Bull Terrier

Raça Bull Terrier

O Bull Terrier é um cachorro cuja história está atrelada às rinhas de briga. Antigamente os buldogues eram utilizados em combates contra touros. Uma vez implementada a lei que proibia as lutas de animais, iniciaram-se, clandestinamente, as entre os próprios cães.

Fisicamente, O Bull Terrier apresenta uma estrutura forte e sólida, musculosa e simétrica, de expressão viva na face. Chamado o gladiador das raças caninas, tem o temperamento classificado como equilibrado, disciplinado e amável com as pessoas. Sua versão miniatura, entretanto, é qualificada como mais agressiva com outros cães, embora seja eficiente como animal de guarda, adaptando-se bem, inclusive, ao ambiente urbano.

bull terrier

 

Raça Bull Terrier

A raça teve seu padrão criado por volta dos anos 1850 e foi mostrada pela primeira vez já com sua aparência atual na cidade de Birmingham em 1862. O clube da raça foi fundado alguns anos mais tarde, no ano de 1887. Uma peculiaridade sobre a raça é que o padrão diz deliberadamente: “não há limites de peso nem de altura, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, condizente com suas qualidades e o sexo. O cão deve ser, a todo o momento, equilibrado”.

Exemplares menores da raça eram conhecidos já no início do século XIX, mas perderam a popularidade antes da Primeira Guerra Mundial e foram retirados dos registros do Kennel Club da raça em 1918. Em 1938, uma recuperação da raça foi encabeçada pelo Coronel Richard Glyn e um grupo de amigos entusiastas que fundaram um clube destinado aos exemplares miniatura da raça. O padrão de ambos é o mesmo, com exceção do limite de altura.

As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do bulldog, que foi criado para lutar contra touros em exibições públicas.

Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o bulldog com o antigo terrier inglês branco, muito difundido na época. Os primeiros exemplares obtidos mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o dálmata e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cachorro ágil e forte que conhecemos hoje. O Bull Terrier também foi usado para caçar ratos e hoje em dia é um grande guarda e ótimo companheiro.

O Bull Terrier é uma raça obediente e tolerante frente a disciplina. É um cachorro de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida. Os olhos da raça são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrante. As orelhas são eretas, finas, próximas entre si. A cauda da raça Bull Terrier não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.

Não há limites para a altura e o peso do Bull Terrier, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, em coerência com as suas qualidades e sexo.

Ficha da Raça – Bull Terrier

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Bull Terrier
Grupo 3 – Terriers
Utilização – Caça
Porte – Pequeno / Médio
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Equilibrado, Corajoso, Obstinado
Adestrabilidade – Alta

Galeria de Fotos da Raça Bull Terrier

bull terrier bull terrier bull terrier bull terrier bull terrier bull-terrier-01

Outros cães terriers

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça – Bull Terrier

Padrão da Raça Bull Terrier (FCI)

Padrão oficial internacional da raça bull terrier (CBKC / FCI) – Em português.

Padrão oficial da Raça Bull Terrier (AKC)

Padrão da raça bull terrier na versão do American Kennel Club – Em inglês

BTCA Site oficial da Raça Bull Terrier

Site oficial do Bull Terrier Club of America – Em inglês.

Livros da Raça Bull Terrier

HARRIS, David. Bull Terriers Today. E.U.A., 1998.

DESMOND, Betty. A New Owner’s Guide to Bull Terriers. E.U.A., 1998.

Fonte: Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros