Buldogue Inglês

Raça Buldogue Inglês

Raça Buldogue Inglês

Bulldog Inglês é um cão de tamanho médio e um corpo grande, compacto, com pernas curtas. O corpo e a cabeça são enormes , com uma pele extra tanto na cabeça quanto na testa caindo sobre o rosto do cachorro formando dobrinhas. Com bochechas largas e estendem-se lateralmente além dos olhos. O focinho é igualmente largo, curto e um stop bem pronunciado curto, largo, curvando-se para cima e muito profundo do canto do olho ao canto da boca. A trufa é larga preta com grandes narinas. Os olhos são escuros, profundos e marcantes. As orelhas são em tom rosa com formato pequeno, finas e ficam bem posicionadas no alto da cabeça do cachorro. As mandíbulas do Buldogue Inglês são enormes, muito amplas e de aparência quadrada,  se projetam levemente para frente do maxilar superior, com moderada curvatura para cima. Quando vista de frente, a mandíbula deve se juntar direta e paralelamente ao maxilar superior. A cauda da raça Buldogue Inglês deve ser saliente, inclinando-se para baixo em linha reta, portada baixa. com aspecto arredondado, lisa, sem franjas ou pelagem áspera. O comprimento da cauda pode ser descrito como curto e de formato grosso na raiz, afilando em direção à ponta. A pelagem do Buldogue Inglês é curta, de textura fina, lisa e brilhante, muito bem fechada. As cores da pelagem da raça podem ser definidas como unicolor ou “smut” que significa uma única cor, apresentando uma máscara preta ou um focinho de cor preta. Cães de pelagem unicolor possuem uma cor brilhante em tons de vermelho e outros tons de rajado, branco sólido, vermelho sólido, tigrado, vermelho em suas diferentes tonalidades, fulvo, marrom claro, malhado, amarelo pálido ou combinações de branco, ou uma combinação dessas cores. O Buldogue Inglês é um cão inteligente e muito doce com a sua família. Gosta de companhia, é afetuoso e brincalhão.

Buldogue Inglês

Raça Buldogue Inglês

Como o próprio nome indica, o Buldogue Inglês é uma raça oriunda da Grã-Bretanha. Sua origem não é muito certa, embora saiba-se que até meados do século XVIII seus exemplares, mais altos e ágeis, eram utilizados em combates contra touros. Quando estes embates foram proibidos, o Buldogue Inglês visto hoje como cão de companhia, foi salvo por fiéis criadores. Sua personalidade é descrita como brincalhona e afetuosa, apesar da face brava.

O Buldogue Inglês é um cão valente, leal, corajoso, mas não é agressivo, a menos que seja agredido abertamente. Forte e resistente, o Buldogue é excelente companheiro, calmo e de fácil trato. A pelagem da raça é curta, fina e densa. As fêmeas são normalmente menos desenvolvidas do que os machos. O peso da raça Buldogue Inglês varia entre 24 e 25 Kg, para os exemplares machos.  Já as fêmeas devem pesar entre 22 e 23 Kg.

História da raça Buldogue Inglês

Buldogue Inglês é uma raça de cachorros originada nas Ilhas Britânicas e sua criação data do século XIII, descendentes dos antigos mastiffs asiáticos. A raça recebeu o nome de “bull” devido seu uso em lutas com touros e por sua aparência robusta que remete a imagem de um pequeno touro. Eles foram desenvolvidos para ter um temperamento agressivo, feroz e corajoso para que possuíssem a força necessária para atacar touros adultos. A raça foi idealizada com o intuito de atacar o touro mordendo seu oponente. As pessoas daquela epoca consideramvam as lutas contra touros, não apenas uma forma de entretenimento, mas também havia uma ideia coletiva de que o fato do touro lutar antes de ser abatido amaciaria sua carne. A raça Buldogue Inglês também foi utilizada em lutas contra ursos meramente por prática esportiva. Os proprietários de cachorros da raça Buldogue daquela época buscavam em seus cães um temperamento agressivo e acreditavam que seus exemplares da raça possuíam uma grande resistência a dor. Felizmente as lutas de Buldogues contra touros em arenas de combate foi proibida por lei no século XIX . Os cães da raça Bulldog atacavam o touro de baixo para cima do animal, mirando o pescoço,o que tornava difícil para o touro revidar. A raça Bulldog de ​​hoje tem um temperamento muito diferente do de seus ancestrais, mas ainda mantém um caráter que ostenta uma forte determinação.

Alguns proprietários tentaram inserir seus cães em lutas de cachorros, mas não foram bem sucedidos com a raça Buldogue Inglês. A raça passou por uma seleção entre exemplares com temperamento mais amável e graças aos esforços de criadores muito determinados, hoje temos uma raça de cachorros com uma personalidade totalmente diferente. O Bulldog é um símbolo nacional da Inglaterra, sua personalidade carinhosa e engraçada fazem um contraponto a sua aparência, o que torna o Bulldog um cachorro muito popular e com uma legião de fans em todo o mundo.

Temperamento e cuidados com a raça Buldogue Inglês

Apesar de sua aparência um pouco intimidante, o Bulldog Inglês pode ser considerado uma das raças de cachorros mais gentis. No entanto é um ótimo cachorro de guarda, e pouca gente arriscaria desafiar um cachorro como ele tanto por sua aparência, quanto por sua bravura. A raça é famosa por ser muito carinhosa e confiável, gentil com as crianças, e também é um cachorro com uma coragem admirável possuindo excelentes habilidades como cão de guarda. Por se tratar de um cachorro teimoso e determinado, esta raça pode ser muito persistente, os Bulldogs realmente não desistem facilmente.

