Bloodhound

Raça Bloodhound

Bloohound é um cachorro conhecido de todas as crianças. Provavelmente todas as gerações se encantaram com o cativante personagem de Walt Disney, o Pluto. Sua cabeça é imponente, nobre, alta, e estreita em relação ao comprimento. A estrutura óssea é saliente. Uma pele, forma sobre a testa e nas bochechas formam-se rugas e dobras profundas, que caem quando a cabeça está para baixo. A cabeça e o pescoço do Bloodhound chamam a atenção por apresentar uma pele abundante, flexível e fina, que cai formando dobras profundas.

Bloodhound

Raça Bloodhound

 

Raça Bloodhound

É um cão de caça, maciço, grande, do grupo dos sabujos e é considerado o maior entre eles. O Bloodhound tem uma estrutura física forte, uma atitude nobre e um ar aristocrata . Ele se movimenta de uma forma única, lentamente, mas com um certo balanço. É um cachorro flexível,  elástico e majestoso. Na verdade, de acordo com muitos especialistas, esta raça tem o melhor olfato do mundo e diz-se que quando um desses cães seguem uma trilha não a perdem jamais. Ele também foi usado como cão policial e para rastrear fugitivos (a função que tem desempenhado em alguns filmes famosos).

Ele é um sabujo grande, tímido, gentil e tem um comportamento majestoso, carinhoso com o dono e reservado com estranhos. Quando entra em contato com algum cheiro que lhe chame a atenção, de fato não consegue mais ater-se a outra coisa, mesmo que seja o chamado do dono. Esta é uma raça de cães conhecida a séculos por suas aptidões como cão farejador e caçador. É muito sensível a elogios e críticas, e, portanto, fácil de treinar. Deve ser corrigido com cuidado e nunca deve ser punido, para não causar-lhe sofrimento. Esta é uma raça de cachorro que nunca demonstrará agressividade.

História da Raça Bloodhound

As origens desta raça são muito antigas, o nome de St. Hubert Dog (Chien de Saint-Hubert) se origina do mosteiro que levava o mesmo nome, localizado na região das Ardenas (Bélgica), onde o Bloodhound foi criado por volta do século VII, quando, conta a lenda, o nobre François Hubert, se converteu ao cristianismo,  tornando-se Monge e fundando a abadia de São Humberto. Anos mais tarde, monge Hubert foi nomeado Bispo e depois, foi canonizado, passando a ser conhecido como padroeiro dos caçadores. Os ancestrais desta raça ficaram famosos na região de Ardenas por ser igualmente popular na época, naquela região, a caça de grandes animais.

Devido a constituição física dos cães Saint Hubert eles eram perfeitos para desempenhar a função de caça e perseguição ao javali. Inicialmente, os cães de Saint Hubert eram pretos, com o tempo eles evoluíram para a variedade preto e fogo. Durante séculos, o mosteiro foi o centro da criação e seleção da raça que conhecemos hoje em dia, com características morfológicas que não diferem muito do original.

O nome adotado para a raça, quando William, o Conquistador levou-os para Inglaterra, no século XI, foi Bloodhound, que significa “cão de sangue” devido a sua habilidade natural de seguir o rastro de um animal ferido. Na Europa, a raça se espalhou amplamente e foi particularmente apreciada pelos monarcas e pela nobreza britânica. Entre eles, destacam-se entre os monarcas, a Rainha Elizabeth I, Jaime I e Henrique IV que receberam exemplares destes sabujos como um presente dos franceses.

Enquanto isso, cachorros semelhantes, no entanto, com pelagem branca que eram chamados de Talbot, também chegaram à Inglaterra.
E foi nesta época em que se iniciou a criação do Bloodhound. Anos mais tarde a raça foi levada para a América e foram utilizados no sul dos Estados Unidos para localizar escravos fugitivos.

Temperamento e cuidados com a raça Bloodhound

A pelagem curta do Bloodhound não requer muito cuidado, mas ele precisa fazer muito exercício. Com relação a saúde é necessário periodicamente limpar suas longa orelhas e prestar muita atenção a sua alimentação, pois ele tende a ter problemas gastro intestinais se não tiver uma alimentação regrada e balanceada.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, que se trata de uma raça de cachorro com aparência triste, o Bloodhound é na verdade um cão com aspecto muito bonito e temperamento adorável, e é muito bem humorado. Sua aparência não tem nada de feroz, pelo contrário, é um cachorro muito amigável, especialmente com as crianças. Sua inteligência é de fato extraordinária e isso faz com sua adestrabilidade seja plena. Graças ao seu faro extremamente aguçado esta raça de cachorro costuma ser usada para tarefas de resgate ou para conduzir investigações.

O Bloodhound é um cachorro muito afeiçoado ao seu dono. Esta é uma raça bastante paciente com outros cães e também com outros animais. Como já citado anteriormente, a sensibilidade da raça Bloodhound é notória, esta é uma raça bastante obstinada e de uma sensibilidade ao ambiente e as suas relações com sua família, que é realmente importantes enfatizar, por ser muito peculiar a este cão. Tanto os elogios quanto às críticas, são assimiladas por ele de uma forma extremamente diferenciada de outras raças. Portanto, tenha muito tato ao lidar com seu Bloodhound.

Como alguns caçadores consideram a raça lenta, hoje em dia o Bloodhound é considerado cada vez mais um cão de companhia, no entanto ele sempre foi e sempre será um cão de caça. Graças a sua estrutura, a raça  Bloodhound é dotada de uma incrível resistência, que lhe permite seguir uma pista sem nenhum esforço, mesmo que tenha que percorrer uma longa distância por terrenos acidentados.

O cuidado com a pelagem do  Bloodhound não é muito trabalhoso. Uma boa escovação semanal é suficiente para manter sua pelagem brilhante. Banhos periódicos também não são necessários. Apesar de serem cães grandes, eles sempre irão preferir dormir dentro de casa. É importante mantê-lo abrigado da chuva, pois tem grane predisposição a otite. Sempre enxugue bem os ouvidos após os banhos. Mantenha a dose de ração bem pesada e alimente seu Bloodhound duas vezes ao dia. Não esqueça que a raça tem um estômago muito sensível e não dê a ele comidas fora de sua dieta.

Ficha da raça – Bloodhound

Ficha da Raça

Galeria de fotos – raça Bloodhound

BloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundBloodhoundPlutoPlutoPlutoPlutoPlutoPluto

Outros cães sabujos e farejadores

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + sobre a raça Bloodhound

Padrão da Raça (FCI)

Fédération Cynologique Internationale – Padrão da Raça - FCI (inglês)

Padrão oficial internacional da raça  Bloodhound –  CBKC (português)

Padrão da Raça (AKC)

Padrão oficial da raça  Bloodhound na versão do American Kennel Club (AKC) - AKC

Fonte : Guia de Raças

Guia de Raças de Cachorros