distância da base do crânio até a ponta da trufa, é a mesma. O focinho tem uma stop moderado estreita-se ligeiramente,em direção às bochechas sem ser pontudo.

A raça não apresenta lábios pendentes, eles deverão ter uma aparência aderente e fina e também afilam em direção às bochechas, que são muito bem delineadas. A trufa pode ser escura ou clara, dependendo da cor da pele e da pelagem. A raça tem maxilares fortes, e encontram-se em uma perfeita e regular mordedura em tesoura, ou seja os dentes superiores sobrepõe-se aos dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. Os olhos são amendoados de tamanho médio, inseridos bem separados e o contorno dos olhos deverá ter uma cor que combine com a cor do cachorro, preferivelmente mais escuros, apresentando pouco branco na conjuntiva. As orelhas de inserção baixa são grandes e não são cortadas, o ponto mais alto da base da orelha está nivelado com a parte externa do olho, são portadas eretas, e podem ou não ter franjas, somente na variedade na variedade powderpuff, as orelhas caídas são admitidas.

A raça Cão de Crista Chinês poderá ou não apresentar os quintos dedos que também poderão ou não ser removidos. O pescoço é magro, sem barbelas e curva-se de forma hamoniosa em direção aos ombros. Com uma aparência graciosa e flexível este é um cachorro compacto com um aspécto firme, de peito largo e profundo. A cauda franjada, tem uma inserção alta e quando o cachorro está em movimento, deverá estar portada para cima. de formato longo e afilado, ligeiramente reta, não deve enrrolar nem mesmo dobrar para as laterais e quando o cão está em repouso deverá cair ao longo do corpo de forma bastante natural. O Cão de Crista Chinês tem lindos ombros estreitos ligeiramente arqueados em direção à garupa, com lindas patas longas e finas muito bem desenhas junto aos ombros. Nas bases das patas apresentam franjas e uma pelagem que cobre os pés como se fossem meias e as unhas podem ser claras ou escuras. A raça tem uma movimentação muito elegante. A pele da raça Cão de Crista Chinês é fina e lisa. A pelagem é limitada a algumas pequenas área do corpo, dando preferência a uma longa crista que começa no stop e vai diminuindo em direção a parte da frente do pescoço. Nos cães da variedade powderpuff a pelagem de cobertura consiste em um subpelo com um véu macio de pelos longos, que tem como característica uma linda pelagem em forma de véu.

Aparência e descrição do Cão de Crista Chinês

O Cristado Chinês, ou ainda Cão de Crista Chinês, é uma raça de cão oriunda da China. De origem difícil de precisar, sabe-se que pertenceram a famílias da dinastia Han. À época, eram desenvolvidos como guardiões, eram maiores e mais pesados. Foram vistos fora da China em exposições nos Estados Unidos entre o fim do século XIX e o início do século XX. Tendo desaparecido por quase cinquenta anos, foram “redescobertos” em meados de 1970. O Cão de Crista Chinês é um cão de porte pequeno, que pode chegar a medir 33 cm na altura da cernelha e tem duas variações: a pelada e a com uma fina e longa camada de pelo.

A origem do Cão de Crista Chinês  é, como a de muitas outras, incerta. Nem mesmo pode-se afirmar com certeza que a raça é realmente de origem chinesa. A teoria mais provável, talvez seja a de que a raça Cristado Chinês tenha aparecido ao mesmo tempo em várias partes do mundo, através do cruzamento entre raças, sem uma relação entre um lugar e outro.

Outra hipótese é a de que o Cão de Crista Chinês teria viajado pelo mundo em navios, onde desempenhava a função de caçador de ratos. O Cristado Chinês, tabém conhecido como Cão de Crista Chinês ou ainda Pelado Chinês, é um elegante cachorro de pequeno porte, e sem pelos no corpo, exceto na cabeça, no rabo e nas patas. O Cão de Crista Chinês, ou Pelado Chinês é, sem dúvida, um cão gracioso, ativo e de temperamento alegre. É um cachorro ágil, rápido e elegante.

A altura ideal de um Cão de Crista Chinês varia de 28 à 33 cm para os machos, e de 23 à 30 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso pode variar, mas não deve exceder os 5 kg e meio.

Ficha da raça Cão de Crista Chinês

País de origem – República Popular da China
Nome original – 中国冠毛犬
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Companhia
Porte – Pequeno/ médio
Necessidade de exercício diário – média
Temperamento – feliz e nunca agressivo
Adestrabilidade – alta

Galeria de fotos – raça Cão de Crista Chinês – Cristado Chinês

Cão de Crista ChinêsCão de Crista ChinêsCão de Crista ChinêsCão de Crista ChinêsCão de Crista ChinêsCão de Crista Chinês

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre o Cão de Crista Chinês

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça cristado chinês (CBKC – FCI) - Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça cristado chinês na versão do American Kennel Club – Em inglês.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros