Airedale Terrier

Raça Airedale Terrier

Raça Airedale Terrier

Airedale Terrier é o maior e mais versátil entre os cães terriers. Possui pernas longas e uma aparência “quadrada”, sua aparência é robusta e sua madíbula muito forte  lhe permite combinar agilidade com a habilidade para caça. O pelo do Airedale Terrier é duro, denso e aramado.

Trata-se de um cachorro ousado, aventureiro e muito brincalhão, os cachorros da raça Airedale Terrier, são ótimos guardas e companheiros, mas também, devido a sua grande inteligência e independência possuem uma personalidade forte e só obedecem quando acham que devem obedecer.

Airedale Terrier

Em geral não é tão difícil de obedecer ao dono, mas podem ser considerados teimosos por adestradores e desconhecidos. O Airedale Terrier normalmente é dominante em relação a outros animais, portanto costuma não ser indicado para casas com animais maiores, principalmente no caso de machos que podem disputar território.

O Airedale Terrier foi desenvolvido  para caça a aproximadamente 100 anos na Inglaterra. Os primeiros airedales eram completamente diferentes de como eles são hoje, e ficaram famosos por serem cachorros que poderiam desempenhar qualquer função, foram usados para a guerra,  guarda, como mensageiros, como exterminadores de roedores, em caça de aves e também em jogos.

 

Origem e História da Raça Airedale Terrier

O Airedale Terrier é considerado ‘rei dos terriers’ e é o mais alto entre todos os terriers. Conta a história, que seus ancestrais de médio porte eram apreciados pelos caçadores de Yorkshire para caçar uma variedade de  ‘ratos de água’ (lontras)  e raposas. Um dos principais ancestrais do Airedale é o Terrier Inglês preto e castanho.

Em meados de 1800, alguns desses terriers ao redor do rio Aire, ao sul de Yorkshire foram cruzados com otterhounds, a fim de melhorar a sua capacidade de caça ao redor da água, bem como sua capacidade de farejá-lo. O resultado foi um cão apto para a caça à lontra, originalmente chamado de Bingley ou Waterside Terrier, mas, reconhecido como o terrier Airedale em 1878.

Somente após os cruzamentos com os terriers irlandeses, com a intenção de diluir um pouco as características promovidas com a cruza de otterhounds que eram considerados menos bonitos, o Airedale Terrier passa a ser apresentado em exposições. Em 1900, o primeiro exemplar da raça, Champion Master Briar, foi ganhando notoriedade, e seus descendentes deram continuidade a sua influência na América.

O tamanho do Airedale Terrier e sua versatilidade, ganhou fama mundial como um grande caçador. Seu olhar inteligente e sua desenvoltura deram a ele qualidades necessárias para desempenhar a função de cão policial e de estimação, ambos papéis que ainda possui. Após a Primeira Guerra Mundial, no entanto, sua popularidade diminuiu, e hoje existem poucos criadores da raça em todo o mundo.

Temperamento do Airedale Terrier

O Airedale Terrier normalmente se dá muito bem com crianças, principalmente se forem socializados com elas desde cedo, porém eles podem ser brutos em brincadeiras com crianças muito pequenas. O Airedale Terrier é um cachorro corajoso e protetor. Muito amigável com estranhos, desde que estejam em companhia de seus donos.

Inteligente, agradável e leal, sensível e receptivo, ele pode ser treinado para obediência e responderá muito bem ao treinamento. Airedale terriers são muito brincalhões quando filhotes e mesmo quando adultos estarão sempre querendo agradar seu dono. A brincadeira é extremamente importante para a socialização da raça. O cachorro da raça  Airedale Terrier é extremamente leal, mas não esqueça que é um ávido caçador, você teria que ser um treinador muito espetacular para fazê-lo desistir de uma caçada!

Por serem naturalmente muito ativos, podem se tornar cães agitados, se não tiver exercícios físicos, que são de extrema importância para suprir as necessidades inerentes a raça. Um péssimo hábito do Airedale Terrier é pular em seus donos, por este motivo o Airedale Terrier precisa de treinamento para obediência com muita responsabilidade desde filhotinho, pois algumas de suas ‘manias instintivas’ podem se tornar em um desafio de paciência para seus donos quando se tornarem cachorros adultos.

O Airedale Terrier pode desafiar tanto outros animais quanto membros da família se ele enxerga-los como como submissos. Isso pode levar a obstinação e desobediência. Eles não são difíceis de treinar, mas eles não respondem a  gritos e jamais podem ser castigados, métodos de treinamento com carinho e recompensa são as únicas maneiras eficazes de se treinar um cachorro da raça Airedale Terrier.

O Airedale Terrier é inteligente o suficiente para perceber rapidamente o que é exigido dele, mas se você pedir para ele fazer a mesma coisa repetidamente, ele pode recusar. Tente dar alguma variedade ao seu treinamento, tornando o exercício um desafio. Eles precisam de um treinador calmo, mas firme, confiante e consistente. Com o treinamento certo, o Airedale Terrier pode desempenhar extremamente bem, as mais diversas funções.

Esta raça geralmente se dá bem com gatos e outros animais domésticos, mas eles às vezes tentam dominar outros cães. Isso depende da forma de como os donos vão lidar com ele desde sua chegada, socializando e educando de forma correta, seu relacionamento com outros cães e outros animais tende a ser pacífico.

Como cuidar de um Airedale Terrier

O Airedale Terrier é uma raça muito resistente, foram criados para o trabalho ativo e portanto, precisam de muito exercício, por isso não é uma raça de cachorro recomendada para a vida em apartamento. Eles são muito ativos dentro de casa e o cachorro se sentirá melhor com o pelo aparado. Eles precisam de longas caminhadas diárias. A maioria deles gosta de brincar com bola, nadar ou recuperar objetos e depois de adulto ficará extremamente feliz em correr ao lado de uma bicicleta.

Sem os exercícios necessários, esta raça de cachorro certamente se tornará inquieta e certamente lhe causará problemas. A partir de dois anos de idade, aproximadamente, esta necessidade de exercício diminuirá um pouco. O pelo do Airedale é duplo e a prova d’água, deve ser arrancado cerca de duas vezes por ano, mas para os cães de exposição, o grooming deverá ser muito mais intensivo (já falamos aqui sobre tipos de tosa em cães, se você tiver interesse em saber mais sobre este assunto, acesse: Tipos de Tosa – Principais Tipos de Tosa para cães). É necessário cortar o pelo entre as almofadinhas nas patas e se você mantiver a pelagem despojada, praticamente não existirá queda de pelos. No entanto, se você não tirar o pelo, eventualmente terá problemas de pele, mesmo com corte e escovação quase todos os dias, eles realmente necessitam de um cuidado mais específico com relação a pelagem. A barba do Airedale deve ser lavada diariamente por causa de restos de comida. Os Airedale Terriers podem ser bons cachorros para pessoas com alguns tipos de alergias. A expectativa de vida da raça varia em torno de 10 a 12 anos.

Saúde do Airedale Terrier

  • A importância com a pelagem e cuidados com higiene para a saúde : A pelagem da raça Airedale Terrieré dupla e dura, e se você não cuidar muito bem do pelo de seu cachorro ele pode desenvolver alopecia (queda de cabelo) devido a pelagem exterior apertar sub pelo que é liso e macio. A pelagem mal cuidada, sem os cuidados com tosa e escovação também podem acarretar em problemas de pele, como alergias e fungos.
  • Torção de estômago:  A raça Airedale Terrier possui uma predisposição a desenvolver torção gástrica (já falamos aqui no blog sobre este assunto, se tiver interesse em ler este artigo, acesse: Torção Gástrica).
  • O Airedale Terrier e a displasia coxo femoral: Displasia Coxo femoral é uma anormalidade, muitas vezes de origem genética das articulações do quadril, causando dor e incapacidade de se movimentar. Como todas as raças de cachorros o Airedale Terrier também está predisposto a apresentar problemas deste tipo, por isso é importante checar com os criadores os laudos radiográficos de displasia dos pais antes de adquirir um filhote (já falamos a respeito de rinite alérgica em cães, se quiser sabe mais sobre este assunto acesse: Displasia coxofemoral em cães).
  • Outras doenças:Outras doenças podem acometer o Airedale Terrier, mas estas doenças não possuem atualmente exames de rastreio genético que possam ser realizados pelos criadores a partir dos pais e avós dos filhotes. Cães de forma geral estão predispostos a adquirir doenças como problemas de pele, problemas derivados de crescimento acelerado em raças grandes, câncer e catarata em animais de idade avançada. Infelizmente problemas de saúde como estes podem ocorrer em quaisquer cachorros independentemente da qualidade do criador. Por isso é muito importante cuidar de seu cachorro sempre da melhor forma possível, e ao menor sinal de problemas levá-lo ao veterinário a fim de detectar problemas no início e assim promover um rápida recuperação para seu cachorro.

 

Precauções importantes antes de adquirir seu filhote de Airedale Terrier

  • Solicite ao criador informações sobre o histórico veterinário dos pais, avós e bisavós de seu filhote. O criador é a pessoa mais qualificada para informar a você sobre os eventuais problemas e riscos, no entanto, cabe a você considerar as opções mais adequadas na hora da aquisição do seu filhote de cachorro. Caso algum problema na linhagem do seu filhote seja apontado pelo criador, procure considerar as implicações e tome a decisão com cautela.
  • Pergunte ao criador qual é a política do canil em relação aos casos de doenças genéticas graves que possam acometer seu cão futuramente. Alguns criadores pedem para que o novo proprietário informe sobre possíveis problemas de saúde com seus filhotes, a fim de aprimorar as decisões a respeito das futuras ninhadas.

 

Preço do Airedale Terrier

Quanto custa um Airedale Terrier?

  • O valor do Airedale Terrier, como para todas as raças de cachorros, poderá variar de acordo com cada criador e também com cada tipo de criação. Canis que participam de eventos de exposição, em geral, gastam muito mais com pesquisas e aprimoramento genético e em decorrência destes gastos, os filhotes acabam saído mais caro. Já falamos um pouco sobre exposição aqui no Blog do Cachorro se você tiver interesse em saber mais sobre este assunto acesse: Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?
  • Alguns canis não participam de exposições, mas realizam um trabalho genético muito responsável, com exames e outros procedimentos veterinários de alto custo, que variam desde um simples exame de brucelose antes do acasalamento (já falamos sobre brucelose aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Brucelose Canina), inseminação artificial (já falamos sobre inseminação artificial em cães aqui no blog, se tiver interesse de saber mais sobre este assunto, acesse: Inseminação artificial em cães), até a realização de radiografias coxo femorais em seus padreadores e matrizes (já falamos sobre displasia coxo femoral aqui no blog, caso queira saber mais sobre o assunto, acesse: Displasia coxo femoral em cães).
  • Acompanhando nosso GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL, listado logo abaixo deste texto, você poderá compreender melhor quais são as diferenças que elevam ou reduzem o preço do filhote de Airedale Terrier, de acordo com cada tipo de criação e assim ficará confortável para fazer a escolha de um filhote para você e sua família.

 

Para ajudar você, elaboramos o Guia de Aquisição de um Filhote Saudável, que irá lhe ajudar desde a escolha do canil até a chegada de seu Airedale Terrier em casa.

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa? Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para…

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem…

Como comprar um cachorro de raça?

Como comprar um cachorro de raça?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE II Como comprar um cachorro de raça? Nessa segunda parte do nosso guia para aquisição de um filhote saudável, vamos abordar…

O que comprar para meu filhote?

O que comprar para meu filhote?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE III O que comprar para o meu filhote antes de levá-lo para casa? O que comprar para meu filhote – Se…

Levando o filhote para casa nova

Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a…

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante…

Filhotes de Airedale Terrier

Sempre comento aqui no Blog do Cachorro que os filhotes requerem especial atenção por parte dos proprietários. Esses cuidados devem ser ainda maiores no caso de animais mais novos. Os proprietários iniciantes – aqueles que estão levando um filhote para casa pela primeira vez – devem ainda prestar maior atenção durante o transporte do filhote para a casa nova,  quando muitas vezes os filhotes podem ficar traumatizados. Para se precaver e tomar todos os cuidados necessários para que isso não aconteça, veja o artigo: Levando o filhote para casa nova. Chegando em casa, o primeiro desafio a ser superado será a primeira noite do filhote longe da mãe e dos irmãos de ninhada. Para saber mais sobre como proceder adequadamente neste caso, confira o artigo Primeira noite do filhote – Chegando em casa.

O Filhote de Airedale Terrier é um filhote de porte médio e cresce mais rápido que um filhote pequeno. Como você poderá compreender melhor lendo o artigo Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?, filhotes crescem naturalmente mais rápido durante as primeiras semanas de vida, filhotes de cachorros pequenos, nascem de um tamanho mais próximo ao que terão quando adultos, portanto podemos dizer que em relação a filhotes de raças de cães maiores, eles crescem de forma mais lenta. Já cães de porte médio como o Airedale Terrier, crescem um pouco mais rápido até chegar ao tamanho a que estão predispostos geneticamente. Pode-se dizer que eles terão uma taxa de crescimento um pouco mais mais acelerada. O filhote de Airedale Terrier deve chegar ao peso e tamanho aproximado de um cão adulto em torno dos 12 e 20 meses de vida. Problemas de crescimento podem ser evitados em Airedale Terrier, assim como tantas outras raças de porte médio através da observação da rotina do filhote e do cuidado intensivo, em especial nos primeiros dias e semanas. Alguns cães, por exemplo podem apresentar problemas ósseos e de articulações – veja mais detalhes no artigo Claudicação X piso liso X doenças ortopédicas em cachorro. Por outro lado, outros problemas podem surgir durante esta fase tão delicada. Um bom exemplo são os problemas decorrentes de uma suplementação alimentar inapropriada. Saiba mais sobre este assunto no artigo Os perigos da suplementação alimentar para cachorros, e no artigo Devo dar cálcio para o meu cachorro?.

Filhotes de Airedale Terrier à venda

Outro ponto importante que não podemos deixar de citar é sobre a disponibilidade de filhotes no mercado. Conforme explicado em mais detalhes no artigo Como comprar um cachorro de raça?, parte dos interessados em levar um filhote de Airedale Terrier para casa optam pela aquisição de um animal de raça pura, que deve ser adquirido em um canil especializado na criação da raça. Embora não haja nada de errado em optar por uma adoção de filhotes mestiços, os proprietários que têm interesse nos animais de raça pura devem prestar especial atenção nesta questão. Os filhotes de Airedale Terrier, assim como os de qualquer outra raça, podem não estar disponíveis para entrega imediata em todas as épocas do ano, isso acontece porque nem todo criador possui filhotes de Airedale Terrier para venda permanentemente. Na verdade, quanto maior a raridade de uma raça canina, maior será a necessidade de um planejamento junto ao criador ou canil escolhido. Uma das dicas mais importantes em relação a esta questão é evitar adquirir seu filhote de Airedale Terrier se ele for de procedência duvidosa ou incerta. Em geral, as piores opções são as compras por impulso, que acabam fazendo com que o proprietário adquira o filhote em um pet shop ou feiras de filhote. Este tipo de compra pode terminar em uma grande decepção para o proprietário, que acaba levando para casa um filhote mal cuidado e muitas vezes doente. Além disso, o proprietário acaba por estimular o pior tipo de criação de cães, que visa em primeiro lugar o lucro fácil em detrimento do bem estar dos animais e da qualidade da criação.

Criadores de Airedale Terrier

Há diversos criadores com filhotes de Airedale Terrier disponíveis no mercado que são especialistas na criação de cães de raça pura. Conforme comentado mais acima, não há nada de errado em se optar pela adoção de cães, filhotes ou não, todavia, a criação especializada de cães de raça pura envolve maiores custos. Isso acontece porque os criadores ou canis responsáveis pela criação necessitam tomar inúmeras iniciativas, tanto para garantir o bem estar dos animais, quanto para aprimorar a qualidade da criação. Essas iniciativas garantem uma maior qualidade genética da ninhada, controle rígido de saúde, alimentação balanceada, socialização adequada, entre tantas outras coisas essenciais para o desenvolvimento dos filhotes de Airedale Terrier e cuidados dos padreadores e matrizes. Sempre dê preferência ao criador ou canil especializado na criação da raça Airedale Terrier e procure observar os esforços por parte do criador em relação ao bem estar, saúde e higiene dos animais e do canil onde vivem. Um criador responsável se mostrará interessado em saber como será a vida do filhote depois de entregá-lo a você, portanto evite adquirir o seu filhote de Airedale Terrier em um canil onde o proprietário demonstra querer finalizar a venda o mais rápido possível. Sempre que houver desinteresse por parte do criador em como serão os cuidados oferecidos ao filhote após a entrega, desconfie.

Ficha da raça – Airedale Terrier

 
  • Expectativa de Vida: 10-12 anos
  • Temperamento: Brincalhão/ Ativo / Carinhoso
  • Adestrabilidade: Baixa / Média (responde melhor se adestrado pelo dono)
  • Exercício diário: Médio 
  • Latido: Moderado (não late por qualquer motivo)
  • Porte: Médio
  • Altura: 58 a 61 cm (machos) 56 a 59 cm (fêmeas)
  • Peso: até 29 kg (machos) de 18 a 25 kg (Fêmeas)

Nome Original: Airedale Terrier
País de Origem: Grã- Bretanha
Outros nomes: Waterside, Bingley
Função original: Caça
Utilização: Caça, Guarda
Grupo 3: Terriers

Fotos de Airedale Terrier

Airedale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale TerrierAiredale Terrier

 

Outros cães terriers

 

Grupos Caninos

Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.

 

Raças listadas por tamanho

 

Saiba + Sobre o Airedale Terrier

Padrão da Raça 

Raça Airedale

Guia de Raças de Cachorros