Bichon Frisé

Raça Bichon Frisé

A raça Bichon Frisé tornou-se conhecida por ser o favorito da aristocracia – Sua história remonta ao tempo dos romanos, o que significa que a Itália foi o país onde surgiram seus antepassados. Através dos séculos, a raça Bichon Frisé, inicialmente foi uma raça apreciada principalmente pelos mais ricos, sua democratização iniciou-se apenas por volta do fim do século XIX quando começa a tornar-se um cão de estimação de pequeno porte muito querido e desejado em todos os continentes.

Bichon Frisé

Raça Bichon Frisé

 

Raça Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um cachorro pequeno e robusto que apresenta um crânio mais longo que o focinho e é ligeiramente plano ao toque, embora pareça arredondado devido à pelagem. O cano é mais curto do que o crânio, ligeiramente pronunciado. Os olhos redondos são pretos ou marrom escuro. As orelhas são caídas cobertas de pelagem longa e seu rosto é coberto coberto de pelos. Os dentes apresentam uma mordedura em tesoura. As patas são retas e alguns exemplares podem apresentar o quinto dedo que poderá ou não ser removido. A cauda é portada sobre o dorso. A pelagem é dupla e macia ao toque. A pelagem externa pode chegar a 7-10 cm de comprimento e é mais densa, grossa e mais encaracolada do que o sub pelo. As cores da raça incluem o branco sólido, o creme, o cinza ou damasco. A cor branca é a preferida. A pelagem é considerada por muitos criadores como antialérgica. Os proprietários geralmente tosam seus cães com a tosa do tipo “filhote“, que mantém o mesmo comprimento em todo o corpo. O Bichon Frisé pode ser mantido com a pelagem semelhante a um poodle ou pode ser escovado e manter a pelagem longa, que fica muito sedosa ao toque, mais densa nas patinhas. Geralmente os pelos do focinho são aparados. O Bichon Frisé mede entre 23-30 cm, enquanto que o peso varia de 4 a 8 kg.

História da raça Bichon Frisé

Não podemos afirmar categoricamente seu país de origem devido a  falta de registro histórico. O Bichon Frisé é uma das raças mais antigas e embora os historiadores não concordem quanto suas origens estão todos convencidos de que este pequeno cão de pelagem branca teve certamente um antepassado cuja presença era anterior a era cristã. Alguns especulam que o Bichon Frisé tem seu parentesco principal com o Maltês, enquanto outros acreditam que esta raça é derivada de cruzamentos entre o Poodle e cães do tipo Spaniel e Caiena. Segundo esta teoria a raça poderia descender quatro variedades de cães principais: Maltês, Bolonhês, Tenerife e Havana.

No entanto é há forte indícios de que o Bichon Frisé compartilha sua origem, bem como pelagem característica com o Barbet. Ambos os cães são de origem mediterrânea, que data de 600 aC e 300 aC. O Barbet é um cão d`água pequeno com uma pelagem macia, lanosa e volumosa.

Outros especulam que este cãozinho pertença à família dos “Bichons” que são animais descendentes da raça Maltês (que é de origem francesa e bolonhesa). Especialistas afirmam que esta variedade foi exportada para a França por marinheiros espanhóis cerca de 5 séculos atrás e naquela época esta raça também era conhecida como Tenerife.

O Bichon Frisé era adorado e querido pela classe rica constituída de comerciante e mais tarde tornou-se o cão da moda em toda Europa. Isto fez com que a raça viajasse longas distâncias, ao lado de seus proprietários, espalhando-se muito rapidamente. Durante o Renascimento, o Bichon Frisé era uma raça muito conhecida na Itália e em toda a Europa, os comerciantes carregavam consigo este cachorrinho branco, mesmo e viagens de navio por serem grandes companheiros e muito divertidos.

Esta raça ficou realmente muito popular durante o período do Renascimento até o século XVII, podemos dizer que este pequeno cão era praticamente uma celebridade até o início da primeira guerra mundial. Os trinta anos seguintes no entanto, foram um golpe quase fatal, para estes pequenos. Passaram da nobreza para pobreza. Um cão que costumava sentar-se em tronos de forma muito pitoresca tornou-se então um cão de rua, um animal de circo e acompanhava mendigos. Felizmente, a partir de 1950, a criação da raça toma novo impulso, e nossos amiguinhos voltam a pertencer ao mundo do luxo, onde permanecem até hoje, e em 1933, a França registrou a raça, estabelecendo seu padrão. Nos dias de hoje o Bichon Frisé é uma das raças caninas mais populares e conhecidas, tanto na Europa, quanto no resto do mundo.

Temperamento e cuidados com a raça Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um cãozinho ousado, animado, de temperamento afetuoso e personalidade forte. É um cão determinado,e possui uma inteligência grande e uma dignidade profunda. É um perfeito cão de companhia que fica à vontade com as crianças e com outros cães.

Ele tende a ser hiperativo, e gosta muito de brincar, dotado de um comportamento extremamente espontâneo, seu astral divertido faz com que seus proprietários se divirtam muito, conferindo aos cães desta raça o apelido carinhoso de palhacinhos.

Certamente não é um cão de guarda, mas você notará que sua personalidade é sempre vigilante tornando o Bichon Frisé um ótimo cão de alarme, avisando sempre sobre a chegada de estranhos. É um cachorro de personalidade forte, alegre,afetuoso, inteligente, carinhoso. É sempre muito radiante, gentil e adora brincar as crianças e estar em sua companhia. É uma raça muito ligada à sua família e também tende a ser sociável com estranhos. É fácil de treinar, embora um pouco “cabeça dura” com determinadas situações. Ele se adapta bem à vida em família e é um animal que pode der criado tanto em casa quanto em apartamento. Muitas pessoas o classificam com um cachorro “anti-alérgico” devido ao fato de ser muito limpo e educado. No entanto cães que moram em apartamento, devido a sua hiperatividade, necessitam de bastante exercício e longas caminhadas diárias.

O Bichon Frisé é um excelente cão de companhia costumam dizer que um traço fundamental de sua personalidade, é a sensibilidade, a sutileza no dar e receber. No entanto é unanimidade entre os proprietários em classificá-lo com um cão ousado, apesar de  inteligente, afetuoso, meigo, alegre, obediente, carinhoso, e nada agressivo ou estabanado. Ele mantém até a velhice as características de um filhote. Este cãozinho é um companheiro por excelência e adora a companhia tanto de pessoas como a de outros animais.

Graças ao seu temperamento eles atuam frequentemente como cães terapeutas para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Sua aparência peludinha e branquinha estimula as pessoas a tocá-lo, e colabora para superem um possível medo, além disso seu tamanho é adequado para ser pego no colo, ficar sobre as pessoas, ou em cima da cama de um doente. Hoje, vários exemplares da raça, vem se destacando em competições de beleza e obediência.

Esta raça é muito ativa e embora possa ser criada em apartamentos, adapta-se melhor e áreas espaçosas onde ele consiga se movimentar constantemente. Outra característica da raça Bichon Frisé é que ele odeia ficar sozinho por longos períodos e caso isto venha a acontecer, é essencial que tenha à disposição brinquedos e distrações, caso contrário, poderá bagunçar a casa ou destruir objetos pessoais de seus donos.

Ele precisa da companhia das pessoas para ser feliz. Trata-se de uma raça naturalmente sociável ​​e é mais feliz quando faz parte de uma família que costuma carregá-lo para toda parte. A tendência é que seu cão seja extremamente obediente a medida que ele deseja participar com você de todas as atividades do dia a dia. Mas como para todos os cães de todas as raças um exemplar de Bichon Frisé também precisa de regras a serem seguidas, e os limites devem ser estabelecidos desde cedo para o que eles compreendam muito bem tudo o que não estão autorizados a fazer. As caminhadas diárias com guia e coleira, são muito recomendadas para que se estabeleça para o cachorro a posição dele hierarquia familiar.

Quando o proprietário ignora a necessidade de estabelecer sua posição de comando sobre qualquer cão, poderá estar induzindo de forma inconsciente um comportamento indesejado, por parte de seu cão. Isso acontece pois não se estabelece a liderança da família e o cão que é tratado como bebê por seus proprietários, enxerga isso como fraqueza e busca assumir o papel de dominância.

Isto pode causar vários graus de uma grande variedade de problemas de comportamento.Incluindo, mas não limitado a, latidos obsessivos, guarda, ansiedade de separação, e até mesmo agressividade, correndo risco de morder. Estas não são características do Bichon Frisé, mas sim um comportamentos provocado pela forma como o cão é tratado. Se você assume a liderança sobre seu cão, sendo auto-confiante , calmo e determinado com o cachorro, certamente terá um exemplar da raça Bichon Frisé confiável e muito estável de espírito.

Como já comentei, esta raça é muito ativa e apesar de viver bem em apartamento, necessita de caminhadas diárias. Brincadeiras irão suprir apenas uma parte das necessidades de exercícios diários, no entanto, não irão suprir seu instinto primitivo de caminhar. Cães que não fazem caminhadas diárias, são mais propensos a apresentar problemas de comportamento. Este cãozinho também irá se divertir muito, tendo à sua disposição, uma área aberta para correr livremente, como um quintal.

Esta raça deve ser escovada com frequência e os banhos podem ser mantidos uma vez por mês. A tosa é recomendada a cada 4 semanas. Aparando ao redor dos olhos e ouvidos. Também é recomendado limpar os olhos sempre que possível para evitar manchas. Os bichons de exposição são aparados com tesoura e máquina. A raça Bichon Frisé e muito famosa por não ter cheiro forte e não soltar muitos pelos, e esta é uma boa característica para quem sofre de alergia. A altura da raça varia entre 23-30 cm para machos, e 23-28cm para fêmeas. A expectativa de vida da raça é de cerca de 15 anos ou mais.

Ficha da raça – Bichon Frisé

País de origem – França
Nome original – Bichon Frisé
Grupo 9 – Cães de Companhia
Utilização – Companhia
Porte – Pequeno
Necessidade de exercício diário – Alta
Temperamento – Muito Dócil, Ativo, Inteligente e Brincalhão
Adestrabilidade – Alta

Galeria de fotos – raça Bichon Frisé

Bichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon FriséBichon Frisé

Outros cães de companhia

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

Saiba + Sobre a Raça Bichon Frisé

Padrão da Raça (FCI)

Padrão oficial internacional da raça Bichon Frisé (CBKC / FCI) - Em português.

Padrão da raça (AKC)

Padrão oficial da raça Bichon Frisé (versão American Kennel Club) – Em inglês.

Livros sobre a raça Bichon Frisé

Livro de bolso do Bichon Frisé – em inglês

Como cuidar do Bichon Frisé Livro Ilustrado

Guia de Raças de Cachorros

Raça Bichon Frisé