Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Raça Australian Cattle Dog

Raça Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Australian Cattle Dog, também chamada de Boiadeiro Australiano, é uma raça criada pelos pioneiros australianos. A Austrália era um território em que se fazia necessária a ajuda de um cachorro com as características do Australian Cattle, naquele momento histórico, devido ao alto índice de criações de gado nesta região. Estamos falando do século XIX onde existiam diversos ranchos espalhados nos pastos daquele novo continente. Estes pioneiros haviam levado da Europa Sheepdogs para exercer a função de pastoreio, mas estes cachorros não foram capazes de suportar as condições climáticas extremas da Austrália, por isso, os agricultores começaram a experimentar alguns entrecruzamentos entre o Collie Escocês e o Dingo (um cachorro selvagem australiano), em seguida, eles introduziram o sangue do Kelpie, o Dálmata e o Bull Terrier, criando assim um cachorro legitimamente australiano. Como resultado, o Australian Cattle Dog (ainda conhecido como Blue HeelerQueensland Heeler, ou Boiadeiro Australiano),  tornou-se um cão ativo, agitado, resistente a intempéries, forte, duro, mas com temperamento tranquilo e capaz de realizar todo o trabalho que lhe é proposto.

Australian Cattle Dog - Boiadeiro Australiano

Raça Boiadeiro Australiano

 

Origem e História da raça Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano, foi criado no início da colonização da Austrália, no momento em que os pioneiros perceberam que os cães pastores importados da Europa não poderia facilmente suportar nem o clima australiano, nem a dureza dos rebanhos locais.

Então os colonos da época decidiram criar uma nova raça baseada em cães da região. Inicialmente, foi utilizado um cão da raça Collie e o resultado foi um animal de cauda ​​preta com manchas brancas no pescoço e no corpo, de grandes orelhas caídas.

Este cão, foi chamado de “Smithfield”, e foi cruzado novamente com o Dingo Timmins por agricultores australianos em 1830, dando origem aos “Timmins morder”, um trabalhador dedicado e calmo, mas muito intransigente, esta raça de cachorro pode ser considerada o verdadeiro ancestral do Australian Cattle Dog. Para ser um animal de rebanho, no entanto, necessitava ter muito mais força, por isso continuaram a trabalhar os cruzamentos no intuito de obter um cão que responderia as necessidades deles, eles também estavam buscando por um exemplar canino que tivesse grande resistência pois como cães de rebanho, muitas vezes estes cachorros seriam chutados pelo gado, e não deveriam parar por causa disso.

Em 1849, um fazendeiro chamado Hall foi capaz de observar que dois cães do tipo Collie, chamados Heelers Galeses, eram superiores ao Collies tradicionais, mas ainda não eram perfeitos. Hall, cruzou estes cães com o Dingo e os Timmins, criando assim os Heelers , que se mostraram trabalhadores silenciosos e muito resistentes. Um macho de nome Bentleydog foi considerado o responsável pela marcação branca na cabeça dos atuais exemplares de Australian Cattle Dog.

Em 1870 os  irmãos Bagust decidiram aprimorar ainda mais estes cães, cruzando-os com uma fêmea de Dálmata , para se certificar-se de introduzir na raça o amor pelos cavalos e seu instintos protetor. Outras raças como o Bull Terrier também foram introduzidas na busca de temperamento e características inerentes que resultassem nas qualidades que o Boiadeiro Australiano tem hoje. Obtiveram uma primeira ninhada e o próximo passo foi entrecruzá-los com o Kelpie australiano e mais outro tipo terrier local (para aumentar a resistência à dor): assim, nasceu o Australian Cattle Dog, um trabalhador, dócil, resistente e fácil de treinar.

Finalmente o objetivo dos colonos tinha sido alcançado! A criação dos “Heelers” , tanto na Austrália e nos Estados Unidos, é conhecida por diferentes nomes que lembram o original: Heelers, Blue Heeles , Red Heelers, Heelers Queensland, Queensland Heelers Blue, Heelers Queensland Red. Tantos nomes diferentes causam uma grande confusão nos países onde estes cães chegaram recentemente e ainda não são muito comuns, também existe certa confusão para distinguir os outros cães que se assemelham vagamente a este, especialmente o Pastor Australiano.

