Cavalier King Charles Spaniel

Raça Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. Sua história recente nasceu no século XIX, quando surgiu a ideia de criar o King Charles Spaniel com o focinho mais longo. Todavia, apenas na década de 1920 essa ideia ganhou força.

Cavalier King Charles Spaniel

Raça Cavalier King Charles Spaniel

Raça Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro de pequeno porte com uma estrutura física muito proporcional. A cabeça deste cão é ligeiramente arredondada, no entanto possui uma aparência quase plana entre as orelhas e o stop é pouco evidenciado. O focinho é cheio junto a face, e afinando em direção a ponta, sem ser pontudo. A trufa é preta. Os maxilares são fortes e possuem uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Os olhos são grandes, redondos e bem separados com pálpebras escurassem serem proeminentes, a cor é castanho escuro. As orelhas são longas e de inserção alta, com franjas abundantes. O tronco é nivelado, a região lombar é curta e o peito possui costelas bem arqueadas. A cauda é, de comprimento proporcional ao corpo, possui boa inserção e é portada alta, porém nunca muito acima da linha do dorso. O corte da cauda é opcional e quando operada, não deve ser removida em mais de 1/3, mas geralmente é deixada natural. No Brasil o corte de cauda, Caudectomia e o corte de orelhas estão proibidos. A raça pode apresentar ou não os quintos dedos que também podem ou não ser removidos.

A pelagem da raça é sedosa e de comprimento médio, com franjas nas orelhas, peito, pernas e cauda. As cores incluem: 

“Prince Charles” (tricolor) preto brilhante com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis.

“Rubi” (rico mogno vermelho), unicolor vermelho intenso, marcas brancas são indesejáveis,

“King Charles” (preto e castanho), preto brilhante com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis,

“Blenheim” (vermelho e branco), em cães Blenheim, marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. As marcas se dividem de maneira igual na cabeça, deixando um espaço entre as orelhas uma marca ou mancha em forma de losango muito apreciada pelos criadores.

Descrição e aparência do Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. Sua história recente nasceu no século XIX, quando surgiu a ideia de criar o King Charles Spaniel com o focinho mais longo. Todavia, apenas na década de 1920 essa ideia ganhou força. É um cachorro de pequeno porte que pode pesar até 8 kg e medir 33 cm. Sua pelagem é vasta e requer cuidados constantes. O Cavalier King Charles Spaniel é considerado um excelente cachorro de companhia devido a sua personalidade calma, a sua jovialidade e a sua tolerância para com outros animais.

Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro ativo, alegre, gracioso, de movimentação elegante, bem equilibrado e sem vestígios de timidez. O focinho do cavalier king charles spaniel é bem afilado, não pontudo, com stop pouco marcado. O Cavalier King Charles Spaniel tem maxilar forte, com mordedura em forma de tesoura. Seus olhos são grandes, escuros e redondos, sem serem proeminentes. As orelhas são longas, de inserção alta, com franjas em abundância. A pelagem é longa, sedosa, ligeiramente ondulada, mas não cacheada. As cores admitidas para os exemplares da raça Cavalier King Charles Spaniel são o preto e castanho (preto com marcações em castanho acima dos olhos, na face, no peito, nos membros e sob a cauda); rubi (vermelho fogo, sem manchas brancas); blenheim (branco pérola com marcas em tom castanho); e tricolor (preto e branco com marcações em castanho).

O peso para os cachorros da raça Cavalier King Charles Spaniel fica entre 5,4 e 8 kg. O tamanho deve ser pequeno, proporcional ao peso.

Ficha da Raça – Cavalier King Charles Spaniel

País de origem: Grã-Bretanha
Nome original: Cavalier King Charles Spaniel
Grupo 9: Cães de Companhia
Utilização: Companhia
Porte: Pequeno
Necessidade de exercício diário: Média / Alta
Temperamento: Ativo, Dócil, Alegre
Adestrabilidade: Média / Alta

Galeria de fotos raça Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles SpanielCavalier King Charles SpanielCavalier King Charles SpanielCavalier King Charles SpanielCavalier King Charles SpanielCavalier King Charles Spaniel

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + Sobre a Raça Cavalier King Charles Spaniel

Padrão da Raça Cavalier King Charles Spaniel(FCI)

Padrão oficial internacional da raça cavalier king charles spaniel (CBKC – FCI) – Em português.

Padrão da Raça Cavalier King Charles Spaniel (AKC)

Padrão oficial da raça cavalier king charles spaniel na versão do American Kennel Club - Em inglês.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros