Cocker Spaniel Inglês

Raça Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês é um cachorro alegre, robusto, esportivo, bem balanceado de porte médio e estrutura física compacta. O cachorro da raça Cocker Spaniel Inglês mede da cernelha ao chão aproximadamente o mesmo que da cernelha à raiz da cauda. Dotado de uma energia alegre, porta sua cauda em um típico movimento incessante, cheio de energia, principalmente quando segue pistas.

Cocker Spaniel Inglês

Raça Cocker Spaniel Inglês

 

Raça Cocker Spaniel Inglês

Este é um cãozinho meigo, afetuoso, animado e vivaz, que também é muito destemido, e enfrenta qualquer adversidade. A cabeça da raça é arqueada e da a impressão de ser ligeiramente achatada quando vista de lado. O Crânio é bem desenvolvido, muito bem definido, nem muito afilado nem muito grosseiro, muito bem desenhado. O stop é bem definido, e fica à meia distância entre a ponta da trufa e o occipital. O focinho é quadrado e do mesmo comprimento da cabeça. A trufa pode ser preta ou marrom, dependendo da cor da pelagem. Os dentes são fortes e se encontram em uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Os olhos do Cocker Spaniel Inglês tem formato arredondado e são em cor marrom escuro ou avelã em cães de cor fígado, fígado ruão e fígado e branco, sempre em harmonia com a cor da pelagem. O olhar da raça transmite uma expressão de inteligência e meiguice, mas também alerta, esperto e brilhante. As pálpebras são bem adaptadas ao rosto. As orelhas são de inserção baixa e “caídas”, longas, e estendem-se até a ponta da trufa e são cobertas de pelos londos, sedosos, lisos ou ondulados. O pescoço tem um comprimento médio e é musculoso, muito bem adaptado aos ombros que são bem inclinados. Esta raça não apresenta barbelas. O peito do Cocker Spaniel Inglês é bem desenvolvido e profundo nem muito largo nem muito estreito na frente com costelas bem arqueadas.

Os membros dianteiros são retos, a linha superior é quase plana,o dorso é forte e inclina-se levemente e igualmente dos ombros até a inserção da cauda que geralmente era cortada. Hoje em dia no Brasil, o corte de cauda é ilegal como também na maior parte da Europa. A raça pode ou não apresentar os quintos dedos que também podem ou não ser removidos.

Os pelos do Cocker Spaniel Inglês são de comprimento médio no corpo, mas curtos e finos na cabeça, liso, de textura sedosa, jamais aramado ou ondulado, não muito abundante e nunca deverá ser encaracolado. A raça apresenta franjas nas orelhas, peito, abdômen e pernas. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes. As cores da pelagem apresentam-se em tons preto sólido, fígado ou coloração avermelhada ou parti color de branco com preto, fígado ou manchas vermelhas. Muitas variações de cores são permitidas para a raça Cocker Spaniel inglês, mas em cães de cor sólida, o branco só é aceito na região do peito. Alguns cães apresentam manchas castanhas sobre fundo preto, cães fígado ou parti coloridos. Os cães de cor parti color são chamados de “ruão”. A famosa cor azul ruão é um parti color preto com branco, onde a pelagem preta se mistura com a branca conferindo ao Cocker Inglês uma aparência azul. Outras cores conhecidas são o ruão marrom, ou fígado ruão que são pelagens de cor parte marrom e parte branca que se misturam. Existem exemplares com misturas de vermelho com branco que resultam nas cores laranja ruão, vermelho ruão, ou morango ruão. Estas pelagens às vezes têm pontos de cor castanho.

Aparência e descrição da raça Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é uma raça de cachorro de porte médio. Apesar do nome, seu surgimento deu-se na Espanha, local onde levantava aves do mato ou pântano para que fossem abatidas e depois recolhidas. Chegados à Inglaterra e ao País de Gales, foram usados até 1800 para caçar galinholas. Ali, passaram a serem chamados de Cocker Spaniel – a origem do Cocker Spaniel Inglês moderno. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra spaniel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerada uma raça especificamente inglesa.

Conhecido por ser um dos favoritos cães de estimação no mundo, o Cocker Spaniel Inglês é geralmente escolhido devido a sua aparência – de cabeça arredondada, orelhas grandes, moles e caídas e os olhos redondos, que personificam companheirismo – e a pelagem, farta e existente em mais trinta combinações de cores.

O Cocker Spaniel Inglês é um cão ativo, tem seu adestramento classificado como fácil e apresenta especial predileção por esportes aquáticos. Os spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas.

Entre os spaniels mais conhecidos, está o Cocker Spaniel Inglês, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferenciando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o Springer Spaniel atual. O Cocker Spaniel Inglês é um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves. Devido ao seu pequeno porte é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte.

Dotado de excelente olfato, o Cocker Spaniel Inglês descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono. Alegre, robusto e esportivo, o Cocker Spaniel Inglês é bem equilibrado, compacto. O nariz da raça é largo, os olhos são grandes e escuros, expressando inteligência e doçura. As orelhas do Cocker Spaniel Inglês tem forma lobular, de inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pelos lisos e sedosos. A cauda do Cocker Spaniel Inglês prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem da raça é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.

As cores admitidas para o Cocker Spaniel Inglês são muitas. Nos unicolores, o branco é aceito somente no peito. O tamanho médio dos exemplares da raça Cocker Spaniel Inglês é de 40 cm para os machos e 38,5 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso da raça Cocker fica entre os 12 e 14,5 kg.

Ficha da raça Cocker Spaniel Inglês

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – English Cocker Spaniel
Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães D’água
Utilização – Levantador de Caça
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Alegre, Dócil, Destemido, Afetuoso, Ativo
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel InglêsCocker Spaniel InglêsCocker Spaniel InglêsCocker Spaniel InglêsCocker Spaniel Inglêscocker-spaniel-ingles-04

Outros retrievers, levantadores e cães d’água

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + Sobre a Raça Cocker Spaniel Inglês

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça cocker spaniel inglês (CBKC / FCI) - Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça cocker spaniel inglês na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Cocker Spaniel Club

Site oficial do English Cocker Spaniel Club of America – Em inglês.

Livros da Raça Cocker Spaniel Inglês

VIEIRA, Márcio Infante. Cocker Spaniel, Companheiro Alegre e Brincalhão. Ed. Prata, Brasil, 1997.

LUCAS, Verônica. O Cocker Spaniel. Ed. Nobel, Brasil, 1994.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros