Basenji

Raça Basenji

Raça Basenji

Basenji é um cão de caça e companhia de tamanho pequeno e de pelagem curta, nativo do Zaire, atualmente República Democrática do Congo na África central. Para muita gente que tem dificuldade em escolher um cachorro de raça, existe grande chance de suas expectativas serem alcançadas após conhecerem um pouco melhor esta raça. Trata-se de um cachorro muito charmoso e elegante , que ao longo dos séculos vem encantando milhares de pessoas por todo o mundo. É conhecido por ser um cão bastante reservado, mas só com estranhos, esta é uma raça de hábitos exigentes e refinados, gosta de manter-se limpo como um gato e ele não tem o cheiro típico de um cachorro, o que o torna adequado para a vida em apartamento, outra característica marcante desta raça é ser conhecido como um cachorro que não late nunca.

Basenji

Raça Basenji

 

Origem e História da Raça Basenji

As primeiras trilhas da raça Basenji foram encontradas na floresta de Ituri, ele viveu neste lugar há milhares de anos atrás na companhia de pigmeus: estudos sobre sua origem mostraram que o nome deriva de Basenjis que seria o nome de uma raça pigmeus que significa “habitantes da Savannah.”

A raça é nativa do Congo (a tribo Africana de onde recebeu seu nome, na verdade, a tribo, vivia próxima ao rio Congo) e é uma das raças mais antigas do mundo. O Basenji foi utilizado como cão de caça a aves e antílopes, como um guia no mato ou na floresta e também tinha a função de guardião das aldeias. E esta proteção não seria apenas simplesmente física e sim algo mais íntimo, acredita-se que esta raça também teve uma relação mística muito simbólica para os pigmeus, que tinham a crença de que a presença dele agiria como um guardião para a tribo, afastando os espíritos e seres malignos de suas aldeias. Este significado quase religioso, foi atribuído a raça também pelos antigos egípcios.

A raça Basenji chegou ao Egito, apenas algumas centenas de anos após estar estabelecido na civilização dos pigmeus, mas o charme da raça e especialmente a religiosidade compelida a raça foi levada consigo também ao reino dos faraós fazendo desta raça um cão sagrado também para a civilização egípcia. Ele transformou-se em um ídolo e temos esta confirmação histórica pois tanto ele como seus ancestrais, o Tesem e Greyhound egípcio, estão representados nas paredes dos túmulos dos faraós. Os antigos egípcios acreditavam que o Basenji, ao ser representado nos túmulos, possuía o poder místico de acompanhar os mortos para o outro mundo. Além disso, vários achados arqueológicos fornecem evidências sobre esta crença do povo egípcio : além dos desenhos nas tumbas, também há registros escritos que se referem a esta raça como cão de Quéops. Com o passar dos tempos após os Pigmeus e a civilização egípcia durante vários séculos, o Basenji permaneceu fiel companheiro do homem, mas sem a importância espiritual que lhe havia sido atribuída anteriormente.

Este pequeno cão de orelhas pontudas, reaparece no cenário histórico mundial apenas no final do século XVIII, quando um grupo de ingleses viajantes descobriram a raça na área entre o Congo e Sudão. Foi assim levado para a Inglaterra e foi exposto pela primeira vez em pistas como “Terrier do Congo”. Especula-se que um surto de cinomose (doença que afeta os filhotes) bateu brutalmente as primeiras criações da raça Basenji, a ponto de liquidar por completo a raça na Inglaterra. Somente por volta de 1930 esta raça não só reaparece na Grã-Bretanha, mas, apesar de seu país de origem ser o Congo, e passa a ser conhecido como uma raça da Grã-Bretanha. Só alguns anos mais tarde (por volta de 1940), este cão fez o seu caminho nos Estados Unidos, onde atualmente é difundida. Por volta de  1966 foi introduzido na França e em 1991 foi fundado o Clube oficial da raça.

Temperamento da Raça Basenji

O Basenji é considerado um cão aristocrata, devido a sua constituição física que  lhe confere um comportamento tranquilo, elegante e gracioso, com um andar delicado. Trata-se é um cão alegre e a medida de um macho gira em torno de 43 cm, enquanto a altura da fêmea gira em torno de 40 cm o peso é de cerca de 11 kg para o macho e  de 9,5 kg para fêmeas. Estes números de altura e peso o classificam como um cachorro de tamanho médio.

O Basenji é um cão entusiasmado, independente, equilibrado e acima de tudo, com uma personalidade forte. Na verdade, o Basenji  também é um cachorro amoroso, que adora brincar com crianças e é um ótimo cachorro de companhia. Um de seus pontos fortes é ser reservado com pessoas desconhecidas. Isso se deve entre outros fatores, por ter um olfato significativamente mais apurado do que outras raças de cachorro. Por isso, lembre-se que ele não deve ser abordado por um estranho por trás, ele necessita de um tempo para conhecer a pessoa você precisa respeitar a índole do cachorro, permitindo que ele reconheça a pessoa primeiro.

O Basenji também possui um forte instinto de caça, podendo ser utilizado como cão farejador. é um cão cheio de energia, que adora brincar, muito apegado a sua família, ótimo cão de guarda e tem mais facilidade de aprender quando adestrado pelo proprietário.

O Basenji é um cachorro bastante interessante para viver em apartamento, pois ele aparenta não latir mas soa vocalizações que remetem vagamente as canções tirolesas.

Como cuidar de um Basenji

A educação do Basenji deve ser feita com delicadeza e carinho. Muitas pessoas podem considerar esta raça teimosa, isso se deve ao fato de ser muito inteligente e independente. Ele é um cachorro bastante ativo e gosta muito de aprender, por isso é uma raça fácil de adestrar, mas necessita paciência. É muito comum que ele fique entediado com repetições e simplesmente deixa de obedecer. Não por não compreender o que você deseja dele. O Basenji  é uma raça de cachorro que se adapta muito bem à vida na cidade, mas gosta muito de passear e pode fazer longas caminhadas sem se cansar. É importante exercitar este cachorro para que ele possa gastar energia.

É fundamental que o Basenji faça caminhadas regulares em sua rotina diária, já falamos aqui no blog a respeito da importância das caminhadas para um cachorro e se você for proprietário de um exemplar desta raça, ou está pensando em adquirir um filhotinho, é muito importante estar ciente da necessidade de passear com ele regularmente. Leia: Por que passear de coleira com meu cachorro?

Se você tem um terreno grande com jardim, os passeios de coleira com seu Basenji se tronam menos importantes, mas você precisará dar atenção ao seu cachorro promovendo brincadeiras e  exercícios mentais. Esta não é uma raça de cachorros que possa viver sozinha, longe de sua família, eles precisam de convivência com pessoas, carinho e proximidade para serem cães equilibrados e carinhosos. Quando você isola um cão desta raça, pode ter muitos problemas de comportamento que variam desde desobediência até tentativa de fuga, agressividade com outros animais e a destruição de móveis.

Como a maioria dos cachorros, o Basenji não gosta de ficar sozinho, portanto não deixe um Basenji trancado no apartamento sozinho o dia inteiro, pois não é exagero dizer ele seria capaz de destruir o apartamento todo. Também é sempre bom ressaltar que ele é um cão muito limpo, faz sua higiene como um gato e não exalam mal odor. A pelagem do Basenji pode ser escovada diariamente, mas não necessita de banhos frequentes.

O Basenji também é utilizado como cão de caça e como guia na selva e apesar do tamanho, tmabém pode ser um bom cão de guarda, embora certamente nos dias de hoje, sua maior utilização é como cão de companhia.

Saúde do Basenji

  • A importância com a pelagem e cuidados com higiene para a saúde do Basenji: A pelagem da raça Basenji não exige cuidados regulares mas você precisa ter uma atenção com seu cachorro em dias de calor intenso (já falamos a respeito da importância dos cuidados com cães muito peludos em dias de muito calor se você deseja saber mais sobre este assunto acesse: Hipertermia em cães) por isso, não esqueça de abrigar seu Basenji em dias quentes de verão, para que ele não sofra de Hipertermia. Por outro lado, esta não é uma raça de cães que suporta o frio e em dias de frio rigoroso seu Basenji deve permanecer dentro de casa (já falamos a respeito da importância dos cuidados com cães em dias de frio intenso, se você deseja saber mais sobre este assunto acesse: Cuidados com os cachorros no inverno)
  • Saúde dos olhos do Basenji: Apesar de não ser uma situação comum, existem relatos de que alguns exemplares da raça apresentaram distrofia corneanaatrofia progressiva da retina e perda gradual da visão (já falamos aqui no blog a respeito de problemas de visão que acometem os cães, se quiser ler mais a respeito deste artigo acesse: Problemas de visão em cachorro).
  • O Basenji e a enteropatia: A raça Basenji possui relatos de exemplares com enteropatia imunoproliferativa. A  enteropatia imunoproliferativa é uma doença inflamatória intestinal que é apontada como uma das causas mais comuns de vômitos e diarreia crônica em cães. Trata-se de uma doença hereditária autossômica e é interessante averiguar com o criador se existem ocorrências desta patologia em algum dos pais do filhote.
  • O Basenji e a displasia coxo femoral: Displasia Coxo femoral é uma anormalidade, muitas vezes de origem genética das articulações do quadril, causando dor e incapacidade de se movimentar. Como todas as raças de cachorros o Basenji também está predisposto a apresentar problemas deste tipo, por isso é importante checar com os criadores os laudos radiográficos de displasia dos pais antes de adquirir um filhote (já falamos a respeito de rinite alérgica em cães, se quiser sabe mais sobre este assunto acesse: Displasia coxofemoral em cães).
  • O Basenji  e o hipotireoidismo: Menos comum, mas também presente em relatos veterinários sobre a saúde do Basenji o hipotireoidismo é uma disfunção da glândula tireoide que faz com que o cachorro possa ter ganho de peso, pelagem rala, problemas reprodutivos etc. Ocorre geralmente em cães de meia-idade e pode ser controlada com medicação diária que deve ser dada durante toda a vida do cão, (já falamos a respeito de rinite alérgica em cães, se quiser sabe mais sobre este assunto acesse:  Tireoide canina).
  • O Basenji e a Síndrome de Fanconi: A Síndrome de Fanconi é um conjunto de anormalidades no transporte de água e absorção de sódio, potássio, glicose, fosfato, bicarbonato, e aminoácidos pelos os rins. Este conjunto de deficiências tem causa idiopática e cerca de 75% dos casos relatados ocorreram na raça Basenji.
  • O Basenji e a Deficiência de piruvato quinase:  Apesar de não ser uma patologia comum em exemplares da raça, outra doença relatada em cães Basenji é a Deficiência de piruvato quinase, também chamada de deficiência de PK, é causada pela falta de piruvato quinase, no organismo do animal. A piruvato-quinase é uma enzima da célula vermelha do sangue, que ajuda a converter glicose em energia, quando os níveis de oxigênio caem. Quando o paciente possui uma deficiência de PK, esta situação pode levar as células vermelhas do sangue deteriorarem mais rapidamente do que o habitual. As células, devido ao excesso de sódio, incham e rompem-se. Os glóbulos vermelhos que não estouram podem se tornar defeituosos e, eventualmente, serão destruídos pelo fígado.
  • Outras doenças do Basenji: Outras doenças podem acometer o Basenji, mas estas doenças não possuem atualmente exames de rastreio genético que possam ser realizados pelos criadores a partir dos pais e avós dos filhotes. Cães de forma geral estão predispostos a adquirir doenças como problemas de pele, problemas derivados de crescimento acelerado em raças grandes, câncer e catarata em animais de idade avançada. Infelizmente problemas de saúde como estes podem ocorrer em quaisquer cachorros independentemente da qualidade do criador. Por isso é muito importante cuidar de seu cachorro sempre da melhor forma possível, e ao menor sinal de problemas levá-lo ao veterinário a fim de detectar problemas no início e assim promover um rápida recuperação para seu cachorro.

Precauções importantes antes de adquirir seu filhote de Basenji

  • Solicite ao criador informações sobre o histórico veterinário dos pais, avós e bisavós de seu filhote. O criador é a pessoa mais qualificada para informar a você sobre os eventuais problemas e riscos, no entanto, cabe a você considerar as opções mais adequadas na hora da aquisição do seu filhote de cachorro. Caso algum problema na linhagem do seu filhote seja apontado pelo criador, procure considerar as implicações e tome a decisão com cautela.
  • Pergunte ao criador qual é a política do canil em relação aos casos de doenças genéticas graves que possam acometer seu cão futuramente. Alguns criadores pedem para que o novo proprietário informe sobre possíveis problemas de saúde com seus filhotes, a fim de aprimorar as decisões a respeito das futuras ninhadas.

 

Preço do Basenji

Quanto custa um Basenji?

  • O valor do Basenji, como para todas as raças de cachorros, poderá variar de acordo com cada criador e também com cada tipo de criação. Canis que participam de eventos de exposição, em geral, gastam muito mais com pesquisas e aprimoramento genético e em decorrência destes gastos, os filhotes acabam saído mais caro. Já falamos um pouco sobre exposição aqui no Blog do Cachorro se você tiver interesse em saber mais sobre este assunto acesse: Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?
  • Alguns canis não participam de exposições, mas realizam um trabalho genético muito responsável, com exames e outros procedimentos veterinários de alto custo, que variam desde um simples exame de brucelose antes do acasalamento (já falamos sobre brucelose aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Brucelose Canina), inseminação artificial (já falamos sobre inseminação artificial em cães aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Inseminação artificial em cães), até a realização de radiografias coxo femorais em seus padreadores e matrizes (já falamos sobre displasia coxo femoral aqui no blog, caso queira saber mais sobre o assunto, acesse: Displasia coxo femoral em cães).
  • Acompanhando nosso GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL, listado logo abaixo deste texto, você poderá compreender melhor quais são as diferenças que elevam ou reduzem o preço do filhote de Basenji, de acordo com cada tipo de criação e assim ficará confortável para fazer a escolha de um filhote para você e sua família.

 

Para ajudar você, elaboramos o Guia de Aquisição de um Filhote Saudável, que irá lhe ajudar desde a escolha do canil até a chegada de seu Basenji em casa.

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa? Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para…

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem…

Como comprar um cachorro de raça?

Como comprar um cachorro de raça?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE II Como comprar um cachorro de raça? Nessa segunda parte do nosso guia para aquisição de um filhote saudável, vamos abordar…

O que comprar para meu filhote?

O que comprar para meu filhote?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE III O que comprar para o meu filhote antes de levá-lo para casa? O que comprar para meu filhote – Se…

Levando o filhote para casa nova

Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a…

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante…

 

Filhotes de Basenji

Sempre comento aqui no Blog do Cachorro que os filhotes requerem especial atenção por parte dos proprietários. Esses cuidados devem ser ainda maiores no caso de animais mais novos. Os proprietários iniciantes – aqueles que estão levando um filhote para casa pela primeira vez – devem ainda prestar maior atenção durante o transporte do filhote para a casa nova,  quando muitas vezes os filhotes podem ficar traumatizados. Para se precaver e tomar todos os cuidados necessários para que isso não aconteça, veja o artigo: Levando o filhote para casa nova. Chegando em casa, o primeiro desafio a ser superado será a primeira noite do filhote longe da mãe e dos irmãos de ninhada. Para saber mais sobre como proceder adequadamente neste caso, confira o artigo Primeira noite do filhote – Chegando em casa.

O Filhote de Basenji é um cachorro de porte médio e cresce mais rápido que um filhote pequeno. Como você poderá compreender melhor lendo o artigo Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?, filhotes crescem naturalmente mais rápido durante as primeiras semanas de vida, filhotes de cachorros pequenos, nascem de um tamanho mais próximo ao que terão quando adultos, portanto podemos dizer que em relação a filhotes de raças de cães maiores, eles crescem de forma mais lenta. Já cães de porte médio como o Basenji, crescem um pouco mais rápido até chegar ao tamanho a que estão predispostos geneticamente. Pode-se dizer que os cães da raça Basenji terão uma taxa de crescimento um pouco mais mais acelerada. O filhote de Basenji deve chegar ao peso e tamanho aproximado de um cão adulto em torno dos 12 e 20 meses de vida. Problemas de crescimento podem ser evitados em cães da raça Basenji, assim como tantas outras raças de porte médio através da observação da rotina do filhote e do cuidado intensivo, em especial nos primeiros dias e semanas. Alguns cães, por exemplo podem apresentar problemas ósseos e de articulações – veja mais detalhes no artigo Claudicação X piso liso X doenças ortopédicas em cachorro. Por outro lado, outros problemas podem surgir durante esta fase tão delicada. Um bom exemplo são os problemas decorrentes de uma suplementação alimentar inapropriada. Saiba mais sobre este assunto no artigo Os perigos da suplementação alimentar para cachorros, e no artigo Devo dar cálcio para o meu cachorro?.

