Cocker Spaniel Americano

Raça Cocker Spaniel Americano

raça Cocker Spaniel Americano é o menor cachorro entre os spaniels. Com uma estrutura física compacta, atarracada e com uma cabeça refinada e muito bem desenhada, todo o conjunto físico desta raça possui uma simetria muito bem proporcionada. O Cocker Spaniel Americano é uma raça de cachorro oriunda dos Estados Unidos. Estes caninos “nasceram” após conflitos entre criadores do Cocker Spaniel Inglês, que desejavam animais mais aptos ao trabalho.

Cocker Spaniel Americano

Raça Cocker Spaniel Americano

 

Raça Cocker Spaniel Americano

A raça Cocker Spaniel Americano é muito ágil e resistente, possui uma personalidade alegre e descontraída com uma movimentação graciosa e grande disposição. O temperamento da raça é equilibrado e nenhum exemplar da raça Cocker Americano pode ser tímido. O Cocker Spaniel Americano é um cachorro robusto e de porte médio. A cabeça do Cocker Spaniel Americano é arredondada mas sem exagero, no entanto, não existe nenhuma tendencia ao achatamento. A raça apresenta sobrancelhas claramente definidas. A estrutura óssea abaixo dos olhos é bem desenhada e apresenta um stop pronunciado. O focinho é largo e profundo. Para ser corretamente balanceado, a distancia do stop até a ponta da trufa precisa ter a metade da distância do stop ao occipital. A trufa possui um formato equilibrado e em conformidade com o focinho, característica típica de um cão de caça, e apresenta-se na cor preta, em cães pretos, pretos e castanhos e pretos e brancos, em cães de outras cores a trufa poderá ser de cor marrom, de cor fígado ou preta, sempre preferivelmente apresentando uma coloração o mais escura possível. A cor da trufa deverá harmonizar com a cor dos contornos das pálpebras. Os dentes se encontram numa perfeita mordedura em tesoura. Os olhos são escuros, redondos e ligeiramente amendoados devido ao formato das pálpebras. Cães da raça Cocker Spaniel Americano na cor merle podem apresentar olhos azuis. A cor da íris é marrom escura e em geral, o ton mais escuro é mais desejado.

As orelhas são caídas, portadas para baixo, de comprimento longo e textura fina e possuem uma vasta pelagem franjada. O pescoço é longo o suficiente para que a trufa alcance o chão, bem musculoso e sem barbelas. Os ombros apresentam-se muito bem apoiados sobre os membros anteriores, com uma angulação ligeiramente descendente na linha superior. Os membros posteriores são musculosos e ligeiramente angulados. O dorso é forte e inclina-se levemente e igualmente dos ombros até a inserção da cauda que geralmente era cortada. hoje em dia no Brasil, o corte de cauda é ilegal como também na maior parte da Europa. A raça pode ou não apresentar os quintos dedos que também podem ou não ser removidos.

A pelagem do Cocker Spaniel Americano é sedosa e lisa ou ligeiramente ondulada e apresenta um sub pelo farto para proteção, e apesar de apresentar uma pelagem vasta é fácil de cuidar. O uso de máquina de tosar para o dorso, não realça as linhas do cachorro, é recomendado que a tosa seja feita de maneira que possa parecer o mais natural possível. Os pelos tem um comprimento médio no corpo, mas curto e fino na cabeça. A raça apresenta franjas nas orelhas, peito, abdomen e pernas. O Tom da pelagem pode ser qualquer cor sólida, preto com pontos castanhos, merle, cor sólida com pontos castanhos e parti-color. Exemplos de combinações de cores parti color são necessariamente brancas com marcas ou vermelho, ou branco com preto, ou branco com preto e castanho. Os exemplares de cor ruão são classificados como parti color, e podem ser de qualquer tipo de ruão.

Aparência e descrição da raça Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é uma raça de cachorro oriunda dos Estados Unidos. Estes caninos “nasceram” após conflitos entre criadores do cocker spaniel inglês, que desejavam animais mais aptos ao trabalho. Tendo então abandonado o clube, criaram o Cocker Spaniel Americano, um animal menor, de pelagem mais longa e densa e de inclinação característica na linha dorsal. Descendente direto da variedade inglesa, ambas as raças possuem distinções em sua nomeclatura: Enquanto o spaniel inglês é chamado apenas de Cocker Spaniel na Inglaterra, o mesmo acontece em oposto nos Estados Unidos, onde o Cocker Spaniel Americano é apenas conhecido por Cocker Spaniel. Sempre presente na lista das dez raças mais populares no mundo, o Cocker Spaniel Americano é descrito como um cão companheiro, charmoso e belo, de personalidade amável e muito ligado a família. Um dos Cockers Americanos mais conhecidos é a Dama, da animação A Dama e o Vagabundo produzida pela Disney em 1955.

A raça Cocker Spaniel Americano foi criada nos Estados Unidos através de cuidadosas seleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês. A variedade norte-americana da raça Cocker diferencia-se principalmente por algumas características físicas, como estatura, coloração da pelagem e orelhas. A popularidade da raça Cocker Spaniel Americano é notável. Trata-se de um cachorro afetuoso e muito fiel ao dono. O Cocker Spaniel Americano adapta-se muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia que o cocker inglês.

No campo, o Cocker Spaniel Americano mostra-se um excelente caçador, resistente, ágil, veloz e sempre incansável na busca. É um cachorro de aspecto agradável, vivo e alegre, robusto e equilibrado em todas as partes. Quando está em ação, o Cocker Spaniel Americano deve demonstrar aptidões para o trabalho, sem desequilíbrio no comportamento, nem timidez. Os olhos da raça Cocker Spaniel Americano são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pelos longos e sedosos, lisos ou ondulados. Quando o cachorro está em atividade, o movimento da cauda é incessante.

A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, de textura sedosa, comprimento médio e nunca cacheado. O tamanho dos exemplares machos da raça Cocker Spaniel Americano é de 38 cm, em média, medidos sempre a altura da cernelha. Para as fêmeas, a altura é de 35,5 cm, em média.

Ficha da raça Cocker Spaniel Americano

País de origem – Estados Unidos da América
Nome orginal – American Cocker Spaniel
Grupo 8 – Retrievers, Levantadores e Cães D’água
Utilização – Caça
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Equilibrado, Alegre, Destemido
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel AmericanoCocker Spaniel AmericanoCocker Spaniel AmericanoCocker Spaniel AmericanoCocker Spaniel AmericanoCocker Spaniel Americano

Outros retrievers, levantadores e cães d’água

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + Sobre a Raça Cocker Spaniel Americano

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça cocker americano (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão da raça cocker na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Livros sobre a Raça Cocker Spaniel Americano

VIEIRA, Márcio Infante. Cocker Spaniel, Companheiro Alegre e Brincalhão. Ed. Prata, Brasil, 1997.

LUCAS, Verônica. O Cocker Spaniel. Ed. Nobel, Brasil, 1994.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros