Chow Chow

Raça Chow Chow

Chow chow é uma raça canina originária da Mongólia, onde é chamada de Songshi Quan. É um cão grande, forte, ativo, compacto, de costas curtas e bem equilibrado, esta raça possui um aspecto leonino que lhe confere um ar de dignidade. Seu corpo todo é muito bem estruturado. Duas características marcantes da raça Chow Chow são: a sua língua “preto-azulada” e suas “patas de gato”, o que torna seu andar bastante pomposo.

Chow Chow

Raça Chow Chow

 

Raça Chow Chow

O Chow Chow é um cão grande, forte, ativo, compacto, de costas curtas e bem equilibrado, esta raça possui um aspecto leonino que lhe confere um ar de dignidade. Seu corpo todo é muito bem estruturado. Duas características marcantes da raça Chow Chow são: a sua língua “preto-azulada” e suas “patas de gato”, o que torna seu andar bastante pomposo.

A cabeça do Chow Chow é grande e larga com um crânio achatado. A trufa também é grande e larga e de cor geralmente preta, exceto nos exemplares de cor clara, e as narinas são bem abertas. O focinho é largo, desde os olhos e possui um stop pouco pronunciado, tem um comprimento moderado e afina em direção à ponta.A raça possui uma enorme juba por trás da cabeça, o que lhe confere uma aparência de leão. Os dentes se encontram numa mordedura em tesoura. As orelhas são pequenas, grossas e suas extremidades são levemente arredondadas nas pontas, possuem um formato triangular e são portadas eretas, rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para frente, ligeiramente convergentes.

Os olhos da raça são amendoados e profundos, em tons escuros, de formato oval, com um tamanho médio e limpos. O peito é largo e profundo. A cauda é portada sobre o dorso. A raça pode apresentar quintos dedos que podem ou não serem removidos.

A pelagem da raça Chow Chow pode ser áspera ou lisa estes exemplares de pelagem áspera, possuem uma pelagem muito abundante e densa, reta e eriçada, mas não exageradamente comprida. Esta pelagem apresenta um sub pelo delicado e lanoso. Estes exemplares de pelagem áspera possuem uma pelagem particularmente densa ao redor do pescoço, de onde sai uma juba e na região facial e posterior das coxas. A outra variedade de pelagem desta raça é a lisa, que caracteriza-se por uma pelagem curta, densa, reta, plana, íntegra,e com uma textura felpuda que assemelha-se a uma pelúcia.

As cores mais comuns para os cães da raça Chow Chow são o vermelho sólido, preto unicolor, azul, fulvo, creme, mas também pode vir em tan, cinza, ou um branco raro. A pelagem às vezes tem tons mais claros ou mais escuros, mas nunca apresentam tons parti color ou manchas, abaixo da cauda e no posterior das coxas o tom da pelagem frequentemente é um pouco mais claro.

Aparência e descrição da raça Chow Chow

O Chow chow é uma raça canina originária da Mongólia, onde é chamada de Songshi Quan. Raça antiga e de origem ainda desconhecida, é suposto que sua imagem já tenha sido usada para decoração de objetos na Dinastia Han, 206 a.C e que durante a Dinastia Tang, um dos imperadores teve em seu canil 2 500 exemplares desta raça. Entre as especulações dos historiadores, estão os cruzamentos entre mastins e spitzs. Versátil, o Chow Chow já foi um animal de combate, guarda e puxador de trenó. Exportados pelo exército em 1820, chegaram a serem expostos em zoológicos ingleses como animais exóticos. Estes cães são considerados difíceis e teimosos para donos inexperientes.

O porte nobre e vistoso do Chow Chow, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todos. Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundida em todo o mundo.

O Chow Chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração. O Chow Chow é um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É um cachorro ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto.

Esta raça possui um um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente de formato amendoados. As orelhas do Chow Chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.

A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o standard da raça, a variedade de pelo curto, com exceção da pelagem, é idêntica. A altura mínima para os cães da raça chow chow é de, cerca de 45 cm, entretanto a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

Ficha da raça Chow Chow

País de origem – China
Nome orginal – Chow Chow
Grupo 5 – Spitz e Tipos Primitivos
Utilização – Cão de Guarda e Companhia
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Média
Temperamento – Calmo, Independente, Reservado, Leal
Adestrabilidade – Média

Galeria de fotos raça Chow Chow

 Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow Chow

Outros cães spitz e de tipo primitivo

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Chow Chow

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça chow chow (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça chow chow na versão do American Kennel Club (AKC) - Em inglês

Chow Chow Brasil

Site contendo informações sobre a raça no Brasil. – Em português.

Livros sobre a Raça Chow Chow

BANGHART, Love. The Proper Care of Chow Chows, E.U.A., 1996.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros