Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Raça Boiadeiro Australiano

Raça Boiadeiro Australiano

O que se pode dizer de mais concreto a respeito da raça Australian Cattle Dog, também chamada de Boiadeiro Australiano, é que esta é uma raça criada pelos pioneiros australianos que eram criadores de gado, estamos falando do século XIX onde existiam diversos ranchos espalhados nos pastos do novo continente. Estes pioneiros haviam levado da Europa Sheepdogs para exercer a função de pastoreio, mas estes cachorros não foram capazes de suportar as condições climáticas extremas da Austrália, por isso, os agricultores começaram a experimentar alguns entrecruzamentos entre o Collie Escocês e o Dingo (um cachorro selvagem australiano), em seguida, eles introduziram o sangue do Kelpie, o Dálmata e o Bull Terrier, criando assim um cachorro legitimamente australiano. Como resultado, o Australian Cattle Dog (ainda conhecido como Blue Heeler, Queensland Heeler, ou Boiadeiro Australiano),  tornou-se um cão ativo, agitado, resistente a intempéries, forte, duro, mas com temperamento tranquilo e capaz de realizar todo o trabalho que lhe é proposto.

História da raça Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Esta raça foi criada no início da colonização da Austrália, no momento em que os pioneiros perceberam que os cães pastores importados da Europa não poderia facilmente suportar nem o clima australiano, nem a dureza dos rebanhos locais. Então os colonos da época decidiram criar uma nova raça baseada em cães da região. Inicialmente, foi utilizado um cão da raça Collie e o resultado foi um animal de cauda ​​preta com manchas brancas no pescoço e no corpo, de grandes orelhas caídas.

Este cão, foi chamado de “Smithfield”, e foi cruzado novamente com o Dingo Timmins por agricultores australianos em 1830, dando origem aos “Timmins morder”, um trabalhador dedicado e calmo, mas muito intransigente, esta raça de cachorro pode ser considerada o verdadeiro ancestral do Australian Cattle Dog. Para ser um animal de rebanho, no entanto, necessitava ter muito mais força, por isso continuaram a trabalhar os cruzamentos no intuito de obter um cão que responderia as necessidades deles, eles também estavam buscando por um exemplar canino que tivesse grande resistência pois como cães de rebanho, muitas vezes estes cachorros seriam chutados pelo gado, e não deveriam parar por causa disso.
Em 1849, um fazendeiro chamado Hall foi capaz de observar que dois cães do tipo Collie, chamados Heelers Galeses, eram superiores ao Collies tradicionais, mas ainda não eram perfeitos. Hall, cruzou estes cães com o Dingo e os Timmins, criando assim os Heelers , que se mostraram trabalhadores silenciosos e muito resistentes.

Em 1870 os  irmãos Bagust decidiram aprimorar ainda mais estes cães, cruzando-os com uma fêmea de Dálmata , para se certificar-se de introduzir na raça o amor pelos cavalos e seu instintos protetor. Obtiveram uma primeira ninhada e o próximo passo foi entrecruzá-los com o Kelpie australiano e mais outro tipo terrier local (para aumentar a resistência à dor): assim, nasceu o Australian Cattle Dog, um trabalhador, dócil, resistente e fácil de treinar.

Finalmente o objetivo dos colonos tinha sido alcançado! A criação dos “Heelers” , tanto na Austrália e nos Estados Unidos, é conhecida por diferentes nomes que lembram o original: Heelers, Blue Heeles , Red Heelers, Heelers Queensland, Queensland Heelers Blue, Heelers Queensland Red. Tantos nomes diferentes causam uma grande confusão nos países onde estes cães chegaram recentemente e ainda não são muito comuns, também existe certa confusão para distinguir os outros cães que se assemelham vagamente a este, especialmente o pastor australiano.

Mas, além da morfologia há uma diferença substancial entre as duas raças: o Australian Shepherd (ou Pastor Australiano) é um cão de pastoreio, e os Australian Cattle Dogs são definitivamente cães boiadeiros.

Temperamento e cuidados com a raça Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Tendo que lidar com animais muito maiores e muito mais implacáveis, os cães boiadeiros apresentam um caráter mais forte e o Australian Cattle Dog não é diferente. O Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro muito dócil com os proprietários e muito confiável com as crianças, justamente por seu passado de ‘criador de gado’, carrega consigo um forte instinto protetor, mas o Australian Cattle Dog também pode ser um pouco ‘cabeça dura’ muitos podem considerá-lo teimoso e por este motivo pode ser uma raça de cachorro difícil para alguns proprietários que não consigam liderá-lo. Observe que o Australian Cattle Dog necessita que você esteja na liderança desde cedo, mas é necessário que você haja sempre com doçura! O Australian Cattle Dog possui um temperamento excepcional, se ele fizer algo errado irá olhar para você como quem fala – Certo, eu errei! O que devo fazer para que possamos ficar numa boa novamente? Outra curiosidade sobre o Australian Cattle Dog é que embora tenha sido criado para conter o gado, esta é uma raça substancialmente menor do que a de outros cães pastores de gado.

O Australian Cattle Dog raramente costuma morder o gado (a não ser que considerem que não exista outra maneira) mas jamais mordem pessoas, mesmo se forem provocados. A única possibilidade que levaria um Australian Cattle Dog a morder um humano seria se seu dono estivesse sendo ameaçado, ou seus filhos. Mesmo se não for socializado adequadamente, o Australian Cattle Dog tende a simplesmente assumir a sua família e ser um cachorro alegre, no entanto a falta de treinamento do filhote, resultará em um cachorro que irá ignorar as ordens, olhando para os donos, com aquele olhar travesso como quem quer dizer – Ah Tah! Até parece! Se o proprietário do Australian Cattle Dog, no entanto, souber impor-se como lider ele se tornará o cachorro perfeito dos sonhos dos colonos australianos, um cachorro destemido, forte, versátil, inteligente, disposto a aprender e capaz de trabalhar muito ao lado de seu dono. O Australian Cattle Dog bem educado é extremamente ligado ao seu dono e irá querer estar sempre por perto.

O Australian Cattle Dog é um desses cães que escolhem apenas uma pessoa, e que irá colocá-lo acima de tudo, mas também irá amar e respeitar os outros membros da família, no entanto seu dono eleito irá receber atenção e carinho especial.  Apesar disso, o Australian Cattle Dog não é um cachorro pegajoso como um mastim, por exemplo, mantém um certo distanciamento. ele faz festa como qualquer cachorro, mas depois vai cuidar de seus assuntos e fica só por perto, observando, sempre solícito. É um cão de trabalho, mas pode se adaptar muito bem a qualquer tipo de rotina de sua família. Diferente de outros pastores, como o Border Collie  que irá preferir estar nas  “linhas de trabalho” o Australian Cattle Dog é um cachorro que ficará satisfeito se puder trabalhar, mas também é capaz de se manter tranquilo durante horas.

Esta é uma das grandes qualidades da raça, o que o torna facilmente adaptável a qualquer ambiente, não confunda o Australian Cattle Dog com um cachorro de pelúcia. O Australian Cattle Dog é um cão de trabalho e por isso necessita de exercícios e gosta muito de se ocupar, apesar de poder ficar quieto por várias horas. O Australian Cattle Dog é um cachorro apaixonante e extremamente confiável é uma raça de cachorro mais apropriada para fazendas, ranchos, e se dá muito bem com o gado ou cavalos que é seu ambiente de origem e onde estes cães vivem realmente felizes e podem desempenhar suas habilidades instintivas.

Na cidade, o Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro que certamente se dará bem com qualquer pessoa que queira uma companhia para se dedicar a um esporte ou a esportes caninos. É um cachorro disposto a ajudar seu dono e sua extrema sensibilidade torna o Australian Cattle Dog um companheiro ímpar e também um bom cão de guarda, devido ao seu instinto de vigilância e territorialidade. O Australian Cattle Dog irá executar esta tarefa com grande equilíbrio, apesar do  pequeno tamanho é praticamente impossível alguém entrar em sua casa sem a sua permissão. Como a maioria dos cachorros, o Australian Cattle Dog irá preferir viver o mais próximo possível de sua família, no entanto se for necessário que ele durma do lado de fora não existe nenhum risco para sua saúde, pois a raça foi desenvolvida para isso o Australian Cattle Dog não sofre calor nem frio, não se incomoda nem com a chuva ou vento. Mas é lógico que apesar de ser uma raça resistente e forte é sempre bom mantê-lo abrigado.

O Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro de tamanho médio a pequeno (entre 43 e 51 cm na cernelha), que pesa (entre 15 e 20 kg) e possui uma pelagem curta (até 4 cm), ele pode ser um pouco reservado com estranhos, mas nunca agressivo sem que haja motivo. Estas características permitem que ele se adapte perfeitamente à vida de uma fazenda e a vida na cidade, desde que você esteja disposto a dedicar o tempo e o amor necessário para sua educação. O Australian Cattle Dog tem também uma atração fatal por deitar-se confortavelmente entre seus donos em suas camas ou mesmo em um sofá. É um cachorro que praticamente não necessita cuidados, tem uma dentição forte e para sua pelagem, uma escovação semanal é suficiente para manter o pelo do Australian Cattle Dog bem cuidado. Banhos frequentes também não são necessários. Outra característica incrível do Australian Cattle Dog é sua longevidade record que chega a atingir os 29 anos, de idade.

 Ficha da Raça – Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Australian Cattle Dog

Galeria de fotos – Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Australian Cattle DogAustralian Cattle Dogaustralian_cattle_dog_2australian_cattle_dog_3australian_cattle_dog_4australian_cattle_dog_5australian_cattle_dog_6australian_cattle_dog_8australian_cattle_dog_9australian_cattle_dog_10australian_cattle_dog_11australian_cattle_dog_12australian_cattle_dog_13australian_cattle_dog_14australian_cattle_dog_15australian_cattle_dog_16australian_cattle_dog_17australian_cattle_dog_18australian_cattle_dog_19australian_cattle_dog_20australian_cattle_dog_21australian_cattle_dog_22australian_cattle_dog_23australian_cattle_dog_24australian_cattle_dog_25australian_cattle_dog_26australian_cattle_dog_27australian_cattle_dog_28australian_cattle_dog_29australian_cattle_dog_30

Saiba + Sobre a Raça  – Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Padrão da Raça Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Guia de Raças de Cachorros

Raça Australian Cattle Dog