Mas, além da morfologia há uma diferença substancial entre as duas raças: o Australian Shepherd (ou Pastor Australiano) é um cão de pastoreio, e os Australian Cattle Dogs são definitivamente cães boiadeiros.

Temperamento do Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Tendo que lidar com animais muito maiores e muito mais implacáveis, os cães boiadeiros apresentam um caráter mais forte e o Australian Cattle Dog não é diferente. O Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro muito dócil com os proprietários e muito confiável com as crianças, justamente por seu passado de ‘criador de gado’, carrega consigo um forte instinto protetor, mas o Australian Cattle Dog também pode ser um pouco ‘cabeça dura’ muitos podem considerá-lo teimoso e por este motivo pode ser uma raça de cachorro difícil para alguns proprietários que não consigam liderá-lo. Observe que o Australian Cattle Dog necessita que você esteja na liderança desde cedo, mas é necessário que você haja sempre com doçura! O Australian Cattle Dog possui um temperamento excepcional, se ele fizer algo errado irá olhar para você como quem fala – Certo, eu errei! O que devo fazer para que possamos ficar numa boa novamente? Outra curiosidade sobre o Australian Cattle Dog é que embora tenha sido criado para conter o gado, esta é uma raça substancialmente menor do que a de outros cães pastores de gado.

O Australian Cattle Dog raramente costuma morder o gado (a não ser que considerem que não exista outra maneira) mas jamais mordem pessoas, mesmo se forem provocados. A única possibilidade que levaria um Australian Cattle Dog a morder um humano seria se seu dono estivesse sendo ameaçado, ou seus filhos. Mesmo se não for socializado adequadamente, o Australian Cattle Dog tende a simplesmente assumir a sua família e ser um cachorro alegre, no entanto a falta de treinamento do filhote, resultará em um cachorro que irá ignorar as ordens, olhando para os donos, com aquele olhar travesso como quem quer dizer – Ah Tah! Até parece! Se o proprietário do Australian Cattle Dog, no entanto, souber impor-se como lider ele se tornará o cachorro perfeito dos sonhos dos colonos australianos, um cachorro destemido, forte, versátil, inteligente, disposto a aprender e capaz de trabalhar muito ao lado de seu dono. O Australian Cattle Dog bem educado é extremamente ligado ao seu dono e irá querer estar sempre por perto.

O Australian Cattle Dog é um desses cães que escolhem apenas uma pessoa, e que irá colocá-lo acima de tudo, mas também irá amar e respeitar os outros membros da família, no entanto seu dono eleito irá receber atenção e carinho especial.  Apesar disso, o Australian Cattle Dog não é um cachorro pegajoso como um mastim, por exemplo, mantém um certo distanciamento. ele faz festa como qualquer cachorro, mas depois vai cuidar de seus assuntos e fica só por perto, observando, sempre solícito. É um cão de trabalho, mas pode se adaptar muito bem a qualquer tipo de rotina de sua família. Diferente de outros pastores, como o Border Collie  que irá preferir estar nas  “linhas de trabalho” o Australian Cattle Dog é um cachorro que ficará satisfeito se puder trabalhar, mas também é capaz de se manter tranquilo durante horas.

Esta é uma das grandes qualidades da raça, o que o torna facilmente adaptável a qualquer ambiente, não confunda o Australian Cattle Dog com um cachorro de pelúcia. O Australian Cattle Dog é um cão de trabalho e por isso necessita de exercícios e gosta muito de se ocupar, apesar de poder ficar quieto por várias horas. O Australian Cattle Dog é um cachorro apaixonante e extremamente confiável é uma raça de cachorro mais apropriada para fazendas, ranchos, e se dá muito bem com o gado ou cavalos que é seu ambiente de origem e onde estes cães vivem realmente felizes e podem desempenhar suas habilidades instintivas.

Na cidade, o Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro que certamente se dará bem com qualquer pessoa que queira uma companhia para se dedicar a um esporte ou a esportes caninos. É um cachorro disposto a ajudar seu dono e sua extrema sensibilidade torna o Australian Cattle Dog um companheiro ímpar e também um bom cão de guarda, devido ao seu instinto de vigilância e territorialidade. O Australian Cattle Dog irá executar esta tarefa com grande equilíbrio, apesar do  pequeno tamanho é praticamente impossível alguém entrar em sua casa sem a sua permissão. Como a maioria dos cachorros, o Australian Cattle Dog irá preferir viver o mais próximo possível de sua família, no entanto se for necessário que ele durma do lado de fora não existe nenhum risco para sua saúde, pois a raça foi desenvolvida para isso o Australian Cattle Dog não sofre calor nem frio, não se incomoda nem com a chuva ou vento. Mas é lógico que apesar de ser uma raça resistente e forte é sempre bom mantê-lo abrigado para que ele não sofra de problemas articulares quando for um animal idoso.

Como cuidar de um Australian Catle Dog – Boiadeiro Australiano

O Australian Cattle Dog é uma raça de cachorro de tamanho médio a pequeno (entre 43 e 51 cm na cernelha), que pesa (entre 15 e 20 kg) e possui uma pelagem curta (até 4 cm), ele pode ser um pouco reservado com estranhos, mas nunca agressivo sem que haja motivo. Estas características permitem que ele se adapte perfeitamente à vida de uma fazenda e a vida na cidade, desde que você esteja disposto a dedicar o tempo e o amor necessário para sua educação.

O Boiadeiro Australiano, como você já deve ter percebido, precisa muitos de exercícios físicos como caminhadas regulares, já falamos aqui no blog a respeito da importância das caminhadas para um cachorro e se você for proprietário de um exemplar desta raça, ou está pensando em adquirir um filhotinho, é muito importante estar ciente da necessidade de passear com ele regularmente. Leia: Por que passear de coleira com meu cachorro?

Se você tem um terreno grande com jardim, os passeios de coleira são menos importantes, mas você precisará dar atenção ao seu cachorro promovendo brincadeiras e  exercícios mentais. O Australian não é um cachorro que possa viver isolado do convívio com sua família e este tipo de situação pode resultar em problemas comportamentais que variam bastante, entre eles podemos destacar problemas como obesidade e agressividade.

O Australian Cattle Dog tem também uma atração fatal por deitar-se confortavelmente entre seus donos em suas camas ou mesmo em um sofá. É um cachorro que praticamente não necessita cuidados, tem uma dentição forte e para sua pelagem, uma escovação semanal é suficiente para manter o pelo do Australian Cattle Dog bem cuidado. Banhos frequentes também não são necessários. Outra característica incrível do Australian Cattle Dog é sua longevidade record que chega a atingir os 29 anos, de idade.

Saúde do Australian Cattle Dog

  • A importância com a pelagem e cuidados com higiene para a saúde: A pelagem da raça Australian Cattle Dog é bastante resistente e não requer grandes cuidados. No entanto, muitas pessoas acabam negligenciando os cães da raça Boiadeiro Australiano e deixam de prestar uma atenção mais rigorosa em dias de calor intenso (já falamos a respeito da importância dos cuidados com cães muito peludos em dias de muito calor se você deseja saber mais sobre este assunto acesse: Hipertermia em cães), por isso, não esqueça de abrigar seu Australian Cattle em dias quentes de verão, para que ele não sofra de Hipertermia.
  • Saúde dos olhos do Australian Cattle Dog: Apesar de não ser uma situação regular, existem relatos de que alguns exemplares da raça apresentaram luxação do cristalino, catarata e atrofia progressiva da retina e perda gradual da visão (já falamos aqui no blog a respeito de problemas de visão que acometem os cães, se quiser ler mais a respeito deste artigo acesse: Problemas de visão em cachorro).
  • O Australian Cattle Dog e a displasia coxo femoral: Displasia Coxo femoral é uma anormalidade, muitas vezes de origem genética das articulações do quadril, causando dor e incapacidade de se movimentar. Como todas as raças de cachorros o Australian Cattle Dog também está predisposto a apresentar problemas deste tipo, por isso é importante checar com os criadores os laudos radiográficos de displasia dos pais antes de adquirir um filhote (já falamos a respeito de rinite alérgica em cães, se quiser sabe mais sobre este assunto acesse: Displasia coxofemoral em cães).
  • O Australian Cattle Dog e a Displasia do cotovelo: A displasia do cotovelo é um conjunto problemas derivados de uma má formação das articulações que normalmente se desencadeiam durante o desenvolvimento. Esta patologia afeta principalmente cães de grande porte entre os 4 e 12 meses de vida. Acredita-se que tenha origem genética, mas fatores externos também podem desencadear este tipo de problema. No Brasil os canis não costumam realizar este tipo de exame.
  • O Australian Catle Dog e a osteoartrite: A raça Australian Cattle Dog, possui uma predisposição a desenvolver osteoartrite, devido a sua longevidade, portanto, se você tem um cão desta raça, fique atendo à partir dos 7 anos de idade e inicie um tratamento de suporte, para que seu animalzinho não sofra com as dores dos desgastes nas articulações (já falamos aqui no blog sobre este assunto, se tiver interesse em ler este artigo, acesse: Como saber se meu cachorro tem artrite ou osteoartrite).
  • O Australian Cattle Dog e a doença de Willebrand : A Doença de von Willebrand é uma doença hemorrágica hereditária causada por uma diminuição ou uma disfunção da proteína chamada de fator de von Willebrand (FvW). Isto ocorre devido à mutação no cromossomo 12 e é caracterizada por deficiência qualitativa ou quantitativa do fator de von Willebrand. Distúrbios na hemostasia fazem com que o cachorro apresente alterações patológicas como hemorragias e trombose. Esta é uma doença muito comum em pequenos animais e apesar de ser uma doença congênita também pode ser adquirida.
  • O Australian Cattle Dog e surdez: Doenças como a surdez, embora não tenham um número de registros alarmantes, também afetam exemplares da raça Australian Cattle Dog.  A surdez em cães é um problema comum entre animais de raça pura e algumas raças são geneticamente mais propensas a desenvolverem a surdez, neste caso, filhotes já podem nascer com o problema, ou podem se tornar surdos com o decorrer dos anos.
  • Outras doenças: Outras doenças podem acometer o  Australian Cattle Dog, mas estas doenças não possuem atualmente exames de rastreio genético que possam ser realizados pelos criadores a partir dos pais e avós dos filhotes. Cães de forma geral estão predispostos a adquirir doenças como problemas de pele, problemas derivados de crescimento acelerado em raças grandes, câncer e catarata em animais de idade avançada. Infelizmente problemas de saúde como estes podem ocorrer em quaisquer cachorros independentemente da qualidade do criador. Por isso é muito importante cuidar de seu cachorro sempre da melhor forma possível, e ao menor sinal de problemas levá-lo ao veterinário a fim de detectar problemas no início e assim promover um rápida recuperação para seu cachorro.

Precauções importantes antes de adquirir seu filhote de Australian Cattle Dog

  • Solicite ao criador informações sobre o histórico veterinário dos pais, avós e bisavós de seu filhote. O criador é a pessoa mais qualificada para informar a você sobre os eventuais problemas e riscos, no entanto, cabe a você considerar as opções mais adequadas na hora da aquisição do seu filhote de cachorro. Caso algum problema na linhagem do seu filhote seja apontado pelo criador, procure considerar as implicações e tome a decisão com cautela.
  • Pergunte ao criador qual é a política do canil em relação aos casos de doenças genéticas graves que possam acometer seu cão futuramente. Alguns criadores pedem para que o novo proprietário informe sobre possíveis problemas de saúde com seus filhotes, a fim de aprimorar as decisões a respeito das futuras ninhadas.

 

Preço do Australian Cattle Dog

Quanto custa um Australian Cattle Dog?

  • O valor do Australian Cattle Dog, como para todas as raças de cachorros, poderá variar de acordo com cada criador e também com cada tipo de criação. Canis que participam de eventos de exposição, em geral, gastam muito mais com pesquisas e aprimoramento genético e em decorrência destes gastos, os filhotes acabam saído mais caro. Já falamos um pouco sobre exposição aqui no Blog do Cachorro se você tiver interesse em saber mais sobre este assunto acesse: Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?
  • Alguns canis não participam de exposições, mas realizam um trabalho genético muito responsável, com exames e outros procedimentos veterinários de alto custo, que variam desde um simples exame de brucelose antes do acasalamento (já falamos sobre brucelose aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Brucelose Canina), inseminação artificial (já falamos sobre inseminação artificial em cães aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Inseminação artificial em cães), até a realização de radiografias coxo femorais em seus padreadores e matrizes (já falamos sobre displasia coxo femoral aqui no blog, caso queira saber mais sobre o assunto, acesse: Displasia coxo femoral em cães).
  • Acompanhando nosso GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL, listado logo abaixo deste texto, você poderá compreender melhor quais são as diferenças que elevam ou reduzem o preço do filhote de Australian Cattle Dog, de acordo com cada tipo de criação e assim ficará confortável para fazer a escolha de um filhote para você e sua família.