Filhotes de Basenji à venda

Outro ponto importante que não podemos deixar de citar é sobre a disponibilidade de filhotes de Basenji no mercado. Conforme explicado em mais detalhes no artigo Como comprar um cachorro de raça?, parte dos interessados em levar um filhote de Basenji para casa optam pela aquisição de um animal de raça pura, que deve ser adquirido em um canil especializado na criação da raça. Embora não haja nada de errado em optar por uma adoção de filhotes mestiços, os proprietários que têm interesse nos animais de raça pura devem prestar especial atenção nesta questão. Os filhotes de Basenji, assim como os de qualquer outra raça, podem não estar disponíveis para entrega imediata em todas as épocas do ano, isso acontece porque nem todo criador possui filhotes de Basenji para venda permanentemente. Na verdade, quanto maior a raridade de uma raça canina, maior será a necessidade de um planejamento junto ao criador ou canil escolhido. Uma das dicas mais importantes em relação a esta questão é evitar adquirir seu filhote de Basenji se ele for de procedência duvidosa ou incerta. Em geral, as piores opções são as compras por impulso, que acabam fazendo com que o proprietário adquira o filhote em um pet shop ou feiras de filhote. Este tipo de compra pode terminar em uma grande decepção para o proprietário, que acaba levando para casa um filhote mal cuidado e muitas vezes doente. Além disso, o proprietário acaba por estimular o pior tipo de criação de cães, que visa em primeiro lugar o lucro fácil em detrimento do bem estar dos animais e da qualidade da criação.

Criadores de Basenji

Há diversos criadores com filhotes de Basenji disponíveis no mercado que são especialistas na criação de cães de raça pura. Conforme comentado mais acima, não há nada de errado em se optar pela adoção de cães, filhotes ou não, todavia, a criação especializada de cães de raça pura envolve maiores custos. Isso acontece porque os criadores ou canis responsáveis pela criação de Basenji, necessitam tomar inúmeras iniciativas, tanto para garantir o bem estar dos animais, quanto para aprimorar a qualidade da criação. Essas iniciativas garantem uma maior qualidade genética da ninhada, controle rígido de saúde, alimentação balanceada, socialização adequada, entre tantas outras coisas essenciais para o desenvolvimento dos filhotes de Basenji e cuidados dos padreadores e matrizes. Sempre dê preferência ao criador ou canil especializado na criação da raça Basenji e procure observar os esforços por parte do criador em relação ao bem estar, saúde e higiene dos animais e do canil onde vivem. Um criador responsável se mostrará interessado em saber como será a vida do filhote depois de entregá-lo a você, portanto evite adquirir o seu filhote de Basenji em um canil onde o proprietário demonstra querer finalizar a venda o mais rápido possível. Sempre que houver desinteresse por parte do criador em como serão os cuidados oferecidos ao filhote após a entrega, desconfie.

Ficha da raça Basenji

 
  • Expectativa de Vida: 11-16 anos
  • Temperamento: Alegre / Ativo / Muito inteligente / Independente
  • Adestrabilidade: Média melhor quando adestrado pelo dono)
  • Necessidade de exercício diário: Alta
  • Latido: Não late nunca
  • Porte: Médio
  • Altura: 43 cm (machos) 40 cm (fêmeas)
  • Peso: 9 kg (machos) 11 kg (Fêmeas)
Basenji

Nome Original: Basenji
País de Origem: República Democrática do Congo
Outros nomes: Terrier do Congo
Função original: Caça
Utilização: Caça e Companhia
Grupo 5: Spits e Tipos Primitivos

 

Fotos de Basenji

basenjibasenjibasenji_1basenji_2basenji_3basenji_4basenji_5basenji_6basenji_8basenji_9basenji_10basenji_11basenji_12basenji_13basenji_14basenji_15basenji_16basenji_17basenji_18basenji_19basenji_20basenji_21basenji_22basenji_23basenji_24basenji_25basenji_26basenji_27basenji_28basenji_30

 

Outros cães spitz e de tipo primitivo

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a Raça Basenji

Padrão da Raça Basenji

Guia de Raças – Basenji

Guia de Raças de Cachorros