Cães Pastores e Boiadeiros

Cães Pastores e Boiadeiros

Há muito tempo que os cães fazem parte da vida cotidiana do homem, acompanhando-o e contribuindo nas tarefas do dia-a-dia com seus múltiplos dotes e aptidões. Não é difícil supor que alguns cães demonstravam, ainda em tempos antigos, especial capacidade no exercício de atividades específicas, e diante dos problemas que os antigos pastores enfrentavam, naturalmente passaram a contar com a ajuda de seus companheiros caninos. No entanto, para que os cães pudessem ajudar os pastores nas tarefas mais comuns, como a lida e a proteção do rebanho, era necessário que apresentassem um tipo físico e psíquico específicos. Esses cães deveriam ter força física, boa velocidade na corrida e ainda boa resistência às longas caminhadas e variações climáticas, que dificultavam o trabalho no campo. Os animais deveriam portanto, apresentar um tipo específico de pelagem, resistente à chuva, ao frio e ao vento, além de ter a cor clara, para que pudessem ser facilmente identificados à distância em meio ao rebanho, mesmo durante a noite.

Cães pastores e boiadeiros

Os primeiros cães pastores surgiram ainda em tempos remotos, através da seleção natural e da domesticação, com origem provável no continente asiático. Podemos supor que os primeiros exemplares desse tipo de cachorro tenham chegado à Europa acompanhando mercadores fenícios, que usavam esses animais como objeto de troca. Há entretanto, outras hipóteses propostas. Algumas, sugerem que os primeiros cães pastores teriam caminhado ao lado das legiões romanas que voltavam das expedições ao oriente, outras postulam que a migração teria acontecido em companhia dos cumanos, povo de origem tártara que, ao ser vencido pelos mongóis, retirou-se da região da Moldávia no século 11, seguindo até a Hungria.

Algumas raças de cães pastores e boiadeiros são conhecidas mundialmente e são até hoje amplamente utilizadas para o trabalho, todavia, considerando o caráter equilibrado da maioria dessas raças aliado aos fantásticos dotes físicos, muitas delas são também utilizadas para inúmeras outras funções, que vão além das suas tarefas tradicionais. Hoje em dia, há cães pastores que realizam com precisão algumas das tarefas de maior responsabilidade no mundo canino, como por exemplo a de cão-guia, cão de resgate e salvamento, cão policial, entre tantas outras.

Confira nessa página, todas as raças de cães pastores e boiadeiros (cães pertencentes ao grupo 1). Para conferir as informações sobre cada raça, basta clicar no ícone correspondente, e para conferir as raças dos outros grupos caninos, escolha o grupo no menu localizado na barra lateral.

 

Australian Cattle Dog
Australian Cattle Dog
Collie
Collie
Kuvasz
Kuvasz
Old English Sheepdog
Old English Sheepdog
Pastor Alemão
Pastor Alemão
Pastor Australiano
Pastor Australiano
Pastor de Shetland
Pastor de Shetland

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Guia de Raças de Cachorros

Fonte: Guia de Raças – Grupo 1