 

Para ajudar você, elaboramos o Guia de Aquisição de um Filhote Saudável, que irá lhe ajudar desde a escolha do canil até a chegada de seu Australian Cattle Dog em casa.

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa? Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para…

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem…

Como comprar um cachorro de raça?

Como comprar um cachorro de raça?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE II Como comprar um cachorro de raça? Nessa segunda parte do nosso guia para aquisição de um filhote saudável, vamos abordar…

O que comprar para meu filhote?

O que comprar para meu filhote?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE III O que comprar para o meu filhote antes de levá-lo para casa? O que comprar para meu filhote – Se…

Levando o filhote para casa nova

Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a…

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante…

Filhotes de Australian Cattle Dog

Sempre comento aqui no Blog do Cachorro que os filhotes requerem especial atenção por parte dos proprietários. Esses cuidados devem ser ainda maiores no caso de animais mais novos. Os proprietários iniciantes – aqueles que estão levando um filhote para casa pela primeira vez – devem ainda prestar maior atenção durante o transporte do filhote para a casa nova,  quando muitas vezes os filhotes podem ficar traumatizados. Para se precaver e tomar todos os cuidados necessários para que isso não aconteça, veja o artigo: Levando o filhote para casa nova. Chegando em casa, o primeiro desafio a ser superado será a primeira noite do filhote longe da mãe e dos irmãos de ninhada. Para saber mais sobre como proceder adequadamente neste caso, confira o artigo Primeira noite do filhote – Chegando em casa.

O Filhote de Australian Cattle Dog  é um cachorro de porte médio e cresce mais rápido que um filhote pequeno. Como você poderá compreender melhor lendo o artigo Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?, filhotes crescem naturalmente mais rápido durante as primeiras semanas de vida, filhotes de cachorros pequenos, nascem de um tamanho mais próximo ao que terão quando adultos, portanto podemos dizer que em relação a filhotes de raças de cães maiores, eles crescem de forma mais lenta. Já cães de porte médio como o Australian Cattle Dog , crescem um pouco mais rápido até chegar ao tamanho a que estão predispostos geneticamente. Pode-se dizer que eles terão uma taxa de crescimento um pouco mais mais acelerada. O filhote de Australian Cattle Dog deve chegar ao peso e tamanho aproximado de um cão adulto em torno dos 12 e 20 meses de vida. Problemas de crescimento podem ser evitados em cães da raça Australian Cattle Dog, assim como tantas outras raças de porte médio através da observação da rotina do filhote e do cuidado intensivo, em especial nos primeiros dias e semanas. Alguns cães, por exemplo podem apresentar problemas ósseos e de articulações – veja mais detalhes no artigo Claudicação X piso liso X doenças ortopédicas em cachorro. Por outro lado, outros problemas podem surgir durante esta fase tão delicada. Um bom exemplo são os problemas decorrentes de uma suplementação alimentar inapropriada. Saiba mais sobre este assunto no artigo Os perigos da suplementação alimentar para cachorros, e no artigo Devo dar cálcio para o meu cachorro?.

Filhotes de Australian Cattle Dog à venda

Outro ponto importante que não podemos deixar de citar é sobre a disponibilidade de filhotes no mercado. Conforme explicado em mais detalhes no artigo Como comprar um cachorro de raça?, parte dos interessados em levar um filhote de Australian Cattle Dog para casa optam pela aquisição de um animal de raça pura, que deve ser adquirido em um canil especializado na criação da raça. Embora não haja nada de errado em optar por uma adoção de filhotes mestiços, os proprietários que têm interesse nos animais de raça pura devem prestar especial atenção nesta questão. Os filhotes de Australian Cattle Dog , assim como os de qualquer outra raça, podem não estar disponíveis para entrega imediata em todas as épocas do ano, isso acontece porque nem todo criador possui filhotes de Australian Cattle Dog para venda permanentemente. Na verdade, quanto maior a raridade de uma raça canina, maior será a necessidade de um planejamento junto ao criador ou canil escolhido. Uma das dicas mais importantes em relação a esta questão é evitar adquirir seu filhote de Australian Cattle Dog se ele for de procedência duvidosa ou incerta. Em geral, as piores opções são as compras por impulso, que acabam fazendo com que o proprietário adquira o filhote em um pet shop ou feiras de filhote. Este tipo de compra pode terminar em uma grande decepção para o proprietário, que acaba levando para casa um filhote mal cuidado e muitas vezes doente. Além disso, o proprietário acaba por estimular o pior tipo de criação de cães, que visa em primeiro lugar o lucro fácil em detrimento do bem estar dos animais e da qualidade da criação.

Criadores de Australian Cattle Dog

Há diversos criadores com filhotes de Australian Cattle Dog disponíveis no mercado que são especialistas na criação de cães de raça pura. Conforme comentado mais acima, não há nada de errado em se optar pela adoção de cães, filhotes ou não, todavia, a criação especializada de cães de raça pura envolve maiores custos. Isso acontece porque os criadores ou canis responsáveis pela criação necessitam tomar inúmeras iniciativas, tanto para garantir o bem estar dos animais, quanto para aprimorar a qualidade da criação. Essas iniciativas garantem uma maior qualidade genética da ninhada, controle rígido de saúde, alimentação balanceada, socialização adequada, entre tantas outras coisas essenciais para o desenvolvimento dos filhotes de Australian Cattle Dog e cuidados dos padreadores e matrizes. Sempre dê preferência ao criador ou canil especializado na criação da raça Australian Cattle Dog e procure observar os esforços por parte do criador em relação ao bem estar, saúde e higiene dos animais e do canil onde vivem. Um criador responsável se mostrará interessado em saber como será a vida do filhote depois de entregá-lo a você, portanto evite adquirir o seu filhote de Australian Cattle Dog em um canil onde o proprietário demonstra querer finalizar a venda o mais rápido possível. Sempre que houver desinteresse por parte do criador em como serão os cuidados oferecidos ao filhote após a entrega, desconfie.

Ficha da raça – Australian Cattle Dog 

 
  • Expectativa de Vida: 14-20 anos
  • Temperamento: Alegre / Muito inteligente / Fiel / Protetor
  • Adestrabilidade: Baixa / Média
  • Necessidade de exercício diário: Alta
  • Latido: Moderado (não late por qualquer motivo)
  • Porte: Médio
  • Altura: 68 cm (machos) 63 cm (fêmeas)
  • Peso: até 20 kg (machos) e 15 kg (Fêmeas)

Nome Original: Australian Cattle Dog
País de Origem: Austrália
Outros nomes: Blue Heeler / Red Heeler
Função original: Boiadeiro
Utilização: Boideiro e Companhia
Grupo 1: Pastores e Boiadeiros

 

 

Fotos de Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Australian Cattle DogAustralian Cattle Dogaustralian_cattle_dog_2australian_cattle_dog_3australian_cattle_dog_4australian_cattle_dog_5Australian Cattle Dogaustralian_cattle_dog_8australian_cattle_dog_9australian_cattle_dog_10australian_cattle_dog_11australian_cattle_dog_12australian_cattle_dog_13australian_cattle_dog_14australian_cattle_dog_15australian_cattle_dog_16australian_cattle_dog_17australian_cattle_dog_18australian_cattle_dog_19australian_cattle_dog_20australian_cattle_dog_21australian_cattle_dog_22australian_cattle_dog_23australian_cattle_dog_24australian_cattle_dog_25australian_cattle_dog_26australian_cattle_dog_27australian_cattle_dog_28australian_cattle_dog_29australian_cattle_dog_30

Outros cães pastores

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre a Raça  – Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Padrão da Raça Australian Cattle Dog – Boiadeiro Australiano

Guia de Raças de Cachorros

Raça Australian Cattle Dog