Bulldogs são cães sociáveis e estão sempre procurando chamar a atenção de quem eles amam, adoram um carinho e apreciam ser o centro das atenções, definitivamente não é um cachorro que suporte solidão, o Buldogue Inglês adora companhia de pessoas. Alguns exemplares da raça  Bulldog Inglês podem acabar se tornando um pouco dominantes e por isso precisam de um dono que saiba como demonstrar sua liderança agindo com carinho e firmeza, para que seu cachorro não comece a dar as ordens em casa. Um Buldogue Inglês que compreenda seu lugar na hierarquia familiar será bondoso e confiável com todas as pessoas. Esta raça de cães poderá conviver com outros animais de estimação de forma pacífica, mas alguns exemplares podem demonstrar um comportamento agressivo com cães estranhos, isso é mais comum com machos que não conseguem aceitar membros desconhecidos a sua família por serem muito dominantes e territoriais. Normalmente fora de casa o comportamento com animais estranhos é mais tranquilo. De qualquer maneira se você deseja ter um Buldogue e outro pet, é interessante considerar que haja uma socialização precoce.

Durante os primeiros anos de vida, os cães da raça Bulldog tem muita energia, que vai diminuindo de acordo com o amadurecimento. Trata-se de uma raça de cães braquicefálicos estes cachorros foram idealizados para ter um maxilar inferior normal, ou seja, proporcional ao seu tamanho corporal, e um maxilar superior recuado. Portanto eles roncam muito alto, e a maioria baba bastante. Alguns cachorros da raça Bulldog possuem alguns comportamentos engraçados, eles gostam de esconder coisas pela casa, brinquedos e até parte de sua comida. Também podem latir e rosnar para as pessoas. Este comportamento só acontece quando estes cachorros começam a assumir o papel de alfa, ou seja líder de sua família. Portanto se o proprietário e sua família começarem a exibir um comportamento de liderança, este comportamento será corrigido. Quando um cachorro começa a acreditar que necessita assumir a liderança de sua família ele está sendo submetido a uma realidade que promove um terrível stress para o cachorro e por isso não conseguem ser felizes como cães que não necessitam se colocar na liderança da família.

O Buldogue Inglês é um ótimo cachorro para se ter em apartamento. O Buldogue é bem tranquilo dentro de casa e apenas alguma brincadeiras serão suficiente para satisfazer parte de suas necessidades de exercícios diários. A raça Bulldog se adapta melhor em climas temperados, e certamente eles tem dificuldade para se resfriar em um clima muito quente. O Buldogue Inglês como todas as raças de cachorros necessita fazer ao menos duas caminhadas diárias para suprir suas necessidades de condicionamento físico. Sempre tenha em mente que todo cachorro deverá andar ao lado ou atrás de você, para que fique bem claro sua posição de liderança na cabeça do cachorro. Também é importante ensinar ao seu cachorro que ele entra ou sai de portas, portões e entradas, somente após você tê-lo feito primeiro. Pequenas atitudes muito simples como estas manterão você sempre no comando. Cães que não caminham são mais propensos a ter problemas de comportamento. Cães são animais sociais eles caminham quase o tempo todo e é assim que estabelecem a sua posição na hierarquia social. Mas lembre-se, esta raça não pode passar calor em suas caminhadas e em geral eles não precisam, nem devem movimentar-se de forma acelerada nem devem passear por períodos muito longos.

A pelagem do Buldogue Inglês é lisa, fina, e curta portanto é muto é fácil de cuidar. Escove seu cachorro com um pente apropriado ou uma escova de cerdas de 2 a  3 vezes por semana, isto  já é o suficiente para manter a pelagem de seu Buldogue Inglês brilhante e bonita. Adquira o hábito de escovar seu cachorro desde bem novinho assim este momento será muito tranquilo e prazeroso para vocês. Os banhos no Bulldogue Inglês deverão ser dados somente quando for necessário. Adquira o hábito de limpar o rosto de seu Buldogue com um lencinho úmido todos os dias para manter higienizado o interior das rugas, evitando assim assaduras e fungos. Esta raça tem uma expectativa que varia entre 8-10 anos.

Ficha da raça Bulldog Inglês

País de origem – Grã-Bretanha
Nome orginal – Bulldog
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzers e Molossóides
Utilização – Companhia
Porte – Médio
Necessidade de exercício diário – Média
Temperamento – Afetuoso, Leal, Confiável, Corajoso
Adestrabilidade – Média

Galeria de fotos da raça Buldogue Inglês

Buldogue InglêsBuldogue InglêsBuldogue InglêsBuldogue InglêsBuldogue InglêsBuldogue Inglês

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a raça Buldogue Inglês

Padrão da Raça – Bulldog Inglês (FCI)

Padrão oficial internacional da raça bulldog (CBKC – FCI). – Em português.

Padrão da Raça  – Bulldog Inglês (AKC)

Padrão oficial da raça bulldog na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Bulldog Inglês

Artigo do Blog Guia de Raças sobre a raça Bulldog Inglês – Em português.

Bulldog.org

Site sobre a raça, contendo informações, calendário de eventos, etc. – Em inglês.

Bulldog Club of America

Conheça o web-site oficial do Bulldog Club of America - Em inglês.

Livros da raça  Bulldog Inglês

PUTNAM, Dave. The Working American Bulldog, E.U.A.

BREARLEY, Joan M. The Book of the Bulldog, E.U.A., 1985.

Fonte – Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros