Chihuahua

Raça Chihuahua

Chihuahua é, de acordo com a Federação Cinológica Internacional, uma raça pertencente ao grupo  dos cães de companhia. É ainda uma das menores raças de cães do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua no México e é descrito como extremamente delicado, afetuoso e possessivo. Assim como todo cão de luxo, como são chamados estes animais de companhia, o chihuahua não é propriamente um cão de caça, embora seja bem visto como um canino de guarda doméstico eficiente. Devido a seu tamanho e sua facilidade de adaptação, é bem tido como animal de estimação por donos inexperientes e práticos.

Chihuahua

Raça Chihuahua

 

Raça Chihuahua

Sua origem não é totalmente conhecida e ainda que se saiba de sua raiz mexicana, foi cogitada a possibilidade de ter ancestrais no Antigo Egito ou na ilha de Cuba. Seu reconhecimento mundial deu-se no final do século XIX, mais precisamente em 1890, ano em que as importações da raça começaram a alcançar o mundo.  Todavia, o que de fato colaborou para a disseminação desta raça no mundo foi principalmente seu aspeto exótico e seu tamanho diminuto. O Chihuahua é ainda uma das raças mais antigas a serem registradas no American Kennel Club. Por ser um animal bastante dependente, conquistou o apelido de cão de colo. Filmes como Perdido pra Cachorro e Legalmente Loira tiveram a participação desta raça.

O Chihuahua vive uma média variável entre quinze e dezoito anos, o que, se comparado a cães maiores, é longa. Deve-se tomar cuidado para fornecer a esses cães de companhia alimentação adequada e equilibrada. Ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado para não alimentar demais esta pequena raça . Como mamífero onívoro, o Chihuahua é capaz de comer o mesmo que come um ser humano, embora seja largamente pedido que não os alimente com doces e chocolates, já que estes podem ser tóxicos, causando-lhes diabetes, obesidade e até mesmo levando-os ao óbito. Estes cãezinhos são conhecidos por sua personalidade e lealdade, embora se mostrem intolerantes com crianças, até mesmo por seu frágil e diminuto porte físico. No entanto, são reconhecidamente ágeis e inteligentes dentro de seus lares. Seu tamanho o torna um cão adaptável a diversos ambientes, incluídos apartamentos, casas e fazendas. Como ponto negativo, muitos Chihuahuas apresentam-se propensos a instabilidade nervosa, o que os torna excessivamente medrosos, ciumentos / possessivos ou mesmo agressivos.

Aparência e descrição da raça Chihuahua

O Chihuahua é uma das poucas raças caninas autóctones do continente americano. Apesar das suas dimensões reduzidas, o Chihuahua possui uma natureza forte e caça em forma insuperável pequenos roedores. É classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier. Como cão de guarda o Chihuahua está sempre alerta, é extremamente fiel ao seu dono. É possível que o Chihuahua seja a menor raça que existe. Não são raros os exemplares adultos que pesam menos de 1 kg.

Hoje em dia, o Chihuahua é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana. A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho. Há exemplares da raça Chihuahua que pesam de 900 g à 3,5 kg mas o peso médio é de 1,5 kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente.

Valente, a raça Chihuahua é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera facilmente os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito. Os olhos do Chihuahua são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Quando em estado de alerta mantém-se eretas. A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta, aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.

Ficha da Raça – Chihuahua

País de origem – México
Nome original – Chihuahua
Grupo 9  – Cães de Companhia
Utilização –  Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Vivaz, Corajoso, Alerta
Adestrabilidade – Média / Alta

Galeria de fotos da raça Chihuahua

ChihuahuaChihuahuaChihuahuaChihuahuaChihuahuaChihuahua

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Chihuahua

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça chihuahua (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão oficial (AKC)

Padrão oficial da raça, na versão do American Kennel Club – Em inglês.

Padrão oficial (FCI)

Padrão oficial internacional da raça chihuahua – Em espanhol.

Livros da Raça Chihuahua

TERRY, Ruth. The Chihuahua, An Owner’s Guide to a Happy Healthy Pet. E.U.A., 1996.

DUNBAR, Ian. The Essential Chihuahua.
E.U.A., 1999.

CAMPBELL, Kim. Your Chihuahua’s Life.E.U.A., 1999.

COILE, D. Caroline Chihuahuas, A Complete Pet Owner’s Manual. E.U.A., 1995.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros