Boxer

Raça Boxer

Raça Boxer

Boxer é um cachorro de porte médio, compacto e quadrado, robusto e com ossos fortes, a musculatura da raça é muito bem desenvolvida e definida, é um cachorro com uma movimentação dinâmica e com ares de nobreza. A cabeça é bem proporcional ao corpo,  o focinho é curto, largo e poderoso, não importa qual ângulo seja visto, deverá sempre ser proporcional ao crânio. A trufa deve ser preta e larga, ligeiramente arrebitada com narinas largas e sua ponta é um pouco mais alta em relação a raiz. O maxilar inferior extrapola o maxilar inferior, ou seja esta é uma raça de cães prognatas. O maxilar superior é largo junto ao crânio e reduz ligeiramente à frente. Esta é uma raça que possui dentes fortes.

Os olhos dos cães da raça  Boxer são de cor marrom escura. As orelhas são inseridas altas, e podem ser cortadas ou mantidas natural. Quando cortadas, elas são portadas eretas erguidas sobre a cabeça, afinando em direção a ponta. Quando mantidas naturais, as orelhas do Boxer são finas, caindo para a frente e lateralmente ao longo da cabeça. O pescoço deve ser redondo, forte e musculoso, sem barbela, a linha superior se estende em uma curva elegante que vai da nuca à cernelha. Os membros dianteiros vistos de frente, devem ser retos e paralelos, com uma ossatura forte. Os membros traseiros são muito musculosos e sua musculatura é rígida e visível.  As patinhas são pequenas redondas e compactas com almofadinhas duras. A cauda é inserida alta e tem uma aparência natural. No Brasil, o corte de cauda chamada caudectomia e o corte de orelhas estão proibidos.

Boxer

Raça Boxer

 

A pelagem desta raça é curta lisa, brilhante em bem aderente ao corpo, as cores são fulvo, tigrado, mogno e preto, muitas vezes com manchas brancas. Boxers também podem nascer com uma pelagem branca, mas estes exemplares não podem ser registrados em algumas entidades cinológicas. Na raça Boxer, a harmonia de sua constituição física está aliada a uma grande inteligência e um maravilhoso caráter. Esta raça de cães é um lindo animal que pode ser utilizado tanto para trabalho quanto para vida em família. A raça  Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, devido a sua grande capacidade, tanto em executar tarefas de defesa, quanto por ser um grande companheiro para família. O tamanho dos exemplares machos da raça Boxer fica entre 57 e 63 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas, devem medir entre 53 e 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cachorro, ficando, em média, entre os 28 kg e os 30 kg.

História da raça Boxer

A raça Boxer foi desenvolvida na Alemanha no século XIX,  é um cão de tamanho médio e pelo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. Os ancestrais do Boxer foram dois cães do tipo mastim alemão, o Brabant Bullenbeiszer e o Barenbeiszer . Estes cães foram posteriormente cruzados com os ancestrais do Mastiff e Bulldog. Os primeiros cães da raça Boxer iniciais teriam sido utilizados para a luta entre cães e em arenas de luta contra touros. Estes animais também exerciam a função de cães de tração puxando carrinhos e também como cães boiadeiros, exercendo a função de arrebanhar o gado e também eram usados por caçadores auxiliando na captura e contenção de javalis e bisões. Sua tarefa era segurar firmemente a presa perseguida pelos cães de caça, até a chegada dos caçadores que a matavam. Para esse trabalho, o cachorro teria que possuír uma boca o maior possível, e também ter uma mordedura ampla para que pudesse prender e reter firmemente a caça. Qualquer Bullenbeisser com estas características seria o mais indicado para esse trabalho, e por isso era selecionado e utilizado como reprodutor. Nessa época, somente a habilidade para o trabalho era utilizada como critério de seleção dos cães que seriam utilizados na criação. Por ser este o único critério de seleção, acabaram resultando em um cachorro de focinho largo e nariz arrebitado. Tempos mais tarde estes cães também participaram de arenas de circo. O primeiro livro genealógico do Boxer foi criado no ano de 1904. Até esta data a aparência física destes cachorros e o tamanho era bem variável.

O Boxer é famoso pela forma como ele utiliza suas patas dianteiras para bater em seu oponente, que remete muito ao boxe, provavelmente tenha saído daí o nome da raça. Alguns dos inúmeros talentos da raça Boxer são como cão de guarda, como cão policial ou militar, como cão de busca e salvamento, além de tarefas de obediência e competições como o Schutzhund.

Hoje em dia, podemos observar duas criações distintas de cães da raça Boxer, um tipo é o ”padrão alemão” e o outro é o ”padrão americano”. O Boxer alemão têm a cabeça maior e geralmente são mais musculosos do que os Boxers americanos.

Temperamentos e cuidados com a raça Boxer

O Boxer é uma raça canina muito feliz, alto astral , brincalhona, enérgica e curiosa. Dotada de grande inteligência, um cão ansioso que retém informações e aprendizado como nenhum outro. o Boxer é sem nenhuma sobra de dúvidas o cachorro certo para quem deseja participar de competições de obediência junto com seu cachorro. Esta raça é composta por cães que estão sempre se movimentando e adoram interagir com seus entes queridos. O Boxer é um cachorro extremamente fiel e carinhoso, esta é uma raça de cachorros apaixonada por crianças e interagem com elas como se falassem a mesma língua. Um cachorro bem educado e devidamente socializado, também poderá conviver muito bem com outros cães e outros animais domésticos, como gatos. Dizem que o nome da raça deve-se ao fato destes cães utilizarem suas patas dianteiras de formas bem incomuns para um cão. Observe como um cão da raça Boxer utiliza suas patas em suas brincadeiras, ou mesmo em sua panela de comida, um forma que muito se assemelha a um gatinho brincando.

Cães da raça Boxer que participam de Schutzhund, são famosos por saltar e usar suas patas dianteiras como se estivessem em uma luta de boxe. É sem dúvida uma raça muito engraçada. O instinto deste cão é de proteção a você, a família e sua casa. São cães territoriais, portanto as visitas deverão ser devidamente apresentadas para que eles a aceitem. Também neste caso, um trabalho precoce de socialização ajuda bastante para que eles aceitem as visitas depois de adultos.

O Boxer é um cachorro bem agitado e com muita energia, justamente por isso necessita de proprietários com vigor físico e que saibam muito bem como exercer a liderança para saber ensinar o Boxer a não ser violento e, especialmente, para não pular sobre as pessoas. Esta raça é conhecida por sua coragem que os torna cães de guarda incríveis. Por isso a raça é amplamente utilizada para serviços junto ao exército e a polícia. Por ser um excelente cão de guarda, o Boxer irá conter um intruso da mesma forma que seu ancestral continha a caça. Ele é extremamente atlético, e é muito comum que esta raça continue com um grande vigor físico mesmo quando estiver com mais idade.

É inquestionável a necessidade de caminhadas para um cachorro da raça Boxer, no mínimo duas longas caminhadas ao dia são imensamente necessárias para equilibrar esta raça tanto mental quanto fisicamente. Sem as caminhadas um Boxer se tornará um cão problemático e possivelmente destruidor ou até mesmo agressivo. Esta raça precisa muito de um proprietário que saiba liderá-lo e por isso o adestramento básico para obediência deverá ter início por volta dos 4 meses de idade, para que ele realmente consiga lhe enxergar como líder da família.

Cachorros precisam se reconhecer e estabelecer seu papel hierárquico na estrutura familiar. Quando nós introduzimos um cachorro em nossa família, nós nos tornamos sua matilha. E em matilhas todos os membros cooperam com um único líder, a hierarquia é definida com extrema clareza. Por isso você e toda sua família devem estar sempre em posições superiores nesta linha de “poder” em relação ao cachorro que deverá se submeter a todos os membros de seu grupo familiar. Esta é forma correta de criar um cão, seja ele um cão de raça pura ou um vira latas, cães nunca devem exercer o poder de liderança em suas famílias.

No caso da raça Boxer, cães que se veem na necessidade de absorver o papel de liderança, podem desenvolver um comportamento teimoso, tornam-se desobedientes, mal educados, exigentes, podem até rosnar e mostrar os dentes, chegando até a atacar. Se seu Boxer estiver exercendo liderança em relação a outros animais da casa, não é um erro de sua parte, no entanto com relação ás pessoas que convivem com ele diariamente, qualquer comportamento de dominância deverá ser repreendido veementemente e corrigido, sem machucá-lo, sem histeria (cães não consideram histeria uma reação de liderança e sim de fraqueza), mas com voz de autoridade e segurança de um verdadeiro líder.

A raça Boxer pode se adaptar à vida em apartamento, mas os proprietários deverão estar cientes de que esta raça necessita de um quantidade enorme de exercícios diários, não somente caminhadas, mas brincadeiras e algum esporte canino devem ser considerados para um Boxer que viva em apartamento. Esta é uma raça de cachorro bastante ativa dentro de casa e sempre serão mais recomendadas para que vivam em casas com jardim. Boxers são cães braquicefálicos e por isso são muito sensíveis à temperaturas altas, podendo facilmente superaquecer seu corpo e com muita dificuldade e regularizar esta temperatura. Portanto tenha muito cuidado com seu Boxer em dias de calor intenso, procure caminhar em horários mais frescos e mantenha ele durante o dia em uma temperatura amena e com água à vontade.

A pelagem desta raça é lisa e curta, por isso não dá muito trabalho para mantes o pelo de seu cachorro brilhante e muito bonito. Utilizando uma escova de cerdas própria para cães. Cuidado com rasqueadeiras, muitos cachorros tem pele sensível e podem se machucar se você fizer uso deste tipo de escova. Dê preferência para escovas com cerdas mais macias. Escove seu cachorro uma ou duas vezes por semana, é importante acostumar o cachorro desde filhotinho com esta escovação para que este processo seja prazeroso para vocês dois. Dê banho em seu Boxer apenas quando necessário, pois o banho irá remover a oleosidade natural da pele. Alguns cães da raça Boxer agem como gatos lambendo suas patas e rolando na grama para fazer sua higiene. Esta raça tem uma expectativa de vida que varia em torno de 11-14 anos de idade.

Descrição e aparência da raça Boxer

Na raça Boxer, a harmonia das formas não está separada de múltiplos dotes de inteligência e caráter. Um lindo cão de trabalho e exposição, o Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, em grande parte por seu notável valor, tanto em tarefas de defesa, como de proteção.

De origem alemã, o Boxer é um cão de tamanho médio e pelo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. A pelagem do Boxer é curta, reluzente, muito aderente, amarela ou tigrada. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em ponta, discretamente longas. O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos.

Em família o Boxer é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. É um cão de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada.

O tamanho dos exemplares machos da raça Boxer fica entre 57 e 63 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas, devem medir entre 53 e 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cachorro, ficando, em média, entre os 28 kg e os 30 kg. O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos. Em família, o Boxer é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. É um cão de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada.

O Boxer (em alemão: Deutscher Boxer) é uma raça canina oriunda da Alemanha. Aparentemente foram gerados através de cruzamentos entre os brabants bullenbeisser da Bélgica e cães semelhantes de Danzig, ainda que se considere o buldogue inglês como um de seus antecessores. Estes caninos – os mais altos das raças de cara achatada – são considerados eternas crianças, embora desconfiados e cautelosos com estranhos. Segundo estudos, o boxer é, em pensamento e atitudes, uma criança de três anos, sendo considerado então a companhia perfeita para famílias ativas, apesar da aparência de cão de guarda.

Ficha da raça Boxer

País de origem: Alemanha
Nome orginal: Deutscher Boxer
Grupo 2: Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização: Guarda, Companhia e Trabalho
Porte: Médio
Necessidade de exercício diário: Média / Alta
Temperamento: Dócil, Desconfiado com Estranhos
Adestrabilidade: Média / Alta

Galeria de fotos da raça Boxer

BoxerBoxerBoxerBoxerBoxerBoxer

Outros cães de guarda, trabalho e utilidade

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a Raça Boxer

Clube Português de Canicultura www.cpc.pt

Dicionário de Cinologia (em português do Brasil)

Padrão da Raça Buldogue Francês (FCI)

Confederação Brasileira de Cinofilia www.cbkc.org

Fédération Cynologique Internationale (em espanhol) www.fci.be

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça Boxer na versão do American Kennel Club (AKC) – Em inglês

Guia de Raças de Cachorros

Raça Boxer